Processando...

Simulado CAU-RO | CONCURSO

Simulado CAU-RO

SIMULADO CAU-RO

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CAU-RO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CAU-RO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CAU-RO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CAU-RO contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CAU-RO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CAU-RO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CAU-RO
Para realizar o simulado CAU-RO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CAU-RO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CAU-RO é aqui!


#178005
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

É oficial: Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro,virou lei
[17/1/2018] O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, virou lei. A Lei n° 13.627/2018, que coloca a data no calendário oficial brasileiro, foi sancionada pela Presidência da Republica no dia 16 de janeiro. Trata-se de uma importante etapa do processo de valorização profissional iniciado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelos conselhos de arquitetura e urbanismo das unidades da Federação (CAU/UF) desde a respectiva criação, em 2011. O CAU/BR começou a funcionar justamente no dia 15 de dezembro, para que a implementação do conselho coincidisse com a data de nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. “A instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista explicita, para a sociedade brasileira, a importância fundamental de nossa profissão na construção do habitat humano; no planejamento e desenvolvimento das cidades brasileiras, tornando-as inclusivas e sustentáveis; e na organização do território nacional. Trata-se de um momento histórico, coincidindo três datas: o reconhecimento aos arquitetos, a data de fundação do CAU/BR e o nascimento de Oscar Niemeyer, que tornou a arquitetura brasileira referência para todo o mundo”, afirma o presidente do CAU/BR. “De nossa parte, vamos seguir promovendo campanhas de valorização profissional para que a sociedade requisite e aproveite cada vez mais os nossos serviços profissionais”’.[...] A celebração já havia sido instituída normativamente por meio da Resolução CAU/BR nº 8/2011. Agora, virou lei e vale para todo o Brasil. Não se trata de um feriado, mas de uma oportunidade para que arquitetos e urbanistas mostrem a sociedade seu trabalho e sua importância para a segurança, a economia, o conforto e a qualidade de vida nas cidades brasileiras.
A respeito das informações do texto, assinale a alternativa correta.

  • a) Tanto o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) quanto os conselhos das unidades da Federação começaram a funcionar na mesma data, para assim homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer.
  • b) A celebração de 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista remete a valorização dos profissionais dessa área.
  • c) O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista foi criado e instituído por lei em 2011.
  • d) A data escolhida para homenagear arquitetos e urbanistas coincide basicamente com a fundação do CAU/BR.
  • e) A data em homenagem aos arquitetos e urbanistas já existia, mas foi estabelecida como feriado nacional a partir da Lei n° 13.627/2018.
#178006
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Mercado de arquitetura e urbanismo cresce 5% no primeiro semestre de 2018
[15/8/2018] O mercado de atividades realizadas por arquitetos e urbanistas esta em ascensão, de acordo com o censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O documento revela que, nos primeiros seis meses de 2018, foram registrados 5% a mais de serviços prestados pela área em relação ao mesmo período do ano passado,totalizando 734 mil atividades. Tal crescimento, segundo o estudo divulgado na ultima sexta-feira, 10 de agosto, acontece em quase todo o Brasil. Das 27 unidades da Federação, 25 registraram crescimento, oito delas com taxas acima de 10%, com destaque para São Paulo (12%), Acre (32%), Sergipe (26%) e Rondônia (24%). Os estados nos quais houve maior aumento da demanda foram Acre (32%), Sergipe (26%), Rondônia (24%), Distrito Federal (13%) e Pernambuco (12,5%). [...] O conselho também ressalta a importância de conscientizar a população do País a respeito das vantagens da contratação de arquitetos e urbanistas tanto em obras de reforma quanto de construção, pois os_ serviços desses profissionais resultam em uma série de vantagens aos clientes, como economia, segurança, planejamento, conforto e valorização do imóvel.
No que concerne aos aspectos sintáticos e semânticos do texto, é correto afirmar que, na linha

  • a) 2, 0 termo “em ascensão” consiste em complemento indireto da forma verbal “esta”.
  • b) 10, “Das 27 unidades da Federação” representa o sujeito da oração 4 qual pertence.
  • c) 13, a forma verbal “houve”é intransitiva.
  • d) 18, a expresso “a respeito das” pode ser substituída por “‘a cerca das”, mantendo assim o sentido original da informação.
  • e) 21, o termo “desses profissionais” refere-se aos “arquitetos e urbanistas” mencionados no trecho anterior.
#178007
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No que tange à cobrança de valores pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados e do Distrito Federal, disposta na Lei nº 12.378/2010, assinale a alternativa correta.

  • a) A existência de dívidas pendentes obstará o desligamento do CAU.
  • b) O atraso no pagamento da anuidade ensejará na cobrança judicial dos valores devidos.
  • c) O atraso no pagamento de anuidade sujeita o responsável à suspensão do exercício profissional.
  • d) O inadimplemento da anuidade será comunicado aos órgãos de proteção ao crédito.
  • e) As multas por violação da ética são imprescritíveis.
#178008
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A respeito da criação e da organização do CAU/BR e dos CAUs, previstas na Lei nº 12.378/2010, assinale a alternativa correta.

  • a) Os presidentes do CAU/BR e dos CAUs prestarão, anualmente, suas contas ao Tribunal de Contas da União.
  • b) O mandato dos conselheiros do CAU/BR é de quatro anos, sendo vedada a recondução.
  • c) O presidente do CAU/BR só poderá ser destituído do cargo por meio de ação judicial.
  • d) As subvenções não serão consideradas recursos dos CAUs.
  • e) O CAU/BR e os CAUs não gozam de imunidade a impostos.
#178009
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Com base na Lei nº 12.378/2010, assinale a alternativa correta.

  • a) A pessoa física sem registro no CAU, que se apresente como arquiteto e urbanista, caso não realize atos privativos da profissão, não será enquadrada no exercício ilegalmente da profissão de arquiteto e urbanista.
  • b) O arquiteto e urbanista tem o dever de acompanhar a implantação ou a execução de projeto ou trabalho da própria autoria, pessoalmente ou por meio de preposto.
  • c) Desde que preste serviços de arquitetura e urbanismo, a pessoa jurídica pode fazer uso das expressões “arquitetura” ou “urbanismo”, mesmo que não haja arquiteto e urbanista entre os sócios ou entre os empregados permanentes.
  • d) Alterações em trabalho de autoria de arquiteto e urbanista, tanto em projeto como em obra dele resultante, somente poderão ser feitas mediante consentimento por escrito da pessoa natural titular dos direitos autorais, salvo pactuação em contrário.
  • e) Ao arquiteto e urbanista é proibida a interrupção de registro profissional no CAU por tempo indeterminado, salvo por justo motivo.
#178010
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A Resolução CAU/RO nº 154/2017 aprovou a regulamentação da aplicação de sanções de natureza ético-disciplinar às sociedades de prestação de serviços com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo. Com relação a esse normativo, assinale a alternativa correta.

  • a) A responsabilização das sociedades de prestação de serviços com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo será cabível apenas se houver a constatação de prejuízos ao meio ambiente natural.
  • b) Os arquitetos que possuem responsabilidade técnica direta com a atividade que incorra em indícios de falta de ética deverão ser, juntamente com a pessoa jurídica, denunciados, processados e julgados em coautoria de infração ético-disciplinar.
  • c) O dano material reversível é uma circunstância atenuante da responsabilização das sociedades de prestação de serviços com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo.
  • d) O dano irreversível ao meio ambiente natural e construído, causado por sociedade de prestação de serviços, com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo, implica o encerramento das atividades da pessoa jurídica.
  • e) Os sócios das sociedades de prestação de serviços com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo, que causarem dano ao patrimônio cultural não poderão ser responsabilizados se o dano causado for temporário.
#178011
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No que concerne às anuidades previstas na Resolução CAU/BR nº 121/2016, assinale a alternativa correta.

  • a) As pessoas jurídicas de direito público e privado devem pagar anuidade ao CAU da unidade da Federação do local da respectiva constituição.
  • b) Os arquitetos e urbanistas com mais de 15 anos de formados têm direito à redução do valor da anuidade em até 20%.
  • c) Os arquitetos e urbanistas recém-formados ficarão isentos do pagamento da anuidade durante o primeiro ano de formado.
  • d) O pagamento da anuidade de determinado exercício não configurará quitação de débitos de exercícios anteriores eventualmente pendentes.
  • e) A suspensão do registro de arquiteto e urbanista somente poderá ocorrer após o inadimplemento de duas anuidades seguidas.
#178012
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Com relação à Resolução CAU/BR nº 153/2017, que dispõe a respeito do parcelamento de multas aplicadas por infração às disposições do exercício profissional ou da ética e da disciplina, assinale a alternativa correta.

  • a) O parcelamento das multas apenas é permitido se o valor da dívida for superior a dois salários mínimos.
  • b) O parcelamento não poderá exceder ao quantitativo de 12 parcelas.
  • c) O valor da parcela não poderá ser inferior ao valor da anuidade vigente.
  • d) O prazo de vencimento da primeira parcela será de 15 dias após o reconhecimento da dívida.
  • e) O Termo de Confissão de Dívida deve ser assinado pelo devedor e por duas testemunhas.
#178013
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Com base na Resolução CAU/BR nº 143/2017, que dispõe quanto às normas para condução de processo ético-disciplinar no âmbito dos CAU/UF e do CAU/BR, assinale a alternativa correta.

  • a) Denúncia de fonte não identificada não pode ensejar na instauração, de ofício, de processo ético-disciplinar.
  • b) O denunciado deve ser obrigatoriamente assistido por advogado.
  • c) Em razão do interesse público, é possível que provas obtidas por meios ilícitos sejam admitidas no processo ético-disciplinar.
  • d) Em virtude do custo elevado, a prova pericial não é admitida no processo ético-disciplinar.
  • e) Em regra, o julgamento dos processos ético-disciplinares compete ao CAU/UF, com jurisdição no local em que for praticada a infração.
#178014
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CAU-RO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Em conformidade com a Resolução CAU/BR nº 52/2013, que aprovou o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, assinale a alternativa correspondente a uma conduta que esteja de acordo com os preceitos ético-profissionais.

  • a) Não deixar de se associar a pessoas que estejam sob sanção disciplinar suspensa pelo respectivo conselho profissional, em respeito ao princípio da presunção de inocência.
  • b) Defender o direito de crítica intelectual fundamentada sobre as técnicas da arquitetura e urbanismo, colaborando para o seu aperfeiçoamento e desenvolvimento.
  • c) Oferecer vantagem visando a favorecer indicação de eventuais futuros contratantes.
  • d) Exercer a atividade de crítica de arquitetura e urbanismo a fim de obter vantagens concorrenciais.
  • e) Associar seu nome a organizações, mesmo sem a real participação nos serviços por elas prestados, a fim de divulgá-lo.