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Simulado CGU | CONCURSO

Simulado CGU

SIMULADO CGU

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CGU.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CGU que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CGU, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CGU contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CGU.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CGU. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CGU
Para realizar o simulado CGU você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CGU você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CGU é aqui!


#178739
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CGU
Tipo
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(1,0) 1 - 

As políticas públicas são desenhadas por meio de instrumentos capazes de traduzir as intenções dos formuladores de políticas em um conjunto de ações concretas. A escolha das ferramentas de aplicação, sejam elas a atuação direta do Estado ou as várias formas de parceria e arranjos público-privados, é fundamental no processo de formulação de políticas públicas. Nessa escolha, diversos fatores devem ser levados em conta, quais sejam: ideais, interesses, indivíduos e instituições. Cada fator apresenta um impacto diferente na escolha das ferramentas.

Sobre as instituições como fatores na escolha de ferramentas de aplicação de políticas públicas, é correto afirmar que, em conjunto com:

  • a) os indivíduos, elas tratam da aceitabilidade social das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo com as suas preferências por ferramentas socialmente aceitas;
  • b) as ideias, elas tratam da aplicabilidade das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo com suas preferências por ferramentas socialmente aceitas;
  • c) os interesses, elas tratam da aceitabilidade das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo com suas preferências e com o alcance econômico das ferramentas;
  • d) os indivíduos, elas tratam da eficiência das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo com suas preferências por ferramentas que diluem a responsabilidade;
  • e) os indivíduos, elas tratam da aplicabilidade das ferramentas, facilitando ou resistindo de acordo com suas preferências por ferramentas já estabelecidas.
#178740
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(1,0) 2 - 

A formulação de políticas públicas é um processo longo cujo desenvolvimento é permeado por conflitos de interesses. Grupos políticos divergentes buscam favorecer seus interesses e, consequentemente, podem influir na formulação de políticas públicas.

Acerca da corrupção na formulação de políticas públicas, é correto afirmar que é:

  • a) mais ampla em ambientes democráticos, em que um número maior de atores e grupos de interesse tem acesso ao processo e pode monitorá-lo, especialmente em Estados com índices de apoio popular reduzidos;
  • b) menos ampla em ambientes democráticos, em que um número maior de atores e grupos de interesse tem acesso ao processo e pode monitorá-lo, especialmente em Estados com índices de apoio popular reduzidos;
  • c) mais ampla em ambientes democráticos, em que um número maior de atores e grupos de interesse tem acesso ao processo e pode monitorá-lo, especialmente em Estados onde o processo de criação de políticas é retardado por oportunidades de veto;
  • d) mais ampla em ambientes democráticos, em que um número maior de atores e grupos de interesse tem acesso ao processo e pode monitorá-lo, especialmente em Estados com índices de apoio popular elevados;
  • e) menos ampla em ambientes autocráticos, em que um número maior de atores e grupos de interesse tem acesso ao processo e pode monitorá-lo, especialmente em Estados onde o processo de criação de políticas é retardado por oportunidades de veto.
#178741
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(1,0) 3 - 

Na gestão por resultados, cabe ao gestor tomar decisões com base em critérios como eficiência, eficácia, viabilidade e aceitabilidade.

Sobre o papel do gestor e a gestão por resultados na administração pública, é correto afirmar que:

  • a) é inflexível, dada a atenção elevada aos mecanismos de mensuração, ao mesmo tempo que tem níveis altos de accountability gerados por objetivos mensuráveis e transparentes;
  • b) é flexível, dada a atenção reduzida aos processos burocráticos, ao mesmo tempo que tem níveis altos de accountability gerados por objetivos mensuráveis e transparentes;
  • c) é flexível, dada a atenção elevada aos mecanismos de mensuração, ao mesmo tempo que tem níveis baixos de accountability gerados por objetivos mensuráveis, porém opacos;
  • d) é inflexível, dada a atenção reduzida aos processos burocráticos, ao mesmo tempo que tem níveis baixos de accountability gerados por objetivos não mensuráveis mesmo que transparentes;
  • e) é flexível, dada a atenção reduzida aos mecanismos de mensuração, ao mesmo tempo que tem níveis baixos de accountability gerados por objetivos mensuráveis e transparentes. 
#178742
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(1,0) 4 - 

No cenário atual, um dos desafios dos gestores públicos está centrado no alcance de resultados organizacionais voltados à melhoria dos serviços prestados ao cidadão. Uma metodologia tradicionalmente aplicada ao planejamento orientado para resultados é a PDCA, implementada em diversas organizações, tanto na esfera pública quanto no meio empresarial.

Sobre essa metodologia, é correto afirmar que o foco:

  • a) nos resultados é parte fundamental da terceira etapa e determinante para os ajustes, mas é dependente de indicadores de qualidade preestabelecidos;
  • b) nos processos é parte fundamental da primeira etapa e determinante para os indicadores de resultado, mas é dependente de referenciais técnicos anteriores;
  • c) na capacitação é parte fundamental da quarta etapa e determinante para os ajustes, mas é dependente do contexto em que a organização se encontra;
  • d) nos processos é parte fundamental da segunda etapa e determinante para os indicadores de resultado, mas é dependente de referenciais técnicos anteriores;
  • e) na capacitação é parte fundamental da primeira etapa e determinante para os resultados, mas é dependente do contexto em que a organização se encontra.
#178743
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(1,0) 5 - 

No processo de planejamento e execução de políticas públicas (PP), diversos fatores se fazem presentes e influem, direta e indiretamente, no processo decisório público. Compete aos gestores analisar com isenção os fatores de maior ou menor impacto de maneira a assegurar o uso apropriado de recursos com vistas ao alcance da finalidade, dos objetivos e da missão de seus órgãos. Quando trabalhando em conjunto com outros órgãos no planejamento e análise de PP, os decisores e gestores se defrontam com situações nas quais pode haver conflito de interesses na utilização de recursos.

Nesses casos específicos, devem-se considerar:

  • a) em conjunto objetivos individuais dos órgãos através de critérios amplos de forma a favorecer as metas individuais, aumentando assim a eficiência ao alocar recursos destinados a PP, por vezes garantindo que mais desses objetivos sejam alcançados;
  • b) em conjunto objetivos principais da PP através de critérios individuais de cada órgão de forma a mitigar metas e objetivos particulares, assim garantindo que mais objetivos principais sejam alcançados;
  • c) individualmente os objetivos principais da PP através de critérios individuais de cada órgão, de forma a mitigar as inclinações individuais a favorecer metas e objetivos particulares de cada órgão, por vezes garantindo que mais objetivos principais sejam alcançados;
  • d) em conjunto objetivos principais e individuais da PP através de critérios únicos de cada órgão, de forma a favorecer metas e objetivos particulares deles, por vezes garantindo a alocação mais eficiente de recursos e que mais objetivos principais sejam alcançados;
  • e) em conjunto objetivos principais da PP através de critérios amplos, de forma a mitigar as inclinações individuais a favorecer metas e objetivos particulares de cada órgão, por vezes garantindo que mais objetivos principais sejam alcançados. 
#178744
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(1,0) 6 - 

No processo de formulação de estratégias e políticas públicas, por vezes os corpos burocráticos das organizações são considerados como elementos secundários ou pouco relevantes. O entendimento é de que cabe a esses grupos apenas o cumprimento dos desígnios de cúpulas e gabinetes de direção. Entretanto, diversos autores consideram que o corpo burocrático é componente fundamental da implementação e que, portanto, é necessário estabelecer fortes controles que evitem desvios na ação burocrática.

O estabelecimento de controles internos e externos sobre o corpo burocrático, no contexto da administração pública, é essencial para a implementação eficiente de políticas, pois:

  • a) imita o acesso à informação e reduz ruídos de comunicação entre a sociedade e a burocracia;
  • b) aumenta o acesso à informação e reduz ruídos de comunicação entre a sociedade e a burocracia;
  • c) salienta a expertise burocrática e aumenta a disparidade de informação entre cúpulas e burocracia;
  • d) limita a discricionariedade decisória burocrática e reduz a disparidade de informação entre cúpulas e burocracia;
  • e) aumenta a discricionariedade decisória burocrática e a influência política sobre a burocracia.
#178745
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(1,0) 7 - 

A Estratégia de Governo Digital (EGD), estabelecida em 2020 no contexto do Poder Executivo Federal, busca formalizar o esforço de modernização do governo brasileiro, tendo como elementos fundamentais a integração e o acesso a dados entre os órgãos públicos.

Para tanto, a EGD:

  • a) aprimora e expande os mecanismos de interoperabilidade vigentes desde 2019;
  • b) barra e sobrepõe os mecanismos de interoperabilidade vigentes desde 2019;
  • c) limita e flexibiliza os mecanismos de interoperabilidade vigentes desde 2019;
  • d) expande, porém, desobriga os mecanismos de interoperabilidade vigentes desde 2019;
  • e) expande e complementa os mecanismos de interoperabilidade vigentes desde 2019. 
#178746
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(1,0) 8 - 

Com o advento da Constituição da República de 1988, a demanda por acesso à informação e transparência tem gradativamente aumentado no cenário nacional. Em 2019, visando ao fortalecimento da integridade, o governo federal instituiu no âmbito do Poder Executivo a Política Nacional de Governo Aberto (PNGA), que propõe como uma de suas principais diretrizes o fomento à participação social nos processos decisórios, bem como delega à Controladoria-Geral da União (CGU) a coordenação do Comitê Interministerial de Governo Aberto.

Sobre o papel da CGU previsto na PNGA, é correto afirmar que cabe à CGU:

  • a) a elaboração e o monitoramento dos planos de ação nacionais, sendo também de sua responsabilidade propor e aprovar alterações, revisões e atualizações periódicas nos referidos planos;
  • b) a elaboração e o monitoramento dos planos de ação nacionais, sendo também de sua responsabilidade propor e aprovar alterações na composição do comitê quando da ausência de um dos membros;
  • c) a elaboração e o monitoramento dos planos de ação nacionais, sendo também de sua responsabilidade propor e aprovar o quórum, reuniões extraordinárias e suplentes do comitê;
  • d) a elaboração e o monitoramento dos planos de ação nacionais, sendo também de sua responsabilidade propor e aprovar estudos, levantamento de dados e reuniões ordinárias sobre os planos;
  • e) a formação e o monitoramento do comitê interministerial, sendo de sua responsabilidade aprovar alterações, revisões e atualizações periódicas dos membros e órgãos que o compõem.
#178747
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(1,0) 9 - 

Os conselhos de gestão agem como a arena de interação e debate entre os componentes políticos e os movimentos sociais. Um dos principais fatores relacionados ao sucesso dos movimentos sociais no propósito de impactar as políticas públicas está centrado no acesso aos decisores, para o qual os conselhos de gestão funcionam como mecanismos formais que visam garantir esse acesso.

Sobre os conselhos de gestão e sua contribuição para a participação social na formulação de políticas públicas, é correto afirmar que são:

  • a) espaços públicos não estatais cuja contribuição é altamente dependente das oportunidades abertas pelo Poder Executivo local e cuja eficácia é negativamente impactada por não possuírem instrumentos capazes de corrigir a assimetria informacional acerca da condição dos fundos que gerem;
  • b) espaços públicos estatais capazes de criar oportunidades para auxiliar o Poder Executivo cuja eficácia é positivamente impactada pelos instrumentos legais desenvolvidos em sua base legal e que possuem total controle dos fundos que gerem;
  • c) espaços públicos estatais capazes de criar oportunidades para auxiliar o Poder Legislativo cuja eficácia é positivamente impactada pelos instrumentos legais desenvolvidos em sua base legal e que possuem total controle dos fundos que gerem;
  • d) organizações do terceiro setor cuja contribuição é altamente dependente das oportunidades abertas pelo Poder Executivo local e cuja eficácia é negativamente impactada por não possuírem instrumentos capazes de corrigir a assimetria informacional acerca da condição dos fundos que gerem;
  • e) organizações do terceiro setor cuja contribuição é altamente dependente das oportunidades abertas pelo Poder Executivo local e cuja eficácia é positivamente impactada pelos instrumentos legais desenvolvidos em sua base legal e que possuem total controle dos fundos que gerem.
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(1,0) 10 - 

Diversos autores apontam características comuns aos problemas públicos para facilitar o processo de identificação, podendo, assim, o analista de políticas categorizar e buscar soluções para novos desafios a partir de problemas anteriores de natureza semelhante. Entretanto, nem todos os problemas públicos compartilham características. No universo de problemas públicos contemporâneos merecem destaque os wicked problems, problemas desestruturados que desafiam continuamente os analistas.

Os wicked problems são singulares e diferenciam-se dos demais problemas públicos:

  • a) pela dificuldade de serem resolvidos e pelo potencial para criar problemas;
  • b) pela complexidade técnica e pelo alto grau de imprevisibilidade, incerteza e risco;
  • c) pela interligação com vários outros problemas e por não possuírem uma solução correta ou definitiva;
  • d) por não possuírem clara delimitação de fronteiras e por envolverem bens públicos;
  • e) por envolverem soluções com escolhas trágicas, assim como a redistribuição de riquezas e recursos.