Simulado Banco do Brasil - Técnicas de Vendas - Escriturário | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Banco do Brasil .
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CESGRANRIO , para nível Médio do cargo de Escriturário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Banco do Brasil .
*Conteúdo Programático do Simulado de Técnicas de Vendas do concurso Banco do Brasil .
Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Produto, Preço, Praça; Promoção. Vantagem competitiva. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento. Interação entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfação e retenção de clientes. Valor percebido pelo cliente. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Técnicas de Vendas.
- #40694
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 1 -
O superintendente de vendas do Banco A, submetido a regime de metas, determina a suas equipes que, em todos os contratos de empréstimos, vinculem o fechamento da operação à realização de contrato de seguro. Com tal determinação, as metas impostas são realizadas, com reflexo financeiro positivo na remuneração dos empregados.
Nos termos do Código de Defesa e Proteção ao Consumidor, tal operação é:
- a) admitida, por ser inerente às relações de mercado.
- b) permitida, por ser integrante de regime de remuneração por metas.
- c) vedada, por caracterizar prática abusiva.
- d) vedada, por não ser possível a conjugação prática das operações.
- e) permitida, por configurar habitualidade das relações.
- #40695
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
- a) produção, estabelecendo metas de vendas que ultrapassem sua capacidade produtiva.
- b) orçamento, proporcionando a expectativa de ganhos futuros em função das vendas a serem realizadas.
- c) cliente, avaliando suas necessidades e expectativas em relação aos produtos ofertados.
- d) território de vendas, delimitando assim a atuação de cada vendedor, que concentrará seus esforços na área para ele determinada.
- e) vendedor, visando a aumentar os ganhos do profissional, já que seu salário é a comissão sobre as vendas realizadas.
- #40696
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Um funcionário de um banco, preocupado em atingir as metas estabelecidas pela sua gerência, precisava vender alguns produtos bancários em pouco tempo. Tentando atingir a meta estabelecida, ele procurou algumas informações sobre como melhorar seu desempenho no processo de vendas.
A informação de como proceder no processo de vendas, que contribuirá positivamente para a melhoria de seu desempenho, é:
- a) minimizar as informações passadas aos clientes sobre os riscos envolvidos em cada um dos produtos oferecidos.
- b) oferecer os produtos aos clientes, independentemente de seus perfis já que, ao categorizar os clientes, estaria discriminando-os.
- c) falar mais do que ouvir, durante a abordagem inicial, exaltando os benefícios de cada um dos produtos.
- d) mostrar conhecimento em relação aos produtos, po- rém não mencionar a política do banco e as formas de cobrança referentes aos produtos, já que esses detalhes tomam o tempo do cliente.
- e) buscar informações essenciais sobre os clientes com perspectiva de negócios, antes e durante a interação no processo de compra e venda.
- #40697
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
O setor bancário, de maneira geral, tem investido na criação de novos produtos para atender a um mercado emergente nos últimos anos, em função do aumento da renda per capita no país – as camadas mais populares da população brasileira.
Com base nesse pressuposto, os bancos, para avaliar se valeria a pena ou não investir na criação desses novos produtos, em seu planejamento de vendas, iniciaram seu processo de planejamento de vendas, analisando o(a).
- a) potencial de mercado, que é um processo em que é estimada a capacidade do mercado brasileiro no ramo da atuação da empresa – estimativa que vai refletir a situação econômica do momento.
- b) potencial de vendas, que é um processo em que é calculado, a partir da análise da empresa e de seu ambiente, da concorrência e de outros fatores pertinentes ao processo, o mercado existente.
- c) mix de marketing, que pode ser utilizado pela empresa para influenciar a resposta dos consumidores.
- d) campanha de marketing, procurando entender o comportamento do consumidor visando a estabelecer os objetivos e as metas de cada produto para que a campanha atinja o público-alvo.
- e) previsão de vendas, que é um processo em que a capacidade de vendas da empresa e do mercado parte da análise da demanda total do mercado para definir o público-alvo em que vai atuar
- #40698
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
A carteira de clientes é o principal ativo de uma agência bancária.
Portanto, na relação com os clientes, é essencial nortear-se pelo seguinte princípio:
- a) A responsabilidade pelo bom atendimento bancário é unicamente da área comercial da agência bancária.
- b) Os clientes que necessitam de crédito bancário devem ter um atendimento bancário inferior aos clientes que têm investimentos nas agências bancárias.
- c) Todos os clientes devem ter o mesmo tipo de atendimento bancário, mesmo possuindo diferentes solicitações de serviços bancários
- d) Qualquer tipo de agência bancária deve dar mais importância ao atendimento aos clientes pessoas físicas do que aos clientes pessoas jurídicas.
- e) O bom relacionamento com todos os clientes deve ser feito independentemente do retorno financeiro que esses clientes proporcionam à agência bancária.
- #40699
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 6 -
As empresas, diante da concorrência existente no mercado, procuram medir a satisfação de seus clientes, buscando identificar possibilidades para sua fidelização.
A satisfação do cliente em relação ao produto adquirido é representada pelo(a).
- a) diminuição dos custos de produção.
- b) proximidade entre as suas expectativas e o desempenho percebido do produto.
- c) atendimento da empresa ao Código de Defesa do Consumidor.
- d) turnover dos empregados da empresa que atuam no processo produtivo.
- e) volume de estoque de produtos acabados da empresa, para atender ao cliente
- #40700
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
O relacionamento que os bancos mantêm com seus clientes é um fator que contribui para sua captação e sua fidelização. Pensando nisso, os bancos têm utilizado diferentes ferramentas e estratégias no desenvolvimento de sua liderança no mercado.
De maneira geral, o marketing de relacionamento é conceituado como o processo pelo qual uma empresa constrói alianças com clientes atuais e potenciais de tal forma que ambos, vendedor e comprador, trabalhem em busca de um conjunto específico de objetivos comuns.
Os objetivos do marketing de relacionamento são atingidos quando.
- a) é estabelecida uma relação distante, formal e profissional com o cliente.
- b) é estabelecido o relacionamento unilateral e satisfatório de curto prazo com o cliente.
- c) é assegurado que a empresa busque relacionar-se com os clientes a cada ocasião de compra.
- d) é assegurado que os funcionários satisfaçam às necessidades dos clientes.
- e) é estabelecido um relacionamento satisfatório entre a empresa e o cliente, não havendo necessidade de compatibilidade entre a empresa e outras partes.
- #40701
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
O grau de percepção de valor, pelo cliente, em relação ao produto ou serviço, é dinâmico, podendo variar de acordo com o momento – antes da aquisição, imediatamente após a aquisição, após longo tempo de aquisição e utilização, entre outras circunstâncias.
Essa mudança na percepção de valor ocorre porque:
- a) um gap é instaurado entre o que a empresa oferece ao mercado e o que o cliente adquire, aumentando assim a percepção de valor.
- b) um cliente, ao adquirir um produto ou serviço, percebe que a sua expectativa de valor, em relação ao que está adquirindo, excede a sua expectativa de valor de qualquer outro produto ou serviço da concorrência.
- c) o grau de importância dos atributos de valor muda, à medida que a relação do cliente com o produto aumenta, podendo aumentar ou diminuir o valor percebido.
- d) o vendedor, ao adquirir um produto ou serviço, aumenta os benefícios do cliente e isso viabiliza a redução dos custos de aquisição, o que contribui para a diminuição da percepção de valor.
- e) as empresas focam o que os clientes desejam, generalizando e padronizando as suas necessidades, resultando no aumento da percepção de valor, porque os clientes são tratados de maneira uniforme
- #40702
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Os produtos bancários têm certas características que os diferenciam dos demais produtos comercializados no mercado.
Uma de suas características é determinada pela ausência de clareza ou precisão quando de sua oferta, que repercute na falta de compreensão e na dificuldade de o cliente elaborar mentalmente aquele produto que está sendo a ele ofertado.
Essa característica está relacionada à(ao) sua(seu).
- a) risco percebido
- b) imaterialidade
- c) tangibilidade
- d) automação
- e) invariabilidade
- #40703
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Técnicas de Vendas
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
- a) A motivação financeira sempre será o aspecto motivacional mais importante em um time comercial.
- b) Uma equipe motivada sempre conseguirá alcançar e superar as metas da área comercial.
- c) O gasto financeiro da empresa em motivação é um fator essencial para manter a equipe de vendas constantemente motivada.
- d) A motivação está diretamente ligada à valorização do funcionário.
- e) A questão motivacional não tem relação com um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profis- sional de seu colaborador