Simulado Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem | CONCURSO
Simulado Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem
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Este Simulado Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: CONCURSO
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #218859
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(1,0) 1 -
Na gestão de qualidade, o enfermeiro dispõe da Comissão de Auditoria em Enfermagem como um instrumento que realiza a
- a) correlação entre a prescrição de enfermagem com a prescrição médica.
- b) comparação entre a assistência prestada e os pa- drões de assistência considerados aceitáveis.
- c) correlação entre a prescrição de enfermagem com o plano terapêutico estabelecido no momento da aber- tura do prontuário.
- d) conferência entre as anotações sobre o cuidado prestado com as atividades exercidas pela equipe de enfermagem.
- e) verificação de todos os cuidados prestados pela equipe multiprofissional com a assistência de enfermagem.
- #218860
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(1,0) 2 -
Para realizar a avaliação de qualidade da assistência, baseada no modelo de Donabedian, utilizam-se os atributos
- a) eficácia, certificação e acreditação.
- b) certificação, acreditação e resultado.
- c) estrutura, processo e resultado.
- d) efetividade, acreditação e estrutura.
- e) eficiência, certificação e processo.
- #218861
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(1,0) 3 -
Quando se aborda a temática avaliação de serviços de saúde, Donabedian é referendado pelos estudiosos em gestão da qualidade assistencial. Um dos sete pilares da qualidade proposto, e respectiva definição, é:
- a) eficácia: empregar a relação custo-benefício na assistência à saúde.
- b) eficiência: medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada.
- c) efetividade: capacidade de se produzirem melhorias no setor saúde.
- d) otimização: grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça o nível de melhoria da saúde.
- e) legitimidade: princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população.
- #218862
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(1,0) 4 -
Um dos instrumentos que o Serviço de Enfermagem dispõe para gestão da qualidade é a Comissão de Auditoria em Enfermagem, que realiza a
- a) comparação entre a assistência prestada e os padrões de assistência considerados como aceitáveis.
- b) correlação entre a prescrição de enfermagem com a prescrição médica.
- c) correlação entre a prescrição de enfermagem com o plano terapêutico estabelecido, no momento da abertura do prontuário.
- d) conferência entre as anotações sobre o cuidado prestado com as atividades exercidas pela equipe de enfermagem.
- e) verificação de todos os cuidados prestados pela equipe multiprofissional com a assistência de enfermagem.
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(1,0) 5 -
Conforme a NBR ISO 19011, no processo de auditoria, o princípio relacionado aos auditores é o de
- a) especialidade.
- b) conduta ética.
- c) competência.
- d) pontualidade.
- e) discernimento.
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(1,0) 6 -
Para a certificação de uma empresa, o processo de auditoria deve ser realizado
- a) bianualmente.
- b) por organismo certificado.
- c) por uma empresa do mesmo ramo.
- d) previamente em caráter obrigatório.
- e) em todas as áreas da empresa.
- #218865
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(1,0) 7 -
Um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, esse estabelecimento de saúde foi avaliado como
- a) nível 1.
- b) nível 3.
- c) nível 5.
- d) complexidade zero.
- e) complexidade básica.
- #218866
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(1,0) 8 -
Na auditoria em enfermagem verificou-se a não conformidade relacionada ao sistema de armazenamento dos medicamentos de emergência. Para evitar essa ocorrência, a tomada de decisão adotada pelo enfermeiro foi
- a) punição e multa para a equipe de enfermagem como represália ao descumprimento das rotinas.
- b) mudança estrutural com a participação da equipe de enfermagem na detecção da causa e busca de solução.
- c) encaminhamento dos funcionários para o programa de educação continuada de técnicas básicas.
- d) solicitação de visita técnica de órgãos competentes para a acreditação dos serviços.
- e) utilização da “técnica dos 5 por quês”, aumentando as variáveis para que as respostas motivem a execução das rotinas.
- #218867
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(1,0) 9 -
Em uma instituição de saúde é realizada avaliação contínua da qualidade da assistência de enfermagem por meio da análise da documentação da assistência registrada nos prontuários e da verificação do atendimento prestado ao cliente durante a internação. Essa atividade avaliatória do enfermeiro, aprovada pela Resolução COFEN no 266/2001, é denominada
- a) acreditação dos serviços de enfermagem.
- b) programas de autoavaliação da equipe de enfermagem.
- c) otimização da assistência de enfermagem.
- d) auditoria de enfermagem.
- e) efetividade da assistência de enfermagem.
- #218868
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(1,0) 10 -
De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, somente uma organização acreditada com nível 3 de qualidade
- a) conta com sistema de avaliação e de garantia da qualidade baseado em indicadores implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, a melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.
- b) dispõe de manual de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados e disponíveis.
- c) desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais.
- d) possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos.
- e) dispõe de estatísticas básicas e de evidências de integração com os outros serviços da organização.