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Simulado CFQ | CONCURSO

Simulado CFQ

SIMULADO CFQ

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CFQ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CFQ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CFQ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CFQ contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CFQ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CFQ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CFQ
Para realizar o simulado CFQ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CFQ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CFQ é aqui!


#178638
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CFQ
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(1,0) 1 - 

Rogers postulava a existência, no “organismo”, de certas tendências e linhas de força e de certas necessidades: Como o pleno desenvolvimento dessas tendências é função de condições bem determinadas, nossa teoria implica a noção de um ótimo na atualização do ser humano. Esse ótimo pode ser definido como o objetivo da avaliação social, como o resultado final (ideal) da psicoterapia. A pessoa hipotética que se atualizasse plenamente funcionaria, portanto, de um modo ótimo. Quanto à “teoria do funcionamento ótimo” de Rogers, assinale a alternativa incorreta.

  • a) O indivíduo tem a capacidade de representar a si mesmo, isto é, de simbolizar sua experiência na consciência. Esse segmento simbolizado corresponde à consciência de existir e de agir – a experiência do eu.
  • b) A consciência de existir cresce e se organiza gradativamente para formar a noção do eu, que, enquanto objeto da percepção, faz parte do campo da experiência total.
  • c) Todo indivíduo possui uma tendência inerente de atualizar as potencialidades de seu organismo – “a tendência à atualização”.
  • d) O indivíduo sente uma necessidade de consideração positiva. Ele também sente uma necessidade de consideração positiva de si, ou seja, o reconhecimento positivo e assertivo do outro sobre si mesmo.
  • e) As manifestações das tendências à atualização e de simbolização da experiência na consciência expressam-se na medida em que o indivíduo sente a consideração incondicional de pessoas e desenvolve uma consideração positiva de si.
#178639
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(1,0) 2 - 

Conforme Fishman & Minuchin, o terapeuta de família deve, desde o início, tomar certa posição de liderança. Teoricamente, a família e o terapeuta começam a terapia com os mesmos objetivos. A presença da família é um reconhecimento de que eles querem ajuda e de que estão convidando o terapeuta, um especialista, a se introduzir em seu sistema e a ajudá-los a mudar a situação que está produzindo ou mantendo tensão, desconforto ou sofrimento. Porém, na prática, é possível e frequente que os membros da família e o terapeuta divirjam em sua compreensão quanto à localização do sofrimento, à sua causa e ao processo de cura. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A família tem geralmente identificado em um membro a localização do problema. Acredita que a causa seja a patologia internalizada desse indivíduo. Esperam que o terapeuta se concentre nesse indivíduo, trabalhando para mudá-lo.
  • b) Para o terapeuta de família, o paciente identificado é somente o portador do sintoma; a causa do problema são as transações disfuncionais da família e o processo de cura envolverá a mudança dessas transações disfuncionais.
  • c) Família e terapeuta formam uma sociedade com um objetivo comum, que é mais ou menos formulado: libertar o portador do sintoma na família de seus sintomas, reduzir o conflito e a tensão em toda a família e aprender novos meios de superar as dificuldades.
  • d) Dois sistemas sociais entram em coparticipação, para um propósito amplo e por um tempo indeterminado. As funções dos participantes no sistema terapêutico devem ser definidas pelo terapeuta.
  • e) Na maioria dos casos, a família aceitará o terapeuta como líder de sua sociedade. Não obstante, ele terá́de conseguir seu direito de liderar. Como todo líder, ele terá de se acomodar, de seduzir, de submeter, de apoiar, de dirigir, de sugerir e de seguir a fim de conduzir.
#178640
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(1,0) 3 - 

Uma parte integrante de todas as terapias é um acordo entre paciente/cliente/usuário e psicoterapeuta, em que se define o que é psicoterapia; para quem e para que se destina, quais seus objetivos ou suas metas, quem será envolvido, onde e com que frequência irão ocorrer os encontros, quais as responsabilidades (ou papéis) dos participantes e o que é esperado de cada um. Os objetivos devem ser aceitos pelo paciente, bem como apropriados, do ponto de vista ético e profissional, ao psicoterapeuta. Esse acordo é chamado de

  • a) aliança terapêutica.
  • b) contrato terapêutico.
  • c) aliança de trabalho.
  • d) plano terapêutico singular.
  • e) setting terapêutico.
#178641
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(1,0) 4 - 

Segundo Braier, o trabalho terapêutico em psicoterapia breve (PB) está “focado” em uma determinada problemática do paciente, por isso a PB também é chamada de focal, o que permite distingui-la da técnica psicanalítica corrente, a qual não opera com um módulo conceitual de foco. No que concerne à técnica na PB, assinale a alternativa incorreta.

  • a) A situação-problema pode ser provocada por ocorrências como um exame, uma viagem, uma intervenção cirúrgica próxima, a perda de um ser querido, um acidente, uma crise evolutiva como a da adolescência, uma gravidez, o nascimento de um filho, uma mudança de trabalho etc. Implica, então, referência a fatos que são manifestos e objetiváveis. Com relação a eles, e como consequência de uma falta de resolução favorável, aparecem no sujeito inibições e sintomas diversos (ansiedade, medo, depressão, distúrbios corporais), que costumam constituir o motivo (manifesto) da consulta.
  • b) O foco deve ser concebido, primordial e essencialmente, a partir de uma perspectiva psicopatológica. Nesse sentido, será definido como uma estrutura integrada pelos distintos fatores intervenientes na gênese da que foi escolhida como a problemática central do tratamento, constituindo, ao mesmo tempo, uma hipótese do terapeuta a respeito dos mecanismos operantes dentro de tal problemática, ou seja, da complexa interação existente entre os fatores.
  • c) O ponto de urgência corresponde à situação psíquica inconsciente de conflito que, pela ação de fatores atuais, predomina no sujeito em um dado momento, sendo motivo de determinadas ansiedades e defesas. A detecção do ponto de urgência conduz, como a própria denominação sugere, ao trabalho terapêutico imediato; daí seu valor clínico.
  • d) A focalização é um esboço reconstrutivo da história dinâmica do paciente, uma tentativa de compreensão global de sua psicopatologia, que tende a incluir todas as perturbações do paciente que sejam conhecidas e que, a partir dos dados, aflorem nas primeiras entrevistas e no psicodiagnóstico.
  • e) Uma hipótese psicodinâmica inicial por parte do terapeuta ou da equipe terapêutica permitirá: extrair elementos suficientes para uma devolução diagnóstica ao paciente, que, por sua vez, acionará a busca de acordo com as metas terapêuticas; e desenvolver um plano de tratamento coerente com a hipótese formulada e com os objetivos selecionados.
#178642
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(1,0) 5 - 

Conforme o DSM-V, os ataques de pânico destacam-se, nos transtornos de ansiedade, como um tipo particular de resposta ao medo. Os transtornos de ansiedade diferem, entre si, nos tipos de objetos ou situações que induzem medo, ansiedade ou comportamento de esquiva e na ideação cognitiva associada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I. As principais características do transtorno de ansiedade social (fobia social) são ansiedade e preocupação persistentes e excessivas acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, que o indivíduo tem dificuldades de controlar. Além disso, são experimentados sintomas físicos, como, por exemplo, inquietação ou sensação de “nervos à flor da pele”; fadiga; dificuldade de concentração ou “ter brancos”; irritabilidade; tensão muscular; e perturbação do sono.
II. O indivíduo com agorafobia é temeroso, ansioso ou se esquiva de interações e situações sociais que envolvam a possibilidade de ser avaliado. Estão inclusas também as situações sociais de se encontrar com pessoas que não são familiares, as situações em que o indivíduo pode ser observado comendo ou bebendo e as situações de desempenho diante de outras pessoas. A ideação cognitiva associada é a de ser avaliado negativamente pelos demais, ficar embaraçado, ser humilhado ou rejeitado ou ofender os outros.
III. Os indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada são apreensivos e ansiosos acerca de duas ou mais das seguintes situações: usar transporte público; estar em espaços abertos, estar em lugares fechados; ficar em fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações. O indivíduo teme essas situações devido aos pensamentos de que pode ser difícil escapar ou de que pode não haver auxílio disponível caso desenvolva sintomas de pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Nenhum item está certo.
  • b) Apenas o item I está certo.
  • c) Apenas o item II está certo.
  • d) Apenas o item III está certo.
  • e) Apenas os itens I e II estão certos.
#178643
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(1,0) 6 - 

Freud (apud Volich) revelou que o sintoma não é apenas um corpo estranho a ser erradicado, mas, antes de tudo, o mensageiro de um apelo a ser compreendido. Por intermédio dele, pode ser resgatada a história do indivíduo, propiciando a reorganização de seus modos de funcionamento psicossomático, condição para a transformação do sujeito. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Diante de qualquer profissional de saúde, o paciente apresenta, incrustado em seu sintoma, seu desamparo. A doença revela, ao mesmo tempo que alimenta, a fragilização de todo o seu funcionamento psicossomático.
  • b) Toda iniciativa de eliminação da sintomatologia, das intercorrências, das reações do paciente à consulta e ao tratamento, ou seja, a tentativa de assepsia da relação terapêutica, descartando as manifestações subjetivas do paciente relacionadas ao processo terapêutico, enriquece a experiência de seus protagonistas.
  • c) A impossibilidade de contato com essas dimensões humanas do ato terapêutico é uma das principais fontes da experiência melancólica do terapeuta, da resistência dos pacientes ao tratamento, dos impasses e dos erros terapêuticos.
  • d) A experiência demonstra que o contato com a experiência individual de cada protagonista da relação terapêutica é o principal catalisador dos processos de cura.
  • e) Médico, psicólogo e qualquer outro profissional de saúde são convocados ao exercício da função materna, que tem como paradigma a função exigida da mãe pela fragilidade dos recursos internos do bebê.
#178644
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(1,0) 7 - 

De acordo com Volich, a intensa implicação exigida do terapeuta no trabalho com os pacientes mais desorganizados em sua economia psicossomática é muitas vezes questionada e, mesmo, criticada por aqueles que se aferram, a todo custo, ao princípio de neutralidade terapêutica e aos dogmas de escolas. Essa implicação é, porém, inevitável, não apenas para tornar minimamente eficaz a clínica desses pacientes, mas, inclusive, antes disso, para viabilizá-la. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.

I. É importante considerar que acolher não significa assumir a vida ou o desejo do outro e que compreender não significa ser condescendente. II. Compartilhar não implica em realizar concretamente aquilo que os limites do paciente impedem que ele mesmo realize. III. A regra da abstinência do analista, preconizada por Freud, continua a ter função em sua essência, mesmo que uma implicação maior do terapeuta seja necessária.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Apenas os itens I e II estão certos.
  • b) Apenas o item I está certo.
  • c) Apenas o item II está certo.
  • d) Apenas o item III está certo.
  • e) Todos os itens estão certos.
#178645
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(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às ações fundamentais do acolhimento e da atenção à alteridade e à ambiência, que são diretrizes do Humaniza SUS que possibilitam a construção de um plano de atenção singular ao usuário, fomentando o vínculo e o acompanhamento terapêutico longitudinal.

  • a) A ambiência é um dispositivo destinado à escuta dos usuários em todas as suas dimensões e destina-se à construção de vínculos desses sujeitos com os profissionais que compõem as equipes de saúde, para garantir o acesso aos serviços.
  • b) A alteridade pressupõe a construção de redes de conversação afirmadoras de relações importantes nos processos de produção de saúde. Cabe aos profissionais ouvir o usuário, atendendo a seus pedidos e assumindo, no serviço, uma postura capaz de dar respostas mais adequadas, ainda que esta seja o encaminhamento para outros pontos de atenção da rede.
  • c) O acolhimento é uma postura ética, que envolve resolutividade e responsabilidade. Implica estar atento e aberto às diversidades culturais, raciais e étnicas. No processo de acolher, o profissional ouve as queixas dos usuários, por meio da escuta qualificada, analisando a demanda.
  • d) O acolhimento refere-se à experiência internalizada da existência do outro, não como um objeto, mas como um outro sujeito. Trata-se de colocar-se no lugar do usuário para se comunicar com este com fluidez, ética, empatia e responsabilidade, compreendendo, assim, suas necessidades e demandas de saúde.
  • e) A alteridade trata do cuidado com os componentes estéticos que podem melhorar a condição de saúde da população, como, por exemplo, o cuidado com o espaço geográfico e afetivo, tal como luminosidade, presença de ruídos e temperatura, ou o cuidado com as características socioculturais, locais e regionais. Inclui a recepção dos usuários e sua relação com profissionais e gestores da forma mais ética, humana, respeitosa e inclusiva possível.
#178646
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(1,0) 9 - 

De acordo com Kholenberg & Tsai, a regra n.ᵒ 1 da psicoterapia analítica funcional (FAP) é prestar atenção aos comportamentos clinicamente relevantes (CRB) e aos problemas que ocorrem na sessão (CRB1), visando a melhorar o resultado da terapia. Portanto, quanto maior for a proficiência do terapeuta em identificar CRB, melhores serão os resultados alcançados. Seguir a regra n.ᵒ 1 conduzirá a uma crescente intensidade, ou seja, a reações emocionais mais fortes entre cliente e terapeuta durante a sessão. Quanto à FAP, julgue os itens seguintes.

I. Em uma sessão de terapia, a consequência primária do comportamento do cliente é a reação do terapeuta. Caso o terapeuta não proceda a uma observação clara do comportamento do cliente, suas reações poderão ser inconsistentes ou antiterapêuticas, o que comprometeria o progresso. II. Se o terapeuta não estiver ciente dos comportamentos clinicamente relevantes do cliente que ocorrerem durante a sessão, o reforçamento dos progressos no momento de sua ocorrência será algo do tipo “pegar ou perder”. III. Se o terapeuta estiver consciente e prestar atenção nos CRB, ele garantirá que as melhoras sejam reforçadas e os comportamentos desfavoráveis sejam extintos ou punidos, porém isso aumenta a probabilidade de reações inapropriadas do terapeuta.

Assinale a alternativa correta. 

  • a) Apenas o item I está certo.
  • b) Apenas o item III está certo.
  • c) Apenas os itens I e II estão certos.
  • d) Apenas os itens I e III estão certos.
  • e) Apenas os itens II e III estão certos.
#178647
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(1,0) 10 - 

Segundo Volich, qualquer sintoma, mental, comportamental ou somático, é, antes de tudo, uma manifestação do sofrimento do sujeito, uma demanda oriunda das marcas de seu desamparo, mais fundamental e sistematicamente dirigida para o outro. Independentemente de sua etiologia ou de sua forma, o sintoma e a doença são, por eles mesmos, perturbadores do equilíbrio da economia psicossomática, pela ameaça que representam para a integridade do indivíduo, podendo promover e mesmo intensificar uma desorganização. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

I. Torna-se bastante problemático sustentar a existência de limites rígidos entre o normal e o patológico, uma vez que ambos se mesclam a fim de atingir, a cada momento, o equilíbrio psicossomático e de assegurar a vida do indivíduo. Toda reação “normal" apresenta também componentes desviantes ou desorganizados, assim como toda patologia também comporta um mínimo de organização, para que a sobrevivência do sujeito ainda seja possível. II. Essas perspectivas revelam a importância das interrelações entre fatores e campos de conhecimento, como a biologia, a fisiologia, a anatomia, a genética, a medicina, a psicologia, a sociologia, a educação e a antropologia, geralmente considerados como heterogêneos e alheios uns aos outros por uma visão especializada da ciência. III. A experiência clínica sistematicamente revela que, do ponto de vista individual, a tentativa de distinguir dor e sofrimento, dor física e dor moral é difícil, senão impossível, por não corresponder à experiência do sujeito que sofre e, dessa forma, empobrecer a compreensão dessa experiência. Toda dor, mesmo a oriunda de uma lesão real, remete o indivíduo a suas experiências mais primitivas de desamparo.
Assinale a alternativa correta.

  • a) Apenas os itens I e III estão certos.
  • b) Apenas o item I está certo.
  • c) Apenas o item II está certo.
  • d) Apenas o item III está certo.
  • e) Todos os itens estão certos.