Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física | CONCURSO
Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Bases Sócio-Históricas da Educação Física não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Bases Sócio-Históricas da Educação Física
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Bases Sócio-Históricas da Educação Física e saiam na frente em seus estudos.
Questões Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #246074
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na década de 80 o Brasil não se tornou uma nação olímpica e a competição esportiva da elite não aumentou o número de praticantes de atividades físicas. Iniciou-se então uma profunda crise de identidade nos pressupostos e no próprio discurso da Educação Física (EF) que originou uma mudança significativa nas políticas educacionais: a EF escolar, que estava voltada principalmente para a escolaridade de quinta a oitava séries do primeiro grau, passou a priorizar o segmento de
- a) segunda e terceira série.
- b) primeiro e segundo ano colegial.
- c) primeira, segunda e terceira série.
- d) primeira à quarta série e também a pré-escola.
- #246075
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A partir do início da década de 80 do século passado, pode-se perceber o paulatino rompimento de modelos de concepção pedagógica na área de educação física. Entre as concepções que buscaram esse rompimento, inclui-se a voltada à
- a) orientação do professor e à promoção da saúde.
- b) autonomia no gerenciamento da aptidão física e às experiências vividas pelos alunos.
- c) elaboração de conhecimentos sobre atividade física, à busca de bem-estar e à valorização dos conteúdos esportivos.
- d) qualidade de vida e à orientação didática do professor para hábitos de higiene e saúde.
- #246076
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O termo educação física compreende vários entendimentos que denotam um amplo espectro de suas implicações para a sociedade. Assim, num sentido amplo a educação física pode ser entendida como
- a) uma profissão que promove atividades físicas e esportivas para população de forma geral; um campo de investigação científica sobre atividades físicas; uma dimensão da educação, a física, ao lado de outras como a intelectual, a social e a moral; um componente curricular na escolarização nos níveis básico, médio e superior.
- b) uma ocupação que auxilia profissionais na promoção de atividades físicas e esportivas; um curso de formação de árbitros de esportes individuais e coletivos; uma técnica corporal específica para academias; um esporte de cunho apenas educacional.
- c) uma ação profissional restrita à escola de ensino fundamental; um curso de formação de árbitros de ginástica artística (olímpica); um campo de desenvolvimento de materiais esportivos; uma atividade extracurricular voltada para escolinhas de esporte escolar.
- d) um conjunto de atividades físicas voltadas para o tempo livre; um programa de educação mental baseada no físico; a sistematização dos esportes coletivos e individuais; um componente do condicionamento físico para crianças e adultos; uma orientação para o trabalho manual.
- #246077
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de
- a) teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano que dão importância à educação do movimento e por meio dele, teorias de fisiologia geral e aplicada ao exercício que orientam a prescrição de atividades físicas e treinamento desportivo e as teorias sociais críticas que orientam a definição de significados e funções da prática de educação física.
- b) teorias exclusivamente do treinamento esportivo que visam a especialização desportiva generalizada e teoria da administração com vistas à estruturação de serviços nas áreas da atividade física.
- c) princípios mecânicos do movimento corporal no desenvolvimento de calçados esportivos, princípios psicológicos para desenvolvimento da autoestima e princípios da biologia molecular no que concerne ao funcionamento dos genes.
- d) princípios de gestão econômica de instituição de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares.
- #246078
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com relação à história da Educação Física no Brasil um dos fatos mais notáveis durante o Brasil Império, foi o parecer de Rui Barbosa, sobre o projeto de “Reforma do Ensino Primário”, onde ele coloca a Educação Física como elemento indispensável à formação integral da juventude e mostra a evolução da Educação Física nos países mais avançados do mundo, defendendo-a como elemento de formação intelectual, moral e espiritual da juventude. De acordo com Soares (2001) pode-se afirmar que, em sua implantação, a Educação Física no Brasil:
- a) Baseou-se nos pilares da psicomotricidade, na escola militarista, método francês e nos princípios higienistas.
- b) Fundou-se pelos princípios da prática dos grandes jogos, método francês, Escola austro-húngara de Ginástica;
- c) teve seus princípios na escola militarista, método alemão, método francês e nos princípios higienistas.
- d) sofreu influência da Escola Austro-húngara de Ginástica, na escola militarista, método francês e princípios higienistas.
- #246079
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A compreensão do momento atual da Educação Física passa segundo Ghiraldelli Junior (2003) pela análise histórica da Educação Física situando-a em tendências a partir da análise de documentos históricos. Tendo como referência este aspecto, analise as proposições acerca da história da Educação Física no Brasil as classifique em verdadeiras ou falsas:
I - ( ) Entre o final do século XIX e início do século XX a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e a classe médica.
II - ( ) Na década de 30, no Brasil, dentro de um contexto histórico e político mundial, com a ascensão das ideologias nazistas e fascistas, ganham forças novamente as idéias que associam a eugenização da raça à Educação Física.
III - ( ) Apenas em 1937, na elaboração da Constituição, é que se fez a primeira referência explícita à Educação Física em textos constitucionais federais incluindo-a no currículo como prática educativa obrigatória.
IV - ( ) O processo de esportização da Educação Física escolar teve seu apogeu com a introdução do Método Desportivo Generalizado.
A relação correta encontra-se apontada na alternativa:
- a) I - V; II -V; III- F; IV- V;
- b) I - F; II - F; III - V; IV - F;
- c) I - F; II - F ; III - F; IV - V;
- d) I - V; II - V; III - V; IV - F;
- #246080
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No período Imperial, os conhecimentos que embasavam a prática pedagógica da Educação Física eram oriundos das seguintes áreas:
- a) médica e militar.
- b) pedagógica e militar.
- c) esportiva e médica.
- d) pedagógica e esportiva.
- #246081
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A atividade que melhor simboliza a prática pedagógica da Educação Física, no início da Republica no Brasil, é a(o):
- a) jogo.
- b) ginástica.
- c) dança.
- d) esporte.
- #246082
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
No período de 1920 - 1930, a Educação Física pautava sua prática pedagógica nas instruções presentes no(a):
- a) Regulamento de Instrução Física Militar.
- b) Tratado de Fisiologia do Exercício.
- c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- d) Reforma de Ensino Leôncio de Carvalho.
- #246083
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Para Vitor Marinho, a década de 80 delineia duas grandes perspectivas para a Educação/Educação Física brasileira que produziram duas modalidades de estrutura discursiva. São elas:
- a) a psicomotricidade e o humanismo
- b) a iniciação esportiva e o desenvolvimento motor.
- c) a cooperação e a competição.
- d) o consenso e o conflito.