Simulado CASAL | Administrador | CONCURSO
SIMULADO CASAL | ADMINISTRADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CASAL para o cargo de Administrador.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPEVE-UFAL para o concurso CASAL. Estas questões são especificamente para o cargo de Administrador, contendo Administração Geral que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CASAL | Administrador contém um total de 10 questões de concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CASAL.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114418
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Ao se mencionar sobre o planejamento estratégico nas empresas, podemos afirmar:
- a) tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo.
- b) é a formalização da metodologia de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da organização.
- c) formaliza a ação.
- d) é um processo de adaptação da organização ao ambiente.
- e) relaciona-se com os objetivos de médio e curto prazos.
- #114419
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Quando se concebe a organização como um sistema de interações em constante mutação, nota-se que a comunicação auxilia no desenvolvimento e manutenção dos objetivos organizacionais, da mesma forma como os integrantes da organização se motivam e inspiram uns aos outros, no sentido das realizações de metas. Nessa direção, não é correto afirmar que
- a) a comunicação organizacional como processo transacional leva em conta a presença do feedback como uma sinalização de como a emissão foi percebida e reconstruída pelo receptor.
- b) a comunicação permeia a vida organizacional e viabiliza, com isso, a construção da cultura e da identidade. O processo comunicativo permite uma visão construtivista da realidade organizacional, a partir das múltiplas interações mediadas pelas ações histórica, social e política.
- c) as novas tecnologias e a virtualização das organizações estão operando verdadeira revolução nos processos produtivos e de troca de informações, e exigindo de organizações e empregados novas atitudes e novas competências.
- d) a comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que formam o composto da comunicação organizacional. Este deve formar um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor e dos respectivos subsetores. A soma de todas as atividades redundará na eficácia da comunicação nas organizações.
- e) a esfera externa da comunicação passa a abranger aqueles acontecimentos e políticas que afetam ações ocorridas dentro dos limites da organização.
- #114420
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
As empresas estão procurando se organizar por processos para terem maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado. Nessa direção, não é correto afirmar:
- a) as empresas percebem que é possível mudar de uma organização por tarefas para uma organização orientada por processos sem um claro entendimento do que exatamente faz a empresa funcionar bem e ter ritmo, notando que devem estar preparadas para uma nova maneira de fazer negócios.
- b) nas empresas de serviços, por exemplo, o conceito de processo é de fundamental importância, uma vez que a sequência de atividades nem sempre é visível, nem pelo cliente, nem pelas pessoas que realizam essas atividades.
- c) a análise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensões desses processos: fluxo (volume por unidade de tempo), sequência das atividades, esperas e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo.
- d) para organizar a empresa por processos de negócio, precisamos colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negócio começam e terminam nele.
- e) ao procurar estruturarem-se por processos, as empresas acabam descobrindo que é impossível sobrepor um processo integrado a uma organização fragmentada pelo desenho funcional tradicional.
- #114421
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Dadas as inferências seguintes sobre os modelos do processo decisório nas organizações,
I. Modelo Clássico ou Burocrático: os procedimentos lógico-formais do Processo Decisório são enfatizados, corroborando que quem toma as decisões examina primeiro os fins e somente depois estuda os meios para alcançá-los, subordinando a eficácia da decisão à escolha da melhor decisão.
II. Modelo Comportamentalista: o comportamento dos indivíduos na organização é muito acentuado e abrangente; em consequência, os gestores procuram prevê-lo para evitar situações desagradáveis no contexto das decisões. Afinal, a Teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões.
III. Modelo Racional: o que deve ser feito é a preocupação central. É o modelo dos grupos técnico-profissionais.
IV. Modelo Normativo: o Processo Decisório tem como intuito maximizar os objetivos da alta administração e de seus acionistas.
verifica-se que
- a) somente II e III são verdadeiras.
- b) somente III e IV são verdadeiras.
- c) somente I e IV são verdadeiras.
- d) todas são verdadeiras.
- e) somente III é verdadeira.
- #114422
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Entre as principais teorias que influenciam o atual pensamento administrativo, não é correto afirmar que
- a) a primeira Escola com enfoque estruturalista foi a Relações Humanas que surgiu “como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.
- b) o pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado – juntamente com Taylor – um dos fundadores da moderna Administração. Essa escola definiu as funções básicas da empresa, o conceito de Administração, bem como os procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa.
- c) a Teoria de Sistemas desenvolvida a partir de 1970, passou a abordar a empresa como um sistema aberto em contínua interação com o meio ambiente que o envolve.
- d) a abordagem Neoclássica surgiu após a Teoria Comportamental e nada mais é do que o resgate da Teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais, como o próprio nome já indica, e ao tamanho das organizações contemporâneas.
- e) a Teoria Estruturalista, preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas, teve início com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.
- #114423
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Uma organização descentralizada pode ser caracterizada como aquela que permite a seus gestores de nível mais baixo tomar decisões importantes. Nesse tipo de organização
- a) o desenho funcional é muito verticalizado.
- b) a confiança substitui o poder baseado no medo.
- c) verifica-se a ausência de delegação de autoridade.
- d) a hierarquia tende a ser forte.
- e) é enfatizada a comunicação tradicional.
- #114424
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Comunicação pode ser conceituada como a transmissão de informações e de sentidos, de uma parte para outra, por meio de símbolos compartilhados e envolve três elementos fundamentais: emissor, receptor, canais de comunicação. Em organizações, verifica-se a existência da comunicação horizontal que caracteriza
- a) Diálogo que tem por objetivo ajudar outra pessoa a ser mais eficaz.
- b) Processo pelo qual a pessoa declara o que acha que a outra está dizendo.
- c) Rede de comunicação informal.
- d) Rádio Peão.
- e) Informação compartilhada por pessoas de mesmo nível hierárquico.
- #114425
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Processo decisório é considerado como a atividade mais comum e corriqueira dos administradores. Em sua rotina diária, o administrador toma uma série de decisões desde as mais simples às mais complexas. Em algumas situações, as lideranças organizacionais fazem a opção pela decisão coletiva que envolve a participação de outros colaboradores. Qual, dentre as opções abaixo relacionadas, pode ser considerada como uma vantagem do uso de grupos para tomada de decisões?
- a) Um número menor de pontos de vista e abordagens.
- b) As pessoas compreendem a decisão.
- c) Pensamento grupal.
- d) Estimulação operacional.
- e) Desvio do objetivo.
- #114426
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Uma organização pública está realizando seu planejamento estratégico. Durante a execução da Análise SWOT, conseguiu determinar seus principais pontos fortes, oportunidades, ameaças e pontos fracos. Assinale, dentre as opções abaixo, a que corresponde a um item dessa análise.
- a) A renovação do quadro funcional por intermédio de concurso público é um ponto forte que garante a qualidade do servidor.
- b) A baixa capacidade de treinamento interno é uma ameaça que precisa ser sanada.
- c) A alta motivação da equipe de trabalho é uma oportunidade que deve ser cultivada.
- d) A crescente exigência dos cidadãos pela qualidade dos serviços é um ponto fraco que precisa ser verificado.
- e) A visão da organização não precisa ser considerada durante a análise SWOT.
- #114427
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Matéria
- Administração Geral
- Concurso
- CASAL
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A gestão da qualidade tem sido incorporada nas organizações e serve como parâmetro de atuação tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas. Dentre as ferramentas utilizadas pela gestão da qualidade, destacam-se:
I. Lista de verificação.
II. Diagrama de Ishikawa.
III. Diagrama de dispersão
IV. Cartas de controle.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I, apenas.
- b) II, III e IV, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II, III e IV.
- e) I, II e III, apenas.