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Simulado Câmara de Araguari - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Câmara de Araguari - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CÂMARA DE ARAGUARI - MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Câmara de Araguari - MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara de Araguari - MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Câmara de Araguari - MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara de Araguari - MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Câmara de Araguari - MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Câmara de Araguari - MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara de Araguari - MG
Para realizar o simulado Câmara de Araguari - MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara de Araguari - MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Câmara de Araguari - MG é aqui!


#163446
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(1,0) 1 - 

O Capítulo VII, Seção II da Constituição Federal trata dos Servidores Públicos. Desta forma, o artigo 41 diz que são estáveis, após dois anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público. Em qual circunstância o servidor estável perderá o cargo? Assinale a alternativa correta:

  • a) O servidor público estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
  • b) Se validada a sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade.
  • c) Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estável será desligado sem direito a indenização.
  • d) Em caso de o servidor público ter mais de quinze faltas no ano, o mesmo será desligado automaticamente.
#163447
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(1,0) 2 - 

A Lei Orgânica do Município de Araguari – MG, no título III, art. 86, diz que a política de pessoal obedecerá as seguintes diretrizes:

I. Valorização e dignificação da função pública e do servidor público.

II. Profissionalização e aperfeiçoamento do servidor público.

III. Remuneração compatível com as responsabilidades das tarefas, independente da escolaridade comprovada pelo servidor.

IV. Sistema de mérito objetivamente apurado, para o ingresso no serviço e desenvolvimento na carreira.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativas:

  • a) I, apenas;
  • b) III e IV, apenas;
  • c) I, II e III;
  • d) I, II e IV.
#163448
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(1,0) 3 - 

São Atos de Improbidade Administrativa, segundo a Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992:

  • a) Não se caracteriza improbidade administrativa o ato de usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei.
  • b) Adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.
  • c) No uso do ofício, o servidor pode celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos por meio da gestão associada sem observar as formalidades previstas na lei.
  • d) Não retardar ou praticar, nos prazos estabelecidos, os atos de ofício.
#163449
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(1,0) 4 - 

O título III, capítulo IV e Art. 31, da Constituição Federal diz que a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo municipal, na forma da lei, como prevê os incisos:

I. O Controle Externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

II. O Parecer Prévio, emitido pelo órgão competente, sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

III. As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

IV. É permitida a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de contas municipais.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativas:

  • a) I, apenas;
  • b) III e IV, apenas;
  • c) I, II e III;
  • d) Todas.
#163450
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(1,0) 5 - 

O capítulo V da Constituição Federal (texto promulgado em 05/10/1988) trata especificamente da Comunicação Social. E, o artigo 221º, desse Capitulo, diz que a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

I. Preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.

II. Promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação.

III. Regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei.

IV. Respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Está (ão) correta (s) a(s) alternativas:

  • a) I, apenas.
  • b) III e IV, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) Todas estão corretas.
#163451
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(1,0) 6 - 

A lei que rege os direitos autorais sobre a imagem, no Brasil, é a de número 9.610/98. Ela confere proteção moral e patrimonial aos autores de obras intelectuais. Como obras intelectuais, de acordo com a lei, são: textos, obras dramáticas, composições musicais, fotografias, dentre outros. Não são obras que possuem direitos autorais:

  • a) As obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia.
  • b) Obras cuja condição jurídica denomina-se de domínio público, ou seja, a obra ou obras que não possuem o elemento do direito real.
  • c) As obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética.
  • d) As ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza.
#163452
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(1,0) 7 - 

A hipertextualidade é uma das características fundamentais no webjornalismo. Porém, é notória a ausência de um conjunto de regras de utilização que ajudem os jornalistas no processo de produção de notícias para a Web. Isso se deve ao fato de as plataformas de acesso estar em constante evolução, o que contribui à instabilidade do setor (CANAVILHAS, 2014). Porém, algumas características desta modalidade de textos são imutáveis:

  • a) Qualidade dos conteúdos e rotinas de consumo que facilitem a tarefa dos leitores num meio onde a ansiada liberdade de leitura se pode facilmente transformar num labirinto.
  • b) Como o leitor gosta de se sentir perdido, não existe um prazo para a criação de rotinas, pois mesmo assim o webjornalismo conseguirá atingir a necessária estabilidade.
  • c) O jornalista não deve se preocupar com o recurso continuado e universal, como o conjunto de associações “tipo de conteúdo-palavra a hiperligar”.
  • d) O leitor do webjornalismo não tem a preocupação de saber antecipadamente a que tipo de conteúdo destinam-se as hiperligações e por isso que a arquitetura dos hipertextos pode ser variada.
#163453
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(1,0) 8 - 

Zanotti (1999) diz que a produção de títulos de textos informativos deve ser encarada, pelos profissionais da comunicação social, como algo mais nobre do que a simples aplicação de algumas regras básicas, pois ao profissional cabe sintetizar em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor. Aponte as principais regras básicas para elaboração do título:

  • a) Deve conter o “como”, o quando e o “por que” deve despertar o interesse do leitor, anunciar o fato e conter o verbo.
  • b) Deve conter termos técnicos; o título costuma sair do lide; o uso do verbo, de preferência na voz ativa e no presente do indicativo.
  • c) Recomenda-se o uso de estrangeirismos; deve despertar o interesse do leitor, anunciar o fato e é imprescindível o uso do verbo.
  • d) O uso do verbo, de preferência na voz ativa e no presente do indicativo; não use ponto no final ou no meio do título; o título costuma sair do lide; deve despertar o interesse do leitor, anunciar o fato.
#163454
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(1,0) 9 - 

O processo de produção gráfica requer, do profissional, conhecimentos em design gráfico, ou seja, deve dominar as teorias e técnicas que reveste a comunicação visual. Trata-se de um processo de dar ordem estrutural e uma forma à informação visual, trabalhando frequentemente a relação de imagem e texto, podendo ser aplicada a vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros. São áreas de atuação do design gráfico:

  • a) Tipografia (projeto gráfico e diagramação), design editorial, ilustração, design de embalagens, webdesign, sinalização, design de informação, branding, design de marcas, entre outros.
  • b) Produção de textos, elaboração de planos de comunicação, averiguar os direitos autorais de imagens, correção da ortografia e produção do design editorial.
  • c) Elaborar projetos de sinalização, design de informação, do branding e design de marcas, além da busca de informações para a produção textual.
  • d) O design gráfico, além de elaborar o projeto de representação visual de uma idéia ou mensagem, incluindo todos os aspectos de imagem final em relação ao produto desejado, tais como ilustrações, escolha da família e do corpo, do tipo, arranjo, deve ainda marcar entrevistas para a elaboração dos textos a serem diagramados.
#163455
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(1,0) 10 - 

De acordo com a lei nº 4680, de 18 de junho de 1965, Art.17º, os preceitos, também entendidos como Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, dizem que NÃO é permitido:

  • a) Deixar de publicar textos ou ilustrações que atendem contra a ordem pública, a moral e os bons costumes.
  • b) Não difamar concorrentes e depreciar seus méritos técnicos.
  • c) Reproduzir temas publicitários, axiomas, marcas, músicas, ilustrações, enredos de rádio, televisão e cinema, salvo consentimento prévio de seus proprietários ou autores.
  • d) Não contratar propaganda em condições antieconômicas ou que importem em concorrência desleal.
#163456
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(1,0) 11 - 

A Ética Jornalística é a deontologia ou conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo. Embora não institucionalizadas pelo Estado, estas normas são consolidadas em códigos de ética que variam de acordo com cada país. De acordo com art. 9º da Federação Nacional do Jornalismo – Fenaj - é dever do jornalista:

  • a) Publicar a notícia, mesmo que desrespeite o direito à privacidade do cidadão.
  • b) Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação.
  • c) Divulgar todos os fatos que sejam de interesse do proprietário do veículo de comunicação.
  • d) Lutar pelos interesses do profissional, mesmo que desprestigie as entidades representativas e democráticas da categoria.
#163457
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(1,0) 12 - 

A comunicação que ocorre no âmbito interno das organizações deve ser planejada estrategicamente. Sempre pensada como uma via de mão dupla, a comunicação interna visa informar os funcionários deixando claro porque algumas decisões são tomadas. Além disso, se bem planejada, ela promove a integração entre as áreas e se constitui em um agente humanizador das relações de trabalho. A comunicação interna possui dois canais: o formal e o informal. São canais formais:

  • a) Rádio peão, rumor, e-mails e murais.
  • b) Informação não verídica, boato, documentos e intranet.
  • c) Documentos, memorandos, e-mails, murais, jornais internos e intranet.
  • d) Telefone, e-mails, rádio peão, boato e intranet.
#163458
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(1,0) 13 - 

A linguagem da publicidade é centrada no receptor e foca um estilo de comunicação apelativa ou conativa. A função apelativa ou conativa é facilmente identificada pois:

  • a) A linguagem conativa ou apelativa é restrita a publicidade e dificilmente é encontrada em outros tipos de textos, como discursos e horóscopos e jamais em livros de autoajuda.
  • b) Essa linguagem é comumente empregada na publicidade, já que sua principal intenção é informar o destinatário sobre os danos que um produto pode causar.
  • c) A linguagem conativa da publicidade dialoga com seu público alvo através de uma linguagem uniforme e única, independente do tipo de público que pretende atingir.
  • d) Sua linguagem é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.
#163459
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(1,0) 14 - 

O media training, também conhecido como treinamento de imprensa, visa preparar os porta-vozes de organizações, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja para dar entrevistas em eventos ou em encontros de relacionamento ou, ainda, a qualquer momento em que são procurados por profissionais de veículos de comunicação. Assinale as cinco razões para participar deste treinamento.

  • a) Entender porque em crise não se deve atender a imprensa, oratória, manter a postura, não falar com jornalistas a qualquer hora, conhecer os tipos de veículos de comunicação.
  • b) Aprender as palavras-chave, entender os diferentes tipos de veículos, oratória, manter a postura, saber lidar com repercussões negativas.
  • c) Aprender as palavras-chave, entender porque em crise não se deve atender a imprensa; usar adequadamente a voz, saber usar a indumentária correta, aprender postura corporal correta.
  • d) Saber lidar com repercussões negativas, não falar com jornalistas a qualquer hora, oratória, pensar que o jornalista não publica tudo o que é dito, aprender palavras-chave.
#163460
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(1,0) 15 - 

De modo geral, as novas tecnologias de comunicação e informação estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional um-todos, onde a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das NTIC fazem parte do envio e do recebimento das informações. Aponte a característica (de um sistema, equipamento, programa, etc.) que deve funcionar em interação com o usuário, ou seja, com a participação deste a cada etapa, por meio de comandos diante do repertório de opções disponíveis.

  • a) Interatividade é a qualidade do que é interativo. Não há processo de comunicação sem interatividade, na medida em que a comunicação pressupõe participação, interação e troca de mensagens por parte do usuário.
  • b) É muito fácil prever o impacto que temas novas formas de comunicação com o uso das tecnologias digitais, pois pode-se antever os que acessam a informação, mesmo antes de postá-la.
  • c) As novas tecnologias de comunicação não possuem uma característica educativa e pois não levam a educação a uma nova dimensão, porém são interativas.
  • d) As novas tecnologias não se enquadram como meio em que favorecer a tendência para as organizações terem fronteiras cada vez menos demarcadas em relação ao seu meio ambiente, a trabalharem cada vez mais "em rede" com outras organizações e, dentro delas, os seus colaboradores também trabalharem cada vez mais "em rede".