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Simulado Câmara Municipal de Marialva - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Câmara Municipal de Marialva - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CÂMARA MUNICIPAL DE MARIALVA - PR DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara Municipal de Marialva - PR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara Municipal de Marialva - PR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara Municipal de Marialva - PR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara Municipal de Marialva - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara Municipal de Marialva - PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara Municipal de Marialva - PR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara Municipal de Marialva - PR
Para realizar o simulado Câmara Municipal de Marialva - PR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara Municipal de Marialva - PR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Câmara Municipal de Marialva - PR é aqui!


#168041
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Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 1 - 

De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira de 1993, podemos afirmar:

  • a) Os programas jornalísticos, gravados ou diretos possuem algumas restrições quanto à exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público. Já os programas ao vivo serão de responsabilidade dos seus diretores ou apresentadores que observarão as leis e regulamentos vigentes assim como o espírito deste Código.
  • b) Os programas ao vivo serão de responsabilidade dos seus diretores ou apresentadores não estando submetidos aos regulamentos deste Código.
  • c) As emissoras deverão exercer o seu próprio critério para não apresentar imagens que, ainda que reais, possam traumatizar a sensibilidade do público do horário.
  • d) As emissoras só transmitirão notícias provenientes de fontes fidedignas, sendo por elas responsáveis.
#168042
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(1,0) 2 - 

Segundo Wilson Bueno, uma das maiores autoridades na Assessoria de Imprensa no Brasil, o assessor de imprensa é hoje um elemento fundamental na política de comunicação das organizações. Com relação às rotinas de um Assessor de Imprensa, NÃO estão:

  • a) Criação de sugestões de pauta baseadas em entrevistas feitas com o cliente.
  • b) Organização de Eventos para promover a empresa e seus produtos, ideias ou serviços.
  • c) Envio dessas sugestões de forma individualizada para uma base muito bem segmentada de jornalistas.
  • d) Constante “follow up” e relacionamento com os jornalistas de veículos estratégicos para o cliente.
#168043
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(1,0) 3 - 

Para viabilizar a comunicação com os mais diferentes públicos, as organizações se valem de diversos meios e veículos. Dentre eles estão:

  • a) Meios simbólicos, orais e mentais.
  • b) Meios mecânicos, telemáticos e escritos.
  • c) Meios visuais, auditivos e escritos.
  • d) Meios orais, escritos, pictográficos e audiovisuais
#168044
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(1,0) 4 - 

Segundo o estudioso Lee O. Thayer, a comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas, uma vez que a comunicação interna e que ocorre entre as organizações e seu meio ambiente é que definem as condições de sua existência e a direção de suas ações. No entanto, há diversas barreiras no processo comunicativo, dentre elas NÃO estão:

  • a) Barreiras administrativas/burocráticas que decorrem das formas como a organização atua e processa suas informações.
  • b) Excesso de informações também é outra barreira, causando uma espécie de saturação do receptor.
  • c) Barreiras econômicas, nas quais o receptor tem problemas para assimilar informações devido à sua renda.
  • d) Barreiras de credibilidade da fonte, uma vez que se o receptor não acreditar na fonte poderá reagir de forma negativa à informação recebida.
#168045
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(1,0) 5 - 

Escolha a opção que apresenta alguns dos Princípios Gerais contidos no Código de Autorregulação Publicitária:

  • a) Respeitabilidade, Decência, Reputação.
  • b) Honestidade, Respeitabilidade, Apresentação Verdadeira.
  • c) Decência, Credibilidade e Bom relacionamento.
  • d) Seriedade, Bom relacionamento, Honestidade.
#168046
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(1,0) 6 - 

O principal objetivo do Código de Autorregulação Publicitária é a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade e propaganda, assim entendidas como atividades destinadas a estimular o consumo de bens e serviços, bem como promover instituições, conceitos ou ideias. De acordo com esse código é correto afirmar:

  • a) O Artigo 12 afirma que a publicidade governamental, bem como a de empresas subsidiárias, autarquias, empresas públicas, departamentos, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e agentes oficiais da União, dos Estados, dos Territórios, dos Municípios e do Distrito Federal, salvo proibição legal, deve se conformar ao Código de Autorregulação Publicitária da mesma forma que a publicidade realizada pela iniciativa privada.
  • b) A publicidade indireta ou merchandising possui uma regulamentação própria, não sendo necessário se submeter a esse Código.
  • c) Com relação à publicidade de causas e instituições sociais, o Artigo 13 afirma que devido à causa ser social e sem fins lucrativos não há necessidade de ser regulamentada, por não objetivar lucro.
  • d) No Artigo 11 desse código são apresentadas todas as regras de regulamentação das propagandas políticas e político-partidárias.
#168047
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(1,0) 7 - 

A linguagem, a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. A comunicação on-line e as novas tecnologias trouxeram novas exigências ao trabalho de assessoria de imprensa. Analisando a mídia impressa e as novas mídias eletrônicas é correto afirmar que:

I) A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais.

II) Computadores pessoais, internet, telefones celulares, smartphones, notebooks, iPods, tablets, smart TVs e uma série de outros aparelhos se incorporaram à nossa rotina e modificaram, entre tantas outras coisas, a maneira como recebemos informações, nos relacionamos uns com os outros, pesquisamos, escolhemos e consumimos, exigindo novos estudos, teorias e uma nova linguagem do jornalismo.

III) A televisão (aberta ou por assinatura), o rádio, o cinema, e, mais recentemente, a Internet, compreendem os tipos de Mídia Eletrônica que veiculam mensagem publicitária segundo padrões específicos.

  • a) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
  • b) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
  • c) Apenas a alternativa I está correta.
  • d) Todas as alternativas estão corretas.
#168048
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(1,0) 8 - 

Para Mário Erbolato, no livro Técnicas de codificação em jornalismo, existem três formas de jornalismo: jornalismo opinativo; jornalismo interpretativo; jornalismo informativo. Sobre essas formas é correto afirmar:

  • a) O jornalismo informativo dá ênfase à notícia objetiva, à informação pura, imparcial, impessoal e direta; limita-se a narrar os fatos.
  • b) O jornalismo opinativo é o desdobramento e o aprofundamento da notícia, graças à investigação, cujo desenvolvimento se deve muito à tecnologia.
  • c) O jornalismo interpretativo é representado atualmente pelos editoriais e em alguns artigos e crônicas, expressa a opinião do seu autor sob o ponto de vista expresso, fazendo juízo sobre o assunto.
  • d) O jornalismo sensacionalista, que dá ênfase maior nos fatos cotidianos, de forma enfática, realista e emocional.
#168049
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(1,0) 9 - 

A comunicação acompanha o ser humano desde sempre, porém, passou por um período de evolução imenso até chegar à forma como conhecemos hoje. Basicamente a comunicação é dividida em quatro etapas, comunicação corporal, oral, escrita e tecnológica. Dentro da comunicação também podemos destacar o aspecto social. Quando se deu o surgimento do Jornalismo no Brasil?

  • a) Em 1922, com Gazeta do Rio de Janeiro.
  • b) Em 1914, com a Folha de São Paulo.
  • c) Em 1808, com o Correio Braziliense.
  • d) Em 1942, com a Gazeta Mercantil.
#168050
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(1,0) 10 - 

Sobre a Comunicação de Massa, escolha a alternativa correta:

I) Explica-se o termo “comunicação de massa” pela ideia de transmitir e disseminar uma mensagem para o maior número de pessoas possível. Para que isso ocorra, é necessário que os meios utilizados para a transmissão consigam atingir uma grande população. Portanto, podemos considerar que a televisão, o rádio, os jornais e mais recentemente, a internet, são mídias de comunicação de massa.

II) A característica dessa comunicação é que a mensagem parte de um único emissor para inúmeros receptores, o que torna o envio da mensagem mais ágil, fácil e amplo. Muitos estudiosos consideram que esse tipo de interação não pode ser considerado comunicação, pois em seu significado mais arcaico, comunicação é uma via de mão dupla, sendo assim, essas mídias deveriam apenas ser chamadas de veículos de massa.

III) Hoje em dia, o meio de comunicação de massa mais “democrático” é a Internet, pois você pode tanto receber quanto emitir uma mensagem, podendo atingir grandes públicos, tornando-se assim um formador de opinião também.

  • a) Apenas a afirmativa I está correta.
  • b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • d) Todas as alternativas estão corretas.
#168051
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(1,0) 11 - 

O Ministério das Comunicações (MC) foi criado pelo Decreto-lei nº 200/67 com a atribuição principal de planejar e definir as políticas públicas de comunicações do País, com as seguintes áreas de atuação: Radiodifusão, Telecomunicações e Serviços Postais. Atualmente, além da Secretaria Executiva, o MC possui em sua estrutura funcional a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica e a Secretaria de Telecomunicações (STE). A STE foi criada em abril de 2003. Seu principal objetivo é dotar o MC de uma estrutura técnica voltada às telecomunicações, permitindo uma melhor definição de políticas, diretrizes, objetivos e metas do setor. Entre suas competências NÃO está:

  • a) Formular e propor o estabelecimento de normas, metas e critérios para a universalização dos serviços públicos de telecomunicações e empresas terceirizadas de telecomunicações, bem como acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas.
  • b) Formular e propor políticas e diretrizes, objetivos e metas, relativos aos serviços de telecomunicações.
  • c) Auxiliar na orientação, acompanhamento e supervisão das atividades da Agência Nacional de Telecomunicações, nos termos da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997.
  • d) Auxiliar na orientação, acompanhamento e supervisão das atividades da Agência Nacional de Telecomunicações, nos termos da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997
#168052
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(1,0) 12 - 

A pirâmide invertida é uma técnica de redação jornalística que em 2013 completou 152 anos de existência. Trata-se de uma fórmula que normatiza como as informações devem ser organizadas e apresentadas dentro de uma notícia. Sendo assim, podemos afirmar que:

  • a) A pirâmide invertida é um jargão jornalístico para identificar um formato de textos em que a parte mais importante da notícia fica na ponta da pirâmide, ou seja, no desfecho final do texto para prender o leitor.
  • b) O formato tornou-se quase uma unanimidade na imprensa, porque poupa tempo do leitor e permite que o texto seja cortado para adequar-se ao espaço editorial disponível, sem comprometer a qualidade da notícia ou da informação.
  • c) A pirâmide invertida é referenciada como uma das técnicas em total desuso no jornalismo escrito. Em lugar do habitual relato colocando os dados mais importantes no início do texto e garantindo assim a chegada dos dados essenciais aos seus jornais, nessa técnica os jornalistas organizam os fatos pelo valor cronológico dos acontecimentos.
  • d) A técnica da pirâmide invertida pode resumir-se em poucas palavras: a redação de uma notícia começa pelos dados mais importantes – a resposta às perguntas: “o quê, quem, onde, como, quando e por quê” – seguido de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse.
#168053
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(1,0) 13 - 

A manipulação da informação por parte do poder político é uma grave ofensa à liberdade de imprensa e ao direito do cidadão contemporâneo.

Que instrumento regula essas relações?

  • a) Política Nacional das Telecomunicações.
  • b) Código de Ética.
  • c) Sindicato da Classe.
  • d) Associação de Imprensa.
#168054
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(1,0) 14 - 

O gênero jornalístico tem como principal característica a integração entre o leitor e o jornal, sendo que essa modalidade requer um tipo específico de linguagem, chamada de linguagem jornalística. Esta, por sua vez, é composta por algumas especificidades que têm objetivos bem delimitados, partindo do pressuposto de que todos e todas devem compreender o conteúdo a ser transmitido.

  • a) Objetividade: a mensagem deve ser transmitida de maneira clara, a fim de que sejam evitadas diferentes interpretações e possíveis dificuldades do leitor em compreender aquilo que está sendo dito ou lido.
  • b) Universalidade: a linguagem jornalística deve prezar por termos aceitos no registro formal da língua, evitando vícios de linguagem e vocábulos eruditos ou obsoletos.
  • c) Imparcialidade: os fatos narrados devem ser de interesse geral, evitando assuntos que sejam de pouca relevância para a sociedade.
  • d) Simplicidade: deve evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.
#168055
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(1,0) 15 - 

É fundamental o papel da sociedade como agentes, que fornecem informações e que servem de matéria-prima para os jornais na produção e publicação das notícias. Esses agentes são caracterizados no jornalismo como fontes. O jornalista pode ter fontes primárias, secundárias, terciárias etc., devendo sempre privilegiar as fontes primárias, pois geralmente são mais fidedignas. Sendo assim, podemos dizer que são qualidades de uma boa fonte:

  • a) Autoridade, reputação e credibilidade
  • b) A confiabilidade e o relacionamento social.
  • c) O grau de conhecimento sobre o assunto e o valor da informação.
  • d) Credibilidade, fonte primária e fonte secundária.