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Simulado Auxiliar Técnico de Educação | CONCURSO

Simulado Auxiliar Técnico de Educação

Simulado Auxiliar Técnico de Educação

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Este Simulado Auxiliar Técnico de Educação foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Auxiliar Técnico de Educação
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Auxiliar Técnico de Educação

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251538
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(1,0) 1 - 

A Equipe Gestora de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, mais especificamente uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), resolveu verificar até que ponto os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, lotados na sua Unidade, conheciam a composição da Rede Municipal de Ensino como um todo, para melhor verificar o grau de participação no todo, do Processo Educacional, inclusive para dar informações quando requisitados pelos usuários da escola e, principalmente, seus familiares, para que possam melhor planejar o futuro de suas crianças dentro da Rede. Sendo assim, aplicaram um teste com esses profissionais. Quanto a esse teste, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.

  • a) As Escolas Municipais, tanto de Ensino Fundamental (EMEFs) quanto de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs), são as únicas Unidades que integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
  • b) Integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo as unidades educacionais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Ensino Médio e de Educação Profissional, incluindo os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos e os Centros Municipais de Capacitação e Treinamento, todas criadas e mantidas pelo poder público municipal.
  • c) Integram a Rede Municipal de Ensino de São Paulo unidades educacionais de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio l, criadas e mantidas pelo poder público municipal; as unidades de Educação Profissional serão transferidas para a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação a partir de 2014.
  • d) Quando forem solicitadas informações sobre os vários tipos de Unidades Educacionais disponíveis para a população infantil e de adolescentes de determinado bairro ou região de São Paulo, o servidor deverá se prontificar a discriminar a predominância religiosa e cultural em cada unidade para que os pais e/ou responsáveis possam melhor escolher onde matricular os educandos.
  • e) Quando questionado sobre as faixas etárias atendidas pelas Unidades Educacionais municipais, o servidor deverá informar que as Unidades têm por finalidade promover a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio às crianças e jovens.
#251539
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(1,0) 2 - 

Quando lotado na área de Serviços de Secretaria, o servidor de carreira de Auxiliar Técnico de Educação poderá, entre outras atribuições, ser solicitado a atender o público em geral, prestando informações e transmitindo avisos e recados, tanto ao público interno como externo, com habilidade no relacionamento pessoal e transmissão de informações. Então, terá de conhecer a Organização das Etapas e Modalidades e a Duração do Ensino. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, será oferecida nos CEIs, nos CEMEIs e nas EMEIs e atenderá apenas crianças de zero a 5 anos de idade; o Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, terá duração de 9 anos e organizar-se-á anualmente.
  • b) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, será oferecida apenas nos CEIs e nas EMEIs e atenderá crianças de 1 a 5 anos de idade; o Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, terá duração de 8 anos e organizar-se-á anualmente.
  • c) Os adolescentes e jovens deverão ser informados de que o Ensino Médio, terceira etapa da Educação Básica, será ofertado nas EMEFMs, sendo organizado em 3 séries anuais. As EMEFs poderão manter classes de Educação apenas de Jovens – EJ, preferencialmente no período noturno, destinadas ao atendimento de jovens que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental em idade própria. Para os adultos, não há organização que os atenda na Rede Municipal.
  • d) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, será oferecida apenas nas EMEIs e atenderá apenas crianças de zero a 4 anos de idade. O Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, terá duração de 9 anos e organizar-se-á anualmente.
  • e) Os adolescentes e jovens deverão ser informados de que o Ensino Médio, terceira etapa da Educação Básica, será ofertado apenas nas EMEFMs, sendo organizado em 3 séries anuais, não havendo alternativas na Rede Municipal.
#251540
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(1,0) 3 - 

Uma Auxiliar Técnica de Educação que está locada na Secretaria da Unidade Educacional pertencente à Rede Municipal de Ensino tem que estar preparada para atender grande quantidade de pessoas, principalmente mães de alunos e/ou futuros alunos, que apresentam muitas dúvidas quanto às recentes modificações na designação dos cursos em que estão matriculados seus filhos. Na maioria das vezes, são mães despreparadas para esse tipo de informação e, portanto, bastante ansiosas, pois a integração do Ensino Fundamental não está muito clara para elas. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta as melhores informações que ela pode dar a respeito.

  • a) Se o seu filho está na 5ª série, corresponderá, na nova denominação, ao 4º ano, por causa da integração do Ensino Fundamental com duração de 8 anos ao Ensino Fundamental com duração de 9 anos.
  • b) No ano de 2014, o Ensino Fundamental com duração de 8 anos será integrado ao Ensino Fundamental com duração de 9 anos, observada a correspondência de nomenclatura: 2º ano ciclo II – 7º ano, 3º ano ciclo II – 8º ano, 4º ano ciclo II – 9º ano; então, uma adolescente que frequentaria o 2º ano do ciclo II estará no 7º ano.
  • c) No ano de 2014, não haverá mais Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino que mantenham a coexistência do Ensino Fundamental com duração de 8 anos com o Ensino Fundamental de 9 anos.
  • d) Na reorganização das turmas para 2014, deveremos renomeá-las. Então, se o seu filho estava, no ano de 2013, cursando o 1º ano e foi devidamente aprovado e promovido no fim do ano escolar, em 2014, deverá se matricular no 6º ano do ciclo II.
  • e) Em linhas gerais, deve informar com calma e explicar bem que, no ano de 2014, o Ensino Fundamental com duração de 8 anos será integrado ao Ensino Fundamental com duração de 9 anos, observada a correspondência de nomenclatura: 2º ano ciclo II – 6º ano, 3º ano ciclo II – 7º ano, 4º ano ciclo II – 8º ano. Então, uma adolescente que frequentaria o 2º ano do ciclo II estará no 7º ano.
#251541
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(1,0) 4 - 

Quanto ao cargo de Auxiliar Técnico de Educação, na Prefeitura Municipal de São Paulo, e às atribuições deste, é correto afirmar que

  • a) o Auxiliar Técnico de Educação pode atuar em 3 áreas: Inspeção Escolar, Serviços de Secretaria ou na área de Gestão, tanto nas unidades educacionais como nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação. Cabe ao Diretor de Escola atribuir atividades, conforme as necessidades da Unidade Educacional e habilidades do servidor, já que o dia a dia de trabalho e as responsabilidades do cargo são muito diferentes se comparadas às áreas de atuação.
  • b) o Auxiliar Técnico de Educação pode atuar em 3 áreas: Inspeção Escolar, Serviços de Secretaria ou na área de Gestão. Cabe ao Diretor de Escola atribuir atividades, conforme as necessidades da Unidade Educacional e habilidades do servidor, já que o dia a dia de trabalho e as responsabilidades do cargo são muito diferentes se comparadas às áreas de atuação.
  • c) o Auxiliar Técnico de Educação pode atuar em 2 áreas: Inspeção Escolar ou Serviços de Secretaria. Cabe ao Diretor de Escola atribuir atividades, conforme as necessidades da Unidade Educacional e habilidades do servidor, já que o dia a dia de trabalho é muito diferente, se comparado às 2 áreas de atuação, dentro das quais há ainda várias possibilidades de atribuição de responsabilidades diferentes.
  • d) através de um único concurso, serão preenchidas as vagas de cargos de Auxiliar Técnico de Educação, podendo ser atribuído cargo na área de Inspeção Escolar ou de Serviços de Secretaria nas unidades educacionais da Rede Municipal. Para preenchimento de vagas eventualmente existentes nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação, deverá ser feito outro concurso.
  • e) nesse mesmo concurso, serão preenchidas as vagas para Auxiliar Técnico de Educação na área de Serviços de Secretaria e nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação.
#251542
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(1,0) 5 - 

Quanto às expectativas de trabalho a ser realizado no seu dia a dia, na Unidade Escolar, o profissional ingressante na Carreira de Auxiliar Técnico de Educação poderá imaginar-se exercendo as seguintes funções:

  • a) todos os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, no seu quotidiano de trabalho, são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
  • b) os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação, no seu quotidiano de trabalho, apenas quando lotados nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação, são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
  • c) apenas os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação que atuam na Secretaria da Unidade Educacional são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
  • d) os profissionais da carreira de Auxiliar Técnico de Educação que atuam na Secretaria da Unidade Educacional ou nas unidades regionais e centrais da Secretaria Municipal de Educação são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e informações facilitadoras e necessárias ao processo pedagógico e administrativo.
  • e) as atividades da Equipe de Apoio à Educação da qual fazem parte os servidores da carreira de Auxiliar Técnico de Educação constituem-se no suporte necessário ao processo de ensino e devem ter, como princípio, o caráter educacional de suas ações. Então, nas suas expectativas de quotidiano de trabalho, não devem estar as atividades de secretaria, documentação e arquivos escolares.