Simulado CAU-RJ | Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos | CONCURSO
SIMULADO CAU-RJ | NÍVEL SUPERIOR - CONHECIMENTOS BÁSICOS - TODOS OS CARGOS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CAU-RJ para o cargo de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IADES para o concurso CAU-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos , contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CAU-RJ | Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CAU-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #115269
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
No que se refere ao texto, é correto afirmar que a correção gramatical e o sentido original estarão preservados caso se substitua o trecho
- a) “conforme países e culturas” (linhas 18 e 19) por consoante países e culturas.
- b) “mas também de festas e celebrações” (linhas 12 e 13) por portanto de festas e celebrações.
- c) “inclusive daquelas que pretendem” (linha 6) por exclusivamente daquelas que pretendem.
- d) “dão suporte à vida em comum” (linhas 9 e 10) por dão suporte a vida comum.
- e) “que inclui pessoas, famílias, grupos, empresas, corporações” (linhas 15 e 16) por onde se incluem pessoas, famílias, grupos, empresas, corporações.
- #115270
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto.
- a) No texto, não existe diferenciação quanto à flexão de “espaço físico”; o que se observa é a explicação pontual e fragmentada desse termo.
- b) Quando menciona o “espaço físico”, o autor remete apenas à arquitetura e ao urbanismo inerente às sociedades contemporâneas.
- c) Com base no primeiro parágrafo, infere-se que “espaço físico”, no singular, representa os fatores públicos estruturais que sustentam as sociedades.
- d) Dessa leitura, depreende-se que “espaço físico” é uma expressão que se encontra mais relacionada às articulações do domínio privado.
- e) Segundo o autor, “espaço público”, no plural, diz respeito a elementos urbanos no âmbito físico, enquanto esse mesmo termo, no singular, está relacionado a aspectos intangíveis.
- #115271
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-RJ
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Acerca dos aspectos gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.
- a) Na expressão “se interpenetram” (linha 13), o termo sublinhado exerce a função de pronome reflexivo recíproco.
- b) Os termos “dos processos” (linha 2), “das relações” (linha 3) e “das formas” (linha 3) completam o sentido da expressão “espaço público” (linha 1).
- c) Na oração “dão suporte à vida” (linhas 9 e 10), a crase é facultativa.
- d) Conforme a norma-padrão, o termo “Para arquitetos e urbanistas” (linha 19) não precisa ser isolado por vírgula.
- e) Os vocábulos “público” (linha 1), “política” (linha 6), “domínio” (linha 15) e “dinâmicos” (linha 18) são acentuados seguindo a mesma regra gramatical.
- #115272
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-RJ
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(1,0) 4 -
Levando em consideração o contexto de períodos presentes no primeiro parágrafo, é correto afirmar que o pronome “elas” (linha 3) se refere ao termo
- a) “esferas públicas” (linhas 1 e 2).
- b) “relações de poder” (linha 3).
- c) “formas” (linha 3).
- d) “sociedades contemporâneas” (linha 4).
- e) “cidades” (linha 4).
- #115273
- Banca
- IADES
- Matéria
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- Concurso
- CAU-RJ
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(1,0) 5 -
Considerando o segundo quadro da tirinha e com base na norma-padrão, assinale a alternativa que reescreve corretamente os seguintes períodos: “Não se pode abrir a criatividade como uma torneira. Você tem que estar no pique certo.”
- a) Não, pode-se abrir a criatividade como uma torneira e você tem que estar no pique certo.
- b) Não se pode abrir a criatividade, como uma torneira já que você tem que estar, no pique certo.
- c) Não pode-se abrir a criatividade como uma torneira, por que você tem que estar no pique certo.
- d) Não se pode abrir a criatividade como uma torneira, pois você tem que estar no pique certo.
- e) Não pode-se abrir a criatividade, como uma torneira, por quanto você tem que estar no pique certo.
- #115274
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Considerando o segundo quadro da tirinha e com base na norma-padrão, assinale a alternativa que reescreve corretamente os seguintes períodos: “Não se pode abrir a criatividade como uma torneira. Você tem que estar no pique certo.”
- a) Não, pode-se abrir a criatividade como uma torneira e você tem que estar no pique certo.
- b) Não se pode abrir a criatividade, como uma torneira já que você tem que estar, no pique certo.
- c) Não pode-se abrir a criatividade como uma torneira, por que você tem que estar no pique certo.
- d) Não se pode abrir a criatividade como uma torneira, pois você tem que estar no pique certo.
- e) Não pode-se abrir a criatividade, como uma torneira, por quanto você tem que estar no pique certo.
- #115275
- Banca
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- Concurso
- CAU-RJ
- Tipo
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(1,0) 7 -
No que tange ao processo de formação de palavras, é correto afirmar que a palavra “inspiração” é formada por derivação
- a) sufixal.
- b) prefixal.
- c) parassintética.
- d) regressiva.
- e) imprópria.
- #115276
- Banca
- IADES
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- Português
- Concurso
- CAU-RJ
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(1,0) 8 -
Quanto ao período “Só não conseguiu antecipar que” (linha 15), é correto afirmar que a conjunção “que” introduz uma oração
- a) subordinada adverbial consecutiva.
- b) coordenada sindética explicativa.
- c) subordinada adjetiva restritiva.
- d) subordinada substantiva objetiva direta.
- e) coordenada sindética adversativa.
- #115277
- Banca
- IADES
- Matéria
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- CAU-RJ
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(1,0) 9 -
Considerando o trecho “criou uma planta única, inovadora, que destoava de todos os palácios” (linhas 3 e 4), assinale a alternativa que indica, respectivamente, o tempo/modo em que cada verbo se encontra conjugado.
- a) Presente do subjuntivo e pretérito imperfeito do indicativo.
- b) Pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo.
- c) Pretérito imperfeito do subjuntivo e pretérito mais- que-perfeito do indicativo.
- d) Pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do subjuntivo.
- e) Pretérito imperfeito do subjuntivo e pretérito perfeito do indicativo.
- #115278
- Banca
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(1,0) 10 -
No que se refere à significação de palavras, assinale a alternativa correta quanto ao sentido do vocábulo utilizado no texto.
- a) “projetou” (linha 2) = celebrizou.
- b) “destoava” (linha 4) = desafinava.
- c) “adensada” (linha 9) = desconcentrada.
- d) “comportar” (linha 11) = demandar.
- e) “vãos” (linha 16) = espaços.
- #115279
- Banca
- IADES
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(1,0) 11 -
Com relação à pontuação de trechos do texto, assinale a alternativa correta.
- a) No trecho “Arquiteto renomado, criou uma planta única” (linha 3), para se garantir a correção gramatical, a vírgula deve ser retirada, pois esse sinal não pode separar o sujeito e o verbo.
- b) Os sinais de pontuação que isolam a expressão “de famílias reais” (linhas 4 e 5) podem ser retirados, desde que o primeiro travessão seja substituído por dois pontos.
- c) No trecho “seriam unidos em um só prédio. E teriam que aprender ali a circular pelo mesmo espaço.” (linhas 7 e 8), caso o ponto final seja retirado, fazendo-se as devidas adequações, mantém-se a correção gramatical do período.
- d) Na linha 10, é obrigatória a inserção de vírgula depois do termo “Antes”, pois se trata de advérbio deslocado na oração.
- e) O vocábulo “parlamentares” (linha 12) também pode ser sucedido por ponto e vírgula, sem prejuízo à coesão gramatical.