Processando...

Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física | CONCURSO

Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física

Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Bases Sócio-Históricas da Educação Física não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Bases Sócio-Históricas da Educação Física

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Bases Sócio-Históricas da Educação Física
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física

  1. Todos Simulados Bases Sócio-Históricas da Educação Física
  2. Simulados
  3. Questões de Simulados

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Bases Sócio-Históricas da Educação Física e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Bases Sócio-Históricas da Educação Física

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Bases Sócio-Históricas da Educação Física

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#230917
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A história da Educação Física confunde-se, em certos momentos, com a própria escolarização no Brasil. Entre decretos e reformas, a Educação Física, desde o século XIX, ocupou um papel de destaque, seja na preparação de um corpo forte, saudável, de hábitos higiênicos ou na constituição de princípios da eugenia da raça. A importação de métodos de ensino marcou um período em que as atividades eram determinadas por princípios ginásticos, fortemente marcados por métodos de origem militar. A implementação desses métodos ginásticos nas escolas brasileiras seguiu a seguinte ordem histórica:

  • a) Alemão, Sueco e Francês
  • b) Sueco, Francês e Alemão
  • c) Francês, Alemão e Sueco
  • d) Alemão, Francês e Sueco
#230918
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A Educação Física escolar passou por transições em que objetivos, conteúdos e métodos foram se modificando ao longo do tempo. Diferentes perspectivas influenciaram projetos pedagógicos com intencionalidades diversas e percebem-se algumas rupturas entre elas. Analisando a Educação Física escolar, compreendida entre os séculos X IX e XX, observam-se as seguintes concepções pedagógicas, respectivamente na linha do tempo:

  • a) histórico-crítica, biologicista e psicopedagógica
  • b) psicopedagógica, histórico-crítica e biologicista
  • c) biologicista, histórico-crítica e psicopedagógica
  • d) biologicista, psicopedagógica e histórico-crítica
#230919
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

É complexo procurar definir que concepção, abordagem, corrente ideológica está presente ou orienta a prática pedagógica de um professor de Educação Física. Associe as concepções às suas respectivas características.
Concepção 1. Abordagem crítico-superadora. 2. Abordagem desenvolvimentista. 3. Abordagem psicomotricista. 4. Abordagem tecnicista.
Características ( ) Essa concepção é embasada no discurso da justiça social, fazendo uma inferência em dados da realidade, considerando a crítica social dos conteúdos. Pode ser tida como uma reflexão pedagógica e desempenha um papel político-pedagógico. Nela, a Educação Física é entendida como sendo uma disciplina que trata do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira e da dança, como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento. ( ) Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma esportivização maciça. ( ) Essa concepção procura utilizar a atividade lúdica como motivo para processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais. Busca analisar e interpretar o jogo infantil e seus significados. Tem, na relação do homem com seu mundo interno e externo, seus objetivos funcionais, em que os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação, que implica nos processos de assimilação e acomodação. ( ) Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é

  • a) 3, 2, 4, 1.
  • b) 3, 1, 2, 4.
  • c) 2, 1, 4, 3.
  • d) 1, 4, 3, 2.
#230920
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre os estudos históricos da educação física na escola, ao longo do século XIX e XX, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A inclusão da educação física oficialmente na escola ocorreu no Brasil somente no século XX, em 1912, com a Reforma de Rui Barbosa, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guts Muths, J. J. Rousseau, Pestalozzi e outros. ( ) No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgiram os “métodos ginásticos”. Os principais métodos foram propostos pelo sueco P. H. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess. ( ) Apenas a partir da década de 1920 que os vários Estados da Federação brasileira começaram a realizar suas reformas educacionais e incluíram a educação física com o nome mais frequente de “exercícios físicos”. ( ) Ambas as concepções higienistas e militaristas consideravam a educação física como uma disciplina essencialmente prática, necessitando, portanto, de todo um aparato teórico para sua fundamentação. Por isso havia evidente distinção entre a educação física escolar e a instrução física militar.
A sequência está correta em

  • a) F, F, V, V.
  • b) V, V, V, F.
  • c) F, V, F, F.
  • d) V, F, F, V.
#230921
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Bases Sócio-Históricas da Educação Física
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A preocupação das elites brasileiras com o desenvolvimento de uma nova sociedade entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX se revelou na descrença com o Império e na relação com tudo que podia ser atribuído a ele como fracasso e atraso. Por isso, esse momento é marcado pelo movimento republicano liberal, pela luta contra a escravidão dos negros, pelo estabelecimento de um sistema escolar para o país. O início da industrialização é responsável pelo deslocamento de um enorme contingente de pessoas do campo para as cidades e essa urbanização da sociedade cria sérios problemas ligados ao baixo nível de saneamento básico, à precariedade das moradias e à falta de preparo dessas pessoas em relação à profilaxia de doenças e questões ligadas à saúde. Nesse período, especialmente entre as décadas de 1880 e 1920, a Educação Física já se fazia presente nas escolas brasileiras.

Tendo em vista essa descrição, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a Educação Física brasileira nesse período.

  • a) Cidadã, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de desenvolver a consciência sobre direitos e deveres que sustentam a cidadania.
  • b) Desenvolvimentista, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento motor da população.
  • c) Higienista, ministrada por médicos, com o objetivo de construir corpos saudáveis, para que as pessoas resistissem às doenças e estivessem aptas ao trabalho.
  • d) Militarista, ministrada por militares, com o objetivo de construir uma população que aderisse ao conceito de civismo, de defesa da pátria.