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Simulado CEFET-RJ | Conhecimentos Básicos - Cargos 3 a 12 | CONCURSO

Simulado CEFET-RJ | Conhecimentos Básicos - Cargos 3 a 12

SIMULADO CEFET-RJ | CONHECIMENTOS BÁSICOS - CARGOS 3 A 12

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CEFET-RJ para o cargo de Conhecimentos Básicos - Cargos 3 a 12.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESGRANRIO para o concurso CEFET-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Conhecimentos Básicos - Cargos 3 a 12, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CEFET-RJ | Conhecimentos Básicos - Cargos 3 a 12 contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CEFET-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116099
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Português
Concurso
CEFET-RJ
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(1,0) 1 - 

Um professor de português, para propor uma atividade a seus alunos, retirou todas as vírgulas da seguinte frase publicada num jornal:

Se a matemática é a rainha das ciências a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.

FOLHA DE S.PAULO. São Paulo, 22 mar. 2014, A2.

Na chave de respostas do exercício, o número de vírgulas obrigatórias a serem colocadas no texto, de acordo com a norma-padrão, é

  • a) 1
  • b) 3
  • c) 5
  • d) 7
  • e) 9
#116100
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Português
Concurso
CEFET-RJ
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(1,0) 2 - 

O trecho inicial de uma crônica de Fernando Sabino diz:

Quando dois candidatos disputavam uma vaga de Senador pelo Maranhão, foi sugerido o nome de um terceiro, como solução conciliatória: o professor Jubileu de Almeida.

SABINO, F. Livro Aberto. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 204.


O texto se refere a um fato já ocorrido, mas se for necessário reescrevê-lo considerando que o fato ainda vai ocorrer, qual será a nova redação?

  • a) Quando dois candidatos disputarem uma vaga de Senador pelo Maranhão, será sugerido o nome de um terceiro, como solução conciliatória: o professor Jubileu de Almeida.
  • b) Quando dois candidatos disputam uma vaga de Senador pelo Maranhão, é sugerido o nome de um terceiro, como solução conciliatória: o professor Jubileu de Almeida.
  • c) Quando dois candidatos disputaram uma vaga de Senador pelo Maranhão, era sugerido o nome de um terceiro, como solução conciliatória: o professor Jubileu de Almeida.
  • d) Quando dois candidatos disputassem uma vaga de Senador pelo Maranhão, seria sugerido o nome de um terceiro, como solução conciliatória: o professor Jubileu de Almeida.
  • e) Quando dois candidatos disputem uma vaga de Senador pelo Maranhão, seja sugerido o nome de um terceiro, como solução conciliatória: o professor Jubileu de Almeida.
#116101
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Português
Concurso
CEFET-RJ
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(1,0) 3 - 

Na canção “Sampa”, Caetano Veloso escreveu: “Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João”. A ordem das palavras nessa frase tem importância rítmica, mas, do ponto de vista sintático, seria possível inverter algumas delas sem prejuízo do sentido pretendido.

Haverá PREJUÍZO de sentido, caso a inversão seja a seguinte:

  • a) alguma coisa coisa alguma
  • b) alguma coisa acontece acontece alguma coisa
  • c) acontece no meu coração no meu coração acontece
  • d) cruza a Ipiranga e a avenida São João a Ipiranga e a avenida São João cruza
  • e) a Ipiranga e a avenida São João a avenida São João e a Ipiranga
#116102
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Português
Concurso
CEFET-RJ
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(1,0) 4 - 

O blogue “Buenos Aires para Chicas” dá recomendações de turismo e convivência na capital da Argentina. Num dos trechos do site, lê-se:

Aqui em Buenos a coisa é diferente. Portenho tem mania de fazer tudo muito tarde. Portenho não dorme cedo. Prova disso são os programas de TV de maior audiência que terminam tarde, tipo meia-noite. Desde que eu vim morar aqui nunca mais consegui dormir cedo, não sei por quê. Buenos Aires é tão noturna que é normal ir dormir meia-noite, uma da manhã.
Disponível em: <http://www.buenosairesparachicas.com/2013/09/horarios-portenos.html>. Acesso em: 11 abr. 2014. Adaptado.



Ao escrever “tipo meia-noite”, a redatora pretendeu dizer

  • a) antes de meia-noite
  • b) depois de meia-noite
  • c) perto de meia-noite
  • d) no modelo da meia-noite
  • e) com um jeito de meia-noite
#116103
Banca
CESGRANRIO
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Português
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CEFET-RJ
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(1,0) 5 - 

No editorial de um jornal, lê-se a seguinte opinião:

As margens na meta de inflação, de dois pontos percentuais para cima e para baixo, serve para a economia absorver choques, sem a necessidade de ações mais firmes da autoridade monetária.

Para que o trecho acima ficasse de acordo com a norma-padrão, deveria ter sido feita a correção da(o)

  • a) locução para a economia, substituindo-a por à economia.
  • b) grafia do substantivo economia, escrevendo com inicial maiúscula.
  • c) preposição de em da necessidade, substituindo-a por em de na necessidade.
  • d) verbo absorver, empregando-o no plural para concordar com o seu sujeito.
  • e) verbo servir, empregando-o no plural para concordar com o seu sujeito.
#116104
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CESGRANRIO
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(1,0) 6 - 

Num processo seletivo de emprego, o avaliador recebeu o seguinte texto de um dos candidatos: “Precizamos primeiramente melhorar muito os assuntos aprezentados pelos canais de televisão, sobretudo nos programas para adolecentes.”

Na correção, o avaliador deveria ter assinalado quantos erros de ortografia?

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#116105
Banca
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(1,0) 7 - 

No início de uma crônica de Fernando Sabino, Arte e Passatempo, emprega-se o verbo pedir de acordo com a norma-padrão, conforme se vê no trecho abaixo.

Pedem-me que escreva sobre minhas razões de amar o cinema. Aos dezoito anos eu diria que amava o cinema por causa da pipoca, do escurinho e da mão da namorada.
SABINO, F. Livro Aberto. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 456.

Reescrever essa frase com “Pedem-me para escrever sobre minhas razões de amar o cinema” será

  • a) correto, se for considerada a norma-padrão.
  • b) desaconselhável, se o intuito for escrever rigorosamente na norma-padrão.
  • c) inaceitável, pois haverá mudança do significado do verbo.
  • d) inadequado, já que a oração estará em sua forma reduzida.
  • e) apropriado, porque está implícita a ideia de “pedir permissão”.
#116106
Banca
CESGRANRIO
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Português
Concurso
CEFET-RJ
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(1,0) 8 - 

Cinco comerciantes encomendaram a confecção de uma placa para afixar na porta de suas lojas, mas apenas um deles recebeu a placa sem nenhum problema quanto ao emprego do acento indicativo de crase.

A placa que está escrita de acordo com a norma-padrão é:

  • a) LAVA À JATO
  • b) COMIDA À QUILO
  • c) ANGU À BAIANA
  • d) VENDAS À VAREJO
  • e) ENTREGAS À DOMICÍLIO
#116107
Banca
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Português
Concurso
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(1,0) 9 - 

Em qual período, o pronome átono que substitui o sintagma em destaque tem sua colocação de acordo com a norma-padrão?

  • a) O porteiro não conhecia o portador do embrulho – conhecia-o
  • b) Meu pai tinha encontrado um marinheiro na praça Mauá – tinha encontrado-o
  • c) As pessoas relatarão as suas histórias para o registro no Museu – relatá-las-ão
  • d) Quem explicou às crianças as histórias de seus antepassados? – explicou-lhes
  • e) Vinham perguntando às pessoas se aceitavam a ideia de um museu virtual – Lhes vinham perguntando
#116108
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(1,0) 10 - 

Observe a grafia das palavras do trecho a seguir.

A macro-história da humanidade mostra que todos encaram os relatos pessoais como uma forma de se manterem vivos. Desde a idade do domínio do fogo até a era das multicomunicações, os homens tem demonstrado que querem pôr sua marca no mundo porque se sentem superiores.

A palavra que NÃO está grafada corretamente é

  • a) macro-história
  • b) multicomunicações
  • c) tem
  • d) pôr
  • e) porque