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Simulado Câmara de Feira de Santana-BA | Intérprete de Libras | CONCURSO

Simulado Câmara de Feira de Santana-BA | Intérprete de Libras

SIMULADO CÂMARA DE FEIRA DE SANTANA-BA | INTÉRPRETE DE LIBRAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Câmara de Feira de Santana-BA para o cargo de Intérprete de Libras.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBFC para o concurso Câmara de Feira de Santana-BA. Estas questões são especificamente para o cargo de Intérprete de Libras, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Câmara de Feira de Santana-BA | Intérprete de Libras contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Câmara de Feira de Santana-BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#113455
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0) 1 - 

A comunidade surda é reconhecida por sua força e luta por direitos de uma educação de qualidade com vistas à sua inclusão social, cultural, no mercado de trabalho e assim por diante. Essas lutas, ao longo das décadas, resultaram em direitos nesses diferentes âmbitos, estando, dessa forma, representada na legislação vigente. Assinale a alternativa correta que dispõe acerca de um desses direitos conquistados.

  • a) oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas
  • b) oferta de educação bilíngue, em Português como primeira língua e na modalidade gestural da Libras como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas
  • c) oferta de educação na modalidade de Comunicação Total, a qual deverá respeitar as diferentes formas de comunicação dos alunos surdos, em escolas e classes especiais ou inclusivas
  • d) oferta de educação oralizada de forma inclusiva, em escolas e classes especiais ou inclusivas
#113456
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0) 2 - 

A legislação que dispõe sobre a Libras, estabelece que “As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares […]” (BRASIL, 2002, ART. 14). Considerando a legislação e tendo em mente o conceito de acessibilidade, leia as afirmativas a seguir para analisar o papel das instituições federais: I. Promover cursos de formação de professores para o ensino de Libras, tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. II. Ofertar, desde o Ensino Fundamental I o ensino de Libras e Língua Portuguesa. III. Prover a escola com: professor ou instrutor de Libras, tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas, e professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos. IV. Garantir que os mecanismos de avaliação sejam os mesmos de todos os alunos, surdos e ouvintes, sem considerações diferentes na correção das provas, com vistas à garantir a igualdade e a inclusão dos alunos surdos. Assinale a alternativa correta.

  • a) I, II e III apenas
  • b) I e III apenas
  • c) I, II e IV apenas
  • d) I, III e IV apenas
#113457
Banca
IBFC
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Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0) 3 - 

O bilinguismo, enquanto paradigma atual na educação de alunos surdos, é muito discutido e possui grande referencial teórico. Para esses referenciais uma escola bilíngue é aquela que garante as Línguas 1 e 2. Quanto à compreensão do bilinguismo na escola: Assinale a alternativa que explana corretamente.

  • a) Os alunos surdos devem ser expostos à Libras e à Língua Portuguesa na modalidade oral e essa decisão depende da condição linguística do aluno
  • b) A escola deve ensinar os alunos surdos o Português na sua modalidade escrita, tendo como base o oralismo
  • c) A unidade escolar deve ensinar todos os alunos, surdos e ouvintes, a conviver com as diferenças, de forma respeitosa e inclusiva considerando sempre as avaliações dos profissionais da saúde no ambiente educacional para as questões da surdez
  • d) Os alunos surdos devem ser expostos à Libras para que desenvolvam capacidades e competências linguísticas no mesmo ritmo das crianças ouvintes
#113458
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0) 4 - 

As construções frasais da Libras podem respeitar diferentes ordens gramaticais e trazem na sua construção a noção de tempo: passado, presente, futuro. Considere a frase “O irmão dela vendeu o carro” para assinalar a alternativa que dispõe a mesma em Libras:

  • a) Del@ homem^irmã@ vender carro já
  • b) Carro irmã@ ^irmã vender carro ontem
  • c) Del@ homem^irmã@ vender carro sempre
  • d) Vender tempo-passado carro dela homem^irmã@
#113459
Banca
IBFC
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Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0) 5 - 

A Lei Brasileira da Inclusão nº 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, dispõe sobre os direitos desse público esclarecendo, inclusive, o conceito de acessibilidade e barreira. Para tanto, leia as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente esse conceito.

    • a) Possibilidade de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertas ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, na zona urbana, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida
    • b) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida
    • c) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, edificações, transportes, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida
    • d) Possibilidade de alcance para utilização de espaços de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida
    #113460
    Banca
    IBFC
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    Câmara de Feira de Santana-BA
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    (1,0) 6 - 

    Assim como a Língua Portuguesa, a Libras se constitui enquanto língua, pois conta com quatro níveis linguísticos. Quanto a esses níveis, assinale a alternativa correta.

    • a) etimologia; gramática; imagem; contexto
    • b) fonologia; morfologia; vocabulário; sinais
    • c) fonologia; morfologia; sintaxe; semântica
    • d) cronologia; etimologia; fonologia; morfologia
    #113461
    Banca
    IBFC
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    Concurso
    Câmara de Feira de Santana-BA
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    (1,0) 7 - 

    A Libras não utiliza apenas sinais, mas cinco parâmetros diferentes. Escolha a alternativa que elucida corretamente o que a personagem está sinalizando e os parâmetros que podem ser observados.

    • a) Configuração da mão em L; não possui ponto de articulação; não possui movimento, trata-se de um sinal estático; expressão facial triste
    • b) Configuração da mão em Y; Ponto de articulação no queixo; movimento da mão; expressão facial triste
    • c) Configuração da mão no queixo; Ponto de articulação em Y; movimento da mão para cima; expressão facial triste
    • d) Configuração da mão estática; ponto de articulação na cintura; não há movimento, é um sinal estático; expressão facial indiferente
    #113462
    Banca
    IBFC
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    Câmara de Feira de Santana-BA
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    (1,0) 8 - 

    O profissional que fará interpretação de Libras – Língua Portuguesa no ambiente escolar, deve conhecer as palavras utilizadas nesse ambiente, além de ter fluência em ambas as línguas. Observe as imagens abaixo e relacione o sinal à sua disciplina disposta em português.

    Quanto à relação entre sinal e palavra em português, assinale a alternativa correta

    • a) 1-A; 2-B; 3-C; 4-D
    • b) 1-B; 2-D; 3-A; 4-C
    • c) 1-C; 2-A; 3-B; 4-D
    • d) 1-B; 2-A; 3-D; 4-B
    #113463
    Banca
    IBFC
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    Câmara de Feira de Santana-BA
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    (1,0) 9 - 

    No que se refere aos numerais, observe os sinais abaixo para realizar o que se pede.

    Assinale a alternativa que apresenta respectivamente os números representados anteriormente:

      • a) 306 e 801
      • b) 396 e 501
      • c) 390 e 807
      • d) 396 e 507
      #113464
      Banca
      IBFC
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      Câmara de Feira de Santana-BA
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      (1,0) 10 - 

      A autora Mary Kato (1988) aponta que há similaridades e diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa. Leia as afirmativas abaixo atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) no que se refere às diferenças entre as duas línguas. ( ) A Libras é baseada nas experiências visuais das comunidades surdas mediante as interações culturais surdas, enquanto a língua portuguesa constitui-se baseada nos sons. ( ) A Libras se vale de referências anafóricas por meio de pontos estabelecidos no espaço excluindo dessa forma as ambiguidades que são possíveis na língua portuguesa. ( ) A língua de sinais atribui um valor gramatical às expressões faciais. Esse fator não é considerado como relevante na língua portuguesa, apesar de poder ser substituído pela prosódia. ( ) Frases que são sinalizadas na Libras são também faladas na língua portuguesa usando o mesmo tipo de construção gramatical, embora a construção frasal seja distinta. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

      • a) V, V, F, F
      • b) V, F, V, V
      • c) V, V, V, F
      • d) F, F, V, V
      #113465
      Banca
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      (1,0) 11 - 

      O documento “O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa” desenvolvido pelo Ministério da Educação em 2004 aponta para os equívocos que ocorrem comumente nas escolas por não estarem claras as atribuições, competências e responsabilidades desse profissional. Quanto aos equívocos na atuação do tradutor e intérprete de Libras no seu trabalho em unidades escolares, considere: I. Compreende-se que o intérprete de Libras é também professor da sala de aula, dessa forma os alunos podem dirigir-se a ele para sanarem suas dúvidas e realizarem discussões sobre o tema abordado durante a aula. II. O intérprete é responsável pelo planejamento de aula bem como pela avaliação dos alunos surdos atendidos. III. O intérprete deve ser intermediador entre os alunos surdos e o professor regente, não lhe cabendo atuação pedagógica e avaliativa desses alunos. IV. Ser responsável por atividades no contraturno escolar ministrando aulas de reforço para os alunos surdos. Destas afirmativas estão corretas:

      • a) II e IV, apenas
      • b) II e III, apenas
      • c) I, II e IV, apenas
      • d) III, apenas
      #113466
      Banca
      IBFC
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      Câmara de Feira de Santana-BA
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      (1,0) 12 - 

      A Libras é uma língua e, portanto, possui características próprias. Considerando a frase: “Ela viajar Rio quando-passado”, assinale a alternativa correta que a traduz para a Língua portuguesa:

      • a) Quando ela viajou ao Rio?
      • b) Ela viajou ao Rio no ano passado
      • c) No ano passado, ela viajou ao Rio?
      • d) Foi no mês passado que ela viajou ao Rio
      #113467
      Banca
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      Câmara de Feira de Santana-BA
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      (1,0) 13 - 

      A história da educação das pessoas surdas passou por diferentes paradigmas ao longo dos séculos, até se configurar na forma garantida por lei atualmente. Cada paradigma compreendeu um método de ensino, sendo as abordagens principais o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo. Quanto a essas abordagens, assinale a alternativa correta.

      • a) O oralismo compreende que para a pessoa surda estar inserida na sociedade ouvinte ela precisa se expressar oralmente, comunicando-se por meio da fala e da leitura labial. A Comunicação Total compreende que a criança surda deve ter garantida a Libras como primeira língua, mas pode ser oralizada sempre que for seu desejo ou desejo da família. Já o Bilinguismo defende que a pessoa surda deve ter garantida a língua de sinais como segunda língua e a língua oral do país, no caso do nosso, a língua brasileira é apontada como primeira língua
      • b) O oralismo compreende que para a pessoa surda estar inserida na sociedade ouvinte ela precisa se expressar oralmente, comunicando-se por meio da fala e da leitura labial. Os defensores da Comunicação Total compreendem que a criança surda deve ser oralizada, mas acredita também que, para poder desenvolver seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais podem ser utilizados outros recursos diversos como facilitadores da comunicação. O Bilinguismo defende que a pessoa surda deve ter garantida a língua de sinais como primeira língua e a língua oral do país, no caso do nosso, a língua brasileira é apontada como segunda língua
      • c) O oralismo é a vertente defendida atualmente, por meio da qual a pessoa surda precisa saber falar e realizar leitura labial para poder acompanhar o conteúdo escolar, ou ser inserida no mercado de trabalho. A Comunicação Total compreende que a criança surda deve se valer de qualquer tipo de comunicação, com vistas a fazer-se compreender. O Bilinguismo defende que a pessoa surda deve ter garantida a língua de sinais como primeira língua e a língua oral do país, no caso do nosso, a língua brasileira é apontada como segunda língua
      • d) inserida na sociedade ouvinte ela precisa sinalizar, valendo-se para isso da Libras ou de comunicação mnemônica. Os defensores da Comunicação Total compreendem que a criança surda deve ser oralizada, mas acredita também que, para poder desenvolver seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais podem ser utilizados outros recursos diversos como facilitadores da comunicação. O Bilinguismo defende que a pessoa surda deve ter garantida a língua de sinais como primeira língua e a língua oral do país, no caso do nosso, a língua brasileira é apontada como segunda língua. O bilinguismo só pode ser ofertado em escolas inclusivas, regulares.
      #113468
      Banca
      IBFC
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      (1,0) 14 - 

      A educação inclusiva é um direito estabelecido em diversos documentos legais, desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, até a Lei Brasileira da Inclusão de 2015. Entre esses dois documentos legais, muitas outras normativas foram elaboradas, como o Decreto 7.611 de 2011 que estabelece o papel do atendimento educacional especializado (AEE), serviço da educação especial que atende um público-alvo específico. Quanto ao público-alvo do AEE e respectivas atribuições frente aos alunos surdos, assinale a alternativa correta.

      • a) Pessoas com deficiência (intelectual, visual, auditiva, física e múltipla) com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O AEE deve garantir aos alunos surdos materiais didáticos e paradidáticos em Libras
      • b) Pessoas com deficiência (visual, física, intelectual e múltipla), pessoas com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. As pessoas surdas não são atendidas pelo AEE já que devem contar com intérprete de Libras nas salas regulares
      • c) Todos os alunos com necessidades educacionais especiais que precisem de adaptação curricular são atendidos pelo AEE. É papel do professor, portanto, ministrar reforço escolar para alunos com ou sem deficiência, incluindo-se os surdos
      • d) O AEE é um serviço que deve ser garantido para todos os alunos, com ou sem deficiência, por isso é fundamental que esteja presente em todas as escolas. São responsáveis pelo AEE todos os profissionais da carreira docente, garantindo por meio deste a inclusão de seu alunado. Para os alunos surdos, o professor deverá contar com o apoio do tradutor e intérprete de Libras em classes especiais, separadas dos ouvintes
      #113469
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      (1,0) 15 - 

      A Lei 12.219 de 2010 regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de Libras, estabelecendo a importância do rigor técnico, dos valores inerentes e do respeito à cultura surda. No que diz respeito às atribuições desse profissional, leia as afirmativas a seguir: I. efetuar comunicação apenas entre surdos e ouvintes, este é seu público-alvo e não outros; II. interpretar, em Libras - Língua Portuguesa, as atividades desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a tornar conteúdos curriculares acessíveis; III. atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos; IV. é vetado ao intérprete prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. Assinale a alternativa correta:

      • a) I, II e IV apenas
      • b) I, II e III apenas
      • c) I, III e IV apenas
      • d) II e III apenas