Processando...

Simulado Câmara de Mesquita - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Câmara de Mesquita - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CÂMARA DE MESQUITA - RJ DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara de Mesquita - RJ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara de Mesquita - RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara de Mesquita - RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara de Mesquita - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara de Mesquita - RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara de Mesquita - RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara de Mesquita - RJ
Para realizar o simulado Câmara de Mesquita - RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara de Mesquita - RJ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Câmara de Mesquita - RJ é aqui!


#161518
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Mas o que é isso?
Outro dia apresentei um dos espetáculos do meu grupo de dança para pessoas com deficiência em um teatro aqui de Brasília e, logo após a apresentação, fizemos um bate-papo com o pessoal que foi assistir.
Entendo que essa ideia de um grupo de dança que mistura pessoas com e sem deficiência no palco ainda é um tanto recente aqui em Brasília e poucas pessoas viram espetáculos assim. Por isso, acho curioso esse bate-papo final. Surgem tantas questões e comentários interessantes que daria para escrever um livro só com eles.
Um dos comentários mais comuns é em relação à superação. As pessoas ficam muito emocionadas e dizem que é muito lindo ver a superação das pessoas com deficiência dançando. Com o passar do tempo e conforme fomos trabalhando, começamos a nos questionar: por que quando eu danço, eu apenas trabalhei e estudei para aprender aquilo e, por isso, estou dançando, mas a pessoa com deficiência superou limites? Ela não pode ter apenas trabalhado muito para adquirir aquele conhecimento, assim como todos nós?
As pessoas também costumam elogiar muito o trabalho dos professores, dizendo que o que a gente faz é maravilhoso. Já chegaram até a dizer que é quase milagroso! Ah, se essas pessoas imaginassem o quanto a gente aprende com nossos alunos que têm deficiência, elas elogiariam o trabalho deles, o esforço deles, pois para a gente não é esforço nenhum estar com eles!
Bom, mas nessa última apresentação surgiram umas perguntas diferentes. Primeiro perguntaram o que é dança para a gente. Bom, o que é dança? Dança é movimento. Como todos nós, que estamos vivos, nos mexemos – pois piscamos, respiramos, nossos corações batem –, todos nós podemos dançar! Dança nada mais é do que fazer poesia com o corpo. E então surgiu a outra pergunta que rendeu um belo debate para o resto da noite: E então, o que é poesia?
O que é poesia? Dentre tantas respostas e discussões, acho que poesia pode ser o que você quiser que seja! O nosso dia, se quisermos, pode ser repleto de poesia! Alguns vão para o trabalho focados apenas no trânsito e em chegar logo, outros vão observando a luz do sol refletida na poça de água que foi formada pela chuva, sorriem e se sentem presenteados quando aquela música que adoram começa a tocar na rádio! Atos corriqueiros, que fazemos sem prestar atenção, um dia, podem nos proporcionar uma experiência nova. Essa experiência pode ser poesia, não pode?
(Clara Braga, www.cronicadodia.com.br, 26.06.2013. Adaptado)
Ao questionar a maneira como se fala em superação para se referir à pessoa com deficiência que dança, Clara Braga afirma: “Ela não pode ter apenas trabalhado muito para adquirir aquele conhecimento, assim como todos nós?” (terceiro parágrafo). Desse modo, a autora demonstra

  • a) discordar da ideia de que dançarinos com deficiência sejam capazes de fazer movimentos belos e delicados.
  • b) defender que o dançarino com deficiência é tão apto para a dança quanto o sem deficiência e que ambos de- vem se esforçar para dançar bem.
  • c) acreditar que, devido a suas limitações físicas, as pessoas com deficiência precisam trabalhar mais para se tornarem bons dançarinos.
  • d) concordar que, na prática, tanto as pessoas com deficiência quanto as sem deficiência são capazes de dançar bem sem fazer esforço.
#161519
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Mesquita (RJ), a dispensa de exigências regimentais, salvo a de número legal e de parecer, para que determinado Projeto seja imediatamente considerado é um regime de tramitação denominado como:

  • a) Urgência ordinária.
  • b) Urgência normal.
  • c) Urgência especial.
  • d) Urgência demorada.
#161520
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Mesquita (RJ), a Explicação Pessoal é destinada à manifestação de Vereadores sobre atitudes pessoais, assumidas durante a Sessão ou no exercício do mandato. Sobre a explicação pessoa, assinale a alternativa correta:

  • a) A Sessão deve ser prorrogada para uso da palavra em Explicação Pessoal.
  • b) O orador nunca poderá ter sua palavra cassada.
  • c) Não poderá o orador desviar-se da finalidade da Explicação Pessoal, nem ser aparteado.
  • d) Em caso de infração do orador o Presidente da Câmara nada poderá fazer, nem advertir o orador.
#161521
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Mesquita (RJ), o Vereador que descumprir os deveres inerentes o seu mandato ou praticar ato que afete a sua dignidade estará sujeito ao processo e às medidas disciplinares previstas no Regimento. Assinale a única alternativa que contém as medidas previstas no Regimento:

  • a) Censura e advertência somente.
  • b) Cassação do mandato, somente.
  • c) Prisão imediata.
  • d) Censura e advertência; suspensão temporária do exercício do mandato, não excedente há 30 dias; e cassação do mandato.
#161522
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Leia o trecho a seguir, extraído do Regimento Interno da Câmara Municipal de Mesquita (RJ) e assinale ao que segue:

“Todas as premiações e demais titulações honoríficas, excetuando-se a de Cidadão de Mesquita, instituídas por Resolução da Câmara Municipal, serão concedidas no máximo, ______________ em cada sessão legislativa”.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

  • a) 02 (dois) vezes.
  • b) 06 (seis) vezes
  • c) 04 (quatro) vezes
  • d) 03 (três) vezes.
#161523
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Mesquita (RJ), o membro da Comissão quando omisso ou ineficiente no desempenho de suas atribuições regimentais, ou então exorbite das atribuições a ele conferidas por este Regimento é passível de:

  • a) Destituição.
  • b) Advertência.
  • c) Admoestação verbal.
  • d) Multa na remuneração.
#161524
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Mesquita (RJ), a propriedade do solo urbano deverá cumprir sua função social, atendendo às disposições estabelecidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, preservando os aspectos ambientais, naturais e histórico-culturais, e não comprometendo a infraestrutura urbana e o sistema viário. Sobre a desapropriação, assinale a alternativa correta de acordo com a referida Lei:

  • a) Nem toda área urbana de propriedade particular que, por qualquer motivo, permaneça sem o uso social previsto na política urbana, nos termos da Constituição Federal, é suscetível de desapropriação, com vistas a sua integração nas funções sociais da cidade.
  • b) Toda área urbana de propriedade particular que, por qualquer motivo, permaneça sem o uso social previsto na política urbana, nos termos da Constituição Federal, é suscetível de desapropriação, com vistas a sua integração nas funções sociais da cidade.
  • c) Toda área urbana de propriedade particular que, por qualquer motivo, permaneça sem o uso social previsto na política urbana, nos termos da Constituição Federal, é insuscetível de desapropriação, com vistas a sua integração nas funções sociais da cidade.
  • d) Toda área urbana de propriedade particular que, por qualquer motivo, atenda o uso social previsto na política urbana, nos termos da Constituição Federal, é suscetível de desapropriação, com vistas a sua integração nas funções sociais da cidade.
#161525
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Leia o trecho a seguir, extraído da Lei Orgânica do Município de Mesquita (RJ) e assinale ao que segue:

“No caso de calamidade pública, para atender despesas imprevisíveis e urgentes, o Prefeito Municipal poderá abrir créditos adicionais extraordinários com força de lei, devendo submetê-los, no prazo de ____________, à Câmara Municipal, que, estando em recesso, será convocada extraordinariamente”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho:

  • a) Cinco dias.
  • b) Quatro dias.
  • c) Dez dias.
  • d) Sete dias.
#161526
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Mesquita (RJ), a soberania popular se manifesta quando a todos são asseguradas condições dignas de existência e será exercida:

  • a) Pelo sufrágio não universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos; pelo plebiscito; pelo referendo; pela iniciativa popular; pela participação popular nas decisões do Município e no aperfeiçoamento democrático de suas instituições; pela ação fiscalizadora sobre a administração pública; e pela tribuna popular.
  • b) Pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos; pelo plebiscito; pelo referendo; pela iniciativa popular; pela participação popular nas decisões do Município e no aperfeiçoamento democrático de suas instituições; pela ação fiscalizadora sobre a administração pública; e pela tribuna popular.
  • c) Pelo sufrágio universal e pelo voto indireto e secreto, com valor igual para todos; pelo plebiscito; pelo referendo; pela iniciativa popular; pela participação popular nas decisões do Município e no aperfeiçoamento democrático de suas instituições; pela ação fiscalizadora sobre a administração pública; e pela tribuna popular.
  • d) Pelo sufrágio universal e pelo voto direto e aberto, com valor igual para todos; pelo plebiscito; pelo referendo; pela iniciativa popular; pela participação popular nas decisões do Município e no aperfeiçoamento democrático de suas instituições; pela ação fiscalizadora sobre a administração pública; e pela tribuna popular.
#161527
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Leia o trecho a seguir, extraído da Lei Orgânica do Município de Mesquita – RJ e assinale ao que segue:

“Os crimes que o Prefeito praticar, no exercício do mandato ou em decorrência dele, por infrações penais comuns ou por crimes de responsabilidade, serão julgados perante o ____________________ (1) e as infrações políticos administrativas pela ______________________ (2)”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

  • a) (1) Tribunal de Justiça do Município; (2) Câmara de Vereadores.
  • b) (1) Tribunal de Justiça do Estado; (2) Câmara de Vereadores.
  • c) (1) Câmara dos Vereadores; (2) Tribunal de Justiça do Estado.
  • d) (1) Senado Federal; (2) Câmara de Vereadores.
#161528
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Analise a lógica de ordenação abaixo e assinale ao que segue:
Organização de pasta de documentos referentes a Portugal:

Lisboa Aveiro Coimbra Porto

O método de arquivamento utilizado foi:

  • a) Geográfico.
  • b) Numérico.
  • c) Alfabético.
  • d) Ideográfico.
#161529
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue sobre a classificação dos documentos:

“_________________ os assuntos que não devam ser do conhecimento do público, em geral. Recebem essa classificação, entre outros, partes de planos, programas e projetos e as suas respectivas ordens de execução: cartas, fotografias aéreas e negativos que indiquem instalações importantes”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho:

  • a) Reservados.
  • b) Sigilosos.
  • c) Secretos.
  • d) Abertos.
#161530
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue sobre as fases da gestão de documentos:

“Esta fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições”.

O trecho se refere a uma das fases da gestão de documentos, assinale a alternativa correta que corresponde a tal fase:

  • a) Avaliação de documentos.
  • b) Destinação de documentos.
  • c) Utilização de documentos.
  • d) Produção de documentos.
#161531
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Assinale a alternativa correta que contém duas características dos documentos de valor permanente de acordo com a Lei n. 8159/1991:

  • a) Inalienabilidade e imprescritibilidade.
  • b) Alienabilidade e imprescritibilidade.
  • c) Inalienabilidade e prescritibilidade.
  • d) Alienabilidade e prescritibilidade.
#161532
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Mesquita-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Nos termos da Lei n. 8159/1991, os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social, desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e desenvolvimento científico nacional. Com base na referida Lei, é certo dizer que os arquivos privados identificados como de interesse público e social:

  • a) Deverão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.
  • b) Poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.
  • c) Não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.
  • d) Poderão mas não devem ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.