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Simulado Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem | CONCURSO

Simulado Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem

Simulado Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem

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Este Simulado Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem

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#218859
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(1,0) 1 - 

Na gestão de qualidade, o enfermeiro dispõe da Comissão de Auditoria em Enfermagem como um instrumento que realiza a

  • a) correlação entre a prescrição de enfermagem com a prescrição médica.
  • b) comparação entre a assistência prestada e os pa- drões de assistência considerados aceitáveis.
  • c) correlação entre a prescrição de enfermagem com o plano terapêutico estabelecido no momento da aber- tura do prontuário.
  • d) conferência entre as anotações sobre o cuidado prestado com as atividades exercidas pela equipe de enfermagem.
  • e) verificação de todos os cuidados prestados pela equipe multiprofissional com a assistência de enfermagem.
#218860
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(1,0) 2 - 

Para realizar a avaliação de qualidade da assistência, baseada no modelo de Donabedian, utilizam-se os atributos

  • a) eficácia, certificação e acreditação.
  • b) certificação, acreditação e resultado.
  • c) estrutura, processo e resultado.
  • d) efetividade, acreditação e estrutura.
  • e) eficiência, certificação e processo.
#218861
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(1,0) 3 - 

Quando se aborda a temática avaliação de serviços de saúde, Donabedian é referendado pelos estudiosos em gestão da qualidade assistencial. Um dos sete pilares da qualidade proposto, e respectiva definição, é:

  • a) eficácia: empregar a relação custo-benefício na assistência à saúde.
  • b) eficiência: medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada.
  • c) efetividade: capacidade de se produzirem melhorias no setor saúde.
  • d) otimização: grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça o nível de melhoria da saúde.
  • e) legitimidade: princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população.
#218862
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(1,0) 4 - 

Um dos instrumentos que o Serviço de Enfermagem dispõe para gestão da qualidade é a Comissão de Auditoria em Enfermagem, que realiza a

  • a) comparação entre a assistência prestada e os padrões de assistência considerados como aceitáveis.
  • b) correlação entre a prescrição de enfermagem com a prescrição médica.
  • c) correlação entre a prescrição de enfermagem com o plano terapêutico estabelecido, no momento da abertura do prontuário.
  • d) conferência entre as anotações sobre o cuidado prestado com as atividades exercidas pela equipe de enfermagem.
  • e) verificação de todos os cuidados prestados pela equipe multiprofissional com a assistência de enfermagem.
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(1,0) 5 - 

Conforme a NBR ISO 19011, no processo de auditoria, o princípio relacionado aos auditores é o de

  • a) especialidade.
  • b) conduta ética.
  • c) competência.
  • d) pontualidade.
  • e) discernimento.
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(1,0) 6 - 

Para a certificação de uma empresa, o processo de auditoria deve ser realizado

  • a) bianualmente.
  • b) por organismo certificado.
  • c) por uma empresa do mesmo ramo.
  • d) previamente em caráter obrigatório.
  • e) em todas as áreas da empresa.
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(1,0) 7 - 

Um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, esse estabelecimento de saúde foi avaliado como

  • a) nível 1.
  • b) nível 3.
  • c) nível 5.
  • d) complexidade zero.
  • e) complexidade básica.
#218866
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(1,0) 8 - 

Na auditoria em enfermagem verificou-se a não conformidade relacionada ao sistema de armazenamento dos medicamentos de emergência. Para evitar essa ocorrência, a tomada de decisão adotada pelo enfermeiro foi

  • a) punição e multa para a equipe de enfermagem como represália ao descumprimento das rotinas.
  • b) mudança estrutural com a participação da equipe de enfermagem na detecção da causa e busca de solução.
  • c) encaminhamento dos funcionários para o programa de educação continuada de técnicas básicas.
  • d) solicitação de visita técnica de órgãos competentes para a acreditação dos serviços.
  • e) utilização da “técnica dos 5 por quês”, aumentando as variáveis para que as respostas motivem a execução das rotinas.
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(1,0) 9 - 

Em uma instituição de saúde é realizada avaliação contínua da qualidade da assistência de enfermagem por meio da análise da documentação da assistência registrada nos prontuários e da verificação do atendimento prestado ao cliente durante a internação. Essa atividade avaliatória do enfermeiro, aprovada pela Resolução COFEN no 266/2001, é denominada

  • a) acreditação dos serviços de enfermagem.
  • b) programas de autoavaliação da equipe de enfermagem.
  • c) otimização da assistência de enfermagem.
  • d) auditoria de enfermagem.
  • e) efetividade da assistência de enfermagem.
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(1,0) 10 - 

De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, somente uma organização acreditada com nível 3 de qualidade

  • a) conta com sistema de avaliação e de garantia da qualidade baseado em indicadores implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, a melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.
  • b) dispõe de manual de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados e disponíveis.
  • c) desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais.
  • d) possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos.
  • e) dispõe de estatísticas básicas e de evidências de integração com os outros serviços da organização.