Simulado Câmara de Goiânia-GO | Analista de Sistemas | CONCURSO
SIMULADO CÂMARA DE GOIÂNIA-GO | ANALISTA DE SISTEMAS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Câmara de Goiânia-GO para o cargo de Analista de Sistemas.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CS-UFG para o concurso Câmara de Goiânia-GO. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Sistemas, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Câmara de Goiânia-GO | Analista de Sistemas contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Câmara de Goiânia-GO.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #52224
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- Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 1 -
Os requisitos de software podem ser caracterizados por propriedades (ou atributos). Uma propriedade esperada para qualquer requisito é que este seja
- a) verificável.
- b) curto.
- c) visual.
- d) funcional.
- #52227
- Banca
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- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 2 -
Em um dado documento, lê-se: "O código a ser produzido deve fazer uso da linguagem de programação Java". Essa informação é um requisito
- a) de confiabilidade.
- b) funcional.
- c) de desempenho.
- d) classificado como restrição.
- #52229
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- Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 3 -
Um software é geralmente produzido a partir de um projeto, ao longo do qual
- a) requisitos permanecem registrados e sem alterações.
- b) requisitos mudam e outros podem surgir.
- c) relacionamentos entre requisitos permanecem inalterados.
- d) requisitos cujo estado vai de aprovado para rejeitado são eliminados dos registros.
- #52231
- Banca
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- Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 4 -
Sejam as classes A e B tais que o relacionamento entre elas é dado pelo fato de A usar (referenciar) a classe B. Dessa forma, qual das refatorações a seguir implementa o princípio da inversão de dependência?
- a) Cria interface para serviços oferecidos por B; a classe A passa a usar a interface criada; a classe B passa a implementar a interface criada; a classe A não usa mais a classe B.
- b) Cria interface para serviços oferecidos por A; a classe A passa a implementar a interface criada; a classe B passa a usar a interface criada; a classe A não usa mais a classe B.
- c) Cria um relacionamento de herança entre as classes A e B (A torna-se uma especialização de B); métodos da classe B empregados pela classe A são migrados para a classe A; a classe A não usa mais a classe B.
- d) Cria uma referência para a classe B na classe A; cria um método para receber uma instância de B (injeção de dependência) e guarda-a na referência criada; a classe A não usa mais a classe B.
- #52232
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- Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 5 -
A construção de um software é precedida pelo seu design (projeto). O design de software inclui
- a) arquitetura de software e não inclui projeto detalhado.
- b) arquitetura de software e não inclui projeto de banco de dados.
- c) gerenciamento de projeto e não inclui projeto detalhado.
- d) arquitetura de software e não inclui gerenciamento de projeto.
- #52234
- Banca
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- Câmara de Goiânia-GO
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(1,0) 6 -
Design (projeto) de software é um processo do ciclo de vida de software. A execução desse processo
- a) só é adequada em projetos de grande porte.
- b) não possui relação com a Lei de Conway.
- c) produz artefatos que orientam a organização do código.
- d) não deve considerar requisitos de testes.
- #52235
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(1,0) 7 -
Leia o texto a seguir extraído da Internet.
Se o débito técnico não é pago, ele pode acumular, tornando mais difícil implementar mudanças posteriores.
No contexto desta informação, o débito técnico
- a) pode ser eliminado durante a construção de software sem dependência do projeto (design) do software.
- b) pode ser eliminado por alteração no projeto (design) sem repercussão na implementação.
- c) é uma questão de projeto (design) com repercussão na funcionalidade do software.
- d) tem impacto na evolução do software.
- #52236
- Banca
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(1,0) 8 -
A tecnologia da informação (TI) representa um enorme mercado, estimado por alguns em trilhões de dólares. Nesse valioso mercado, a governança de TI é
- a) um estilo de gestão (liderança) de profissionais de TI.
- b) o gerenciamento de projeto de TI.
- c) a contemplação de interesses de negócio em decisões de TI.
- d) a gestão de TI por meio de líderes natos.
- #52237
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(1,0) 9 -
A governança de TI e o gerenciamento de TI promovem a socialização de "boas práticas" por meio de normas, padrões e frameworks. Qual é a referência associada à governança de TI e ao gerenciamento de TI, respectivamente?
- a) COBIT e TOGAF.
- b) ISO 38500 e ITIL.
- c) ITIL e ISO 38500.
- d) ITIL e COBIT.
- #52238
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(1,0) 10 -
A governança de TI está associada ao uso eficiente e eficaz da TI. Em consequência, várias questões fazem parte do cotidiano de quem exerce tal governança. Dentre os itens a seguir, qual é o que provoca menor impacto se não for do conhecimento de quem exerce tal governança?
- a) Riscos.
- b) Princípios de projeto (design) de software.
- c) Segurança.
- d) Gerenciamento de serviços.
- #52240
- Banca
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(1,0) 11 -
Teste de regressão refere-se ao processo de retestar software que tenha sido modificado. Nesse contexto, um conjunto de teste que é adequado a uma versão do software não é necessariamente adequado à versão subsequente do software. O testador selecionou um critério de teste, que representa uma exigência para os casos de teste de regressão a cada nova versão do software. Dentre as opções a seguir, a mais exigente é
- a) todos-os-usos
- b) todos-os-comandos
- c) todos-os-caminhos
- d) todos-os-arcos
- #52242
- Banca
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(1,0) 12 -
A UML possui um conjunto de diagramas que podem ser usados para visualizar, especificar, construir e documentar artefatos de software. No contexto do envio de mensagens entre objetos durante a execução de uma tarefa, considere dois interesses do projetista: evidenciar os relacionamentos entre objetos e realçar a ordem temporal de mensagens. Dois diagramas para lidar primariamente com esses interesses são, respectivamente:
- a) Diagrama de Comunicação e Diagrama de Sequência.
- b) Diagrama de Objetos e Diagrama de Comunicação.
- c) Diagrama de Sequência e Diagrama de Atividades.
- d) Diagrama de Atividades e Diagrama de Sequência.
- #52243
- Banca
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(1,0) 13 -
Polimorfismo é um conceito usado em programação orientada a objetos, e envolve a seleção dinâmica baseada
- a) no objeto referenciado em vez do tipo da referência ao objeto, quando há a sobrescrita (overriding) de métodos.
- b) no objeto referenciado em vez do tipo da referência ao objeto, quando há a sobrecarga (overloading) de métodos.
- c) no tipo da referência ao objeto em vez do objeto referenciado, quando há a sobrescrita (overriding) de métodos.
- d) no tipo da referência ao objeto em vez do objeto referenciado, quando há a sobrecarga (overloading) de métodos.
- #52246
- Banca
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(1,0) 14 -
Em programação orientada a objetos, se a classe Y estende a classe X enquanto a classe Z estende a classe Y, então
- a) Y é um subtipo de X e Z.
- b) Y é uma subclasse de Z.
- c) Z é uma herança de Y
- d) Y é superclasse de X.
- #52247
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(1,0) 15 -
Sejam as classes seguintes escritas em Java:
class A {int x; A(){setX(10);} int getX(){return x;} void setX(int y) {x=y;}}
class B extends A {B(){ x+=100; }}
class C extends B { C(){ this(10); x*=2; } C(int y) {setX(y+getX());}}
A execução da sentença new C().getX() retorna o valor
- a) 110
- b) 120
- c) 220
- d) 240