Simulado CAU-RJ | Comunicação Social | CONCURSO
SIMULADO CAU-RJ | COMUNICAÇÃO SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CAU-RJ para o cargo de Comunicação Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IADES para o concurso CAU-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Comunicação Social, contendo Comunicação Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CAU-RJ | Comunicação Social contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CAU-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #115280
- Banca
- IADES
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- CAU-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Ter um plano para se relacionar com a mídia é a etapa inicial do trabalho de assessoria de imprensa. Consiste em estudar minuciosamente o perfil da instituição para levantar possíveis assuntos que possam interessar à imprensa, pesquisar o fluxo de informação ideal para conectar tal empresa aos jornalistas e intuir riscos de aparecimento de notícias negativas. Feito isso, um planejamento é preparado com a finalidade de iniciar o relacionamento entre instituição e mídia. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a fase seguinte é o media-training, que
- a) ajuda a manipular a atuação dos jornalistas ou minimizar a ação da imprensa.
- b) seleciona o público-alvo para a organização do mailing list.
- c) prepara porta-vozes e diretores de empresas e instituições ao relacionamento adequado com a imprensa.
- d) prioriza o relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade e de fácil compreensão pelo público.
- e) é uma técnica que busca palavras-chave para a elaboração do release.
- #115281
- Banca
- IADES
- Matéria
- Comunicação Social
- Concurso
- CAU-RJ
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(1,0) 2 -
Inicialmente, o jornalismo de televisão copiou o formato do rádio. As primeiras notícias eram lidas diante da câmera, mas logo se notou a importância do apresentador, que demonstrava o jornalismo por meio da aparência, da expressão facial e da entonação. Algum tempo depois, surgiram as imagens que, no início, não possuíam som, até se chegar ao que se tem hoje: matérias gravadas ou ao vivo com o uso de uma câmara gravadora e transmissão de imagens via satélite. Acerca desse tema, é correto afirmar que, para noticiar as hard news,
- a) deve-se enfatizar a sonora do entrevistado, repetindo-a se necessário.
- b) é aconselhável não deixar a sonora muito longa. Por exemplo, a matéria ganha ritmo quando se edita uma frase de efeito com poucos segundos.
- c) o sobe som deve ser evitado.
- d) recursos, como os efeitos de transição, são bem- vindos.
- e) as imagens devem ser preteridas pela sonora, no detalhamento de alguma cena.
- #115282
- Banca
- IADES
- Matéria
- Comunicação Social
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(1,0) 3 -
Proporção é a medida de tamanho e quantidade de elementos de uma composição visual. Uma capa, por exemplo, com todos os elementos bem proporcionados e usados para obter efeito gráfico, é fruto de uma eficiente diagramação. Com relação ao uso das fotos e (ou) ilustrações em uma publicação jornalística, assinale a alternativa correta.
- a) Uma forma grande “atrai” formas maiores. Assim, a foto atrai o título (e o título atrai a foto), podendo serem estampadas várias fotos de mesmo tamanho na capa, sem que haja concorrência.
- b) O diagramador pode usar ilustrações (fotos e desenhos) reticuladas, visando ao estilo de padronização gráfica e evitando apenas os feitos a traço.
- c) Um texto noticioso grande, por exemplo, não pode ter uma foto pequena no canto. É aconselhável, nesse caso, aumentar a foto e centralizá-la.
- d) A retícula, filme utilizado em fotomecânica para reproduzir imagens em meios-tons e como recurso estético na criação de fundos ou tramas originais em ilustrações, perdeu completamente a aplicabilidade.
- e) No caso de fotos agrupadas, admite-se uma legenda conjunta em uma ou mais linhas, mas sem especificação de localização das pessoas. Tal informação é dada no texto da matéria ou no box ao lado.
- #115283
- Banca
- IADES
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- Comunicação Social
- Concurso
- CAU-RJ
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(1,0) 4 -
Proposta pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann, a ideia central de sua teoria situa-se na possibilidade de que os agentes sociais podem ser isolados de seus grupos de convívio, caso expressem publicamente opiniões diferentes daquelas que o grupo considera dominantes. Isso significa dizer que o isolamento das pessoas, o afastamento do convívio social, acaba sendo o que aciona o mecanismo do fenômeno da opinião pública, já que os agentes sociais têm aguda percepção do clima de opinião.
Considerando o exposto, é correto afirmar que essas informações se referem ao (à)
- a) estruturalismo.
- b) espiral do silêncio.
- c) estudo da recepção
- d) teoria do espelho.
- e) teoria das mediações.
- #115284
- Banca
- IADES
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(1,0) 5 -
Para as organizações sérias e comprometidas, o instrumento de comunicação é o que permitirá seu reconhecimento perante a sociedade, principalmente nesse novo milênio em que o mundo globalizado elevou a informação a um produto de grande valor. Importante, então, é o trabalho do assessor de imprensa, que deve facilitar a relação entre o cliente – empresa, pessoa física, entidades e instituições – e os veículos de comunicação. Acerca desse tema, é correto afirmar que a conquista da confiança entre eles se consolida, principalmente, quando
- a) o assessorado ganha status de excelente fonte de informação.
- b) o assessor de imprensa atua como consultor, sugerindo alternativas para atender às necessidades dos assessorados.
- c) há mais ações de relações públicas e publicidade e propaganda.
- d) o assessor de imprensa amplia os espaços de mídia interna.
- e) o assessorado recebe orientações sobre o que pode se transformar em notícia, mesmo que o fato em si não interesse muito aos veículos e à sociedade.
- #115285
- Banca
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(1,0) 6 -
Elemento fundamental para o entendimento do que vem a ser o jornal impresso enquanto dispositivo informativo/ideológico e da própria atividade jornalística como práxis da esfera pública moderna. Além disso, esse elemento singulariza os fatos, a partir da temporalidade e de outras especificidades geográficas/políticas/históricas e, juntamente com a narrativa, é o que garante noticiabilidade para determinados fatos sociais da pauta jornalística.
Considerando que Sodré (2009) concentra sua discussão teórica no entendimento dos aspectos que garantem noticiabilidade aos fatos, é correto afirmar que, segundo esse autor, a descrição apresentada refere-se ao
- a) lead.
- b) valor noticioso.
- c) fait diver.
- d) acontecimento.
- e) ponto de vista.
- #115286
- Banca
- IADES
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(1,0) 7 -
A internet não é apenas mais um meio de comunicação, ela introduz um novo paradigma ou modelo de comunicação. Segundo McQuail e Windahl, os “modelos” da comunicação são descrições que simplificam a realidade, selecionam elementos-chave e indicam relações. A internet como meio interativo caracteriza-se por uma série de trocas comunicativas, sendo possível considerar três diferentes tipos de interatividade: utilizador-sistema, utilizador-documentos e utilizador-utilizador. Acerca desse assunto, é correto afirmar que o utilizador-utilizador é
- a) individualizado pela interação entre usuário e computador.
- b) diferenciado pelo uso de programas que permitem ter acesso ao máximo de informações possível.
- c) possibilitado por meios como o correio eletrônico, o chat ou a videoconferência.
- d) admitido pela organização hipertextual e a navegação intra e interarquivos.
- e) de uso mais restrito e, também, mais vigiado pelos gatekeepings.
- #115287
- Banca
- IADES
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(1,0) 8 -
Um redator de qualquer veículo de comunicação deve sempre ter em mente que sua mensagem precisa ser entendida. Clareza não é apenas evitar palavras difíceis, até porque usar palavras novas traz conhecimento para o leitor. Ter clareza significa a capacidade de não misturar opiniões, e sim articulá-las. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que outra característica importante para o texto jornalístico é a fluência, que.
- a) consiste em evitar estrangeirismos
- b) consiste em desmembrar grandes frases para não quebrar o entendimento.
- c) prioriza as declarações afirmativas em detrimento das negativas.
- d) preza pela homogeneização dos parágrafos com padrões de escrita.
- e) busca conectar um parágrafo a outro, mantendo o fluxo de ideias.
- #115288
- Banca
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(1,0) 9 -
O processo fotográfico se inicia com o sistema câmera/lente/obturador, que vê de uma forma semelhante, mas não idêntica, à do olho humano. A câmera, por exemplo, não se concentra no centro do seu campo de visão como o olho faz, mas vê tudo com igual claridade. O olho varre o objeto para incluí-lo totalmente, enquanto a câmera registra o todo de forma fixa. O filme possui uma sensibilidade que é somente uma fração daquela que o olho possui. Entender esse processo, sua capacidade e seus limites é a tarefa do fotógrafo jornalista na busca do controle total sobre a criação e a qualidade da imagem final. Com base nessas informações e considerando que, em uma matéria externa, algumas recomendações são fundamentais, assinale a alternativa correta.
- a) É preciso levar sempre o temporizador, mecanismo no interior da lente objetiva que possibilita controlar a quantidade de luz que atingirá o filme. No caso das câmeras analógicas, quanto mais aberto estiver, mais luz chegará até o filme
- b) Deve-se manter a distância correta; no entanto, tal cuidado não é necessário nas câmeras automáticas, já que todas trazem focalização permanente e estável.
- c) As câmeras automáticas, em geral, têm um indicador que avisa quando é preciso usar o flash, que é acionado automaticamente toda vez que a máquina percebe que o ambiente está claro ou escuro. Isso, entretanto, é inexistente nas câmeras digitais
- d) Deve-se enquadrar com perfeição, sobretudo lembrando-se de uma margem de segurança nas laterais, principalmente nas câmeras digitais.
- e) As fotos contra a luz ou em ambientes com luz e sombra devem ser evitadas, pois a fotocélula não consegue fazer uma leitura correta quando há, no mesmo quadro, cenas com muita luz e cenas com pouca luz.
- #115289
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(1,0) 10 -
Imprensa, subjetividade e cidadania são temas bem atuais quando se trata da atuação das instituições de comunicação como um lugar que, por dever, deve dar o direito de expressão aos cidadãos no processo de circulação e tomada de decisões. Uma empresa jornalística se expõe permanentemente a avaliações externas que lhe são dirigidas por organizações independentes, criadas mediante formas associativas, tais como associação de leitores, clube de leitores, associação de telespectadores, observatórios, media watchers, SOS, disques etc. Acerca desse assunto, é correto afirmar que tais mecanismos atuariam como
- a) ouvidorias públicas independentes da ouvidoria da própria organização.
- b) organizações da sociedade civil, defendendo a autocensura jornalística.
- c) mediadores do que deve ou não ser noticiado.
- d) reguladores, a fim de estabelecer um canal temporário de feedback.
- e) conselho misto, representativo dos mais variados segmentos da sociedade, a fim de controlar a intermediação.