Simulado CAU-MG | Advogado | CONCURSO
SIMULADO CAU-MG | ADVOGADO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CAU-MG para o cargo de Advogado.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDEP para o concurso CAU-MG. Estas questões são especificamente para o cargo de Advogado, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CAU-MG | Advogado contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CAU-MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
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- #115239
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(1,0) 1 -
Analise este texto.
“Os polvos são o mais próximo que chegamos de encontrar um extraterrestre inteligente”, diz o professor de filosofia australiano Peter Godfrey-Smith no capítulo inicial de Outras Mentes: O polvo e a origem da consciência, lançado no início do ano pela Todavia Livros. Também pudera: oito braços, três corações, um bico, centenas de ventosas que cheiram e sentem gosto, uma bolsa de tinta, um corpo inteiramente mole – capaz de mudar de forma e cor em frações de segundo – e 500 milhões de neurônios que garantem curiosidade, capacidade para aprender e um temperamento único a cada animal.” [...]
Disponível em:<https://tinyurl.com/y58htvcb> . Acesso em: 22 abr. 2019.
A respeito do emprego da pontuação no trecho destacado, de acordo com a norma-padrão é incorreto afirmar:
- a) As vírgulas foram empregadas em “oito braços, três corações, um bico” para separar elementos que exercem a mesma função sintática na oração.
- b) Os dois-pontos em “Também pudera: oito braços” anunciam a mudança de pessoa do discurso, que passa de indireto para direto após esse sinal gráfico.
- c) O travessão duplo, presente em “um corpo inteiramente mole – capaz de mudar de forma e cor em frações de segundo – e 500 milhões de neurônios”, é empregado com a função de isolar a frase do restante do texto.
- d) O ponto-final encerra o enunciado escrito e tem também correspondência fônica, pois representa uma pausa na cadência da leitura.
- #115240
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(1,0) 2 -
Observe a imagem a seguir.
A respeito dos verbos retratados na parte direita da imagem e de acordo com a norma-padrão, é correto afirmar:
- a) São verbos defectivos, ou seja, não possuem conjugação completa, o que se vê na ausência de conjugação na primeira pessoa do singular.
- b) São verbos unipessoais, e sua conjugação só aparece na terceira pessoa do singular.
- c) Por estarem no gerúndio, esses verbos não permitem a conjugação em primeira pessoa do singular, como indica a imagem.
- d) Os verbos em questão só existem em forma não flexionada, ou seja, no infinitivo, o que torna a conjugação em primeira pessoa do singular incorreta.
- #115241
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(1,0) 3 -
Analise as frases a seguir.
I. João tem dificuldade para obedecer __ ordens.
II. Ao chegar na alfândega, o funcionário visou __ documento do passageiro.
III. Ao pisar na areia, Denise aspirou __ brisa do mar.
IV. Sara implicava frequentemente __ irmão mais novo.
A sequência que completa as lacunas correta e respectivamente, de acordo com a norma-padrão é:
- a) As / ao / à / com o.
- b) Às / ao / a / o.
- c) As / o / à / o.
- d) Às / o / a / com o.
- #115242
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(1,0) 4 -
Analise os dois textos a seguir.
Texto I
[...]
Aliás
Aceite uma ajuda do seu futuro amor
Pro aluguel
Devolva o Neruda que você me tomou
E nunca leu
Eu bato o portão sem fazer alarde
Eu levo a carteira de identidade
Uma saideira, muita saudade
E a leve impressão de que já vou tarde.
(Chico Buarque – Trocando em miúdos) Disponível em:<https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45182/> .
Texto II
“[...]
A noite é preta e maravilhosa, Lupita Nyong’o
Tô perto do fogo que nem o couro de tambor numa roda de jongo
Nesse sufoco, tô dando soco que nem Lango-lango
Se a vida é um filme, meu Deus, é que nem
Tarantino, eu tô tipo Django.
[...]”
(Rincon Sapiência – Ponta de Lança)
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/rinc... .
Sobre a figura de linguagem presente nos trechos destacados em ambos os textos, é correto afirmar que se trata de um(a)
- a) pleonasmo, pois há o emprego de termos desnecessários, objetivando facilitar a comunicação.
- b) metonímia, pois há a substituição de um nome por outro, baseada na relação entre tais nomes.
- c) silepse, pois é realizada uma concordância nominal com a ideia subentendida, e não com os termos expressos.
- d) perífrase, pois há a substituição de um nome por uma expressão que notoriamente o identifica.
- #115243
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(1,0) 5 -
De acordo com as regras de utilização de hífen, assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de acordo com a norma-padrão.
- a) Fim de semana / Pós-graduado / Vice-presidente / Anti-inflamatório / Autoestima.
- b) Fim-de-semana / Pós-graduado / Vice presidente / Antiinflamatório / Auto-estima.
- c) Fim de semana / Pós graduado / Vice presidente / Anti-inflamatório / Auto-estima.
- d) Fim-de-semana / Pós-graduado / Vice-presidente / Antiinflamatório / Autoestima.
- #115244
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(1,0) 6 -
Em “Pois não foi para conclamar a nova França a salvar a velha, expressa naquela catedral imorredoura, que Victor Hugo pôs-se a escrever?”, no trecho destacado observa-se a ocorrência da seguinte figura de sintaxe:
- a) Pleonasmo.
- b) Anástrofe.
- c) Sínquise.
- d) Elipse.
- #115245
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(1,0) 7 -
Releia o trecho a seguir.
“A vitalidade da Notre-Dame, entretanto, não está na sua arquitetura esplêndida, ou na arte deslumbrante e abundante no seu interior, nos afrescos, nas pinturas, na escultura, nos vitrais. São destrutíveis e restauráveis.”
A conjunção destacada pode ser substituída, corretamente e sem que haja prejuízo de sentido para o trecho, por:
- a) Portanto.
- b) Enquanto.
- c) Todavia
- d) Consequentemente.
- #115246
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(1,0) 8 -
A respeito da linguagem predominante no texto em questão, é correto afirmar que se trata de um(a)
- a) registro informal do português, marcado pelas referências à oralidade, que objetivam aproximar o autor dos leitores.
- b) registro formal do português, predominantemente em acordo com a norma-padrão, típico do gênero textual no qual se encaixa o texto.
- c) variante direcionada ao público consumidor de arte, o que justifica a presença de gírias e expressões típicas dessa área do conhecimento.
- d) registro coloquial do português, com intervenções informais em desacordo com a norma-padrão, o que se percebe pelas perguntas ao longo do texto.
- #115247
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(1,0) 9 -
Releia o trecho a seguir.
“A Notre-Dame é um patrimônio da Humanidade, uma herança gótica inestimável, cuja carga cultural e moral transcendeu em muito sua história factual. Virou o ícone épico de uma era, nas penas de Victor Hugo, em ‘Notre-Dame de Paris’. É quase uma visão no desenho de Marc Chagal, ‘Notre-Dame en gris’. Vista da calçada por Rafaelli ou estilizada por Utrilo, a catedral inspirou, enlevou, acolheu escritores, pintores, poetas, pessoas. Nenhum deixou jamais de se emocionar.”
A respeito desse trecho e de sua relação com o restante do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. O autor utiliza exemplos do impacto da Catedral em obras artísticas para convencer o leitor da importância da Notre-Dame enquanto inspiração para a cultura e as artes.
II. É apresentada uma análise sobre cada uma das obras baseadas na Catedral, objetivando informar o leitor sobre a presença da Notre-Dame nas artes.
III. O autor objetiva convencer o leitor a respeito das proporções do incêndio, apelando para o sentimentalismo ao descrever obras que retratam uma catedral que nunca mais existirá.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I e III, apenas.
- #115248
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(1,0) 10 -
Sobre a opinião expressa pelo autor por meio do texto em questão, é correto afirmar:
- a) O autor expressa seu pesar com o incêndio na Catedral de Notre-Dame e procura, ao longo do texto, as possíveis causas para o ocorrido.
- b) O autor foca os itens materiais da Catedral de Notre-Dame que ainda podem ser recuperados após o incêndio, e credita a eles a perpetuação histórica dessa construção.
- c) A vitalidade da Catedral de Notre-Dame, na visão do autor, se dá de forma imaterial, a partir dos sentimentos que essa construção, enquanto arte, desperta nos indivíduos.
- d) O romance de Victor Hugo, que o autor referencia ao longo texto, perde seu significado com o incêndio de Notre-Dame, uma vez que a Catedral é o foco central dessa obra.