Simulado CAU-BR | Advogado | CONCURSO
SIMULADO CAU-BR | ADVOGADO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CAU-BR para o cargo de Advogado.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IADES para o concurso CAU-BR . Estas questões são especificamente para o cargo de Advogado, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CAU-BR | Advogado contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CAU-BR .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #115219
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Analise as reescrituras do terceiro parágrafo do texto, considerando corretas as que não alteram sintática e semanticamente o texto, e julgue os itens que se seguem.
I. Efetivam-se as dimensões participativas nesse espaço de diálogos e interlocuções entre indivíduos e grupos carregados de experiências que ora os diferenciam, ora os agrupam, que considero como uma esfera micro da participação, baseadas no falar e no ouvir o outro a fim de se conceber e se construir algo coletivamente.
II. Efetivam-se as dimensões participativas nesse espaço de diálogos e interlocuções entre indivíduos e grupos, carregados de experiências baseadas no falar e no ouvir o outro, que ora os diferenciam, ora os agrupam, a fim de se conceber e se construir algo coletivamente que considero como uma esfera micro da participação.
III. Nesse espaço de diálogos e interlocuções entre indivíduos e grupos, carregados de experiências que ora os diferenciam, ora os agrupam, as dimensões participativas, que considero como uma esfera micro da participação, efetivam-se, baseadas no falar e no ouvir o outro a fim de se conceber e se construir algo coletivamente.
IV. As dimensões participativas, que considero como uma esfera micro da participação, baseadas no falar e no ouvir o outro a fim de se conceber e se construir algo coletivamente, efetivam-se nesse espaço de diálogos e interlocuções entre indivíduos e grupos, carregados de experiências que ora os diferenciam, ora os agrupam.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 0
- b) 1
- c) 2
- d) 3
- e) 4
- #115220
- Banca
- IADES
- Matéria
- Português
- Concurso
- CAU-BR
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(1,0) 2 -
Considere as afirmações acerca da leitura do texto e julgue os itens subsequentes.
I. O texto é essencialmente informativo.
II. O texto trata da complexa relação entre o processo de concepção da habitação, o produto arquitetônico e o perfil do morador.
III. O texto mostra que é intrínseco à profissão do arquiteto passar por um dilema para escolher entre utilidade e estética.
IV. Os autores do texto assumem um posicionamento crítico em relação ao conceito de sustentabilidade.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 0
- b) 1
- c) 2
- d) 3
- e) 4
- #115221
- Banca
- IADES
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(1,0) 3 -
Acerca da oração “muitas noções sobre sustentabilidade que não contemplam a diversidade social e suas formas de apropriação e de uso dos recursos e do ambiente.”, (linhas de 31 a 33), assinale a alternativa correta
- a) O complemento de “contemplam’’é formado por dois núcleos, “diversidade” e “formas”.
- b) O verbo “contemplam” tem como núcleos do complemento “diversidade”, “formas” e “uso”.
- c) Se o “que” fosse suprimido, haveria alteração semântica do texto.
- d) Os termos “de apropriação” e “de uso dos recursos e do ambiente” são complementos do verbo “contemplam”
- e) Os termos “dos recursos” e “do ambiente” são complementos do nome “apropriação”.
- #115222
- Banca
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(1,0) 4 -
Acerca do texto, assinale a alternativa correta.
- a) Os conectivos “por um lado” (linha 2) e “Por outro” (linha 6) foram empregados para estabelecer uma comparação que alude a dois aspectos da discussão do projeto de habitação entre o morador e o arquiteto.
- b) Em “se expressa pelos vínculos e dilemas” (linha 12), o pronome refere-se ao substantivo “complexidade” (linha 11).
- c) Em “efetivam-se” (linha 20) e “a fim de se conceber” (linhas 22 e 23), o “se” tem a mesma função sintática.
- d) É opcional o emprego do verbo “pode” (linha 25) no singular ou no plural.
- e) As palavras “ideológica” (linha 5), “carência” (linha 13) e “múltiplas” (linha 29) seguem a mesma regra de acentuação.
- #115223
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(1,0) 5 -
Logo no início do texto, Conceição Freitas revela “a primeira coisa” (linha 2) que procura sempre que lhe cai às mãos um livro de arquitetura. A esse respeito, é correto afirmar que o livro O futuro da arquitetura desde 1889, de Jean-Louis Cohen,
- a) não satisfaz a busca da autora.
- b) satisfaz parcialmente a busca feita pela autora, pois apresenta apenas uma vaga menção a Oscar Niemeyer e Lucio Costa.
- c) satisfaz parcialmente a procura feita pela autora, já que não é destinado um capítulo inteiro a Brasília.
- d) satisfaz plenamente a procura feita pela autora, pois ele reconhece a importância da arquitetura moderna brasileira para a arquitetura mundial.
- e) satisfaz plenamente a procura feita pela autora, pois nele aparece pelo menos um dos conteúdos que ela deseja encontrar.
- #115224
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(1,0) 6 -
Assinale a alternativa que, em conformidade com a norma padrão, reproduz o sentido original do período “Sempre que um livro de arquitetura me cai às mãos, a primeira coisa que procuro é saber se Brasília ou os arquitetos que a construíram estão nele.” (linhas de 1 a 3).
- a) Toda a vez que um livro de arquitetura me cai às mãos, a primeira coisa que procuro é saber se Brasília ou os arquitetos, os quais a construíram, estão nele.
- b) A primeira coisa que procuro, toda vez que um livro de arquitetura me cai às mãos, é saber se Brasília ou os arquitetos que lhe construíram estão nele.
- c) Quando um livro de arquitetura me cai às mãos esporadicamente a primeira coisa que procuro é saber se Brasília ou os arquitetos que a construíram estão nele.
- d) A primeira coisa que procuro, sempre que um livro de arquitetura me cai às mãos, é saber se Brasília ou os arquitetos que a construíram estão nele.
- e) Saber se Brasília ou os arquitetos em cuja a construção trabalharam estão nele é a primeira coisa que procuro, sempre que um livro de arquitetura me cai às mãos.
- #115225
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(1,0) 7 -
Considerando as informações do texto e a sua relação com o título, assinale a alternativa correta.
- a) O texto intitula-se “O olhar estrangeiro”, pois o seu conteúdo principal tem como referente o livro O futuro da arquitetura desde 1889, de Jean-Louis Cohen, que faz considerações sobre a arquitetura brasileira.
- b) O título faz referência direta às influências de alguns arquitetos brasileiros sobre a arquitetura estrangeira.
- c) O título faz menção à influência dos arquitetos estrangeiros sobre as formas da arquitetura moderna brasileira.
- d) O texto é intitulado “O olhar estrangeiro”, pois apresenta como tema principal a total divergência de opinião sobre a arquitetura brasileira entre a autora (o olhar brasileiro) e Jean-Louis Cohen (o olhar estrangeiro).
- e) O título refere-se às comparações feitas pela autora entre as concepções dos arquitetos nacionais e as dos arquitetos estrangeiros sobre as produções arquitetônicas do final do século 19 até hoje.
- #115226
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(1,0) 8 -
Considerando o contexto em que aparece o período ‘“A população de Brasília continua profundamente arraigada à cidade, refutando as previsões pessimistas de seus mais aguerridos detratores.’” (linhas de 34 a 36), é correto afirmar que os vocábulos em destaque significam, respectivamente,
- a) ratificando e caluniadores.
- b) reiterando e ultrajadores.
- c) desmentindo e difamadores
- d) derrubando e apoiadores.
- e) contrariando e seguidores.
- #115227
- Banca
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(1,0) 9 -
Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.
- a) No trecho “Projetos com esse caráter” (linha 3), a expressão “esse caráter” antecipa a ideia contida no trecho “a integração traz a praticidade” (linha 6).
- b) No trecho “a fim de tornar o ambiente funcional e esteticamente confortável” (linhas 4 e 5), a substituição da expressão “a fim” por afim causa prejuízo à correção gramatical.
- c) No período iniciado em “Outro destaque” (linha 21), a inserção de uma vírgula após a palavra “grega” (linha 22) não alteraria o sentido da oração.
- d) No primeiro período do último parágrafo, a primeira ocorrência da partícula “que” (linha 25) faz referência à expressão “mobiliário clássico” (linha 24).
- e) A supressão de ‘“tornando o ambiente uma mistura dos dois estilos’” (linhas 28 e 29) não causaria prejuízo ao sentido do texto.
- #115228
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(1,0) 10 -
Acerca das ideias do texto, assinale a alternativa correta.
- a) No primeiro quadrante, a substituição do ponto de interrogação por ponto final não altera o sentido do texto.
- b) Em “Ameaçar é muito feio, meu filho!”, a substituição da exclamação por ponto final retira a função do vocativo.
- c) É possível inferir que a mulher age de acordo com suas convicções.
- d) É possível inferir que a mulher viu a criança ameaçando o vizinho.
- e) Conforme o texto se desenvolve, é possível inferir que há uma incoerência na fala da mulher.