Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social | CONCURSO
SIMULADO BNDES | PROFISSIONAL BÁSICO - COMUNICAÇÃO SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso BNDES para o cargo de Profissional Básico - Comunicação Social.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESGRANRIO para o concurso BNDES. Estas questões são especificamente para o cargo de Profissional Básico - Comunicação Social, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso BNDES.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #110909
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A respeito de uma nova concepção de desenvolvimento, Celso Furtado declarou:
O desafio que se coloca no umbral do século XXI é nada menos do que mudar o curso da civilização, deslocar o eixo da lógica dos meios a serviço da acumulação, num curto espaço de tempo, para uma lógica dos fins em função do bem estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos.
FURTADO, Celso. Brasil: a construção interrompida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. pág. 76.
Contrariamente a esse pensamento, o discurso neoliberal sustentava que pela via da “desregulação da economia e do laissez-faire do mercado” se viveria no melhor dos mundos. O desmascaramento desse discurso, segundo Leonardo Boff, teria gerado um conflito agravado por outras crises: a do aquecimento global e a da insustentabilidade da Terra em consequência da virulência produtivista e consumista.
As crises acima mencionadas são causadas por questões
- a) governamentais
- b) ambientais
- c) estéticas
- d) antropológicas
- e) religiosas
- #110910
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Estudos sobre desenvolvimentismo na América Latina, que, no Brasil, foram realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), tiveram repercussão internacional, pois ajudaram a combater a ideia de que o mercado livre é capaz de distribuir a riqueza.
Tal ideia corresponde à teoria clássica do
- a) Socialismo
- b) Comunismo
- c) Liberalismo
- d) Totalitarismo
- e) Nacionalismo
- #110911
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Maria trabalha em uma empresa líder do segmento de cosméticos e está planejando os novos conteúdos que serão disponibilizados na intranet da empresa.
Entre os conteúdos que Maria NÃO pode usar, incluem-se os(as)
- a) dados sobre histórico dos clientes e as reclamações mais frequentes.
- b) hotsites para que consumidores tirem suas dúvidas sobre os produtos.
- c) manuais de procedimentos internos.
- d) informações sobre convênios médicos e farmacêuticos.
- e) listas de telefones, ramais e endereços eletrônicos de parceiros comerciais.
- #110912
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No processo comunicacional administrativo e interno, para conhecer a real situação de uma organização, são conduzidas pesquisas de clima organizacional.
Tais pesquisas buscam
- a) analisar a efetividade da comunicação mercadológica com públicos estratégicos, tais como imprensa e sindicatos.
- b) avaliar o nível de relacionamento e satisfação do público interno com a organização.
- c) mensurar o brand awareness de sua linha de produtos.
- d) pesquisar as melhores práticas e os processos de empresas similares, concorrentes ou não.
- e) verificar as oportunidades e as ameaças para a organização, presentes no macroambiente.
- #110913
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque.
Dessa forma,
- a) a comunicação tem uma função estratégica de resultados, pois ajuda as organizações no cumprimento de sua missão e na concretização da sua visão.
- b) a comunicação deve reforçar, como parte da gestão estratégica, a cultura corporativa para seu público mais relevante, que é o interno.
- c) a gestão estratégica contemporânea compreende a análise técnica e a estrutura de mercados, sempre focados no ambiente externo da organização.
- d) as ações devem estar centradas no planejamento tático para a solução de questões pontuais e no gerenciamento de crises de imagem.
- e) o conceito atual de gestão estratégica da comunicação passa pelo entendimento de que esse é um processo verticalizado dentro das organizações.
- #110914
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em uma cerimônia de assinatura de contratos entre empresas e órgãos do governo, algumas regras devem ser observadas.
Entre essas regras, existe uma que estipula que o(a)
- a) lugar de honra, na composição da mesa, fica à esquerda.
- b) cerimonial é dispensável, pois não existem regras nessas ocasiões.
- c) roteiro de locução é redigido pelo mestre de cerimônias.
- d) pessoa mais importante é a primeira a assinar o(s) contrato(s).
- e) Bandeira Nacional é a última a ser hasteada, após as bandeiras dos Estados.
- #110915
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A assessoria de comunicação de uma empresa está apoiando a organização de uma rodada de negócios com o objetivo de estreitar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais.
Uma das providências a ser tomada é a
- a) conferência da correta disposição das bandeiras e de outros símbolos nacionais.
- b) contratação de mestre de cerimônia para conduzir a apresentação oficial dos convidados.
- c) descrição da ordem de precedência de autoridades estaduais e federais.
- d) observação da disposição dos convidados sentados à mesa de eventos.
- e) produção de material informativo atualizado sobre os serviços e produtos comercializados.
- #110916
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação.
A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo de
- a) destacar as ações on-line dos programas de marketing em geral.
- b) pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.
- c) processar dados financeiros e transações comerciais on-line.
- d) sincronizar os interesses da diretoria com os dos funcionários.
- e) transferir fundos de capital através de comunicações digitais.
- #110917
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Um especialista afirma que praticar marketing significa decidir taticamente sobre variáveis controláveis.
O conjunto dessas variáveis forma o(a)
- a) ciclo de vida dos produtos
- b) composto de marketing
- c) market share
- d) macroambiente de negócios
- e) concorrência direta e genérica
- #110918
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No projeto de uma revista institucional, o profissional de comunicação, querendo economizar no orçamento, decidiu usar um papel de baixa gramatura.
Essa escolha fará com que a(s)
- a) revista fique excessivamente pesada e grande.
- b) impressão da revista demande um número maior de folhas.
- c) ilustrações impressas fiquem com uma aparência borrada.
- d) folhas da revista apresentem muitas dificuldades para serem dobradas.
- e) imagens impressas corram o risco de vazar de uma página para a outra.
- #110919
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Para comemorar os 50 anos de uma empresa, sua diretoria decidiu publicar um livro com sua história. Como se trata de uma publicação especial, o profissional de comunicação contratado sugeriu que o livro tivesse uma aparência luxuosa e clássica.
Para atender à sugestão, além da capa dura, será utilizada a
- a) boneca
- b) platesetter
- c) guarda
- d) tira de cor
- e) encadernação a cavalo
- #110920
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial:
“... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...”
Esse anúncio é um exemplo de
- a) hard sell
- b) rich sell
- c) soft sell
- d) soft sell
- e) merchandising
- #110921
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.
Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:
- a) avaliação
- b) compra
- c) estratégia
- d) táticas
- e) negociações
- #110922
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.
Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o
- a) período observado é insuficiente para análise.
- b) dado apresentado ainda não constitui uma informação.
- c) funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.
- d) valor de 10% é baixo para o período de três meses.
- e) profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.
- #110923
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- BNDES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:
- a) agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.
- b) buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.
- c) manter transparência na relação com a imprensa.
- d) pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.
- e) providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.