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Simulado Ciências Navais | CONCURSO

Simulado Ciências Navais

Simulado Ciências Navais

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Este Simulado Ciências Navais foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Ciências Navais
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Ciências Navais e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Ciências Navais

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#216646
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Matéria
Ciências Navais Diversas
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fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com o RIPEAM-72, as luzes de mastro, de bordos e de alcançado de uma embarcação de 60 m de comprimento devem ser especificadas, de modo a serem visíveis às distâncias mínimas, em milhas, respectivamente, iguais a

  • a) 6, 3 e 3
  • b) 6, 3 e 2
  • c) 6, 2 e 2
  • d) 5, 2 e 3
  • e) 5, 2 e 2
#216647
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Matéria
Ciências Navais Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

Em relação à navegação com o prático a bordo, considere as afirmativas a seguir.
I – A despeito dos deveres e obrigações do prático, sua presença a bordo diminui a responsabilidade do comandante ou do oficial de serviço de cumprir seus deveres e obrigações para com a segurança do navio.
II – O monitoramento da progressão do navio deve ser executado pela equipe do passadiço durante o período em que o prático tem a manobra, exatamente da mesma forma que é executado sob quaisquer outras condições.
III – Se houver qualquer dúvida em relação às intenções ou procedimentos do prático, o oficial encarregado do quarto de serviço de navegação deverá buscar esclarecimentos com o prático e, se a dúvida persistir, deverá informar imediatamente ao comandante.
É correto APENAS o que se afirma em

  • a) I
  • b) II
  • c) III
  • d) I e II
  • e) II e III
#216648
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(1,0) 3 - 

Certos sinais nas atividades de uma equipe do passadiço podem indicar que uma cadeia de erro está desenvolvendo-se.
Nesse caso, se dois sistemas, separados e independentes, utilizados na determinação da posição do navio, fornecerem, para o mesmo instante, duas posições não coincidentes, teremos uma indicação de desenvolvimento de uma cadeia de erro por

  • a) ambiguidade
  • b) distração
  • c) violação de procedimento
  • d) colapso das comunicações
  • e) governo e vigilância inadequados
#216649
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(1,0) 4 - 

Um bom planejamento de uma travessia deve proporcionar ao Oficial de Quarto os recursos necessários para que ele possa conduzir a navegação segura do navio de berço a berço entre o porto de saída e o de chegada. Representa um aspecto INCORRETO a ser observado na elaboração desse planejamento:

  • a) Áreas a serem evitadas (no-go áreas) devem ser marcadas e destacadas nas cartas náuticas, a fim de serem facilmente identificadas como áreas em que o navio não pode navegar.
  • b) Na navegação em águas oceânicas, o planejamento da travessia deve ser elaborado, primeiramente, em cartas de grande escala, sendo irrelevantes as informações sobre as correntes oceânicas, ventos e limite da presença de iceberg.
  • c) Na navegação em águas restritas, em cartas de grande escala que abrangem pequenas áreas, as margens de segurança requerem que o rumo comece a ser alterado antes do próximo WP (Way Point) ser alcançado.
  • d) Na navegação em águas restritas, os pontos para mudança de rumo devem ser previamente definidos nas cartas náuticas, levando em consideração os dados táticos do navio, intensidade e direção de vento e corrente reinantes.
  • e) Na navegação em águas restritas, o ponto de não retorno (abortion point), posição a partir da qual não há outra opção de manobra por meios próprios a não ser seguir em frente, deve ser previamente definido nas cartas náuticas.
#216650
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(1,0) 5 - 

O círculo de fundeio delimita a área dentro da qual o navio pode permanecer durante o período em que se encontrar fundeado.
O centro desse círculo é indicado pela posição do ferro, sendo o seu raio dado pelo comprimento do

  • a) filame
  • b) navio
  • c) filame menos o comprimento do navio
  • d) filame mais o comprimento do navio
  • e) filame mais duas vezes o comprimento do navio
#216651
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(1,0) 6 - 

De acordo com o RIPEAM-72, uma embarcação de propulsão mecânica, quando rebocando à noite, deve exibir, nos casos em que o comprimento de reboque for menor que 200 metros: luzes de bordos, luz de alcançado, e, ainda,

  • a) duas luzes de mastro em linha vertical, no lugar da luz de mastro a vante ou de mastro a ré, e luz de reboque, em linha vertical, acima da luz de alcançado.
  • b) duas luzes de mastro em linha vertical, no lugar da luz de mastro a vante ou de mastro a ré, e luz de reboque, em linha vertical, abaixo da luz de alcançado.
  • c) três luzes de mastro em linha vertical, no lugar da luz de mastro a vante ou de mastro a ré, e luz de reboque, em linha vertical, acima da luz de alcançado.
  • d) uma marca em forma de losango, situada onde melhor possa ser vista, e luz de reboque, em linha vertical, abaixo da luz de alcançado.
  • e) duas marcas em forma de losango, situadas onde melhor possam ser vistas, e luz de reboque, em linha vertical, acima da luz de alcançado.
#216652
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(1,0) 7 - 

De acordo com o RIPEAM-72, se uma embarcação com 120 metros de comprimento estiver encalhada, ela deve exibir, onde melhor possam ser vistas: uma luz circular branca na parte de vante, uma luz circular branca na popa ou próximo dela, mais baixa que essa luz circular branca na parte de vante, e, adicionalmente,

  • a) uma luz circular encarnada e duas esferas dispostas em linha vertical.
  • b) uma luz circular encarnada e três esferas dispostas em linha vertical.
  • c) duas luzes circulares encarnadas dispostas em linha vertical e duas esferas dispostas em linha vertical.
  • d) duas luzes circulares encarnadas dispostas em linha vertical e três esferas dispostas em linha vertical.
  • e) duas luzes circulares encarnadas dispostas em linha vertical e quatro esferas dispostas em linha vertical.
#216653
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(1,0) 8 - 

A adoção de um padrão de cores para a segurança do trabalho, conhecida por aqueles que trabalham a bordo de navios, minimiza as ocorrências de acidente de trabalho e de exposição ao risco. Nesse contexto, utiliza-se a cor vermelha para tubulações de

  • a) vapor
  • b) incêndio
  • c) óleo diesel
  • d) óleo lubrificante
  • e) ar comprimido
#216654
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(1,0) 9 - 

De acordo com a NR 6 (Equipamento de Proteção Individual), são dispositivos para a proteção contra queda:

  • a) o cinturão e o dispositivo trava-queda
  • b) o cinturão e o macacão
  • c) o macacão e a luva
  • d) a luva e a perneira
  • e) a perneira e o dispositivo trava-queda
#216655
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(1,0) 10 - 

Os ventos alísios, característicos das regiões tropicais, de ambos os hemisférios, originam-se da circulação geral da atmosfera.
Na costa do estado do Espírito Santo, eles são ventos de

  • a) leste
  • b) nordeste
  • c) noroeste
  • d) sudeste
  • e) sudoeste