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Simulado Código de Ética do Banco do Brasil | CONCURSO

Simulado Código de Ética do Banco do Brasil

Simulado Código de Ética do Banco do Brasil

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Este Simulado Código de Ética do Banco do Brasil foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Código de Ética do Banco do Brasil
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Código de Ética do Banco do Brasil

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#222827
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Código de Ética do Banco do Brasil
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(1,0) 1 - 

O Código de Ética do Banco do Brasil prevê

  • a) estrita conformidade à Lei na proibição ao financiamento a partidos políticos.
  • b) troca, sem limites, de informações com a concorrência, na busca de negócios rentáveis.
  • c) relacionamento com o poder público, dependente das convicções ideológicas dos seus titulares.
  • d) responsabilidade aos parceiros pela avaliação de eventual impacto socioambiental nas realizações conjuntas.
  • e) contratação de fornecedores a partir de um grupo selecionado com parcialidade.
#222830
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Código de Ética do Banco do Brasil
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(1,0) 2 - 

O Banco do Brasil espera de seus colaboradores o atendimento a elevados padrões de ética, moral, valores e virtudes, tais como:

  • a) aceitação de presentes oferecidos por clientes satisfeitos, sem restrição de valor.
  • b) associação a entidades representativas alinhadas ao pensamento da diretoria.
  • c) repúdio a condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza.
  • d) imposição dos princípios pessoais dos chefes aos membros da sua equipe.
  • e) intolerância com a diversidade do conjunto das pessoas que trabalham no conglomerado.
#222831
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(1,0) 3 - 

O Banco do Brasil adota a responsabilidade socioambiental como política, ou seja, a gestão empresarial sustentável é o pano de fundo para os processos decisórios. Isto significa

  • a) desconsiderar se há gestão socioambiental por parte dos seus fornecedores e parceiros.
  • b) adotar, na análise de todas as modalidades operacionais, os padrões de desempenho socioambientais dos Princípios do Equador.
  • c) desenhar processos, produtos e serviços à luz de seus impactos sociais e ambientais.
  • d) deixar de considerar critérios socioambientais na avaliação do estudo de limite de crédito de empresas.
  • e) atribuir, prioritariamente, a critérios econômico-financeiros o foco de análise das empresas clientes e projetos de investimento.
#222832
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(1,0) 4 - 

Está presente no Código de Ética do Banco do Brasil que

  • a) os profissionais contratados são orientados a pautarem seus comportamentos pelos seus princípios éticos familiares.
  • b) a transparência e a agilidade no fornecimento de informações prioriza o acionista controlador em relação aos investidores e credores.
  • c) a concorrência entre fornecedores se dá dentre aqueles que também sejam clientes e tenham sido indicados pelas áreas de relacionamento comercial.
  • d) os clientes têm assegurado o sigilo das informações bancárias, ressalvados os casos previstos em lei.
  • e) as parcerias e os convênios são estabelecidos sem condicionamento à prévia análise de valores de integridade, idoneidade e respeito à comunidade e ao meio ambiente.
#222834
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(1,0) 5 - 

Considere-se uma situação hipotética na qual o Banco do Brasil é escolhido pelo Governo Federal para atuar como entidade financeira distribuidora de cartões de determinado programa social patrocinado, sendo sua remuneração simbólica.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, tal atuação é:

  • a) possível pela relação natural da parceria na implementação de programas socioeconômicos.
  • b) adequada e ocorre com perspectiva de lucro futuro com o ingresso dos beneficiados no rol de consumi- dores de serviços bancários.
  • c) vedada, tendo em vista que a procura pelo lucro norteia o seu objetivo empresarial.
  • d) vedada pela posição da instituição no mercado acio- nário, que impede a participação das sociedades em tal atividade.
  • e) adequada diante do marketing positivo de tal atuação, que reverte para a imagem da instituição.
#222835
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(1,0) 6 - 

Um gerente de pesquisa vinculado ao superintendente de propaganda, ambos subordinados à Diretoria de Marketing do Banco I, verifica, através de um dos projetos que gerencia, a necessidade da divulgação dos serviços bancários prestados pela internet aos clientes dessa Instituição. Para vencer eventual resistência dos usuários em aderir à inclusão digital, em conjunto com a área de Informática, o gerente apresenta-lhes um mecanismo de acesso à rede com proteção avançada.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, em relação aos clientes, do modo como foi elaborado, tal projeto de inclusão realiza o primado da

  • a) cortesia
  • b) segurança
  • c) competividade
  • d) precaução
  • e) promoção
#222836
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(1,0) 7 - 

Um casal possui contas separadas em uma mesma agência bancária. A mulher, curiosa quanto aos gastos do marido, segundo ela, excessivos, procura o gerente do Banco para pedir informações sobre a movimentação financeira do cônjuge. O gerente, no entanto, aduz que somente pode permitir-lhe o acesso aos dados bancários mediante autorização do correntista titular. Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o gerente estaria.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o gerente estaria

  • a) protegendo o direito de imagem do correntista diante da curiosidade da esposa.
  • b) burlando o dever de cortesia que permite o acesso preconizado pela cliente.
  • c) violando a lei que permite o acesso de familiares às contas de todos os membros da família
  • d) perdendo uma oportunidade de negócios, deixando de agradar à cliente.
  • e) assegurando o sigilo da operação bancária, que deve ser protegido no caso.
#222838
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(1,0) 8 - 

Uma assistente administrativa de um banco que atua na área de câmbio, em épocas de muita procura, por vezes, tem necessidade de postular autorização do seu gerente para procurar numerário em outras Instituições financeiras, prometendo reciprocidade no caso de situações similares ocorreram nas outras empresas. Em determinado dia, diante de procura excepcional, um dos funcionários de uma das Instituições que auxiliara a funcionária postulou reforço do seu numerário em moeda estrangeira. Sabedora da existência de reservas polpudas no seu banco, a assistente solicitou o apoio do gerente que, em altos brados, chamou-a de mendaz e oportunista, acrescentando que não autorizaria a remessa postulada.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o gerente estaria

  • a) exercendo naturalmente o seu poder de decisão gerencial com autonomia
  • b) impedindo que a Instituição financeira tivesse prejuízos diante da possibilidade de falta de espécie para outros atos
  • c) estabelecendo um ambiente não saudável de relacionamento, contrariando a normativa preconizada.
  • d) atuando de acordo com o estresse provocado pelo trabalho desempenhado.
  • e) defendendo a Instituição de um mau negócio em época de crises, o que lhe permitiria o uso de um palavreado mais rude.
#222841
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(1,0) 9 - 

O gerente de relações com o mercado do Banco I divulga comunicado interno aos colaboradores da Instituição sobre a necessidade de divulgação aos novos acionistas dos relatórios apresentados à Comissão de Valores Mobiliários. Nesse comunicado, dá a orientação de que os relatórios devem ser enviados, preferencialmente, por meio eletrônico, ou em papel. Um dos colaboradores mostra-se contrário a essa ideia, aduzindo que, em mensagem eletrônica, os relatórios seriam extensos e que, em papel, a impressão de mais de duzentas folhas por acionista e os custos de postagem gerariam enorme despesa.

Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, o envio dos relatórios

  • a) traduz um ato de burocracia que deve ser evitado.
  • b) induz a custos exagerados que devem sofrer corte.
  • c) realiza o dever de transparência e informação aos acionistas.
  • d) revela-se inadequado diante das modernas tecnologias.
  • e) concretiza um ideal de prevalência da forma sobre o conteúdo.
#222846
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(1,0) 10 - 

O Banco Y, motivado por pesquisas internacionais, lança no mercado brasileiro um produto que se destaca pelo pioneirismo em proporcionar lucro acima da média para a instituição financeira e, também, para o cliente que resolver aportar recursos.
Tal iniciativa estaria em conformidade com o Código de Ética do Banco do Brasil por propiciar ao cliente um produto

  • a) inovado
  • b) lucrativo
  • c) gerenciado
  • d) disputado
  • e) necessário