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Simulado Cartografia para o Enem | ENEM

Simulado Cartografia para o Enem

SIMULADO CARTOGRAFIA PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Cartografia, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Cartografia para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Cartografia, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#203892
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Cartografia
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ENEM
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(1,0) 1 - 

Leia o texto abaixo.

O jardim de caminhos que se bifurcam
(....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.
(Adaptado. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.)

Quanto à cena descrita acima, considere que

I - o sol nasce à direita dos meninos;

II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa. Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:

  • a) oeste, sul e leste.
  • b) leste, sul e oeste.
  • c) oeste, norte e leste.
  • d) leste, norte e oeste.
  • e) leste, norte e sul.
#203900
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(1,0) 2 - 

A imagem apresenta um exemplo de croqui de síntese sobre o turismo na França.

Cartografia para o Enem + IMAGEM 1

Os croquis são esquemas gráflcos que

  • a) têm as medidas representadas em escala uniforme.
  • b) ressaltam a distribuição espacial dos fenômenos e os fatores de localização.
  • c) têm a representação gráfica de distâncias do terreno feita sobre uma linha reta graduada.
  • d) indicam a relação entre a dimensão do espaço real eado espaço representado, por meio de uma proporção numérica.
  • e) proporcionam a obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico.
#203902
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(1,0) 3 - 

A imagem ou modelo, ou seja, toda construção da realidade, é um instrumento de poder e isso desde as origens do homem. Uma imagem, um guia de ação, que tomou as mais diversas formas. Até fizemos da imagem um objeto em si e adquirimos, com o tempo, o hábito de agir mais sobre as imagens, simulacros dos objetos, do que sobre os próprios objetos. Poderíamos imaginar o estudo dos sistemas de representação em ligação com as classes que detinham o poder ao longo da história.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993 (adaptado).

A cartografia moderna, na perspectiva descrita no texto, passou a representar a Terra dando ênfase aos(às)

  • a) escalas de tamanho grande.
  • b) áreas de domínio hegemônico.
  • c) aspectos da teoria geocêntrica.
  • d) projeções cilíndricas equivalentes.
  • e) diferenciações de legendas coloridas.
#203905
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(1,0) 4 - 

O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.

Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.

A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

  • a) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
  • b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
  • c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
  • d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
  • e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.
#203908
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(1,0) 5 - 

Cartografia para o Enem + IMAGEM 2

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

  • a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
  • b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
  • c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
  • d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
  • e) a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.
#203927
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(1,0) 6 - 

Cartografia para o Enem + IMAGEM 3

Uma família partiu de Porto Alegre (RS), às 8h do dia 1° de janeiro de 2010, portanto, dentro do período de vigência do horário de verão, com destino a Belém (PA). Apesar da distância, a viagem será feita de automóvel e terá duração de 56 horas. Qual o dia e a hora de chegada dessa família à capital paraense?

  • a) Dia 2 de janeiro de 2010, às 15h.
  • b) Dia 3 de janeiro de 2010, às 15h.
  • c) Dia 2 de janeiro de 2010, às 16h.
  • d) Dia 3 de janeiro de 2010, às 16h.
  • e) Dia 3 de janeiro de 2010, às 17h.
#203932
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(1,0) 7 - 

Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses

quase totalmente na escuridão

Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).

O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

  • a) continentalidade.
  • b) maritimidade.
  • c) longitude.
  • d) latitude.
  • e) altitude.
#203935
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(1,0) 8 - 

Cartografia para o Enem + IMAGEM 4

ATLAS GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1986. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2014 (adaptado).

A partida final da Copa do Mundo de 2014 aconteceu no dia 13 de julho, às 16 horas, na cidade do Rio de Janeiro. Considerando o horário de verão em Berlim, de 1 hora, os telespectadores alemães assistiram ao apito inicial do juiz às

  • a) 11 horas.
  • b) 12 horas.
  • c) 19 horas.
  • d) 20 horas.
  • e) 21 horas.
#203938
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(1,0) 9 - 

"Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por ai..." (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco)"... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?" (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).
CARROLL. L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas. Através do Espelho e outros textos. São Paulo Summua. I960
O texto descreve uma confusão da personagem em relação

  • a) ao tipo de projeção cartográfica.
  • b) aos contornos dos fusos horários.
  • c) á localização do norte magnético.
  • d) aos referenciais de posição relativa.
  • e) às distorções das formas continentais.
#203941
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(1,0) 10 - 

O horário brasileiro de verão consiste em adiantar em uma hora a hora legal (oficial) de determinados estados. Ele é adotado por iniciativa do Poder Executivo com vistas a limitar a máxima carga a que o sistema fica sujeito no período do ano de maior consumo, aumentando, assim, sua confiabilidade, constituída pelas linhas de transmissão e pelas usinas que atendem as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da Região Norte.

Disponível em: www12.senado.gov.br. Acesso em: 29 jun. 2015 (adaptado).

A ação governamental descrita é possibilitada por meio da seguinte estratégia:

  • a) Redução do valor das contas de luz.
  • b) Estímulo à geração de energia limpa.
  • c) Diminuição de produção da matriz hidrelétrica.
  • d) Distribuição da eletricidade de modo equitativo.
  • e) Aproveitamento do fotoperíodo de forma estendida.