Simulado CELESC | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO CELESC | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CELESC para o cargo de Assistente Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FEPESE para o concurso CELESC. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CELESC | Assistente Social contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CELESC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116403
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere o trecho abaixo:
É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é. (2° parágrafo)
Assinale a alternativa correta em relação ao trecho.
- a) Os verbos ter e haver são usados com valor existencial em “tivesse”, “tem” e “há”.
- b) A expressão “mas sim”, nas duas ocorrências, pode ser substituída por “e sim” sem prejuízo na relação semântica de adversidade.
- c) A expressão “ou seja” introduz uma informação que retifica um equívoco da informação precedente.
- d) As formas verbais se alternam, no trecho, exclusivamente entre os tempos pretérito perfeito e presente do modo indicativo.
- e) As partícula “se” (nas duas ocorrências) e “que” (nas duas ocorrências) funcionam, respectivamente, como pronome oblíquo e pronome relativo.
- #116404
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considere o trecho abaixo em seu contexto:
Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. (2° parágrafo)
Analise as afirmativas abaixo em relação ao trecho.
1. A construção “Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos” está na voz passiva.
2. O segmento “Todos […] fundamentalistas” pode ser reescrito, sem prejuízo de significado entre as orações, como “A cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, uma vez que todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos”.
3. O vocábulo “pois” funciona como conector que introduz uma oração subordinada conclusiva.
4. O vocábulo “como” introduz uma comparação entre “terroristas fundamentalistas” e “espelhos límpidos”.
5. A palavra “sejam” expressa uma ideia de alternância entre as características atribuídas a “ações e intenções”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
- b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
- c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
- d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
- e) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
- #116405
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à frase abaixo retirada do texto.
Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. (1°parágrafo)
( ) Na frase, há marca gramatical que evidencia que o autor faz parte do contexto descrito.
( ) A palavra “ubíqua” pode ser substituída por “onipresente”, sem prejuízo de sentido na frase.
( ) A palavra “átimo” pode ser substituída por “instante”, sem prejuízo de sentido na frase.
( ) Em “as veias e artérias de fibra óptica do planeta”, há uso figurativo da linguagem, por isso a informação não deve ser interpretada em sentido literal.
( ) A expressão “num átimo” funciona como aposto explicativo do termo “percorre”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- a) V • V • V • V • F
- b) V • V • F • F • F
- c) V • F • F • V • V
- d) F • V • F • V • V
- e) F • F • V • V • F
- #116408
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
- a) O texto reforça uma série de visões dicotômicas e monológicas, como a relação entre o mundo on-line e off-line, a dimensão individual e a social e o mundo tecnológico e o humano.
- b) O autor utiliza uma linguagem modalizada, principalmente no segundo parágrafo, relativizando o papel dos seres humanos na produção de conteúdos digitais.
- c) O autor tece avaliações de natureza biológica, científica e didática sobre a relação conflituosa entre o homem e a máquina no século XXI.
- d) O autor se apropria de uma figura mitológica romana para contrapor cibercultura a ciberespaço, associando aquela ao mundo das redes e esta a projeções de nossa mente em objetos técnicos.
- e) A ambiguidade a que se refere o texto diz respeito a diferentes possibilidades de uso do ciberespaço e da cibercultura, seja para o bem, seja para o mal, pois a internet espelha o que há nas mentes e corações do homem.
- #116410
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
- a) O texto mescla diferentes vozes, alternando a voz do próprio autor com a voz de Janus e de usuários da internet, reportadas em discurso indireto.
- b) O texto é de natureza narrativa e descritiva, caracterizando-se pela impessoalidade e pelo uso de linguagem objetiva.
- c) O texto é de natureza argumentativa, buscando convencer o leitor acerca dos malefícios do uso diário da internet.
- d) O texto é marcado pelo uso de adjetivos que caracterizam não só ferramentas e produtos da tecnologia, mas também valores associados aos usuários, entre outros elementos.
- e) O texto é uma crônica que tematiza um acontecimento do cotidiano do mundo adulto, extraindo desse acontecimento reflexões sobre a vida.
- #116411
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto.
( ) As palavras “arquipélago”, “astrônomos”, “científica”, “próximo” e “terminará” seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
( ) As palavras “Telescópio” (1° parágrafo) e “telescópios” (2° parágrafo) são grafadas com letra inicial maiúscula e minúscula por serem nome próprio e nome comum, respectivamente.
( ) As palavras “telescópio”, “necessário”, “galáxia”, “matéria” e “privilégio” seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
( ) As palavras “Havaí”, “inglês”, “até”, “gás” e “já” seguem a mesma regra de acentuação gráfica.
( ) Em “a cerca de 54 milhões de anos-luz da Terra” e “dar um nome havaiano à primeira confirmação científica” (3° parágrafo), o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo nas duas ocorrências de “a”.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- a) V • V • F • V • V
- b) V • V • F • F • V
- c) V • F • V • F • F
- d) F • V • V • F • F
- e) F • F • V • V • F
- #116412
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto.
( ) Por “um canto tradicional do Havaí usado para descrever a criação do arquipélago” (1° parágrafo), entende-se que determinado local da ilha é tradicionalmente tomado como representativo de todo arquipélago.
( ) Em “‘Pō’ quer dizer fonte escura e profunda de criação sem fim e ‘wehi’ significa honrado com embelezamento” (1° parágrafo), as formas verbais sublinhadas podem ser mutuamente substituídas sem prejuízo de significado no texto.
( ) As palavras “anel”, “disco” e “halo” (último parágrafo) são usadas como sinôminos para designar a imagem fotografada.
( ) Em “O Havaí […], já que dois dos telescópios usados […]” (2° parágrafo) e “Até agora […], já que o corpo celeste está localizado […]” (3° parágrafo), a locução sublinhada expressa uma ideia de causalidade nas duas ocorrências.
( ) Em “escapando da voracidade do corpo celeste” (último parágrafo), a expressão sublinhada pode ser substituída por “do desapego”, sem prejuízo de significado no texto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- a) V • V • F • V • V
- b) V • F • V • F • F
- c) F • V • V • V • F
- d) F • V • F • F • V
- e) F • F • V • V • V
- #116413
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considere as afirmativas abaixo, com base no texto.
1. No primeiro parágrafo do texto, as duas frases iniciais apresentam formas verbais no tempo presente e as duas últimas frases, tempos verbais no pretérito perfeito do modo indicativo.
2. Em “O nome foi criado pelo professor” (1° parágrafo”), “O grupo foi responsável por conduzir” (1° parágrafo) e “A imagem foi capturada por uma rede” (2° parágrafo), os termos sublinhados correspondem a agentes das respectivas ações expressas pelos verbos.
3. Em “traz verdades sobre a imagem do buraco negro que vemos” (3° parágrafo) e “O anel luminoso que se vê na imagem” (último parágrafo), os termos sublinhados podem ser mutuamente substituídos sem prejuízo de significado no texto.
4. Em “é necessário que todos os cientistas envolvidos no projeto aprovem formalmente a ideia”, “Eu espero que possamos continuar” (3° parágrafo) e “Físicos estimam que o corpo celeste seja 2,5 vezes menor” (último parágrafo), as formas verbais sublinhadas encontram-se no presente do modo subjuntivo.
5. Em “escapando da voracidade do corpo celeste” (último parágrafo), a forma verbal sublinhada está no gerúndio e expressa uma situação passada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- b) São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
- c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
- d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
- e) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
- #116414
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
- a) Em “[…] é muito significativo para mim” e “Eu espero que possamos continuar” (3° parágrafo), os pronomes sublinhados fazem referência ao professor da Universidade do Havaí.
- b) No primeiro e no terceiro parágrafos, o sinal de aspas é empregado com a mesma função no texto.
- c) Em “participaram do projeto” (1° parágrafo) e “teve uma participação especial na descoberta” (2° parágrafo), as preposições sublinhadas podem ser mutuamente substituídas, com os devidos ajustes de concordância, sem afetar a regência verbal e nominal, respectivamente.
- d) Em “[…] menor do que sua sombra” e “[…] maior que a do nosso Sol” (último parágrafo), os pronomes possessivos sublinhados nas duas comparações fazem referência, respectivamente, a “buraco negro” e “astrônomos”.
- e) No título do texto e em “o que os astrônomos chamam de “horizonte de eventos:” (último parágrafo), o sinal de dois-pontos é empregado com a mesma função: anunciar uma denominação.
- #116418
- Banca
- FEPESE-UFSC
- Matéria
- Português
- Concurso
- CELESC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
- a) A oficialização do nome Pōwehi depende unicamente da aprovação formal de todos os cientistas envolvidos no projeto EHT.
- b) A imagem capturada mostra um anel luminoso, chamado de “horizonte de eventos”, em cujo centro está a “sombra do buraco negro”, região não observável por não emitir luz.
- c) Pōwehi é o nome mais cotado entre os cientistas do mundo para substituir M87*, denominação usada por leigos para designar o buraco negro, em virtude de sua localização no centro da Messier 87.
- d) Pōwehi é um nome havaiano, associado à ideia de criação, dado por um professor de linguística ao primeiro buraco negro de que se tem notícia.
- e) A borda do anel fotografado é formada por uma camada de poeira e gás que, de forma inexorável, vai se desfazendo lentamente até se aniquilar.