Processando...

Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social | CONCURSO

Simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social

SIMULADO BNDES | PROFISSIONAL BÁSICO - COMUNICAÇÃO SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso BNDES para o cargo de Profissional Básico - Comunicação Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESGRANRIO para o concurso BNDES. Estas questões são especificamente para o cargo de Profissional Básico - Comunicação Social, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado BNDES | Profissional Básico - Comunicação Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso BNDES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#110904
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

O processo da produção colaborativa de notícias, propiciada pelo aspecto de interatividade oferecido pela internet, por sua natureza, adapta-se melhor a notícias

  • a) esportivas e nacionais
  • b) financeiras e culturais
  • c) regionais e científicas
  • d) locais e comunitárias
  • e) internacionais e econômicas
#110905
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

O bom funcionamento de um aeroporto raramente é divulgado nos noticiários. Por outro lado, um acidente aéreo ou o atraso nos voos colocam o mesmo aeroporto em evidência nas páginas dos jornais.
Esse tipo de ocorrência NÃO significa que

  • a) a assessoria de imprensa cumpra ineficientemente o papel que lhe cabe.
  • b) o potencial para uma pauta virar notícia esteja no ineditismo do fato.
  • c) o valor-notícia primário do fato seja a orientação da assessoria de imprensa.
  • d) os critérios da notícia sejam considerados pelos editores.
  • e) os fatos que rompam com a ordem natural do cotidiano virem notícia.
#110906
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.
Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)

  • a) folder e a mala-direta
  • b) informe publicitário e o outdoor
  • c) release e o folder
  • d) outdoor e o display
  • e) mala-direta e o informe publicitário
#110907
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.
Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)

  • a) contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.
  • b) ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.
  • c) linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.
  • d) complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.
  • e) fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.
#110908
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
BNDES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.
As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:

  • a) a cultura da sociedade e a cultura dos “membros da tribo” em que as notícias estão inseridas.
  • b) a influência das ligações entre a mídia e os governos e empresas que a financiam.
  • c) a necessidade de decidir quais informações priorizar, quais excluir, e de quais termos utilizar.
  • d) as formas narrativas utilizadas para redigir a notícia, como a técnica de pirâmide invertida.
  • e) o domínio dos valores-notícia e de elementos da cultura jornalística como rotinas e procedimentos.