Simulado Biologia Como Ciência | CONCURSO
SIMULADO BIOLOGIA COMO CIÊNCIA
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) .
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca para o concurso . Estas questões são especificamente do assunto Biologia Como Ciência da matéria Biologia e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Biologia Como Ciência contém um total de questões de concursos com um tempo estimado de 0 minutos para sua realização. O assunto abordado é Biologia Como Ciência da banca do concurso .
RANKING
Realize o simulado Biologia Como Ciência até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #44994
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Dentro da concepção de Karl Popper, existem hipóteses que são falseáveis e outras que não o são. Com relação à essa proposição de Popper, analise as hipóteses a seguir:
I. Todos os pontos de um círculo euclidiano são equidistantes do centro.
II. É possível ter sorte em uma aposta na loteria esportiva.
III. Ou chove ou não chove.
Assinale:
- a) se nenhuma das hipóteses for falseável.
- b) se apenas a hipótese I for falseável.
- c) se apenas a hipótese II for falseável.
- d) se apenas as hipóteses I e II forem falseáveis.
- e) se apenas as hipóteses II e III forem falseáveis.
- #44995
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Com relação ao indutivismo e seus pressupostos, criticados por Popper e Lakatos, analise as afirmativas a seguir.
I. A ciência começa com a observação.
II. A observação proporciona uma base segura a partir da qual deriva o conhecimento.
III. A teoria precede a observação.
Segundo a visão desses autores, o indutivismo é descredenciado
- a) apenas pela afirmativa I.
- b) apenas pela afirmativa II.
- c) apenas pela afirmativa III.
- d) apenas pelas afirmativas I e II.
- e) pelas afirmativas I, II e III.
- #44996
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Imre Lakatos, filósofo da Ciência, considera que uma hipótese pode ter uma parte central (hard core) não necessariamente testável, mas será considerada uma hipótese cientifica se
I. sua parte central for capaz de gerar hipóteses testáveis, formando um cinturão coerente.
II. sua parte central for capaz de gerar algumas hipóteses testáveis e outras não testáveis.
III. sua parte central puder ser rejeitada por meio do teste de uma única das hipóteses do cinturão.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #44997
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Com relação às observações feitas por duas pessoas normais, que estão vendo o mesmo objeto de um mesmo lugar e nas mesmas circunstâncias físicas, analise as afirmativas a seguir.
I. As observações não serão idênticas, porque não dependem unicamente das imagens formadas na retina, mas dependem também da experiência, do conhecimento, das expectativas e do estado interno de cada observador.
II. As observações serão idênticas, uma vez que ambos os observadores estarão diante de um mesmo fato e terão a mesma experiência visual, isto é, as imagens formadas na retina dos dois observadores possivelmente serão idênticas.
III. As observações sobre uma mesma radiografia de pulmão, feitas por dois estudantes de medicina, um iniciando e outro terminando o mesmo curso, terão relatos diferentes.
Assinale:
- a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
- b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se apenas a afirmativa III estiver correta.
- #44998
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As três questões fundamentais da filosofia são:
I. O que existe no mundo.
II. Como sabemos o que existe no mundo.
III. O que vamos fazer a respeito do que existe no mundo.
Com relação a essas três questões, é correto afirmar que:
- a) I corresponde à epistemologia, II à metafísica e III à ética.
- b) I corresponde à metafísica, II à ética e III à epistemologia.
- c) I corresponde à metafísica, II à epistemologia e III à ética.
- d) I corresponde à epistemologia, II à ética e III à metafísica.
- e) I corresponde à ética, II à metafísica e III à epistemologia.
- #44999
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Empédocles e Aristóteles, dois filósofos gregos, ofereceram importantes contribuições à evolução do pensamento científico, como as incluídas nas duas afirmativas a seguir. Empédocles: a cada geração nascem animais com dentes e outros sem eles, mas apenas os que os possuem sobrevivem.
Aristóteles: animais nascem com os dentes que necessitam. Todos os cães nascem com grandes caninos e as ovelhas nascem sem eles.
As afirmativas de Aristóteles e Empédocles são consideradas, em uma visão científica atual, respectivamente,
- a) ambas são transformistas.
- b) finalista e transformista.
- c) adaptacionista e transformista.
- d) finalista e adaptacionista.
- e) ambas são adaptacionistas.
- #45000
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Os trabalhos de Galileu, graças, em parte, ao seu método revolucionário e extremamente eficiente, contribuíram para a resolução de problemas concretos.
Sua contribuição para o avanço científico foi importante porque
- a) introduziu um modo de pensar que utilizava bases sólidas provenientes de experimentos e observações seguras.
- b) conseguiu provar, sem deixar dúvidas, todas as suas afirmações.
- c) usou, com segurança, a lógica dedutiva para mostrar a validade de suas afirmações.
- d) derrubou, com firmeza de argumentos, as críticas de seus opositores.
- e) seguiu as orientações propostas por Aristóteles.
- #45001
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
As práticas educativas baseadas no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e na Abordagem Temática Freireana (de Paulo Freire) apresentam, em comum, elementos estruturantes que podem ser usados como orientação para as atividades didático-pedagógicas. A partir desse fragmento, analise as afirmativas a seguir.
I. As concepções de sujeito e de objeto do conhecimento não devem ser pensadas separadamente. A concepção de sujeito se baseia na ideia dos “homens em relação constante com o mundo e com os outros”.
II. Embora o problema desempenhe o papel de gênese da construção do conhecimento, serve também como elemento de motivação da aprendizagem.
III. Na perspectiva do ENCI é preciso criar condições para que os estudantes expliquem “como” e “porque” conseguiram resolver o problema proposto.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #45002
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir.
I. O conhecimento científico é inacabado.
II. O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas.
III. O conhecimento científico é objetivo.
Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #45003
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:
1. Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona.
2. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela.
3. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.
Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.
I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.
II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.
III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #45004
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia Como Ciência
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três dimensões:
I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula.
II. Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade.
III. Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas.
Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas
- a) Epistemológica, Institucional e Humana.
- b) Epistemológica, Humana e Institucional.
- c) Institucional, Humana e Epistemológica.
- d) Institucional, Epistemológica e Humana.
- e) Humana, Institucional e Epistemológica.