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Simulado CMRJ | CONCURSO

Simulado CMRJ

SIMULADO CMRJ

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CMRJ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CMRJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CMRJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CMRJ contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CMRJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CMRJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CMRJ
Para realizar o simulado CMRJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CMRJ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CMRJ é aqui!


#179197
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CMRJ
Tipo
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(1,0) 1 - 

Comparando-se os textos I e II, percebe-se que tanto a mãe de João quanto o lobo não abrem mão de certos valores, que são, respectivamente,

  • a) conivência e determinação.
  • b) honestidade e autonomia.
  • c) delicadeza e passividade.
  • d) cumplicidade e coragem
  • e) tolerância e ingenuidade.
#179198
Banca
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Concurso
CMRJ
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(1,0) 2 - 

No trecho “A mãe de João vendeu o ovo de ouro e comprou várias vacas (que davam leite) e galinhas (que botavam ovos de verdade).” (linha 79), os parênteses, de acordo com o contexto, indicam um (a)

  • a) intromissão no desfecho da narrativa.
  • b) correção de informações equivocadas anteriores.
  • c) comentário explicativo acerca dos fatos narrados.
  • d) desejo de enfatizar fatos diferentes dos anteriores.
  • e) contestação do sentido dicionarizado das palavras.
#179199
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
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Concurso
CMRJ
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(1,0) 3 - 

No decorrer da história, em “quase saindo do castelo, no entanto (sempre tem um ‘no entanto’ nas histórias)” (linha 55), o narrador faz uma ressalva que demonstra

  • a) retrocesso na sequencia temporal.
  • b) dúvidas do narrador quanto aos fatos.
  • c) mudança no fluxo dos acontecimentos.
  • d) confusão quanto aos espaços das cenas
  • e) questionamento sobre as ações das personagens.
#179200
Banca
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Matéria
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Concurso
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(1,0) 4 - 

As repetições “eram pobres, muito pobres, pobres de dar dó” (linha 3) e “Ele era muito grande, muitíssimo grande, muitíssimo grandíssimo!” (linhas 29 e 30) sugerem que o narrador

  • a) julga as ações das personagens.
  • b) explica o significado das palavras.
  • c) despista a real percepção dos fatos.
  • d) intensifica a descrição dos elementos
  • e) procura diluir a noção de tempo da narrativa.
#179201
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
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(1,0) 5 - 

Na construção das frases abaixo, foram empregados recursos expressivos que geram efeitos de sentido semelhantes. A passagem em que ocorre um efeito de sentido diferente dos demais é

  • a) “Mal entrou, ouviu um barulho diferente: ‘glu-glu!’.” (linha 33)
  • b) “João ia abrir a gaiola quando o chão começou a tremer. Pou! Pou! Pou!” (linha 37)
  • c) “O gigante vinha todo contente, mas então torceu o nariz e fez ‘snif, snif, snif’” (linha 45)
  • d) “Já chegava perto do cesto em que João se escondia quando, ploc, a perua botou um ovo." (linha 47)
  • e) “desceu deslizando pelo pé de feijão-preto como se ele fosse um escorregador beeeeeeem comprido.” (linhas 59 e 60)
#179202
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(1,0) 6 - 

Na passagem “O menino voltou para casa todo feliz, achando que tinha feito um ótimo negócio” (linha 19), a palavra em destaque relaciona as palavras “voltou” e “casa”, estabelecendo uma relação de sentido equivalente ao do termo sublinhado em

  • a) “Você trocou nossa vaquinha por isso?” (linha 21)
  • b) “e começou a subir pela planta para ver o que tinha lá em cima.” (linhas 28 e 29)
  • c) “O grandalhão caminhou até a gaiola” (linha 49)
  • d) “Então a mãe de João segurou-o pelo braço” (linha 67)
  • e) “Aí disse para o grandalhão...” (linha 67 e 68)
#179203
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(1,0) 7 - 

Na frase “— Meu filho, nosso dinheiro acabou e nossa vaquinha secou.” (linha 7), usou-se a vírgula pelo mesmo motivo em que foi usada na passagem

  • a) “Mas, um dia, quando João foi ordenhá-la, não saiu nem uma gota.” (linha 4-5)
  • b) “Desapontada, ela atirou o grão pela janela.” (linha 24)
  • c) “— Espere aí, seu patife, vais virar um belo bife.” (linha 58)
  • d) “Puxa, eles poderiam ter cortado o pé de feijão, mas essa mulher preferiu fazer a coisa certa.” (linhas 73 e 74)
  • e) “— Tome, faça o que quiser com isso.” (linha 77)
#179204
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. Bancas Diversas
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(1,0) 8 - 

Na frase dita pela mãe a João “— O que você fez desta vez?” (linha 64), existe o pressuposto de que

  • a) o menino era comumente muito travesso
  • b) não é a primeira vez que ele faz uma coisa boa.
  • c) não era frequente o menino desobedecer à mãe.
  • d) o menino nunca aborrecia a mãe com coisas erradas.
  • e) o filho costumava fazer coisa que dava orgulho à mãe.
#179205
Banca
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Matéria
Matérias Diversas
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(1,0) 9 - 

Segundo o verbete do Dicionário Michaelis on-line:

Intertextualidade:
Superposição de um texto literário em relação a um ou mais textos anteriores. Processo de produção de um texto literário que parte de vários outros e com eles se imbrica.

Disponível: <;

Acesso em 01 de out de 2019

O texto I desta prova revela intertextualidade com o conto de fadas “João e o pé de feijão”. A passagem que confirma essa superposição de texto é

  • a) “João e o pé de feijão-preto” (título)
  • b) “Era uma vez um menino” (linha 1)
  • c) “Eles eram pobres, muito pobres, pobres de dar dó.” (linha 3)
  • d) “Isto não acontece todos os dias.” (linha 74)
  • e) “Moral da história: Às vezes quem é bom não se dá mal.” (linha 82)
#179206
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CMRJ
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(1,0) 10 - 

O Colégio Militar possui diversos pavilhões, onde estão situadas as suas salas de aula. O acesso para esses pavilhões se dá por meio de lances de escadas. Certo dia, a aluna Ana Carolina começou a descer do topo da escada do pavilhão Marechal Carlos Barreto, no mesmo instante em que sua colega de classe Rebecca começou a subi-la, a partir da base. Ana Carolina constatou que tinha descido 3/4 da escada quando cruzou com Rebecca. Considere que cada menina tem sua velocidade constante, ou seja, que não se altera durante o percurso de descida e de subida. Assim, quando Ana Carolina terminar de descer toda a escada, que fração da escada Rebecca ainda terá que subir para chegar até o topo?

  • a) 2/3
  • b) 3/4
  • c) 4/5
  • d) 7/12
  • e) 1/2