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Simulado Câmara de Bragança Paulista - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Câmara de Bragança Paulista - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CÂMARA DE BRAGANÇA PAULISTA - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara de Bragança Paulista - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara de Bragança Paulista - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara de Bragança Paulista - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara de Bragança Paulista - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara de Bragança Paulista - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara de Bragança Paulista - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara de Bragança Paulista - SP
Para realizar o simulado Câmara de Bragança Paulista - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara de Bragança Paulista - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Câmara de Bragança Paulista - SP é aqui!


#161538
Banca
. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
Concurso
Câmara de Bragança Paulista-SP
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fácil

(1,0) 1 - 

Mas o que é isso?
Outro dia apresentei um dos espetáculos do meu grupo de dança para pessoas com deficiência em um teatro aqui de Brasília e, logo após a apresentação, fizemos um bate-papo com o pessoal que foi assistir.
Entendo que essa ideia de um grupo de dança que mistura pessoas com e sem deficiência no palco ainda é um tanto recente aqui em Brasília e poucas pessoas viram espetáculos assim. Por isso, acho curioso esse bate-papo final. Surgem tantas questões e comentários interessantes que daria para escrever um livro só com eles.
Um dos comentários mais comuns é em relação à superação. As pessoas ficam muito emocionadas e dizem que é muito lindo ver a superação das pessoas com deficiência dançando. Com o passar do tempo e conforme fomos trabalhando, começamos a nos questionar: por que quando eu danço, eu apenas trabalhei e estudei para aprender aquilo e, por isso, estou dançando, mas a pessoa com deficiência superou limites? Ela não pode ter apenas trabalhado muito para adquirir aquele conhecimento, assim como todos nós?
As pessoas também costumam elogiar muito o trabalho dos professores, dizendo que o que a gente faz é maravilhoso. Já chegaram até a dizer que é quase milagroso! Ah, se essas pessoas imaginassem o quanto a gente aprende com nossos alunos que têm deficiência, elas elogiariam o trabalho deles, o esforço deles, pois para a gente não é esforço nenhum estar com eles!
Bom, mas nessa última apresentação surgiram umas perguntas diferentes. Primeiro perguntaram o que é dança para a gente. Bom, o que é dança? Dança é movimento. Como todos nós, que estamos vivos, nos mexemos – pois piscamos, respiramos, nossos corações batem –, todos nós podemos dançar! Dança nada mais é do que fazer poesia com o corpo. E então surgiu a outra pergunta que rendeu um belo debate para o resto da noite: E então, o que é poesia?
O que é poesia? Dentre tantas respostas e discussões, acho que poesia pode ser o que você quiser que seja! O nosso dia, se quisermos, pode ser repleto de poesia! Alguns vão para o trabalho focados apenas no trânsito e em chegar logo, outros vão observando a luz do sol refletida na poça de água que foi formada pela chuva, sorriem e se sentem presenteados quando aquela música que adoram começa a tocar na rádio! Atos corriqueiros, que fazemos sem prestar atenção, um dia, podem nos proporcionar uma experiência nova. Essa experiência pode ser poesia, não pode?
(Clara Braga, www.cronicadodia.com.br, 26.06.2013. Adaptado)
Ao questionar a maneira como se fala em superação para se referir à pessoa com deficiência que dança, Clara Braga afirma: “Ela não pode ter apenas trabalhado muito para adquirir aquele conhecimento, assim como todos nós?” (terceiro parágrafo). Desse modo, a autora demonstra

  • a) discordar da ideia de que dançarinos com deficiência sejam capazes de fazer movimentos belos e delicados.
  • b) defender que o dançarino com deficiência é tão apto para a dança quanto o sem deficiência e que ambos de- vem se esforçar para dançar bem.
  • c) acreditar que, devido a suas limitações físicas, as pessoas com deficiência precisam trabalhar mais para se tornarem bons dançarinos.
  • d) concordar que, na prática, tanto as pessoas com deficiência quanto as sem deficiência são capazes de dançar bem sem fazer esforço.
#161539
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. Bancas Diversas
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(1,0) 2 - 

Mas o que é isso?
Outro dia apresentei um dos espetáculos do meu grupo de dança para pessoas com deficiência em um teatro aqui de Brasília e, logo após a apresentação, fizemos um bate-papo com o pessoal que foi assistir.
Entendo que essa ideia de um grupo de dança que mistura pessoas com e sem deficiência no palco ainda é um tanto recente aqui em Brasília e poucas pessoas viram espetáculos assim. Por isso, acho curioso esse bate-papo final. Surgem tantas questões e comentários interessantes que daria para escrever um livro só com eles.
Um dos comentários mais comuns é em relação à superação. As pessoas ficam muito emocionadas e dizem que é muito lindo ver a superação das pessoas com deficiência dançando. Com o passar do tempo e conforme fomos trabalhando, começamos a nos questionar: por que quando eu danço, eu apenas trabalhei e estudei para aprender aquilo e, por isso, estou dançando, mas a pessoa com deficiência superou limites? Ela não pode ter apenas trabalhado muito para adquirir aquele conhecimento, assim como todos nós?
As pessoas também costumam elogiar muito o trabalho dos professores, dizendo que o que a gente faz é maravilhoso. Já chegaram até a dizer que é quase milagroso! Ah, se essas pessoas imaginassem o quanto a gente aprende com nossos alunos que têm deficiência, elas elogiariam o trabalho deles, o esforço deles, pois para a gente não é esforço nenhum estar com eles!
Bom, mas nessa última apresentação surgiram umas perguntas diferentes. Primeiro perguntaram o que é dança para a gente. Bom, o que é dança? Dança é movimento. Como todos nós, que estamos vivos, nos mexemos – pois piscamos, respiramos, nossos corações batem –, todos nós podemos dançar! Dança nada mais é do que fazer poesia com o corpo. E então surgiu a outra pergunta que rendeu um belo debate para o resto da noite: E então, o que é poesia?
O que é poesia? Dentre tantas respostas e discussões, acho que poesia pode ser o que você quiser que seja! O nosso dia, se quisermos, pode ser repleto de poesia! Alguns vão para o trabalho focados apenas no trânsito e em chegar logo, outros vão observando a luz do sol refletida na poça de água que foi formada pela chuva, sorriem e se sentem presenteados quando aquela música que adoram começa a tocar na rádio! Atos corriqueiros, que fazemos sem prestar atenção, um dia, podem nos proporcionar uma experiência nova. Essa experiência pode ser poesia, não pode?
(Clara Braga, www.cronicadodia.com.br, 26.06.2013. Adaptado)
Em seu texto, a autora apresenta uma reflexão sobre dança e poesia que tem, como ponto de partida,

  • a) o ciclo de palestras que precedeu a apresentação de uma trupe de dançarinos em Brasília.
  • b) o tema do espetáculo protagonizado por um grupo de dançarinos portadores de deficiência.
  • c) o bate-papo que surgiu, espontaneamente, durante uma aula de dança voltada a pessoas com deficiência.
  • d) os comentários do público após a apresentação de seu grupo de dança que incluía pessoas com deficiência.
#161540
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(1,0) 3 - 

Miguel Gomes mal completara dois anos quando a Revolução dos Cravos assinalou o fim da ditadura de Salazar e do poderio colonialista português na África. Mas, como muitos de sua geração, o diretor aprenderia a conviver com essa herança pelos olhos e bocas de outros, ao ouvir e tentar entender o que lhe diziam. Uma dessas fontes é a mãe, nascida em Angola. Nunca comungou, contudo, de certo travo saudosista. Tabu, seu novo filme, com estreia prevista no Brasil dia 28, tem origem nessa conjunção entre um país antigo idealizado e o presente encanta- do pelo passado. É, portanto, acerca da memória que o cineasta se expressa, mas não apenas a de uma sociedade. Também a de um determinado cinema perdido, de um ato de narrar e de uma plateia que o aprecie, igualmente desaparecida.

Desse cinema almejado, Gomes nos propõe um filme raro e radical em sua forma, que, no entanto, coteja um tema banal, uma história de amor levada em dois tempos, com um prólogo anticonvencional a apresentá-la em tom fabular. O preto e branco, como em todo o filme, e a ambientação são referências adicionais ao título que remete ao clássico de F. W. Murnau em parceria com o documentarista Robert J. Flaherty.
(Orlando Margarido. Carta Capital, 19 de junho de 2013. Adaptado)

De acordo com a leitura do texto, pode-se concluir que

  • a) o filme Tabu apresenta como tema principal a Revolução dos Cravos.
  • b) Miguel Gomes tentou retratar em seu filme a sociedade portuguesa do século XVIII.
  • c) o cineasta, em seu novo filme, reflete acerca do ideal perdido de Portugal e da arte de filmar.
  • d) o colorido do filme pretende reaver o público desaparecido do cinema português.
#161541
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(1,0) 4 - 

Miguel Gomes mal completara dois anos quando a Revolução dos Cravos assinalou o fim da ditadura de Salazar e do poderio colonialista português na África. Mas, como muitos de sua geração, o diretor aprenderia a conviver com essa herança pelos olhos e bocas de outros, ao ouvir e tentar entender o que lhe diziam. Uma dessas fontes é a mãe, nascida em Angola. Nunca comungou, contudo, de certo travo saudosista. Tabu, seu novo filme, com estreia prevista no Brasil dia 28, tem origem nessa conjunção entre um país antigo idealizado e o presente encanta- do pelo passado. É, portanto, acerca da memória que o cineasta se expressa, mas não apenas a de uma sociedade. Também a de um determinado cinema perdido, de um ato de narrar e de uma plateia que o aprecie, igualmente desaparecida.
Desse cinema almejado, Gomes nos propõe um filme raro e radical em sua forma, que, no entanto, coteja um tema banal, uma história de amor levada em dois tempos, com um prólogo anticonvencional a apresentá-la em tom fabular. O preto e branco, como em todo o filme, e a ambientação são referências adicionais ao título que remete ao clássico de F. W. Murnau em parceria com o documentarista Robert J. Flaherty.
(Orlando Margarido. Carta Capital, 19 de junho de 2013. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a expressão destacada denota sentido de tempo.

  • a) Nunca comungou, contudo, de certo travo saudosista.
  • b) Mas, como muitos de sua geração, o diretor aprenderia a conviver com essa herança...
  • c) É, portanto, acerca da memória que o cineasta se expressa…
  • d) Também a de um determinado cinema perdido, de um ato de narrar…
#161542
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(1,0) 5 - 

Mas o que é isso?
Outro dia apresentei um dos espetáculos do meu grupo de dança para pessoas com deficiência em um teatro aqui de Brasília e, logo após a apresentação, fizemos um bate-papo com o pessoal que foi assistir.
Entendo que essa ideia de um grupo de dança que mistura pessoas com e sem deficiência no palco ainda é um tanto recente aqui em Brasília e poucas pessoas viram espetáculos assim. Por isso, acho curioso esse bate-papo final. Surgem tantas questões e comentários interessantes que daria para escrever um livro só com eles.
Um dos comentários mais comuns é em relação à superação. As pessoas ficam muito emocionadas e dizem que é muito lindo ver a superação das pessoas com deficiência dançando. Com o passar do tempo e conforme fomos trabalhando, começamos a nos questionar: por que quando eu danço, eu apenas trabalhei e estudei para aprender aquilo e, por isso, estou dançando, mas a pessoa com deficiência superou limites? Ela não pode ter apenas trabalhado muito para adquirir aquele conhecimento, assim como todos nós?
As pessoas também costumam elogiar muito o trabalho dos professores, dizendo que o que a gente faz é maravilhoso. Já chegaram até a dizer que é quase milagroso! Ah, se essas pessoas imaginassem o quanto a gente aprende com nossos alunos que têm deficiência, elas elogiariam o trabalho deles, o esforço deles, pois para a gente não é esforço nenhum estar com eles!
Bom, mas nessa última apresentação surgiram umas perguntas diferentes. Primeiro perguntaram o que é dança para a gente. Bom, o que é dança? Dança é movimento. Como todos nós, que estamos vivos, nos mexemos – pois piscamos, respiramos, nossos corações batem –, todos nós podemos dançar! Dança nada mais é do que fazer poesia com o corpo. E então surgiu a outra pergunta que rendeu um belo debate para o resto da noite: E então, o que é poesia?
O que é poesia? Dentre tantas respostas e discussões, acho que poesia pode ser o que você quiser que seja! O nosso dia, se quisermos, pode ser repleto de poesia! Alguns vão para o trabalho focados apenas no trânsito e em chegar logo, outros vão observando a luz do sol refletida na poça de água que foi formada pela chuva, sorriem e se sentem presenteados quando aquela música que adoram começa a tocar na rádio! Atos corriqueiros, que fazemos sem prestar atenção, um dia, podem nos proporcionar uma experiência nova. Essa experiência pode ser poesia, não pode?
(Clara Braga, www.cronicadodia.com.br, 26.06.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o trecho destacado em – Atos corriqueiros, que fazemos sem prestar atenção, um dia, podem nos proporcionar uma experiência nova. – está corretamente reescrito, seguindo a norma-padrão da língua portuguesa, e sem alteração de sentido.

  • a) a que não damos atenção
  • b) de que não damos atenção
  • c) sob que não damos atenção
  • d) por que não damos atenção
#161543
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(1,0) 6 - 

Leia o texto.

Senhor Secretário de Planejamento e Finanças,
Os relatórios desta pasta, entregues a Vossa Senhoria na reunião dos secretários municipais do mês de outubro, contêm alguns dados que precisam ser revisados, em especial no que diz respeito à contratação de professores para próximo ano, quando novas escolas serão construídas. A previsão de recursos municipais mostra que algumas secretarias contam com mais verbas que poderiam ser direcionadas a outras, com necessidades mais urgentes. Nesse sentido, a secretaria que acompanho, com entusiasmo e com responsabilidade, poderia ser beneficiada neste momento.

Atenciosamente,
CJM
Secretário de Educação

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o trecho final do texto, em destaque, está comprometido quanto

  • a) ao uso da norma-padrão.
  • b) à coesão.
  • c) à clareza.
  • d) à impessoalidade.
#161544
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(1,0) 7 - 

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, quanto à identificação do expediente, os documentos oficiais

  • a) devem conter informações do documento: número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que o expede, da menor para a maior hierarquia, separados por barra (/)
  • b) dispensam o nome do documento, já que sua natureza pode ser inferida no momento de leitura por parte do destinatário.
  • c) podem deixar de ser indicados neles o local e a data, uma vez que as informações que constam no corpo do texto compõem o essencial desse tipo de comunicação.
  • d) devem todos ser alinhados de forma justificada, devendo as informações próprias de citações ser redigidas em fonte menor que a do texto principal, alinhadas à direita.
#161545
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(1,0) 8 - 

Leia a estrofe inicial do poema “Petição ao Prefeito”, de Manuel Bandeira.

Governador desta cidade, Excelentíssimo Prefeito General Mendes de Morais, Ouça o que digo, e tenho que há de Mover-se-lhe o sensível peito Dado às coisas municipais!
(Manuel Bandeira, As cidades e as musas, org. Antonio Carlos Secchin, 2008)

Considerando a interlocução definida no texto, um enunciado adequado a uma petição a um Prefeito é:

  • a) Se pede que as demandas do município seja analisada com sua sensibilidade.
  • b) Peço que ouça o que digo, já que seu peito é sensível às demandas municipais.
  • c) Solicita-se ações imediatas que possa atender as demandas do município.
  • d) Solicita-se atenção ao exposto, considerando-se as demandas do município.
#161546
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(1,0) 9 - 

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial tem como finalidade básica

  • a) incorporar elementos da linguagem cotidiana.
  • b) recorrer a uma sintaxe pouco usual da língua.
  • c) comunicar com objetividade e máxima clareza.
  • d) expressar de forma pessoal os interesses públicos.
#161547
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(1,0) 10 - 

O tipo de documento oficial que narra ou descreve de forma ordenada, com maior ou menor precisão, aquilo que foi discutido, apresentado, visto ou ouvido é

  • a) o relatório.
  • b) o ofício.
  • c) a declaração.
  • d) o atestado.
#161548
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(1,0) 11 - 

Uma forma de feedback negativo, no atendimento telefônico ao usuário, que deve ser evitado, é o robotismo expresso por

  • a) atendente tentar livrar-se do usuário.
  • b) tratamento distante, sem envolvimento.
  • c) dúvidas ou informações respondidas de forma automática.
  • d) atendente dirige-se ao usuário com tom de superioridade.
#161549
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(1,0) 12 - 

No atendimento presencial é muito importante atentar-se para a comunicação não verbal que está presente nas expressões faciais e corporais. Um gesto que pode ser entendido como posição de defesa para o outro é

  • a) cruzar os braços e as pernas.
  • b) colocar a mão no queixo.
  • c) ajeitar papéis que se encontrem sobre a mesa.
  • d) guardar papéis na gaveta e deixar de responder questões.
#161550
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(1,0) 13 - 

No atendimento ao cidadão, um comportamento humano que deve ser evitado é o egocentrismo, que se apresenta da seguinte forma:

  • a) o emissor só ouve o que é do seu interesse ou o que coincida com a sua opinião, pois não apresenta empatia econômica, sendo considerado open minded.
  • b) a inibição de uma pessoa em relação a outra pode causar gagueira ou voz baixa, quase inaudível.
  • c) indiferença às necessidades e aspirações do outro que não pensa ou se apresenta como ele próprio, pois não apresenta empatia cultural, sendo considerado open minded.
  • d) observação de percepção indevida das diferenças socioculturais, socioeconômicas, raciais, religiosas, hierárquicas, entre outras.
#161551
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(1,0) 14 - 

A ideia da qualidade pode ser expressa por várias definições, logo, a definição baseada em excelência encontra-se em

  • a) projeto excelente e produto/serviço de acordo com o projeto.
  • b) o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.
  • c) produtos ou serviços idênticos.
  • d) ter mais atributos e usar materiais ou serviços raros, que custam mais caro.
#161552
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(1,0) 15 - 

A teoria do controle da qualidade total tem como pedra fundamental uma definição de qualidade que tem como ponto de partida

  • a) a prosperidade dos funcionários.
  • b) o estudo de resultados.
  • c) a implementação de mudanças.
  • d) o interesse do cliente.