Simulado Cinema | Itaipu Binacional | CONCURSO
SIMULADO CINEMA | ITAIPU BINACIONAL
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) ITAIPU BINACIONAL .
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca N-UFPR para o concurso ITAIPU BINACIONAL . Estas questões são especificamente do assunto Cinema da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Cinema contém um total de 5 questões de concursos com um tempo estimado de 15 minutos para sua realização. O assunto abordado é Cinema da banca N-UFPR do concurso ITAIPU BINACIONAL .
RANKING
Realize o simulado Cinema até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45176
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Cinema
- Concurso
- ITAIPU BINACIONAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)
A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário:
- a) sagacidade e perspicácia.
- b) formação em cinema.
- c) interação entre o fotógrafo e o fotografado.
- d) conhecimentos de psicologia.
- e) noções de teatro.
- #45177
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Cinema
- Concurso
- ITAIPU BINACIONAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
“Na prática, o que a câmera digital faz para conseguir um balanço de branco automático é procurar por pixels em que os valores RGB estejam próximos. Esses pixels então são ‘corrigidos’ com a equalização dos valores, tornando a cor uma variação de cinza neutro. Essa variação numérica aplicada a todas as outras cores da imagem busca alcançar um balanço de branco (White balance – WB) correto”. (Präkel, 2010)
Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Cada fonte de luz tem sua temperatura de cor, portanto é preciso fazer o balanço de branco para cada fonte.
2. A temperatura da cor da luz não varia, o que varia são os valores RGB da câmera.
3. Se o balanço de cor não for feito, todas cores da imagem serão afetadas pela cor da fonte de luz.
4. O balaço de branco tem por função deixar todas as fotografias com as mesmas cores.
Assinale a alternativa correta.
- a) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
- b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
- c) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
- d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
- e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
- #45178
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Cinema
- Concurso
- ITAIPU BINACIONAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
- a) Dramática ou natural.
- b) Subexposta ou superexposta.
- c) Forte ou fraca.
- d) Dura ou suave.
- e) Intensa ou moderada.
- #45179
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Cinema
- Concurso
- ITAIPU BINACIONAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
“Da mesma forma que para um filme ou qualquer emulsão fotográfica se associa uma sensibilidade ISO, o mesmo acontece com um CCD”. (Trigo, 2010)
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 400.
2. Com o ISO 800, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 1250.
3. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 200.
4. Com o ISO 3200, temos o dobro da sensibilidade à luz do ISO 1000.
Assinale a alternativa correta.
- a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
- c) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
- d) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
- e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
- #45180
- Banca
- UFPR
- Matéria
- Cinema
- Concurso
- ITAIPU BINACIONAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre o filtro polarizador, considere os seguintes usos:
1. Eliminação de reflexos indesejados.
2. Aumento do contraste entre as áreas claras e escuras.
3. Aumento da quantidade de luz que chega até o plano focal.
4. Diminuição da entrada de luz, ainda que essa não seja sua função primordial.
O filtro polarizador pode ser usado para:
- a) 1, 2 e 4 apenas.
- b) 1, 2 e 3 apenas.
- c) 1 e 3 apenas.
- d) 2 e 3 apenas.
- e) 3 e 4 apenas.