Simulado BM-RS - Língua Portuguesa - Soldado da PM | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso BM-RS.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FUNDATEC, para nível Médio do cargo de Soldado da PM. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes BM-RS.
*Conteúdo Programático do Simulado de Língua Portuguesa do concurso BM-RS.
Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Língua Portuguesa.
- #40819
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) segundo a qual – cuja
- b) a qual – cuja a
- c) da qual – cujos
- d) perante a qual – que a
- e) sobre a qual – onde a
- #40820
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) devem ser oferecidos
- b) deve oferecer
- c) devemos oferecer
- d) é necessário oferecer
- e) convém oferecer
- #40821
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considere as seguintes informações sobre o texto lido: I. O estudioso do assunto apresenta uma espécie de perfil do jovem brasileiro envolvido em violência: os jovens que cometem assassinatos, tanto quanto os que são assassinados, compõem uma parcela populacional com poucos anos de estudo. II. Quanto maior o tempo de permanência na escola, ainda segundo o estudioso, mais se reduz a possibilidade de um jovem ser assassinado ou virar um assassino. III. O Brasil realiza investimentos em educação; entretanto, os benefícios pouco alcançam o contingente de população mais pobre e, consequentemente, mais carente de tais recursos. IV. O pesquisador defende que se ofereça um modelo de educação conservador e rígido a fim de retirar os jovens do caminho das transgressões e crimes. Quais delas estão de acordo com texto?
- a) Apenas I e III.
- b) Apenas II e III.
- c) Apenas II e IV.
- d) Apenas I, II e III.
- e) I, II, III e IV.
- #40822
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) Por consequência (l. 19 e 20) por Consequentemente.
- b) já que (l. 20) por pois.
- c) No entanto (l. 24) por Contudo.
- d) Além disso (l. 32) por Ademais.
- e) ainda que (l. 37) por apesar.
- #40823
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considere a seguinte oração, retirada do texto, e o que se afirma sobre ela.
[...] o impulso ao crime não é uma constante na vida do indivíduo [...].
I. Tem sujeito simples e predicado nominal.
II. O termo “uma constante” é objeto direto.
III. O termo “ao crime” é complemento nominal.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas III.
- c) Apenas I e III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #40824
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa em que aparecem palavras, todas retiradas do texto, que têm o mesmo número de letras e de fonemas.
- a) homicídios – pesquisa.
- b) sequer – ensino.
- c) corações – técnico.
- d) assassinado – linhas.
- e) probabilidade – taxa.
- #40825
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
- a) Encaminhar.
- b) Conceder.
- c) Dar.
- d) Investir.
- e) Designar.
- #40826
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Analise o que se afirma sobre o emprego de vírgulas na seguinte frase retirada do texto.
Além disso, segundo ele, o que o país faz, hoje, é oferecer uma escola (pública) que não motiva, não estimula e não conquista as mentes e os corações dos jovens.
I. As duas primeiras vírgulas separam termos com valor de adição e conformidade, respectivamente.
II. A terceira vírgula, que antecede “hoje”, pode ser retirada da frase sem ocasionar erro gramatical.
III. A quinta vírgula, que antecede “não”, separa orações de mesmo valor sintático.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #40827
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) há – já – têm.
- b) doméstica – empíricas – pública.
- c) municípios – indivíduo – média.
- d) trajetórias – infância – convívio.
- e) dólares – rápidos – básica.
- #40828
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Brigada Militar-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Considere os seguintes fragmentos retirados do texto
• o país ainda patina;
• uma escola (pública) que não motiva, não estimula e não conquista as mentes e os corações dos jovens.
O sentido seria preservado se os termos sublinhados, no contexto dado, fossem substituídos, respectivamente, por:
- a) desliza – domina.
- b) vacila – encanta.
- c) escorrega – derrota.
- d) flutua – cativa.
- e) resvala – vence.