Simulado CEFET-MG | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO CEFET-MG | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CEFET-MG para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEFET- MG para o concurso CEFET-MG. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CEFET-MG | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CEFET-MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #112472
- Banca
- CEFET-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CEFET-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Analise os conceitos que dispõem sobre a estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, de acordo com a Lei 11.091/2005, e marque (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.
( ) Plano de carreira é o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.
( ) Nível de classificação é o conjunto de cargos em diferentes hierarquias, distribuídos a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições.
( ) Padrão de vencimento é a posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.
( ) Nível de capacitação é a posição do servidor na matriz hierárquica dos padrões de vencimento em decorrência da experiência profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.
A sequência correta encontrada é
- a) V, V, F, V.
- b) V, F, F, V.
- c) F, V, F, V
- d) F, F, V, F
- e) V, F, V, F
- #112473
- Banca
- CEFET-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CEFET-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A teoria de Vigotski deixou importantes contribuições para a educação escolar como os estudos sobre o ensino desenvolvimental. Para Davidov (1988), “um dos problemas centrais da psicologia do desenvolvimento e da educação é descobrir conexões entre o desenvolvimento da psique das crianças e sua educação e formação”.
O estudo dessas conexões é necessário para se compreender a(o):
I- vínculo entre o desenvolvimento psicológico e os sistemas educativos.
II- eficácia em relação ao desenvolvimento motricional dos alunos em formação.
III- influência psicossocial da educação e do ensino na formação das pessoas.
IV- relação linear entre a educação formal e informal materializada na vivência humana.
V- dependência interna que o desenvolvimento da psique exerce em relação a um determinado sistema de educação.
VI- construção do conhecimento como uma relação dialética entre a atividade cognitiva e o meio cultural.
Estão corretas apenas as afirmativas
- a) I, II e VI.
- b) I, III e V
- c) II, III e V
- d) II, IV e VI
- e) IV, V e VI
- #112474
- Banca
- CEFET-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CEFET-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Uma teoria se define pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Associe as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas às suas respectivas palavras-chave.
TEORIAS
1. Tradicionais
2. Críticas
3. Pós-críticas
PALAVRAS-CHAVE
( ) multiculturalismo.
( ) ensino e aprendizagem.
( ) identidade, alteridade, subjetividade.
( ) representação, cultura, saber-poder.
( ) capitalismo, currículo oculto, resistência.
( ) metodologia, objetivos, planejamento.
( ) ideologia, reprodução cultural e social.
( ) gênero, raça, etnia, sexualidade.
( ) emancipação e libertação.
A sequência correta encontrada é
- a) 3, 1, 3, 3, 2, 1, 2, 3, 2
- b) 3, 1, 3, 2, 2, 1, 3, 3, 2
- c) 2, 2, 1, 3, 1, 3, 1, 2, 2.
- d) 2, 1, 3, 2, 3, 2, 2, 3, 3.
- e) 1, 3, 2, 1, 3, 2, 1, 1, 3.
- #112475
- Banca
- CEFET-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CEFET-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
“Embora Currículo e Didática tenham-se construído como campos independentes, pelo menos no Brasil, tendo em vista, sobretudo o objeto de estudo que vieram enfatizando, a sua complementaridade seria uma necessidade que se impõe, numa concepção dialética da educação e do ensino. Ao lado disso, os campos envolvem interseções pelas quais estudam temas comuns.”
(OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. PACHECO, José Augusto Brito (orgs.). Currículo, didática e formação de professores. Papirus, 2013, p.27.)
No debate entre Currículo e Didática, um dos pontos de convergência é a
- a) rejeição da razão como critério de orientação da conduta humana.
- b) condução de múltiplas pesquisas etnográficas sobre o cotidiano escolar.
- c) indução ao relativismo ético pela contestação ao estabelecimento de fins da ação educativa
- d) consideração da importância da formação do aluno, pela crença no valor dos conteúdos escolares.
- e) valorização das questões referentes à aprendizagem, ao desenvolvimento, aos processos cognitivos, à metodologia de ensino.
- #112476
- Banca
- CEFET-MG
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CEFET-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Segundo Veiga (2002), a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho da escola, em sua totalidade, fundamenta-se em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Um dos princípios apresentados por essa autora é a(o)
- a) avaliação.
- b) currículo
- c) tempo escolar
- d) processo de decisão
- e) valorização do magistério.