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Simulado Ciências | CONCURSO

Simulado Ciências

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Simulado Ciências foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Ciências
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Ciências e saiam na frente em seus estudos.

Questões Ciências

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#214033
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(1,0) 1 - 

A energia cinética molecular média de 2,0 mol de um gás monoatômico ideal é 6,0 × 10-21 J.

Dados:
R = 8,3 J/molK
NA = 6,0 × 1023 mol -1
kB = 1,4 × 10-23 J/K

A energia interna total em kJ desse gás é

  • a) 1,8
  • b) 3,6
  • c) 7,2
  • d) 14,4
  • e) 36,0
#214034
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(1,0) 2 - 

Sobre a constituição do Planeta Terra, seus movimentos e estruturas no tempo e espaço, analise as afirmações a seguir:

1. As placas tectônicas estão localizadas entre o manto e o núcleo do planeta, e se constituem de matéria em estado físico magmático, o que facilita seu deslocamento na superfície e formação dos vulcões.

2. O movimento de Translação compreende uma volta que o planeta Terra dá em torno do sol e o movimento de Rotação ao da lua em torno da Terra, este em um intervalo de tempo correspondente a um mês.

3. Os terremotos que recentemente atingiram o Haiti e o Chile são resultados de choques e sobreposições entre as placas tectônicas que realizam movimentos internos no planeta Terra.

4. A atmosfera da Terra primitiva não apresentava gás oxigênio, pois este só foi formado e liberado com o surgimento dos primeiros seres fotossintetizantes.

Estão corretas.

  • a) 1 e 4, apenas;
  • b) 2 e 3, apenas;
  • c) 3 e 4, apenas;
  • d) 2 e 4, apenas;
  • e) 1, 2, 3 e 4.
#214035
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(1,0) 3 - 

A água é um recurso renovável; porém, as reservas de água propícia para o consumo estão, cada vez mais, escassas na natureza. Sobre as características da água, seu estado físico e uso pelo homem é correto afirmar:

  • a) A água é a principal responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a gripe e a leptospirose, pois a água atua como via entre o agente causador dessas doenças e o ser humano;
  • b) A água está distribuída por toda a superfície do planeta Terra, sendo o estado físico sólido (gelo) a forma mais abundante da superfície, localizada principalmente nos pólos Norte e Sul da Terra;
  • c) As águas dos rios e córregos em áreas urbanas, comumente poluídas por esgotos urbanos e industriais, formam chuvas poluídas e contaminadas com doenças presentes na poluição das águas;
  • d) Da mesma forma que os animais, as plantas liberam água para o ambiente através da transpiração, contribuindo para o ciclo da água na natureza;
  • e) As mudanças climáticas estão elevando a temperatura e a sensação térmica no planeta, resultando na diminuição do volume dos oceanos, decorrência da maior evaporação de suas águas.
#214036
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(1,0) 4 - 

Orientações metodológicas para o ensino de Ciências no terceiro e no quarto ciclos citam as propostas a seguir:

1. Apresentação de fatos.
2. Investigação.
3. Identificação de problemas.
4. Sistematização de conhecimentos.

De acordo com as propostas de ensino de Ciências nos ciclos citados, assinale a opção que indica a sequência correta das propostas, de cima para baixo.

  • a) 1 – 2 – 3 – 4
  • b) 1 – 3 – 2 – 4
  • c) 2 – 3 – 1 – 4
  • d) 3 – 2 – 1 – 4
  • e) 4 – 1 – 2 – 2
#214037
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(1,0) 5 - 

Sobre o mármore de uma pia caiu um pouco de vinagre (ácido acético) e você observou a formação de bolhas características da liberação de um gás.

Considerando que a fórmula molecular do ácido acético é H3C – COOH e que o mármore é formado principalmente por carbonato de cálcio (Ca CO3), assinale a opção correta.

  • a) O gás liberado na reação é O2 e provém do ácido acético.
  • b) O gás liberado na reação é CO2 e provém do mármore.
  • c) O gás liberado na reação é CO2 e provém do ácido acético.
  • d) O gás liberado na reação é CO2 e provém do ácido acético e do mármore.
  • e) O gás liberado na reação é H2 e provém do ácido acético.
#214038
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(1,0) 6 - 

Para beber a água mais gelada, Maria colocou uma garrafa cheia de água e bem tampada no congelador. Quando foi retirar a garrafa, notou que ela estava quebrada.

Isso acontece porque

  • a) a parede da garrafa diminui ao congelar, mas a água mantém o volume, fazendo a garrafa quebrar.
  • b) a parede da garrafa esfria mais rápido que a água, encolhendo muito.
  • c) a água aumenta de volume ao congelar forçando a parede da garrafa para fora.
  • d) a água gela mais rápido que a garrafa, diminuindo de volume, fazendo a garrafa quebrar.
  • e) a água e a parede da garrafa, ao congelar, diminuem de volume; o vidro não resiste e quebra.
#214039
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(1,0) 7 - 

A noite estava fria no acampamento e, para aquecer o saco de dormir, dispunha-se de dois recursos:

• um saco impermeável com 500g de água a 50°C.
• uma chapa de ferro pesando 600g a 60°C.

NOTA: o calor específico da água é 1e o do ferro é 0,117.

O saco de dormir seria mais bem aquecido usando-se:

  • a) o saco de água, porque apresenta maior quantidade de calor.
  • b) o saco de água, porque apresenta maior calor específico.
  • c) a chapa de ferro, porque apresenta maior quantidade de calor.
  • d) a chapa de ferro, porque demora mais a esfriar.
  • e) a chapa de ferro, porque apresenta maior temperatura.
#214040
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(1,0) 8 - 

O microscópio é um instrumento óptico muito útil nas aulas de Ciências e, por ser muito caro, exige cuidados especiais. Para demonstrar algumas peculiaridades do aparelho, o professor recortou uma letra b de um jornal e montou uma lâmina para que os alunos pudessem observar a imagem correspondente.
No microscópio, os alunos observaram a imagem da letra b da seguinte forma:

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#214041
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(1,0) 9 - 

Para ilustrar as diferentes concentrações de CO2 no ar inspirado e no expirado, o professor usou dois sacos plásticos iguais e acrescentou 5cm3 de solução de bromotimol esverdeada a cada um. Encheu o saco 1 com ar atmosférico e o 2 com ar expirado. Após fechar os dois sacos, agitou a solução de bromotimol, para que a mesma entrasse em contato com o ar do interior dos sacos.

Nota: A solução de bromotimol esverdeada fica amarelada, em meio ácido e azulada, em meio alcalino.

Após este procedimento, é correto afirmar que a solução de bromotimol do saco 1 ficará

  • a) menos amarelada que a do 2.
  • b) tão amarelada quanto a do 2.
  • c) amarelada e a do 2 azulada.
  • d) mais azulada que a do 2
  • e) tão azulada quanto a do 2.
#214042
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(1,0) 10 - 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.

Com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) analise as afirmativas a seguir.

I. Os Parâmetros foram criados como instrumento útil às discussões pedagógicas nas escolas de Estados e Municípios, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas e na avaliação do material didático.

II. 0s parâmetros são o referencial para a renovação da proposta curricular, e reforçam a importância de que cada escola formule seu projeto educacional, compartilhado por toda a equipe.

III. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.

Assinale:

  • a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • b) se apenas as afirmativas I e II estiveram corretas.
  • c) se apenas as afirmativas I e III estiveram corretas.
  • d) se apenas as afirmativas II e III estiveram corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiveram corretas.