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Simulado Avaliação Educacional | CONCURSO

Simulado Avaliação Educacional

Simulado Avaliação Educacional

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Este Simulado Avaliação Educacional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Avaliação Educacional
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Avaliação Educacional e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Avaliação Educacional

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Avaliação Educacional, que também são grátis. Clique Aqui!

 

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#243646
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Com base nas reflexões feitas por Vasconcellos (2005) sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

  • a) a avaliação escolar está associada a uma concepção de homem e de sociedade, e ao projeto pedagógico da instituição.
  • b) seu principal objetivo é contribuir para a garantia da formação integral do sujeito mediada pela construção do conhecimento de maneira eficaz.
  • c) é contraditório admitir uma avaliação reflexiva, crítica, emancipatória, num processo de ensino passivo, repetitivo e alienante.
  • d) a crítica à ênfase na avaliação classificatória ou à prova também se refere à crítica da necessidade de avaliação ou à necessidade de produção de conhecimentos e manifestação dos alunos.
#243647
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

A avaliação se diferencia da mensuração.

A mensuração é a(o)

  • a) medida do conhecimento intelectual, demonstrada a partir de uma nota ou conceito.
  • b) quantificação de um conhecimento, sendo a parte subjetiva do mesmo.
  • c) qualificação do diagnóstico, ajudando na tomada de decisão do processo de avaliação.
  • d) tomada de decisão sobre o resultado da avaliação, visando à melhoria dos processos de aprendizagens.
#243648
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.

A avaliação voltada à aprendizagem

  • a) premia o aluno que aprende o conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados desejados.
  • b) examina o conhecimento aprendido pelo aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o aluno para recuperação paralela.
  • c) verifica as dificuldades que os alunos apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos conhecimentos durante o processo de ensino.
  • d) classifica os alunos de acordo com o seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela turma.
#243649
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

A avaliação é um dos elementos fundamentais de todo o processo educativo. Ela está no dia a dia das pessoas, em suas práticas cotidianas e de forma essencial nos processos de formação escolar, estando principalmente alocado na prática pedagógica do professor.

Para que o(a) aluno(a) possa entender como está aprendendo, o processo avaliativo deve ser claro, contínuo e processual para que ele(a) possa perceber suas dificuldades, ao mesmo tempo, identificar as possibilidades de reconstruir sua aprendizagem, mediado pela ação docente.

Como aponta Vasconcellos, pela própria alienação inculcada na formação do docente, “a avaliação ainda desempenha mais um papel político que pedagógico, não sendo usada como recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem, mas, sim, tanto por parte do sistema social quanto pelo escolar, como instrumento"...

  • a) de poder e de controle.
  • b) de reflexão e de replanejamento.
  • c) de resgate e de reorientação.
  • d) de inquietação e de curiosidade.
#243650
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Avaliação Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

Toda instituição de Ensino Superior constituirá uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de:

  • a) desenvolver os processos de avaliação internos da instituição, prestar as informações solicitadas pelo MEC e preencher o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais da Educação Superior (INEP).
  • b) responsabilizar-se pelo preenchimento do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), além conduzir todo o processo de avaliação de aprendizagem da Instituição de Educação Superior (IES).
  • c) acompanhar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e supervisionar o trabalho técnico-administrativo-pedagógico realizado pela Instituição de Educação Superior (IES).
  • d) conduzir os processos de avaliação internos da instituição, sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais da Educação Superior (INEP).