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Simulado CASAL de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado CASAL de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CASAL DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CASAL.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CASAL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CASAL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CASAL de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CASAL.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CASAL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CASAL
Para realizar o simulado CASAL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CASAL você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CASAL é aqui!


#172441
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(1,0) 1 - 

De acordo com o manual de redação da Presidência da República (2002, p. 5): “A necessidade de empregar determinadas linguagens nos atos e expedientes oficiais decorre do caráter público desses atos e comunicações e de sua finalidade”. Dentre os instrumentos utilizados na comunicação oficial, assinale a opção que se refere à comunicação por meio de ata.

  • a) Relatório escrito do que se fez ou disse em sessão de assembleia, sociedade, júri, corporação. É o registro claro e resumido das ocorrências de uma reunião de pessoas, com fim determinado.
  • b) Utilizada para afirmar a existência de um fato; a existência ou não de um direito.
  • c) Encaminhamento com decisão proferida por autoridade administrativa em matéria que lhe é submetida à apreciação.
  • d) Expedido para e pelas demais autoridades; tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.
#172442
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(1,0) 2 - 

A Lei n.º 8.666, de junho de 1993, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Com base nessa Lei, dadas as afirmativas sobre processos licitatórios,
I. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei. II. Os processos licitatórios são sigilosos, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. III. O servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço na instituição. IV. Pode ser realizado compra no serviço público sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, por ser imprescindível para as atividades do setor.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • a) II.
  • b) I.
  • c) II e IV.
  • d) III e IV.
#172443
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(1,0) 3 - 

Quanto às relações interpessoais no trabalho, é correto afirmar que

  • a) a interação humana ocorre apenas no nível socioemocional, quando são percebidos sentimentos gerados pela convivência.
  • b) a interação humana ocorre apenas no nível da tarefa, quando da execução de atividades individuais ou em grupos.
  • c) a interação humana ocorre tanto no nível da tarefa quanto no nível socioemocional, de maneira concomitante apenas.
  • d) a interação humana ocorre tanto no nível da tarefa quanto no nível socioemocional, de maneira concomitante e interdependente.
#172444
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(1,0) 4 - 

Ética pode ser entendida como uma reflexão sobre comportamentos humanos, de uma maneira diferente do que fazem os psicólogos, os sociólogos, os biólogos ou outros estudiosos do comportamento humano (VALLS, 2006).
Sobre o tema, é correto afirmar:

  • a) o servidor público poderá desprezar o elemento ético de sua conduta.
  • b) o servidor público pode usar de artifícios para adiar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa.
  • c) o servidor público pode permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público.
  • d) toda ausência injustificada do servidor público de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
#172445
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(1,0) 5 - 

A legalidade na Administração Pública implica dizer que a(o)

  • a) Administração Pública deve agir com honestidade.
  • b) Administrador não pode beneficiar parentes.
  • c) Administração Pública só pode fazer aquilo que lhe permite a lei.
  • d) Administração Pública deve tratar a todos como igualdade.
#172446
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(1,0) 6 - 

Os técnicos que trabalham no setor responsável por dar encaminhamento às licitações organizaram seus processos de compras munidos de cotações para cada item a ser licitado. Nesse contexto, o principal objetivo da coleta de preços consiste em

  • a) selecionar o menor preço para a compra dos itens.
  • b) conferir a descrição detalhada dos itens.
  • c) aferir a compatibilidade dos preços propostos com os praticados no mercado.
  • d) verificar marcas de melhor qualidade técnica comprovada.
#172447
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(1,0) 7 - 

Dadas as proposições abaixo referentes à classificação e organização de arquivos e documentos na Administração Pública, de acordo com a Lei nº 8.159/91,
I. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
II. Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
III. Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
IV. Os documentos identificados como permanentes devem sempre ser eliminados a curto prazo, evitando, assim, acúmulo de papéis no setor responsável.
V. Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.
verifica-se que estão corretas apenas

  • a) I, II, III e V.
  • b) II, IV e V.
  • c) I, II e III.
  • d) IV e V.
#172448
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(1,0) 8 - 

A Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, visa, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. Nos processos administrativos são observados, entre outros, o critério de

  • a) atuação conforme entendimento do servidor.
  • b) adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.
  • c) permissão de cobrança de quaisquer despesas processuais.
  • d) não observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados.
#172449
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(1,0) 9 - 

A classificação é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, que inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações.

Dadas as afirmativas quanto às rotinas correspondentes às operações de classificação de documentos,

I. Anotar o código de classificação na primeira folha do documento. Caso o documento possua anexo(s), este(s) deverá(ão) receber a anotação do(s) código(s) correspondente(s).

II. Ler o documento, identificando o assunto principal e o(s) secundário(s) de acordo com seu conteúdo.

III. Localizar o(s) assunto(s) no código de classificação de documentos de arquivo, utilizando o índice, quando necessário.

IV. Providenciar leitura de cada documento, a fim de verificar sob que assunto deverá ser classificado e quais as referências cruzadas que lhe corresponderão.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I, II, III e IV.
  • b) II e III, apenas.
  • c) II, apenas.
  • d) IV, apenas.
#172450
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(1,0) 10 - 

A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo (Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994).
Dadas as afirmativas seguintes quanto aos deveres do servidor público,
I. Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias.
II. Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.
III. Exercer, com estrita moderação, as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.
IV. Retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
verifica-se que está(ão) correta(s)

  • a) I e III, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) III, apenas.
#172451
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(1,0) 11 - 

De acordo com a Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, os contratos administrativos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes.
Com base no tema, dadas as afirmativas abaixo,
I. Toda prorrogação de prazo deverá ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato.
II. É permitida a celebração de contrato com prazo de vigência indeterminado.
III. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.
IV. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.
verifica-se que estão corretas apenas

  • a) II e IV.
  • b) II e III.
  • c) I e IV
  • d) I, II e III.
#172452
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(1,0) 12 - 

Dada a afirmativa:

A avaliação de desempenho tem várias aplicações na gestão de Recursos Humanos. Pode-se afirmar que a avaliação de desempenho é útil no(a) _____________ de pessoas.

Palavras

I. Desenvolvimento.

II. Agregação.

III. Monitoramento.

Assinale a(s) palavra(s) que completa(m) corretamente a afirmativa

  • a) I, II e III.
  • b) I, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e III, apenas.
#172453
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(1,0) 13 - 

Analise a seguinte afirmativa referente aos princípios da Administração Pública.

Tal princípio exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em se desempenhar apenas com uma legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento às necessidades da comunidade e de seus membros

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 30. Ed. São Paulo: Malheiros, 2005.


A afirmativa refere-se ao Princípio da

  • a) Legalidade.
  • b) Impessoalidade.
  • c) Moralidade.
  • d) Eficiência.
#172454
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(1,0) 14 - 

A competência para o desenvolvimento de um código de classificação de documentos das atividades-fim de uma Empresa Pública é de sua própria responsabilidade. Para as atividades-meio, normas adotadas são oriundas

  • a) do Gabinete Civil do Governo do Estado onde está localizada.
  • b) do Arquivo Nacional.
  • c) do Arquivo Público do Estado onde está localizada.
  • d) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).
#172455
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(1,0) 15 - 

No contexto do atendimento ao público, é importante: a) “não falar rapidamente e dar muitas instruções ao mesmo tempo; o cliente pode não entender sua mensagem”; b) “ser profissional nas atitudes; manter certa formalidade nos contatos com o público”; c) “não responder a pessoas irritadas e nervosas da mesma maneira que elas dispensam suas informações. É necessário escutar e levar o assunto para a área profissional”. Assinale a alternativa que contempla, respectivamente, as orientações descritas nas afirmativas a), b) e c).

  • a) Demonstrar segurança nas informações; evitar atitudes emotivas; evitar tratamento com intimidade.
  • b) Evitar termos técnicos e siglas; dar informações com qualidade; evitar tratamento com intimidade.
  • c) Dar informações com qualidade; evitar tratamento com intimidade; evitar atitudes emotivas.
  • d) Evitar interferências quando estiver atendendo; evitar tratamento com intimidade; dar informações com qualidade.