Simulado Câmara Municipal de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara Municipal de Araraquara - SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara Municipal de Araraquara - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara Municipal de Araraquara - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara Municipal de Araraquara - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara Municipal de Araraquara - SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara Municipal de Araraquara - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara Municipal de Araraquara - SP
Para realizar o simulado Câmara Municipal de Araraquara - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara Municipal de Araraquara - SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Câmara Municipal de Araraquara - SP é aqui!
- #141181
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Para Gesser (2009), em Libras a orientação da palma da mão pode fazer a distinção do significado de um sinal. Observe a imagem dos sinais abaixo e assinale o que, respectivamente, significam. Analise as afirmativas, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) EU AJUDO VOCÊ ( ) VOCÊ ME AJUDA; ( ) ELES AJUDAM VOCÊ; ( ) VOCÊS ME AJUDAM;
- a) V,F,V,V
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,V
- d) V,V,V,V
- #141182
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Observe os sinais abaixo e analise as afirmativas. Dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) IMPORTANTE – APRENDER – COMUNICAR; ( ) IMPORTANTE – BOBO – COMUNICAR; ) IMPORTANTE – SÁBADO – COMUNICAR; ( ) IMPORTANTE – APRENDO - COMUNICAR;
- a) V,V,V,V
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,F
- d) F,F,V,V
- #141183
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Para Felipe (2007), a característica da pessoa pode ser representada de várias formas. Observe as figuras abaixo e dê às afirmativas valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Sinais icônicos não têm relação com a característica da pessoa, apenas animais e objetos; ( ) A característica da pessoa é relacionada aos sinais arbitrários da Libras; ( ) A iconicidade tem a ver com a característica da pessoa; ( ) Sinais icônicos e arbitrários representam a mesma coisa durante a sinalização.
- a) F,F,V,F
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,V
- d) F,F,V,V
- #141184
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A interpretação educacional ou acadêmica pode fazer uso de duas modalidades de interpretação, a consecutiva e/ou a simultânea. De acordo com Lacerda (2009), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A modalidade simultânea é mais comumente observada em grandes eventos e conferências em sala de aula; ( ) A modalidade consecutiva não é mais utilizada pelos tradutores/intérpretes de Libras; ( ) Apenas entre línguas orais, a interpretação simultânea é utilizada; ( ) A modalidade simultânea quase nada interfere no tempo de apresentação dos locutores;
- a) F,F,F,F
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,V
- d) F,F,V,V
- #141185
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
“A tradução/interpretação Libras – Português e Português – Libras é uma atividade em que se aplicam os diferentes princípios da tradução aqui desenvolvidos” Sobral (2008 p. 128). Diante disto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Dada a especificidade da condição da Libras na sociedade brasileira, uma língua minoritária recém-reconhecida, é preciso insistir nesse aspecto, a fim de defender a ideia que o intérprete bem sucedido de Libras precisa ter uma formação que lhe mostre as formas de ação dos tradutores em atividades concretas; ( ) Quanto mais profissionais se tornarem intérpretes de Libras, tanto maior o benefício dos surdos; ( ) Os intérpretes de Libras ao se formarem, não precisam estar inseridos na comunidade surda, isso porque já adquiriram fluência; ( ) Considerando que a Libras é uma língua visual, é importante que os intérpretes entendam que a Libras é um conjunto de códigos e elementos finitos;
- a) V,F,V,V
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,V
- d) F,F,V,V
- #141186
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Para Sobral (2008), o intérprete tem importantes obrigações éticas em sua qualidade de interface entre surdos e ouvintes. Uma delas é respeitar as características dos parceiros. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Com o trabalho de parceria, o intérprete não precisa se esforçar; ( ) A postura ética, uma vez já obtida, não é necessário continuar estudando; ( ) O intérprete deve se esforçar constantemente para melhorar cada vez mais a sua forma de dizer o “mesmo” a outros, o que pressupõe um contato permanente com os surdos; ( ) O intérprete precisa se esforçar apenas quando atua em contexto educacional, pois precisa conhecer os conceitos em sala de aula.
- a) V,V,V,F
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,V
- d) F,F,V,F
- #141187
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com base em Gurgel (2010), sobre a formação do Tradutor/Intérprete de Libras, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Diante de movimentos políticos-educacionais atuais, é irrelevante falarmos de formação do Tradutor/Intérprete; ( ) A profissão, por ser nova, tem um número insuficiente de profissionais formados até o momento, dispondo-se a atuar em diferentes locais, tradutores-intérpretes que saibam a língua de sinais e se coloquem à disposição para trabalhar; ( ) A formação é importante apenas diante de contextos específicos, como por exemplo, jurídicos e de saúde; ( ) A questão da formação específica do Tradutor/ Intérprete de Língua de Sinais é importante porque não deveria focalizar apenas o domínio da língua de sinais, mas também outras exigências, como o conhecimento da língua fonte e da língua alvo, das características gramaticais de cada uma das línguas; produção de sentidos; postura; ética; conforme já mencionadas e discutidas.
- a) V,V,V,F
- b) V,V,F,F
- c) V,V,F,V
- d) F,V,F,V
- #141188
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considerando o que rege a Lei nº 10.436/2002, e o Decreto 5.626/2005, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Lei refere-se ao reconhecimento e à legitimidade da Libras em todos os espaços públicos; ( ) O Decreto trata da inclusão da Libras como disciplina curricular nos cursos de Magistério, Educação Especial, Fonoudiologia, Pedagogia e Letras; ( ) O Decreto menciona que os surdos podem atuar como tradutores e intérpretes em diversos espaços sociais; ( ) Tanto a Lei como o Decreto, destacam a importância da formação do tradutor e intérprete de Libras;
- a) F,F,F,F
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,V
- d) F,F,V,V
- #141189
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Campos (2013 p. 47), ao mencionar sobre as questões que abarcam a educação de surdos, afirma: “O Intérprete de Línguas de Sinais (ILS) veio para traduzir a cultura, a língua, a história cultural, os movimentos, as políticas da identidade e subjetividade surda...”. Com base nisso, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os sujeitos surdos necessitam dos ILS para a interação entre pessoas que desconhecem a língua de sinais, para participação em vários tipos de atividades; ( ) Sem a presença do ILS, o surdo apresenta dificuldade para adquirir as informações e progredir nos estudos e fica privado da comunicação com os ouvintes; ( ) Alguns ILS apresentam dificuldade na tradução da língua de sinais para a língua falada devido à falta de domínio dos processos de tradução; ( ) Os ILS, propiciam a interação comunicativa e traduzem uma dada língua de sinais para outra língua e vice-versa;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- a) V,V,V,V
- b) V,V,F,F
- c) V,F,F,V
- d) F,F,V,V
- #141190
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Com base nas regras estabelecidas pela Lei nº 12.319/2010, do art 2º ao 6º. Analise e assinale a alternativa incorreta.
- a) O tradutor e intérprete terá competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa
- b) Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos
- c) Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares
- d) Não se deixar levar pela solidariedade e emoção, para que tenha consciência do direito e valor daqueles que dele necessitem
- #141191
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A comunidade surda tem em mãos uma importante conquista política na qual se baseiam as ações e reivindicações em torno da educação de surdos. Com base no Decreto nº 5.626/2005 que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, e o artigo 18º da Lei nº 10.098/2000, analise e assinale a alternativa incorreta.
- a) Garantir que as pessoas ouvintes sejam incluídas em cursos de Libras, para fomentar o seu uso e difusão
- b) Garantir professor de Libras ou instrutor de Libras; tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas
- c) Garantir professor de Libras ou instrutor de Libras; tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa
- d) Garantir professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas; e professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos
- #141192
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Sobre os advérbios de frequência, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os advérbios de frequência e algumas expressões que denotam a frequência de uma ação geralmente são apresentados antes do verbo na sentença afirmativa e no final da sentença interrogativa; ( ) Não há uso de adverbio de frequência em determinadas situações de frequência; ( ) O uso do advérbio está relacionado a iconicidade e pronomes possessivos; ( ) Advérbio de frequência é sempre utilizado na Libras para expressar ideia de lugar
- a) F,V,V,V
- b) F,F,F,F
- c) V,F,F,F
- d) F,F,V,V
- #141193
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Sobre a Comunidade de Surdos, com base em Moura (2000), assinale a alternativa incorreta.
- a) A Comunidade de Surdos não são apenas surdos, mas aqueles que se identifcam com os problemas da surdez (parentes, profissionais)
- b) A Comunidade de Surdos – além dos surdos – fazem parte filhos ouvintes de pais surdos
- c) Na Comunidade de Surdos os encontros podem acontecer em escolas e clubes de Surdos
- d) A Comunidade de Surdos é feita apenas pelos surdos
- #141194
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Considerando a complexidade humana, e os fatores educacionais e familiares, o Surdo pode ter uma identidade cultural. Sob essa premissa, assinale a alternativa incorreta.
- a) Baseadas em experiências compartilhadas, não envolvem os problemas de viver em um mundo ouvinte e não são relatadas como experiências frustrantes e embaraçosas
- b) Baseadas em experiências compartilhadas envolvem os problemas de viver em um mundo ouvinte e sempre são relatadas como experiências frustrantes e embaraçosas
- c) Ser membro da Comunidade de Surdos significa identificação com os Surdos
- d) Experiências compartilhadas têm a ver com o envolvimento de viver em um mundo ouvinte e sempre são relatadas como experiências frustrantes e embaraçosas. Por sua vez, a comunicação dentro da Comunidade de Surdos é garantida e fácil
- #141195
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara Municipal de Araraquara-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Com base em Moura (2000), a cultura surda tem dada definição. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.
- a) Uma política de identidade, elevada como uma nova categoria de direitos humanos coletivos
- b) A cultura surda é vista como estando relacionada a etnia, nação ou nacionalidade
- c) As culturas ouvintes e surdas são diferentes
- d) A cultura surda e costumes refletem a forma de ver o mundo pelos olhos daqueles que têm a diferença fundamental de como vê-lo em razão da sua modalidade de linguagem