Processando...

Simulado Cinema | Itaipu Binacional | CONCURSO

Simulado Cinema | Itaipu Binacional

SIMULADO CINEMA | ITAIPU BINACIONAL

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) ITAIPU BINACIONAL .

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca N-UFPR para o concurso ITAIPU BINACIONAL . Estas questões são especificamente do assunto Cinema da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Cinema contém um total de 5 questões de concursos com um tempo estimado de 15 minutos para sua realização. O assunto abordado é Cinema da banca N-UFPR do concurso ITAIPU BINACIONAL .

RANKING
Realize o simulado Cinema até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45176
Banca
UFPR
Matéria
Cinema
Concurso
ITAIPU BINACIONAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)


A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário: 

  • a) sagacidade e perspicácia.
  • b) formação em cinema.
  • c) interação entre o fotógrafo e o fotografado. 
  • d) conhecimentos de psicologia. 
  • e) noções de teatro.
#45177
Banca
UFPR
Matéria
Cinema
Concurso
ITAIPU BINACIONAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

“Na prática, o que a câmera digital faz para conseguir um balanço de branco automático é procurar por pixels em que os valores RGB estejam próximos. Esses pixels então são ‘corrigidos’ com a equalização dos valores, tornando a cor uma variação de cinza neutro. Essa variação numérica aplicada a todas as outras cores da imagem busca alcançar um balanço de branco (White balance – WB) correto”. (Präkel, 2010)

 

Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Cada fonte de luz tem sua temperatura de cor, portanto é preciso fazer o balanço de branco para cada fonte.

2. A temperatura da cor da luz não varia, o que varia são os valores RGB da câmera.

3. Se o balanço de cor não for feito, todas cores da imagem serão afetadas pela cor da fonte de luz.

4. O balaço de branco tem por função deixar todas as fotografias com as mesmas cores.

Assinale a alternativa correta. 

  • a) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
  • c) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 
  • e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
#45178
Banca
UFPR
Matéria
Cinema
Concurso
ITAIPU BINACIONAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Segundo Michael Langford, a “qualidade” da luz pode ser classificada em dois grupos em função das sombras que elas projetam, com contornos “nítidos” ou “graduados”. Assinale a alternativa que corresponde à definição da “qualidade” da luz. 

  • a) Dramática ou natural.
  • b) Subexposta ou superexposta. 
  • c) Forte ou fraca. 
  • d) Dura ou suave.
  • e) Intensa ou moderada.
#45179
Banca
UFPR
Matéria
Cinema
Concurso
ITAIPU BINACIONAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

“Da mesma forma que para um filme ou qualquer emulsão fotográfica se associa uma sensibilidade ISO, o mesmo acontece com um CCD”. (Trigo, 2010)

 

Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 400.

2. Com o ISO 800, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 1250.

3. Com o ISO 100, temos a metade da sensibilidade à luz do ISO 200.

4. Com o ISO 3200, temos o dobro da sensibilidade à luz do ISO 1000.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 
  • c) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
  • d) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
  • e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
#45180
Banca
UFPR
Matéria
Cinema
Concurso
ITAIPU BINACIONAL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Sobre o filtro polarizador, considere os seguintes usos:

1. Eliminação de reflexos indesejados.

2. Aumento do contraste entre as áreas claras e escuras.

3. Aumento da quantidade de luz que chega até o plano focal.

4. Diminuição da entrada de luz, ainda que essa não seja sua função primordial.

O filtro polarizador pode ser usado para: 

  • a) 1, 2 e 4 apenas. 
  • b) 1, 2 e 3 apenas. 
  • c) 1 e 3 apenas.
  • d) 2 e 3 apenas. 
  • e) 3 e 4 apenas.