Simulado CFP | CONCURSO
SIMULADO CFP
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CFP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CFP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CFP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CFP contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CFP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CFP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO CFP
Para realizar o simulado CFP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CFP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para CFP é aqui!
- #178628
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(1,0) 1 -
O psicodiagnóstico é um procedimento científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos para identificar e avaliar aspectos específicos da personalidade e(ou) comportamentais ou para classificar o caso e prever seu curso possível. Abrange aspectos do passado, do presente e do futuro e inclui os aspectos sadios e os patológicos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
- a) O diagnóstico psicológico é a conclusão obtida somente por meio dos resultados da aplicação de testes psicológicos. Na prática clínica, o diagnóstico psicológico ou a conclusão diagnóstica ou a hipótese diagnóstica pode ser expressa nos seguintes termos: descritivo; compreensivo/dinâmico; e nosológico-classificatório.
- b) Diagnosticar não é rotular, mas pode ser nomear. O psicodiagnóstico é o processo de compreender e descrever um conhecimento (diagnóstico) sobre um sujeito, por meio da operacionalização de recursos técnicos de investigação psicológica.
- c) O psicodiagnóstico é um processo científico porque parte da coleta de dados, por meio de técnicas próprias e de um levantamento prévio de hipóteses, que serão confirmadas ou afirmadas por passos pré-determinados e com objetivos precisos. Os objetivos do psicodiagnóstico podem ser de: descrição; classificação nosológica; diagnóstico diferencial; avaliação compreensiva; e entendimento dinâmico e(ou) prognóstico.
- d) O diagnóstico psicológico caracteriza-se por ser uma descrição e, como tal, seleciona, prioriza e recorta aspectos do objeto. O diagnóstico é sempre parcial e não abrange o objeto total nem o que tem de essencial. Ele não é o diagnóstico do homem, mas a explicação de um ponto de vista sobre ele.
- e) Diagnosticar não é uma opção, mas uma condição do conhecimento. É verdade parcial, e não absoluta. O caminho que se vislumbra, para o psicólogo, é o de discernir entre suas duas funções, no campo científico e no campo que se costuma chamar de relação com o cliente. Nessa medida, há, sim, que se viabilizar o diagnóstico como uma estratégia de início de intervenção.
- #178629
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(1,0) 2 -
Dalgalarrondo afirma que, quando, no exame psíquico, se observa o fenômeno de uma ideia se seguir à outra, de forma extremamente rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos, as associações entre as palavras deixam de seguir uma lógica ou finalidade, passando a ocorrer por assonância (por exemplo, amor, flor, cor, ou cidade, idade, realidade etc.), e as ideias se associam muito mais pela presença de estímulos externos contingentes. Nesse caso, o fenômeno (sintoma) e a função psíquica que está alterada são, respectivamente, o(a)
- a) delírio e uma alteração no juízo de realidade.
- b) aceleração e uma alteração no curso do pensamento.
- c) fuga de ideias e uma alteração na forma ou na estrutura do pensamento.
- d) desagregação e uma alteração na forma ou na estrutura do pensamento.
- e) dissociação e uma alteração no curso do pensamento.
- #178630
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(1,0) 3 -
Em relação ao atendimento clínico da pessoa idosa, Cordioli apresenta algumas considerações importantes quanto às abordagens em PB e em psicoterapia de grupo de orientação analítica. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
I. A estipulação de um limite de tempo da PB pode reforçar as inseguranças do paciente idoso quanto às suas necessidades de dependência. II. A atividade do terapeuta no estabelecimento e na manutenção de um foco desempenha papel decisivo na eficácia da PB. III. É reconhecido que a psicoterapia de grupo com idosos pode reduzir sintomas de ansiedade, depressão, obsessão, além de aumentar a autoestima e as habilidades de comunicação.
Assinale a alternativa correta.
- a) Apenas o item I está certo.
- b) Apenas o item III está certo.
- c) Apenas os itens I e II estão certos.
- d) Apenas os itens I e III estão certos.
- e) Apenas os itens II e III estão certos.
- #178631
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(1,0) 4 -
No ajustamento criativo da gestalt-terapia, o processo de contato é um único todo. A partir dessa informação, julgue os itens a seguir.
I. A primeira etapa da sequência de fundos/figuras é o pré-contato (o corpo é o fundo e o apetite ou o estímulo ambiental é a figura). Nesse momento, vê-se o que está inconsciente como sendo “aquilo que é dado” ou o Id da situação, dissolvendo-se em suas possibilidades. II. A segunda etapa da sequência de fundos/figuras é o processo de contato. O excitamento do apetite tornase o fundo e algum “objeto” ou conjunto de possibilidades é a figura. O corpo diminui (ou, contrariamente, na dor, o corpo torna-se figura) e há uma emoção. Há a escolha e a rejeição de possibilidades, a agressão ao se aproximar de obstáculos e ao superá-los e a orientação e manipulação deliberadas. Essas são as identificações e alienações do Ego. III. A última etapa da sequência de fundos/figuras é o contato final. Em contraste com um fundo de ambiente e corpo desprovidos de interesse, o objetivo vívido é a figura e está em contato. Relaxa- se de toda deliberação e há uma ação espontânea unitária da percepção. A awareness está em seu ponto mais radiante, na figura do Tu.
Assinale a alternativa correta.
- a) Apenas o item I está certo.
- b) Apenas o item III está certo.
- c) Apenas os itens I e II estão certos.
- d) Apenas os itens I e III estão certos.
- e) Apenas os itens II e III estão certos.
- #178632
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(1,0) 5 -
No exame das funções psíquicas, segundo Dalgalarrondo, as alterações qualitativas da sensopercepção são as mais importantes em psicopatologia. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao fenômeno que se caracteriza pela percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente.
- a) ilusão.
- b) alucinação.
- c) hipertensia
- d) confabulação.
- e) pseudoalucinação.
- #178633
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(1,0) 6 -
Segundo Dalgalarrondo, embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar algumas diferenças. Tem-se definido, em algumas correntes teóricas, certos tipos de angústia e de ansiedade. Considerando essas informações, assinale a alternativa incorreta.
- a) Nas escolas comportamentalistas e cognitivistas, ansiedade de desempenho é a reação de ansiedade associada a temores em relação à execução de uma tarefa ou à possibilidade de ser avaliado criticamente por pessoas importantes ou significativas.
- b) No existencialismo de Sartre, angústia existencial não seria apenas um sintoma patológico, mas, antes de tudo, um estado anímico básico, constituinte do ser humano. O homem se angustia diante de algumas situações existenciais inescapáveis da vida, pois a angústia existencial se articula com o fato de o homem estar condenado a ser livre, em oposição aos determinismos históricos e sociais.
- c) Na Escola kleiniana, ansiedade depressiva é o tipo de ansiedade vivido como temor de retaliação feroz aos ataques imaginários e fantasmáticos que o sujeito, em sua fantasia, perpetrou contra seus objetos internos ou externos.
- d) De acordo com Freud, angústia de castração, em sensu strictu, seria o medo de perder ou ferir os genitais, de ser castrado, no contexto do complexo de Édipo. Tal conceito foi ampliado posteriormente, recebendo o sentido de uma angústia de perda, ou de risco de perda, de algo importante, do ponto de vista narcísico, para o indivíduo.
- e) Spitz e Bowlby afirmam que a angústia de separação consiste nas reações emocionais vividas pela criança quando separada da mãe, manifestando seus afetos com choro, desespero e grande aflição.
- #178634
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(1,0) 7 -
As pessoas nascem dentro de um átomo social, formado por suas famílias imediatas ou, como Moreno denominou, seus grupos-modelo. O átomo social de uma pessoa é um construto dinâmico que cresce, muda e, muitas vezes, encolhe, à medida que o indivíduo vai vivendo sua vida. Ele é espontâneo, momentâneo e se altera constantemente. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
- a) O átomo social é um mapa das conexões sociométricas em determinada situação. Tele é a corrente de sentimentos que flui entre duas pessoas. Moreno a considerava como a menor unidade de sentimento transmitida de um indivíduo a outro.
- b) Em termos de psicodrama, Moreno (1977) pensava que a tele ocorria quando um indivíduo desempenhava um papel aprendido anteriormente (velho papel) em uma situação nova.
- c) Moreno definiu transferência como um modo de: “compreender na intimidade”, “avaliar” e “sentir” o modo de ser de outra pessoa.
- d) Toda vez que se ingressa em um grupo, leva-se consigo os papéis que se desempenha no átomo social do grupo-modelo; somente as relações de papel funcionais são recriadas nos vários grupos aos quais se pertence ao longo da vida.
- e) A tele é o conhecimento verdadeiro da pessoa com quem se está interagindo no presente momento. O psicodrama impede que os membros do grupo trabalhem as relações télicas e transferenciais para, assim, poder desenvolver novos papéis para lidar com velhas situações.
- #178635
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(1,0) 8 -
Conforme Sartre, o homem é livre porque não é ele mesmo, mas a presença de si. O ser que é o que é não poderia ser livre. A liberdade é precisamente o nada, que é tendo sido no âmago do homem e obriga a realidade humana a fazer-se em vez de ser. Para a realidade humana, ser é escolher-se. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. I. A liberdade sartreana em nada equivale à vontade, pelo contrário; segundo o autor, a vontade não é senão uma anunciadora do que a liberdade já escolheu: “Quando delibero, os dados já́estão lançados. Quando a vontade intervém, a decisão já está tomada, e a vontade não tem outro valor senão o de anunciadora”.
II. A escolha fundamental da liberdade sartreana é posterior à reflexão, é irrefletida e espontânea, constitutiva dos próprios caminhos da reflexão. Indica uma principialidade e uma autonomia do irrefletido em Sartre.
III. Escolhe-se simplesmente porque se é liberdade, esta é uma condição ontológica de ser, que significa a determinação por uma natureza substancial. Tal condição de natureza determinante indica, por si só, que cada traço do existir é uma escolha.
Assinale a alternativa correta.
- a) Nenhum item está certo
- b) Apenas o item I está certo.
- c) Apenas o item II está certo.
- d) Apenas o item III está certo.
- e) Apenas os itens I e II estão certos.
- #178636
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(1,0) 9 -
A atitude do psicólogo, empática e continente das angústias do paciente/cliente ou usuário, em uma disposição para a escuta e para estabelecer um verdadeiro vínculo, deve incluir o paciente no processo, compartilhando o trabalho compreensivo em curso. Segundo Bleger, assinale a alternativa incorreta.
- a) A chave fundamental da entrevista está na investigação que se realiza durante seu transcurso. Uma forma de se observar bem é ir formulando hipóteses enquanto observa e, durante a entrevista, verificar e retificar as hipóteses no momento em que ocorrem, em função das observações subsequentes, que, por sua vez, se enriquecem com as hipóteses prévias.
- b) Observar, pensar e imaginar coincidem totalmente e formam parte de um só e único processo dialético. Quem não utiliza sua fantasia poderá ser um bom verificador de dados, porém nunca um investigador.
- c) A entrevista diagnóstica é sempre e, ao mesmo tempo, e, em parte, terapêutica. O primeiro fator terapêutico é sempre a compreensão do entrevistador, que deverá comunicar alguns elementos dessa compreensão que possam ser úteis ao entrevistado. Nesse sentido, Bleger enfatiza a qualidade da relação entre psicólogo e cliente como fator que intervém no efeito terapêutico.
- d) O entrevistado controla a entrevista, porém quem a dirige é o entrevistador. A relação entre ambos delimita e determina o campo da entrevista e tudo o que nela acontece, contudo o entrevistado deve permitir que o campo da relação interpessoal seja predominantemente estabelecido e configurado pelo entrevistador.
- e) Tempo, lugar e papel do profissional são fatores do enquadramento da entrevista. O papel técnico do psicólogo implica que ele nunca deverá ser como um amigo em um encontro fortuito nem pretender outro benefício da entrevista que não sejam os seus honorários e(ou) interesses científicos e(ou) profissionais.
- #178637
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(1,0) 10 -
De acordo com Cordioli, as principais técnicas utilizadas na terapia cognitiva focada em esquemas são assim classificadas: técnicas cognitivas; técnicas comportamentais; técnicas interpessoais; e técnicas experienciais. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
I. Diálogo de esquemas é uma técnica experiencial; o paciente deve representar (encenar) dois papéis: o de esquema disfuncional e o de esquema adaptativo. Sua tarefa é a de promover uma discussão entre essas duas partes, argumentando como se fosse cada uma delas. II. Revisão da vida é uma técnica interpessoal e busca evidências na história de vida do paciente que realmente corroboram os esquemas. O paciente inicia o processo de distanciamento do esquema e pode identificar-se com ele. III. Uma técnica cognitiva é desenvolver cartões que contradizem os esquemas. O paciente é encorajado a levá-los consigo e a lê-los com frequência, principalmente quando há a ativação dos esquemas.
Assinale a alternativa correta.
- a) Apenas o item I está certo.
- b) Apenas o item III está certo.
- c) Apenas os itens I e II estão certos.
- d) Apenas os itens I e III estão certos.
- e) Apenas os itens II e III estão certos.