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Simulado Banco da Amazônia | Técnico Científico - Estatística | CONCURSO

Simulado Banco da Amazônia | Técnico Científico - Estatística

SIMULADO BANCO DA AMAZÔNIA | TÉCNICO CIENTÍFICO - ESTATÍSTICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Banco da Amazônia para o cargo de Técnico Científico - Estatística.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso Banco da Amazônia. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico Científico - Estatística, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Banco da Amazônia | Técnico Científico - Estatística contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Banco da Amazônia.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#79167
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 1 - 

O setor de recursos humanos de uma instituição deseja avaliar a efetividade de um programa de treinamento que visa ao aumento da produtividade de seus empregados. Para essa avaliação, 30 empregados foram selecionados ao acaso para um estudo-piloto. As produtividades de cada empregado foram registradas, antes (X) e depois (Y) do treinamento. 

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Para se avaliar a efetividade do treinamento, o teste estatístico recomendado é do tipo pareado

#79168
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 2 - 

O setor de recursos humanos de uma instituição deseja avaliar a efetividade de um programa de treinamento que visa ao aumento da produtividade de seus empregados. Para essa avaliação, 30 empregados foram selecionados ao acaso para um estudo-piloto. As produtividades de cada empregado foram registradas, antes (X) e depois (Y) do treinamento. 

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

De modo geral, o teste estatístico efetuado com base nos escores das produtividades dos empregados permite avaliar melhor a efetividade do treinamento em comparação com o teste dos sinais

#79169
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
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Certo/Errado
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(1,0) 3 - 

O setor de recursos humanos de uma instituição deseja avaliar a efetividade de um programa de treinamento que visa ao aumento da produtividade de seus empregados. Para essa avaliação, 30 empregados foram selecionados ao acaso para um estudo-piloto. As produtividades de cada empregado foram registradas, antes (X) e depois (Y) do treinamento. 

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Suponha que as variáveis X e Y sejam independentes e que X ~ N(14, 25) e Y ~ N(16, 9). Nessa situação, a variância da diferença X – Y será igual a 34

#79170
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
Tipo
Certo/Errado
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(1,0) 4 - 

O setor de recursos humanos de uma instituição deseja avaliar a efetividade de um programa de treinamento que visa ao aumento da produtividade de seus empregados. Para essa avaliação, 30 empregados foram selecionados ao acaso para um estudo-piloto. As produtividades de cada empregado foram registradas, antes (X) e depois (Y) do treinamento. 

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Se X ~ N(14, 25) e se X é a produtividade média dos X empregados antes do treinamento, então é correto afirmar que X ~ N(14, 25)

#79171
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
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Certo/Errado
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(1,0) 5 - 

O setor de recursos humanos de uma instituição deseja avaliar a efetividade de um programa de treinamento que visa ao aumento da produtividade de seus empregados. Para essa avaliação, 30 empregados foram selecionados ao acaso para um estudo-piloto. As produtividades de cada empregado foram registradas, antes (X) e depois (Y) do treinamento. 

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Suponha que X e Y sejam variáveis contínuas não gaussianas. Nesse caso, o teste não paramétrico de McNemar é apropriado para se testar a efetividade do treinamento para o aumento da produtividade dos empregados

#79172
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
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Certo/Errado
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(1,0) 6 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Sob a hipótese de igualdade das variâncias ( ?21 = ?2) a estimativa da variância combinada será inferior a 10,5

#79173
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
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Certo/Errado
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(1,0) 7 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Considere a hipótese nula µ1= µ2 , que a estatística do teste tenha sido igual a 29 e que as distribuições dos dados tenham sido normais. Nessa situação, há fortes evidências de que a redução do IPI produziu efeito significativo no volume de vendas de veículos novos

#79174
Banca
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Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
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(1,0) 8 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Para se avaliar a tendência de aumento no volume das vendas com base no teste t, utiliza-se o teste bilateral, e, nesse caso, o P-valor do teste bilateral deverá ser calculado multiplicando-se por 2 o P-valor do teste unilateral correspondente

#79175
Banca
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Matérias Diversas
Concurso
Banco da Amazônia
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(1,0) 9 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Sob a hipótese de igualdade das variâncias populacionais ( ?21 = ?2) o teste t para a hipótese (nula) de igualdade das médias populacionais ( µ1 = µ2) possui 57 graus de liberdade

#79176
Banca
CESPE
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Banco da Amazônia
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(1,0) 10 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
O fato de a variância amostral da variável X2 ser menor que aquela observada para X1 deve-se exclusivamente ao fato de o tamanho da amostra de X2 ser inferior ao de X1

#79177
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Banco da Amazônia
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(1,0) 11 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Se os dados seguirem uma distribuição normal, o teste é preferível ao teste não paramétrico de Wilcoxon

#79178
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(1,0) 12 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Considere o teste de Wilcoxon e o teste para a comparação das médias antes e depois da redução do IPI e suponha que os dados não sigam uma distribuição normal. Considere, ainda, que o P-valor do teste de Wilcoxon tenha sido igual a 0,071 e o do teste t, igual a 0,010. Nesse caso, considerando-se o nível de significância de 5%, pode-se concluir que há diferença entre os números médios de veículos vendidos antes e depois da redução do IPI

#79179
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(1,0) 13 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Se o instituto utilizar os valores das variâncias populacionais, a estatística do teste de igualdade das médias terá 57 graus de liberdade

#79180
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Banco da Amazônia
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(1,0) 14 - 

Um instituto de pesquisa deseja avaliar o efeito da redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para veículos automotores na venda de veículos novos. Esse instituto obteve as seguintes estatísticas descritivas acerca do volume vendido, antes (X1) e depois (X2) da redução do IPI: 

X1: n1 = 31 x1 = 90 s21 = 12; X2: n2 = 28 x2 = 115 s22 = 9, em que n, x, e s2 correspondem, respectivamente, ao tamanho da amostra, à média aritmética e à variância amostral. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Se a hipótese alternativa for µ1 ? µ2 e se o numerador do teste for calculado com base na diferença x1 - x2, então os mesmos resultados serão obtidos alterando-se a hipótese alternativa para µ1 ? µ2 ou µ1 ? µ2

#79181
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(1,0) 15 - 

Julgue os seguintes itens, acerca de modelos lineares.
A presença de multicolinearidade na matriz de dados X pode tornar singular a matriz X' X.