Simulado Câmara de Juiz de Fora - MG | CONCURSO
SIMULADO CÂMARA DE JUIZ DE FORA - MG
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara de Juiz de Fora - MG.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara de Juiz de Fora - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara de Juiz de Fora - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara de Juiz de Fora - MG contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara de Juiz de Fora - MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara de Juiz de Fora - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara de Juiz de Fora - MG
Para realizar o simulado Câmara de Juiz de Fora - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara de Juiz de Fora - MG você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Câmara de Juiz de Fora - MG é aqui!
- #176642
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As instituições sociedades se configuram em padrões econômicos, culturais e ético-políticos. Esses padrões são correlatos de uma ordem historicamente construída. A ordem social pode ser chamada de “autogerada” somente no sentido em que ela resulta da atividade dos seres humanos, que são seres sociais, não sendo, portanto, definida por um ser supremo fora de nosso mundo, nem muito menos resultante meramente de nossas tendências biológicas, tais como se verificaria numa colmeia ou num formigueiro. A ordem social é autogerada coletivamente a partir da produção e reprodução coletiva da existência humana. Essa empreita, transformando-se constantemente de acordo com as reconfigurações da correlação de forças econômicas e ético-políticas, possui uma dimensão histórica radical, pois tudo está em um processo, em um “devir” contínuo. A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo. A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento, o que pode ser investigado a partir da pergunta sobre a quem ela serve. Essas forças expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico.
Devido ao caráter instável da configuração e constituição social, nenhuma ordem, padrão de reconhecimento entre as pessoas, em relação ao qual se estabelece o que cabe a cada uma fazer, ceder, oferecer e receber, deve ser entendida fora do processo contraditório de destruição e criação de padrões, da desordem que lhe é correlata, das ações que não se enquadram nos padrões de reconhecimento estabelecidos num determinado momento, mas que os tornam relativos.
O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão. A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade. Assim, a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais, do processo histórico segundo o qual uma sociedade se constitui. A ordem expressa nas leis constitucionais que modulam juridicamente uma sociedade reflete e justifica a configuração de forças históricas, que define como os frutos da cooperação social são diferentemente apropriados.
SILVA, S. R. Ética pública e formação humana. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 645-665, out. 2006. p. 648-649. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br (com adaptações).
As regras de concordância estão corretamente observadas somente no item:
- a) Transformam-se os valores sociais à medida que as forças históricas conflitam e assumem posições assimétricas.
- b) Cabe ao poder público a tarefa de definir prioridades de investimento e definir regras e parâmetros adequadas ao desenvolvimento social.
- c) Certamente o maior entrave para a tão sonhada igualdade social passa pela justa partilha dos bens de produção e da propriedade privados.
- d) Configura-se a sociedade e a história numa forte relação de interdependência de modo que não se podem estabelecer a prevalência de uma sobre a outra.
- #176643
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A precarização do trabalho caracteriza-se pela desregulamentação e perda de direitos trabalhistas e sociais, a legalização dos trabalhos temporários e da informalização do trabalho. Como consequência, podem ser observados o aumento do número de trabalhadores autônomos e subempregados e a fragilização das organizações sindicais e das ações de resistência coletiva e/ou individual dos sujeitos sociais. A terceirização, no contexto da precarização, tem sido acompanhada de práticas de intensificação do trabalho e/ou aumento da jornada de trabalho, com acúmulo de funções, maior exposição a fatores de riscos para a saúde, descumprimento de regulamentos de proteção à saúde e segurança, rebaixamento dos níveis salariais e aumento da instabilidade no emprego. Tal contexto está associado à exclusão social e à deterioração das condições de saúde.
Analisado o enunciado é CORRETO afirmar que:
- a) O enunciado não guarda nenhuma correlação com o assunto Doenças Ocupacionais.
- b) No enunciado não encontramos evidências de que as condições ali apresentadas levem a um aumento nos casos de doenças ocupacionais.
- c) Só podemos falar de doenças ocupacionais quando nos referimos aos trabalhadores formais, com contrato de trabalho ou similar.
- d) O enunciado traz ligações claras entre o que acontece no mundo do trabalho hoje e o aumento de casos de doenças ocupacionais.
- #176644
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Devido ao grande número de acidentes de trabalho relacionados a serviços em instalações elétricas, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Norma Regulamentadora NR 10, que recebeu o título de “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”. Sobre o tema marque o item INCORRETO:
- a) A Norma Regulamentadora nº 10 tem como objetivo estabelecer os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
- b) Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
- c) Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, deverá ser criada uma outra forma de fazer o trabalho ou cancelar o serviço por conta dos riscos.
- d) Os serviços em instalações elétricas devem ser precedidos de ordens de serviço especificas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo, no mínimo, o tipo, a data, o local e as referências aos procedimentos de trabalho a serem adotados.
- #176645
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Sobre o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, analise os itens abaixo e atribua V para item verdadeiro e F para item falso:
I. Observe-se também que as Micro Empresas e as Empresas de Pequeno Porte não estão dispensadas da emissão do PPP ( ).
II. Criado para substituir os antigos formulários denominados SB 40, DISES BE 5235, DSS 8030 e DIRBEN 8030, os quais sempre foram de preenchimento obrigatório apenas para aqueles trabalhadores que laboram expostos a agentes nocivos à sua saúde, sua exigência legal se encontra no artigo 58 da Lei 8.213/91( ).
III. A exigência abrange aqueles que laborem expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, considerados para fins de concessão de aposentadoria especial, ainda que não presentes os requisitos para a concessão desse benefício, seja pela eficácia dos equipamentos de proteção, coletivos ou individuais, seja por não se caracterizar a permanência ( ).
IV. A atualização do Perfil Profissiográfico Previdenciário deve ser feita sempre que houver alteração que implique mudança das informações contidas nas suas seções ou pelo menos uma vez a cada dois anos, quando permanecerem inalteradas suas informações ( ).
Respondidos os itens, a sequência CORRETA é:
- a) V V F F.
- b) V F F V.
- c) V V V F.
- d) F V V V.
- #176646
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Entre as finalidades do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, NÃO está:
- a) Comprovar as condições para benefícios, principalmente a aposentadoria convencional.
- b) Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante órgãos públicos.
- c) Prover a empresa de informações sobre seus setores ao longo dos anos, evitando ações judiciais indevidas.
- d) Formar banco de dados para a vigilância sanitária e epidemiológica, e políticas de saúde.
- #176647
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
É uma contribuição imposta às empresas destinada ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), valor que é destinado ao custeio de benefícios de amparo ao trabalhador que se encontra acometido de alguma incapacidade laboral:
- a) FAT – Fator Acidentário de Trabalho.
- b) FAS – Fator Acidentário de Seguro.
- c) FAE – Fator Acidentário de Emprego.
- d) FAP – Fator Acidentário de Prevenção.
- #176648
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social:
- a) Até o segundo dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, até o dia seguinte, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.
- b) Até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.
- c) Até o quinto dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, até o dia seguinte, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.
- d) Até o terceiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, até o dia seguinte, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social.
- #176649
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em caso de investigação de acidentes de trabalho algumas providências são muito importantes e garantem a qualidade da investigação e seus resultados. Marque abaixo o item INCORRETO sobre o tema:
- a) A testemunha, diante do impacto do acidente, deve ser atendida e ter um tempo para se refazer da situação. Falar na hora e por impulso pode gerar informação incorreta.
- b) Deixar claro o real motivo da investigação e que ela tem a transparência e a isenção suficientes para gerar uma solução justa.
- c) Se sentir que a testemunha está tendo dificuldades em responder as perguntas e esclarecer os fatos, procurar induzi-la na busca por respostas.
- d) Deixar a testemunha à vontade para falar. Não interromper seu raciocínio e ouvir com bastante atenção.
- #176650
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A investigação de acidentes de trabalho (AT) constitui importante ferramenta para o desenvolvimento do sistema de gerenciamento de riscos das empresas. Através de uma boa análise de acidente, pode-se compreender o que ocorreu, como o trabalho foi realmente executado, como e por que as coisas deram errado. Sobre o tema analise os itens abaixo:
I. No Brasil, é função dos Auditores-Fiscais do Trabalho (AFT), vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), investigar e analisar as causas dos AT graves e fatais, bem como as situações com potencial para gerar tais eventos.
II. Para cada acidente analisado deve ser emitido um relatório abordando suas causas e as medidas a serem adotadas pelo empregador para que novos eventos indesejados não voltem a ocorrer.
III. A análise de um AT não pode encerrar-se com a elaboração do relatório, é necessário ir além (DROGARIS, 1993, p.108). Há de se buscar a disseminação das lições aprendidas com o evento analisado, como também o cumprimento pelas empresas das medidas preventivas apontadas no relatório a fim de evitar a recorrência do mesmo.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
- a) Todos os itens estão corretos.
- b) Apenas o item I está correto.
- c) O item III está incorreto e não guarda relação direta com o II.
- d) Todos os itens estão incorretos.
- #176651
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Juiz de Fora-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Norma Regulamentadora – NR 26 tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos. Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. Nos itens abaixo, em qual NÃO devemos usar a cor vermelha:
- a) Caixa de Alarmes de Incêndio.
- b) Extintores e sua localização.
- c) Corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco.
- d) Sirene de alarme de incêndio.