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Simulado Avaliação Educacional | CONCURSO

Simulado Avaliação Educacional

Simulado Avaliação Educacional

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Este Simulado Avaliação Educacional foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Avaliação Educacional
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões Avaliação Educacional

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#220557
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Matéria
Avaliação Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

A avaliação se diferencia da mensuração.

A mensuração é a(o)

  • a) medida do conhecimento intelectual, demonstrada a partir de uma nota ou conceito.
  • b) quantificação de um conhecimento, sendo a parte subjetiva do mesmo.
  • c) qualificação do diagnóstico, ajudando na tomada de decisão do processo de avaliação.
  • d) tomada de decisão sobre o resultado da avaliação, visando à melhoria dos processos de aprendizagens.
  • e) processo de promover a metacognição dos estudantes, possibilitando a autoavaliação.
#220558
Banca
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Matéria
Avaliação Educacional
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.

A avaliação voltada à aprendizagem

  • a) premia o aluno que aprende o conhecimento ensinado para motivar aqueles que não apresentaram resultados desejados.
  • b) examina o conhecimento aprendido pelo aluno para, dessa forma, prosseguir o processo de aprendizado ou encaminhar o aluno para recuperação paralela.
  • c) verifica as dificuldades que os alunos apresentam, para planejar intervenções que promovam a aquisição dos conhecimentos durante o processo de ensino.
  • d) classifica os alunos de acordo com o seu desempenho nas provas realizadas e estabelece uma meta a ser alcançada pela turma.
  • e) possibilita verificar o conhecimento já aprendido pelo aluno para o professor poder verificar se cumpriu, com sucesso, seu planejamento do curso.
#220559
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(1,0) 3 - 

A avaliação é um dos elementos fundamentais de todo o processo educativo. Ela está no dia a dia das pessoas, em suas práticas cotidianas e de forma essencial nos processos de formação escolar, estando principalmente alocado na prática pedagógica do professor.

Para que o(a) aluno(a) possa entender como está aprendendo, o processo avaliativo deve ser claro, contínuo e processual para que ele(a) possa perceber suas dificuldades, ao mesmo tempo, identificar as possibilidades de reconstruir sua aprendizagem, mediado pela ação docente.

Como aponta Vasconcellos, pela própria alienação inculcada na formação do docente, “a avaliação ainda desempenha mais um papel político que pedagógico, não sendo usada como recurso metodológico de reorientação do processo de ensino-aprendizagem, mas, sim, tanto por parte do sistema social quanto pelo escolar, como instrumento"...

  • a) de poder e de controle.
  • b) de reflexão e de replanejamento.
  • c) de resgate e de reorientação.
  • d) de inquietação e de curiosidade.
  • e) de diálogo e indagação.
#220560
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(1,0) 4 - 

Toda instituição de Ensino Superior constituirá uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, com as atribuições de:

  • a) desenvolver os processos de avaliação internos da instituição, prestar as informações solicitadas pelo MEC e preencher o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais da Educação Superior (INEP).
  • b) responsabilizar-se pelo preenchimento do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), além conduzir todo o processo de avaliação de aprendizagem da Instituição de Educação Superior (IES).
  • c) acompanhar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e supervisionar o trabalho técnico-administrativo-pedagógico realizado pela Instituição de Educação Superior (IES).
  • d) conduzir os processos de avaliação internos da instituição, sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais da Educação Superior (INEP).
  • e) sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais da Educação Superior (INEP) conforme resultados obtidos pelos alunos no Exame Nacional de Cursos (ENADE).
#220561
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(1,0) 5 - 

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema.
Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.
Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

  • a) I e III, somente.
  • b) I e II, somente.
  • c) III, somente.
  • d) II, somente.
  • e) I, somente.
#220562
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(1,0) 6 - 

A avaliação da aprendizagem é uma área polêmica da educação. Os objetivos da avaliação estão ligados à concepção e contextos educacionais e da sociedade em geral. Aponte a alternativa em que a instituição educacional está conectada com a concepção de avaliação progressista moderna.

  • a) O foco da avaliação é o resultado de seu ensino para o aluno e não mais a média do aluno.
  • b) O foco da avaliação é o resultado de seu ensino para a sociedade.
  • c) O foco da avaliação é a promoção e não a progressão das médias.
  • d) O foco da avaliação é o quadro estatístico.
  • e) O foco da avaliação é a opressão do professor para que o aluno alcance determinada média.
#220563
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(1,0) 7 - 

As propostas de avaliação do processo ensino-aprendizagem em educação física que adotam um modelo mais qualitativo do que quantitativo devem levar em conta os elementos que compõem a totalidade da conduta humana e que se expressam no desenvolvimento das atividades propostas.

Soares et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992 (com adaptações).

Com relação aos modelos qualitativos de avaliação nas aulas de educação física escolar, assinale a opção correta.

  • a) Avaliações do tipo somativa são mais genéricas, abrangem pequenas partes do conteúdo ministrado e se pautam em critérios observáveis durante o processo ensino-aprendizagem.
  • b) Avaliação da totalidade da conduta humana pressupõe oferecer aos alunos elementos para tomada de consciência das suas atitudes e valoração da relação professor-aluno.
  • c) A avaliação dos conteúdos atitudinais não pode ser realizada por observação do desempenho nas atividades fora das aulas, devido à dificuldade na aquisição desses conhecimentos.
  • d) Para intervenções em prol de condutas desejáveis, a avaliação deve ser realizada pelo professor de maneira espontânea e durante a realização das aulas.
  • e) Avaliação do tipo diagnóstica fornece dados que possibilitam a verificação das falhas no processo ensino-aprendizagem para o ajustamento das ações educativas.
#220564
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(1,0) 8 - 

Assinale a opção que apresenta a etapa do processo escolar que é interdisciplinar, tem como foco central a avaliação do processo de ensino e conta com a participação direta, efetiva e entrelaçada dos profissionais que atuam no processo pedagógico.

  • a) reunião de pais
  • b) conselho escolar
  • c) coordenação pedagógica
  • d) planejamento individualizado
  • e) conselho de classe
#220565
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(1,0) 9 - 

O Comitê de Assistência ao Desenvolvimento da OCDE assinala que o propósito da avaliação é determinar a pertinência e o alcance dos objetivos. Assim, os critérios usualmente utilizados para avaliar o desempenho das políticas, dos programas e projetos são: eficácia, eficiência, efetividade, equidade, sustentabilidade. Sobre esses critérios, analise os itens abaixo:
I. Eficácia – capacidade de produzir os resultados esperados/desejados. II. Eficiência – capacidade de produzir os resultados esperados/desejados com o menor dispêndio de recursos (materiais, humanos e financeiros). III. Efetividade – capacidade de produzir resultados permanentes, diretos e indiretos, usualmente definidos como impactos. IV. Equidade – capacidade de contribuir para a redução das desigualdades e da exclusão social. V. Sustentabilidade - capacidade institucional de sustentar financeiramente a si e outros que, porventura, se envolvam no programa e/ou projeto.
Estão CORRETOS, apenas, os itens

  • a) I, II e III.
  • b) II, III e IV.
  • c) III, IV e V.
  • d) II, III, IV e V.
  • e) I, II, III e IV.
#220566
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(1,0) 10 - 

O instrumento de avaliação que consiste na “organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo” (HOFFMANN,J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002, p.201) denomina-se

  • a) relatório.
  • b) anedotário.
  • c) registro de observação.
  • d) mapa conceitual.
  • e) portfólio.