Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física | CONCURSO
Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física
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Este Simulado Bases Sócio-Históricas da Educação Física foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Bases Sócio-Históricas da Educação Física
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Bases Sócio-Históricas da Educação Física
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #230917
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- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
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(1,0) 1 -
A história da Educação Física confunde-se, em certos momentos, com a própria escolarização no Brasil. Entre decretos e reformas, a Educação Física, desde o século XIX, ocupou um papel de destaque, seja na preparação de um corpo forte, saudável, de hábitos higiênicos ou na constituição de princípios da eugenia da raça. A importação de métodos de ensino marcou um período em que as atividades eram determinadas por princípios ginásticos, fortemente marcados por métodos de origem militar. A implementação desses métodos ginásticos nas escolas brasileiras seguiu a seguinte ordem histórica:
- a) Alemão, Sueco e Francês
- b) Sueco, Francês e Alemão
- c) Francês, Alemão e Sueco
- d) Alemão, Francês e Sueco
- #230918
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- Bases Sócio-Históricas da Educação Física
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(1,0) 2 -
A Educação Física escolar passou por transições em que objetivos, conteúdos e métodos foram se modificando ao longo do tempo. Diferentes perspectivas influenciaram projetos pedagógicos com intencionalidades diversas e percebem-se algumas rupturas entre elas. Analisando a Educação Física escolar, compreendida entre os séculos X IX e XX, observam-se as seguintes concepções pedagógicas, respectivamente na linha do tempo:
- a) histórico-crítica, biologicista e psicopedagógica
- b) psicopedagógica, histórico-crítica e biologicista
- c) biologicista, histórico-crítica e psicopedagógica
- d) biologicista, psicopedagógica e histórico-crítica
- #230919
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(1,0) 3 -
É complexo procurar definir que concepção, abordagem, corrente ideológica está presente ou orienta a prática pedagógica de um professor de Educação Física. Associe as concepções às suas respectivas características.
Concepção 1. Abordagem crítico-superadora. 2. Abordagem desenvolvimentista. 3. Abordagem psicomotricista. 4. Abordagem tecnicista.
Características ( ) Essa concepção é embasada no discurso da justiça social, fazendo uma inferência em dados da realidade, considerando a crítica social dos conteúdos. Pode ser tida como uma reflexão pedagógica e desempenha um papel político-pedagógico. Nela, a Educação Física é entendida como sendo uma disciplina que trata do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira e da dança, como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento. ( ) Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma esportivização maciça. ( ) Essa concepção procura utilizar a atividade lúdica como motivo para processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais. Busca analisar e interpretar o jogo infantil e seus significados. Tem, na relação do homem com seu mundo interno e externo, seus objetivos funcionais, em que os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação, que implica nos processos de assimilação e acomodação. ( ) Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é
- a) 3, 2, 4, 1.
- b) 3, 1, 2, 4.
- c) 2, 1, 4, 3.
- d) 1, 4, 3, 2.
- #230920
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(1,0) 4 -
Sobre os estudos históricos da educação física na escola, ao longo do século XIX e XX, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A inclusão da educação física oficialmente na escola ocorreu no Brasil somente no século XX, em 1912, com a Reforma de Rui Barbosa, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guts Muths, J. J. Rousseau, Pestalozzi e outros. ( ) No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgiram os “métodos ginásticos”. Os principais métodos foram propostos pelo sueco P. H. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess. ( ) Apenas a partir da década de 1920 que os vários Estados da Federação brasileira começaram a realizar suas reformas educacionais e incluíram a educação física com o nome mais frequente de “exercícios físicos”. ( ) Ambas as concepções higienistas e militaristas consideravam a educação física como uma disciplina essencialmente prática, necessitando, portanto, de todo um aparato teórico para sua fundamentação. Por isso havia evidente distinção entre a educação física escolar e a instrução física militar.
A sequência está correta em
- a) F, F, V, V.
- b) V, V, V, F.
- c) F, V, F, F.
- d) V, F, F, V.
- #230921
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(1,0) 5 -
A preocupação das elites brasileiras com o desenvolvimento de uma nova sociedade entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX se revelou na descrença com o Império e na relação com tudo que podia ser atribuído a ele como fracasso e atraso. Por isso, esse momento é marcado pelo movimento republicano liberal, pela luta contra a escravidão dos negros, pelo estabelecimento de um sistema escolar para o país. O início da industrialização é responsável pelo deslocamento de um enorme contingente de pessoas do campo para as cidades e essa urbanização da sociedade cria sérios problemas ligados ao baixo nível de saneamento básico, à precariedade das moradias e à falta de preparo dessas pessoas em relação à profilaxia de doenças e questões ligadas à saúde. Nesse período, especialmente entre as décadas de 1880 e 1920, a Educação Física já se fazia presente nas escolas brasileiras.
Tendo em vista essa descrição, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a Educação Física brasileira nesse período.
- a) Cidadã, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de desenvolver a consciência sobre direitos e deveres que sustentam a cidadania.
- b) Desenvolvimentista, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento motor da população.
- c) Higienista, ministrada por médicos, com o objetivo de construir corpos saudáveis, para que as pessoas resistissem às doenças e estivessem aptas ao trabalho.
- d) Militarista, ministrada por militares, com o objetivo de construir uma população que aderisse ao conceito de civismo, de defesa da pátria.