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Simulado Colégio Pedro II | CONCURSO

Simulado Colégio Pedro II

SIMULADO COLÉGIO PEDRO II

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Colégio Pedro II.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Colégio Pedro II que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Colégio Pedro II, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Colégio Pedro II contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Colégio Pedro II.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Colégio Pedro II. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Colégio Pedro II
Para realizar o simulado Colégio Pedro II você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Colégio Pedro II você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Colégio Pedro II é aqui!


#179457
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(1,0) 1 - 

Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. Assim, todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito (CHRISPINO; CHRISPINO, 2004). E, se o conflito é inevitável, torna-se muito importante aprender o ofício da mediação de conflitos para que esta técnica seja aprimorada e sirva de auxílio nas situações do ambiente escolar.

CHRISPINO, A. Mediação de conflitos: cabe à escola tornar-se competente para promover transformações. Revista do Professor, Porto Alegre, ano 20, n. 79, p. 45-48, jul./set. 2004. CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio....

Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:

I. Consideramos mediação de conflito o procedimento no qual os participantes, com a assistência de uma pessoa imparcial – o mediador –, colocam as questões com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.
II. A prática da mediação de conflitos desenvolvida na escola tem sido uma ótima ferramenta para ajudar na pacificação e democratização escolar, bem como fortalecer os estudantes para que desenvolvam com mais facilidade as competências socioemocionais, como evidencia a Base Nacional Comum Curricular.
III. No processo de mediação, o mediador deve intervir, interpretar, julgar e emitir opinião, ou seja, atuar como árbitro.
IV. A mediação de conflitos é uma prática importante para firmar a cultura de paz, diminuir a violência e na administração de problemas de forma pacífica.

Estão corretas

  • a) I, II e III.
  • b) I, II e IV.
  • c) I, III e IV.
  • d) II, III e IV.
#179458
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(1,0) 2 - 

Nas escolas, existem regras aplicadas ao cotidiano, sobretudo aos alunos. Entre as regras internas, as que mais suscitam reações variadas são as que se relacionam com a observância do horário das aulas, o uso do uniforme, a identificação e as práticas permitidas ou proibidas no espaço escolar. Na maioria das escolas, existem regras diferentes referentes a esses aspectos, não existindo consenso entre os diversos atores que convivem na comunidade escolar em relação a elas.

ABRAMOVAY, M. et al. Violência nas escolas: versão resumida. Brasília: Unesco Brasil, Rede Pitágoras, Instituto Ayrton Senna, Unaids, Banco Mundial, Usaid, Fundação Ford, Consed, Undine, 2003. p. 34.

Uma estratégia que pode ser adotada pela escola para evitar os conflitos relativos à observância das regras é a

  • a) deliberação, pela equipe da gestão escolar, dos modelos normativos a serem seguidos por toda a comunidade escolar.
  • b) padronização das normas para toda a rede de ensino, independentemente das especificidades locais.
  • c) construção coletiva do regimento interno escolar, incluindo a participação dos estudantes.
  • d) desobrigação da utilização de uniformes e de documentos de identificação escolar.
#179459
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(1,0) 3 - 

Em 2004, o levantamento epidemiológico realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), em estudantes de educação básica, comprovou a presença de psicotrópicos nas escolas e uma tendência de iniciação precoce, na faixa etária de 10-12 anos.
GALDURÓZ, J.C.F. et al. V Levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes do ensino fundamental e médio em 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2004.

O ato de prevenir o uso de drogas nas escolas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária, o objetivo é

  • a) identificar os estudantes que apresentam uso leve ou moderado de drogas, adotando medidas de afastamento enquanto persistir o quadro de dependência.
  • b) dirigir-se aos usuários dependentes, que já consomem drogas, e prestar auxílio a esses estudantes, realizando terapias para reintegrá-los ao grupo novamente.
  • c) evitar falar sobre drogas na pré-escola, iniciando a abordagem no ensino fundamental e ampliando a discussão ao longo do ensino médio.
  • d) adotar um conjunto de ações educacionais de prevenção ao uso de drogas, a serem postas em prática, de maneira consistente, desde a pré-escola, utilizando-se da abordagem conhecida como transversalidade.
#179460
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(1,0) 4 - 

O uso precoce e o abuso de drogas lícitas e ilícitas costumam ser motivos de preocupação entre profissionais da educação e entre responsáveis dos estudantes. Os danos neuroquímicos e sociais entre crianças e adolescentes já vêm sendo relatados em estudos publicados em revistas científicas e médicas. Por essa razão, a escola precisa refletir e adotar estratégias para lidar com essa realidade.
No Brasil, as drogas mais usadas pela população em geral são

  • a) álcool e tabaco.
  • b) álcool e maconha.
  • c) remédios controlados e maconha.
  • d) remédios não controlados e tabaco.
#179461
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(1,0) 5 - 

As principais causas de acidentes com as crianças na escola estão relacionadas à prática de esportes, recreação e mesmo à distribuição dos equipamentos do ambiente escolar (corredores, escadas, rampas, laboratórios, elevadores etc.).
Na adoção de condutas preventivas para evitar ou diminuir a ocorrência dos acidentes, o assistente de alunos deve considerar como essencial para o seu trabalho

  • a) identificar na infraestrutura escolar o centro de atendimento a emergências.
  • b) informar-se sobre os horários de entrada e saída dos alunos na escola.
  • c) estar apto a realizar manobras técnicas de primeiros socorros.
  • d) conhecer os fatores de risco existentes no espaço escolar.
#179462
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(1,0) 6 - 

Muitas intoxicações ocorrem pela ingestão de agentes tóxicos, líquidos ou sólidos. O grau de intoxicação varia com a toxicidade da substância e com a dose ingerida. De uma maneira geral, as seguintes substâncias encontram-se entre as que mais frequentemente provocam acidentes tóxicos: alimentos estragados ou que sofreram contaminação química; produtos de limpeza; remédios sedativos e hipnóticos; plantas venenosas; alucinógenos e narcóticos; bebidas alcoólicas; inseticidas, raticidas, formicidas; soda cáustica; derivados de petróleo; ácidos, álcalis, fenóis.

Manual de primeiros socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003. p. 173 (adaptado).

Se a vítima da intoxicação estiver consciente, pode-se provocar vômitos em caso de ingestão de

  • a) produtos de limpeza, plantas venenosas e soda cáustica.
  • b) gasolina, alimentos contaminados e inseticidas.
  • c) alimentos estragados, medicamentos e álcool.
  • d) sedativos, querosene e inseticidas.
#179463
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(1,0) 7 - 

A escola é um local onde os estudantes passam, em média, um terço do dia, sendo comum acidentes acontecerem. Nesse sentido, estudantes, professores e funcionários devem estar preparados para providências emergenciais e práticas de primeiros socorros, assim como para a prevenção de acidentes.
Em relação aos aspectos legais e sociais sobre prevenção de acidentes no ambiente escolar, foram feitas as afirmativas a seguir:

I. A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
II. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança ferida ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública é passível de pena.
III. Foi instituído em 2015, pelo Decreto nº 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE).
IV. Crianças e adolescentes têm a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

Estão corretas

  • a) I, IIII e IV.
  • b) I, II e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) I, III e IV.
#179464
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(1,0) 8 - 

A ênfase de Vygotski na função do social aponta para a importância das experiências coletivas na vida da criança. Quando, no entanto, a integração ou inclusão social da criança com deficiência torna-se enfraquecida, prejudica-se o possível desenvolvimento de formas compensatórias das estruturas superiores do pensamento.

Educação em Foco: Revista de Educação, Juiz de Fora (MG): Faculdade de Educação/Centro Pedagógico UFJF, v. 4, n. 2. p. 43, 1999.

De acordo com o pensamento do autor mencionado no texto, a inclusão social do estudante com necessidades especiais na escola ocorre quando ele

  • a) apresenta limitações no desenvolvimento das estruturas superiores do pensamento.
  • b) consegue desenvolver habilidades sem depender do meio externo.
  • c) aprende a partir de suas capacidades inatas.
  • d) encontra condições para vivenciar as experiências coletivas.
#179465
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(1,0) 9 - 

O estudo do desenvolvimento humano procura compreender o sujeito em sua totalidade e colabora sinalizando que existem causas por trás de comportamentos prejudiciais ou agressivos da criança e do adolescente. Isso porque o desenvolvimento humano é formado por quatro pilares ou aspectos que estão interligados.

BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

Conforme os autores, relacione os aspectos do desenvolvimento humano, indicados na primeira coluna, à descrição correspondente, na segunda coluna:
1 - Aspecto físico-motor 2 - Aspecto intelectual pensamento, raciocínio. 3 - Aspecto afetivo/emocional 4 - Aspecto social

( ) Refere-se à capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, à capacidade de pensamento, raciocínio.
( ) Engloba a maturação do corpo e da mente, ou seja, o crescimento orgânico.
( ) Relaciona-se a reações e posturas relativas às vivências em sociedade.

( ) Abrange a capacidade de integrar experiências e emoções construindo seus sentimentos, incluindo a sexualidade.

A sequência correta é

  • a) 2, 1, 4, 3.
  • b) 2, 3, 1, 4.
  • c) 3, 1, 2, 4.
  • d) 4, 1, 2, 3.
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(1,0) 10 - 

A escola não pode simplesmente ser pensada em separado da sociedade. Pelo contrário, ela é uma das instituições sociais mais centrais do mundo moderno e contemporâneo e, neste sentido, é orientada pelas mesmas ideologias, os objetivos e as formas de relacionamento entre indivíduos e grupos que vigoram no seu entorno.
Gênero e diversidade na escola: formação de professores/as em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: Cepesc; Brasília: SPM, 2009. Caderno de Atividades, p. 189 (adaptado).

Assim, a escola atenta às questões sociais do seu tempo precisa, por exemplo,

  • a) mediar situações intrafamiliares visando ao restabelecimento do tecido social.
  • b) adotar medidas restritivas para garantir os direitos básicos da criança e do adolescente.
  • c) evitar conteúdos curriculares que possam gerar embates e divergências entre os membros da comunidade escolar.
  • d) trabalhar temáticas relacionadas à ética, à violência, às desigualdades de gênero, ao racismo e ao mundo do trabalho.