Processando...

Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social | CONCURSO

Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social

SIMULADO BNDES | PROFISSIONAL BÁSICO - COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso BNDES para o cargo de Profissional Básico - Comunicação Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESGRANRIO para o concurso BNDES. Estas questões são especificamente para o cargo de Profissional Básico - Comunicação Social, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso BNDES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#110909
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A respeito de uma nova concepção de desenvolvimento, Celso Furtado declarou:
O desafio que se coloca no umbral do século XXI é nada menos do que mudar o curso da civilização, deslocar o eixo da lógica dos meios a serviço da acumulação, num curto espaço de tempo, para uma lógica dos fins em função do bem estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos.
FURTADO, Celso. Brasil: a construção interrompida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. pág. 76.

Contrariamente a esse pensamento, o discurso neoliberal sustentava que pela via da “desregulação da economia e do laissez-faire do mercado” se viveria no melhor dos mundos. O desmascaramento desse discurso, segundo Leonardo Boff, teria gerado um conflito agravado por outras crises: a do aquecimento global e a da insustentabilidade da Terra em consequência da virulência produtivista e consumista.
As crises acima mencionadas são causadas por questões

  • a) governamentais
  • b) ambientais
  • c) estéticas
  • d) antropológicas
  • e) religiosas
#110910
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Estudos sobre desenvolvimentismo na América Latina, que, no Brasil, foram realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), tiveram repercussão internacional, pois ajudaram a combater a ideia de que o mercado livre é capaz de distribuir a riqueza.
Tal ideia corresponde à teoria clássica do

  • a) Socialismo
  • b) Comunismo
  • c) Liberalismo
  • d) Totalitarismo
  • e) Nacionalismo
#110911
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Maria trabalha em uma empresa líder do segmento de cosméticos e está planejando os novos conteúdos que serão disponibilizados na intranet da empresa.
Entre os conteúdos que Maria NÃO pode usar, incluem-se os(as)

  • a) dados sobre histórico dos clientes e as reclamações mais frequentes.
  • b) hotsites para que consumidores tirem suas dúvidas sobre os produtos.
  • c) manuais de procedimentos internos.
  • d) informações sobre convênios médicos e farmacêuticos.
  • e) listas de telefones, ramais e endereços eletrônicos de parceiros comerciais.
#110912
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

No processo comunicacional administrativo e interno, para conhecer a real situação de uma organização, são conduzidas pesquisas de clima organizacional.
Tais pesquisas buscam

  • a) analisar a efetividade da comunicação mercadológica com públicos estratégicos, tais como imprensa e sindicatos.
  • b) avaliar o nível de relacionamento e satisfação do público interno com a organização.
  • c) mensurar o brand awareness de sua linha de produtos.
  • d) pesquisar as melhores práticas e os processos de empresas similares, concorrentes ou não.
  • e) verificar as oportunidades e as ameaças para a organização, presentes no macroambiente.
#110913
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque.
Dessa forma,

  • a) a comunicação tem uma função estratégica de resultados, pois ajuda as organizações no cumprimento de sua missão e na concretização da sua visão.
  • b) a comunicação deve reforçar, como parte da gestão estratégica, a cultura corporativa para seu público mais relevante, que é o interno.
  • c) a gestão estratégica contemporânea compreende a análise técnica e a estrutura de mercados, sempre focados no ambiente externo da organização.
  • d) as ações devem estar centradas no planejamento tático para a solução de questões pontuais e no gerenciamento de crises de imagem.
  • e) o conceito atual de gestão estratégica da comunicação passa pelo entendimento de que esse é um processo verticalizado dentro das organizações.
#110914
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Em uma cerimônia de assinatura de contratos entre empresas e órgãos do governo, algumas regras devem ser observadas.
Entre essas regras, existe uma que estipula que o(a)

  • a) lugar de honra, na composição da mesa, fica à esquerda.
  • b) cerimonial é dispensável, pois não existem regras nessas ocasiões.
  • c) roteiro de locução é redigido pelo mestre de cerimônias.
  • d) pessoa mais importante é a primeira a assinar o(s) contrato(s).
  • e) Bandeira Nacional é a última a ser hasteada, após as bandeiras dos Estados.
#110915
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A assessoria de comunicação de uma empresa está apoiando a organização de uma rodada de negócios com o objetivo de estreitar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais.
Uma das providências a ser tomada é a

  • a) conferência da correta disposição das bandeiras e de outros símbolos nacionais.
  • b) contratação de mestre de cerimônia para conduzir a apresentação oficial dos convidados.
  • c) descrição da ordem de precedência de autoridades estaduais e federais.
  • d) observação da disposição dos convidados sentados à mesa de eventos.
  • e) produção de material informativo atualizado sobre os serviços e produtos comercializados.
#110916
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação.
A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo de

  • a) destacar as ações on-line dos programas de marketing em geral.
  • b) pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.
  • c) processar dados financeiros e transações comerciais on-line.
  • d) sincronizar os interesses da diretoria com os dos funcionários.
  • e) transferir fundos de capital através de comunicações digitais.
#110917
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Um especialista afirma que praticar marketing significa decidir taticamente sobre variáveis controláveis.
O conjunto dessas variáveis forma o(a)

  • a) ciclo de vida dos produtos
  • b) composto de marketing
  • c) market share
  • d) macroambiente de negócios
  • e) concorrência direta e genérica
#110918
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No projeto de uma revista institucional, o profissional de comunicação, querendo economizar no orçamento, decidiu usar um papel de baixa gramatura.
Essa escolha fará com que a(s)

  • a) revista fique excessivamente pesada e grande.
  • b) impressão da revista demande um número maior de folhas.
  • c) ilustrações impressas fiquem com uma aparência borrada.
  • d) folhas da revista apresentem muitas dificuldades para serem dobradas.
  • e) imagens impressas corram o risco de vazar de uma página para a outra.
#110919
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Para comemorar os 50 anos de uma empresa, sua diretoria decidiu publicar um livro com sua história. Como se trata de uma publicação especial, o profissional de comunicação contratado sugeriu que o livro tivesse uma aparência luxuosa e clássica.
Para atender à sugestão, além da capa dura, será utilizada a

  • a) boneca
  • b) platesetter
  • c) guarda
  • d) tira de cor
  • e) encadernação a cavalo
#110920
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial:
“... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...”
Esse anúncio é um exemplo de

  • a) hard sell
  • b) rich sell
  • c) soft sell
  • d) soft sell
  • e) merchandising
#110921
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.
Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:

  • a) avaliação
  • b) compra
  • c) estratégia
  • d) táticas
  • e) negociações
#110922
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.
Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o

  • a) período observado é insuficiente para análise.
  • b) dado apresentado ainda não constitui uma informação.
  • c) funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.
  • d) valor de 10% é baixo para o período de três meses.
  • e) profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.
#110923
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:

  • a) agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.
  • b) buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.
  • c) manter transparência na relação com a imprensa.
  • d) pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.
  • e) providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.