Simulado Câmara de Olímpia - SP | CONCURSO
SIMULADO CÂMARA DE OLÍMPIA - SP
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara de Olímpia - SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara de Olímpia - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara de Olímpia - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara de Olímpia - SP contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara de Olímpia - SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara de Olímpia - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara de Olímpia - SP
Para realizar o simulado Câmara de Olímpia - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara de Olímpia - SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Câmara de Olímpia - SP é aqui!
- #176892
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- Concurso
- Câmara de Olímpia-SP
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(1,0) 1 -
Comunidade e personalidade
Ao refletir sobre minha existência e minha vida social, vejo claramente minha estrita dependência intelectual e prática. Dependo integralmente da existência e da vida dos outros. E descubro ser minha natureza semelhante em todos os pontos à natureza do animal que vive em grupo. Como um alimento produzido pelo homem, visto uma roupa fabricada pelo homem, habito uma casa construída por ele. O que sei e o que penso, eu o devo ao homem. E para comunicá-los utilizo a linguagem criada pelo homem. Mas quem sou eu realmente, se minha faculdade de pensar ignora a linguagem? Sou, sem dúvida, um animal superior, mas sem a palavra a condição humana é digna de lástima. Portanto reconheço minha vantagem sobre o animal nesta vida de comunidade humana. E, se um indivíduo fosse abandonado desde o nascimento, seria irremediavelmente um animal em seu corpo e em seus reflexos. Posso concebê-lo, mas não posso imaginá-lo. Eu, enquanto homem, não existo somente como criatura individual, mas me descubro membro de uma grande comunidade humana. Ela me dirige, corpo e alma, desde o nascimento até a morte. Meu valor consiste em reconhecê-lo. Sou realmente um homem quando meus sentimentos, pensamentos e atos têm uma única finalidade: a comunidade e seu progresso. Minha atitude social portanto determinará o juízo que têm sobre mim, bom ou mau. Contudo, esta afirmação primordial não basta. Tenho de reconhecer nos dons materiais, intelectuais e morais da sociedade o papel excepcional, perpetuado por inúmeras gerações, de alguns homens criadores de gênio. Sim, um dia um homem utiliza o fogo pela primeira vez; sim, um dia ele cultiva plantas alimentícias; sim, ele inventa a máquina a vapor. O homem solitário pensa sozinho e cria novos valores para a comunidade. Inventa assim novas regras morais e modifica a vida social. A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma, porque o progresso moral da sociedade depende exclusivamente de sua independência. A não ser assim, a sociedade estará inexoravelmente votada ao malogro, e o ser humano privado da possibilidade de comunicar. Defino uma sociedade sadia por esse laço duplo. Somente existe por seres independentes, mas profundamente unidos ao grupo. Assim, quando analisamos as civilizações antigas e descobrimos o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, reconhecemos estar a Idade Média morta e ultrapassada, porque os escravos se libertam e os grandes espíritos conseguem existir. (Albert Einstein. Como vejo o mundo. Trad. H. P. de Almeida)
No que se refere à concordância, conforme a norma-padrão da língua, o trecho “... quando analisamos as civilizações antigas e descobrimos o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, reconhecemos estar a Idade Média morta e ultrapassada...” (7º parágrafo) está corretamente reescrito em:
- a) … quando são analisadas as civilizações antigas e se descobre o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, se reconhece que a Idade Média está morta e ultrapassada…
- b) … quando se analisa as civilizações antigas e se descobre o desabrochar da cultura europeia no m omento do Renascimento italiano, se reconhecem que a Idade Média está morta e ultrapassada…
- c) … quando é analisado as civilizações antigas e é descoberto o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, é reconhecido que a Idade Média está morta e ultrapassada…
- d) … quando se analisam as civilizações antigas e se descobrem o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, se reconhece que a Idade Média está morta e ultrapassada…
- e) … quando se analisa as civilizações antigas e se descobre o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, é reconhecida que a Idade Média está morta e ultrapassada…
- #176893
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(1,0) 2 -
Comunidade e personalidade
Ao refletir sobre minha existência e minha vida social, vejo claramente minha estrita dependência intelectual e prática. Dependo integralmente da existência e da vida dos outros. E descubro ser minha natureza semelhante em todos os pontos à natureza do animal que vive em grupo. Como um alimento produzido pelo homem, visto uma roupa fabricada pelo homem, habito uma casa construída por ele. O que sei e o que penso, eu o devo ao homem. E para comunicá-los utilizo a linguagem criada pelo homem. Mas quem sou eu realmente, se minha faculdade de pensar ignora a linguagem? Sou, sem dúvida, um animal superior, mas sem a palavra a condição humana é digna de lástima. Portanto reconheço minha vantagem sobre o animal nesta vida de comunidade humana. E, se um indivíduo fosse abandonado desde o nascimento, seria irremediavelmente um animal em seu corpo e em seus reflexos. Posso concebê-lo, mas não posso imaginá-lo. Eu, enquanto homem, não existo somente como criatura individual, mas me descubro membro de uma grande comunidade humana. Ela me dirige, corpo e alma, desde o nascimento até a morte. Meu valor consiste em reconhecê-lo. Sou realmente um homem quando meus sentimentos, pensamentos e atos têm uma única finalidade: a comunidade e seu progresso. Minha atitude social portanto determinará o juízo que têm sobre mim, bom ou mau. Contudo, esta afirmação primordial não basta. Tenho de reconhecer nos dons materiais, intelectuais e morais da sociedade o papel excepcional, perpetuado por inúmeras gerações, de alguns homens criadores de gênio. Sim, um dia um homem utiliza o fogo pela primeira vez; sim, um dia ele cultiva plantas alimentícias; sim, ele inventa a máquina a vapor. O homem solitário pensa sozinho e cria novos valores para a comunidade. Inventa assim novas regras morais e modifica a vida social. A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma, porque o progresso moral da sociedade depende exclusivamente de sua independência. A não ser assim, a sociedade estará inexoravelmente votada ao malogro, e o ser humano privado da possibilidade de comunicar. Defino uma sociedade sadia por esse laço duplo. Somente existe por seres independentes, mas profundamente unidos ao grupo. Assim, quando analisamos as civilizações antigas e descobrimos o desabrochar da cultura europeia no momento do Renascimento italiano, reconhecemos estar a Idade Média morta e ultrapassada, porque os escravos se libertam e os grandes espíritos conseguem existir. (Albert Einstein. Como vejo o mundo. Trad. H. P. de Almeida)
A frase do texto que se mantém correta, segundo a norma-padrão da língua, após o acréscimo das vírgulas é:
- a) E descubro ser minha natureza semelhante em t odos os pontos, à natureza do animal, que vive em grupo. (1º parágrafo)
- b) Minha atitude social, portanto, determinará o juízo que têm sobre mim, bom ou mau. (4º parágrafo)
- c) O homem solitário, pensa sozinho e cria novos valores, para a comunidade. (6º parágrafo)
- d) Inventa assim, novas regras morais, e modifica a vida social. (6º parágrafo)
- e) Somente existe por seres independentes, mas, profundamente unidos, ao grupo. (7º parágrafo)
- #176894
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(1,0) 3 -
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico possa ser aceita como documento original, é necessário haver
- a) uma autorização federal com a rubrica da Presidência da República.
- b) um token de acesso chancelado pelos órgãos superiores.
- c) uma cópia impressa e com firma reconhecida de cada e-mail emitido.
- d) uma certificação digital que ateste a identidade do remetente conforme reza a lei.
- e) um responsável governamental que assine toda a comunicação eletrônica.
- #176895
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(1,0) 4 -
Considerando-se as comunicações oficiais no que tange ao correio eletrônico, assinale a alternativa correta.
- a) A linguagem de e-mail não precisa ser compatível com a comunicação oficial por conta de seu caráter ligeiro e informal.
- b) O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem só pode ser preenchido com informações oficiais.
- c) Um dos atrativos da comunicação por correio eletrônico é a sua formalidade e rigidez.
- d) A mensagem que encaminha um anexo pode seguir isenta de informações sobre o seu conteúdo.
- e) Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text.
- #176896
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(1,0) 5 -
A principal forma de comunicação para transmissão de documentos, haja vista o baixo custo e a celeridade, é o
- a) e-mail.
- b) fac símile.
- c) bluetooth.
- d) twitter.
- e) whatsApp.
- #176897
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(1,0) 6 -
Com relação à identificação do signatário nas comunicações oficiais, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura, com exceção das comunicações assinadas
- a) pelo Chefe da Casa Civil.
- b) pelos Chefes de Autarquias.
- c) pelos Ministros.
- d) pelo Presidente da República.
- e) pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça.
- #176898
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(1,0) 7 -
Além de arrematar o texto, o fecho das comunicações oficiais tem a finalidade de saudar o destinatário. Para autoridades superiores, incluindo-se o Presidente da República, utiliza-se o seguinte fecho
- a) Dignissimamente.
- b) Cordialmente.
- c) Respeitosamente.
- d) Atenciosamente.
- e) Sinceramente.
- #176899
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(1,0) 8 -
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto
- a) direto, escrito sem preocupação com as regras de ortografia.
- b) que descreve pormenorizadamente a situação, o relato ou o pedido.
- c) construído de forma indireta, rápido e sem maiores detalhamentos.
- d) formal, elaborado de forma prolixa, que transmite o padrão culto de linguagem.
- e) que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
- #176900
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(1,0) 9 -
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações oficiais devem ser sempre
- a) diretas.
- b) formais.
- c) indiretas.
- d) pessoais.
- e) informais.
- #176901
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(1,0) 10 -
As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Assim sendo, uma das características da redação oficial é a utilização do padrão culto de linguagem que é, por definição
- a) a linguagem informal, coloquial e corriqueira de todo e qualquer cidadão.
- b) uma linguagem rebuscada, oficial, culta e erudita.
- c) avessa a vocábulos de circulação restrita, como as gírias e os jargões.
- d) contrária às regras gramaticais específicas da linguagem formal.
- e) a linguagem que usa, inclusive, dialetos característicos de cada região do país.