Simulado CASAL | Assistente Administrativo | CONCURSO
SIMULADO CASAL | ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CASAL para o cargo de Assistente Administrativo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPEVE-UFAL para o concurso CASAL. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Administrativo, contendo Direito Administrativo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CASAL | Assistente Administrativo contém um total de 15 questões de concursos com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CASAL.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114379
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Lei n.º 8.666, de junho de 1993, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Com base nessa Lei, dadas as afirmativas sobre processos licitatórios,
I. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei. II. Os processos licitatórios são sigilosos, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. III. O servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço na instituição. IV. Pode ser realizado compra no serviço público sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, por ser imprescindível para as atividades do setor.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
- a) II.
- b) I.
- c) II e IV.
- d) III e IV.
- e) I, II e III.
- #114380
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A legalidade na Administração Pública implica dizer que a(o)
- a) Administração Pública deve agir com honestidade.
- b) Administrador não pode beneficiar parentes.
- c) Administração Pública só pode fazer aquilo que lhe permite a lei.
- d) Administração Pública deve tratar a todos como igualdade.
- e) Administração Pública deve ser ética.
- #114381
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os técnicos que trabalham no setor responsável por dar encaminhamento às licitações organizaram seus processos de compras munidos de cotações para cada item a ser licitado. Nesse contexto, o principal objetivo da coleta de preços consiste em
- a) selecionar o menor preço para a compra dos itens.
- b) conferir a descrição detalhada dos itens.
- c) aferir a compatibilidade dos preços propostos com os praticados no mercado.
- d) verificar marcas de melhor qualidade técnica comprovada.
- e) conduzir a licitação de forma idônea e buscar melhor qualidade nos produtos.
- #114382
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, visa, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. Nos processos administrativos são observados, entre outros, o critério de
- a) atuação conforme entendimento do servidor.
- b) adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.
- c) permissão de cobrança de quaisquer despesas processuais.
- d) não observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados.
- e) atendimento a fins de interesse pessoal, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.
- #114383
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo (Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994).
Dadas as afirmativas seguintes quanto aos deveres do servidor público,
I. Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias.
II. Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.
III. Exercer, com estrita moderação, as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.
IV. Retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I e III, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II e IV, apenas.
- d) III, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #114384
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
De acordo com a Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, os contratos administrativos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes.
Com base no tema, dadas as afirmativas abaixo,
I. Toda prorrogação de prazo deverá ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato.
II. É permitida a celebração de contrato com prazo de vigência indeterminado.
III. As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.
IV. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.
verifica-se que estão corretas apenas
- a) II e IV.
- b) II e III.
- c) I e IV
- d) I, II e III.
- e) III e IV.
- #114385
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Analise a seguinte afirmativa referente aos princípios da Administração Pública.
Tal princípio exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em se desempenhar apenas com uma legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento às necessidades da comunidade e de seus membros
MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 30. Ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
A afirmativa refere-se ao Princípio da
- a) Legalidade.
- b) Impessoalidade.
- c) Moralidade.
- d) Eficiência.
- e) Publicidade.
- #114386
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Publicidade.
- a) a investidura em cargo público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão e emprego público declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
- b) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
- c) à lei é facultado reservar percentual dos cargos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e de doenças graves, podendo definir os critérios de sua admissão.
- d) as funções de confiança e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se às atribuições de direção e chefia.
- e) as funções de confiança e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se às atribuições de direção e chefia.
- #114387
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro. 16ª ed. São Paulo: Malheiros, 1991, p. 90) aponta quais são os três principais deveres do administrador público. São eles:
- a) Dever de fidelidade à instituição, dever de submissão aos superiores e dever de honestidade.
- b) Dever de publicidade, dever de legalidade e dever de moralidade.
- c) Dever de eficiência, dever de probidade e dever de prestar contas.
- d) Dever de impessoalidade, dever de tratamento isonômico e dever de generalidade.
- e) Dever de boa-fé, dever de transparência e dever de controle.
- #114388
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Quanto aos Atos Administrativos, qual a principal características do ato vinculado:
- a) É praticado por obrigação legal.
- b) É praticado de forma pública.
- c) É praticado de forma oportuna.
- d) É praticado de forma válida.
- e) É praticado por interesse público.
- #114389
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
É praticado por interesse público.
- a) Poder vinculado
- b) Poder normativo ou regulamentar
- c) Poder de polícia
- d) Poder hierárquico
- e) Poder discricionário
- #114390
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
É princípio específico do serviço público:
- a) Presunção de inocência.
- b) Publicidade.
- c) Modicidade.
- d) Legalidade.
- e) Liberdade.
- #114391
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
O poder de polícia se caracteriza, entre outras coisas, por ser
- a) indelegável, restritivo e não indenizável.
- b) ampliativo, específico e não indenizável.
- c) delegável, genérico e indenizável.
- d) genérico
- e) delegável, específico e indenizável.
- #114392
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal (STF, Súmula Vinculante 13). Esta Súmula fundamenta-se, dentre outros, no princípio da
- a) presunção de legitimidade.
- b) hierarquia.
- c) motivação.
- d) autotutela.
- e) moralidade.
- #114393
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Direito Administrativo
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A legislação administrativa prevê a figura do substituto para os casos de impedimentos e afastamentos de servidores investidos em cargo em comissão ou função de confiança. Tal regra, denominada de “substituição legal”, encontra seu fundamento imediato no(s) princípio(s) do(a)
- a) contraditório e da ampla defesa.
- b) continuidade do serviço público.
- c) moralidade.
- d) publicidade.
- e) isonomia.