Simulado Auditoria de Obras Públicas | CONCURSO
Simulado Auditoria de Obras Públicas
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Este Simulado Auditoria de Obras Públicas foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Auditoria de Obras Públicas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Auditoria de Obras Públicas
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #216236
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(1,0) 1 -
São os componentes de um sistema de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas: I. Guia ou meio-fio: é a faixa longitudinal de separação do passeio com a rua; II. Galerias: é o canal situado entre a guia e a pista, destinada a coletar e conduzir as águas de escoamento superficial até os pontos de coleta; III. Bocas-de-lobo ou bueiros: são estruturas destinadas à captação das águas superficiais transportadas pelas sarjetas; em geral situam-se sob o passeio ou sob a sarjeta; IV. Sarjetas: são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento. Possuem diâmetro mínimo de 400 milímetros; V. Poços de visita: são câmaras situadas em pontos previamente determinados, destinados a permitir a inspeção e limpeza dos condutos subterrâneos; VI. Trecho de galeria: é a parte da galeria situada entre dois poços de visita consecutivos; VII. Bacias de amortecimento: são grandes reservatórios construídos para o armazenamento temporário das chuvas, que liberam esta água acumulada de forma súbita7 Assinale a alternativa CORRETA:
- a) Apenas o item II está incorreto.
- b) Apenas os itens VI e VII estão incorretos.
- c) Apenas os itens II e IV estão incorretos.
- d) Os itens II, IV e VII estão incorretos.
- e) Todos os itens estão corretos.
- #216237
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(1,0) 2 -
Para o desenvolvimento de um projeto de pavimentação, uma das etapas principais é a definição do número N.
De acordo com a Publicação IPR-723 do DNIT, para o projeto de uma pista simples em pavimento flexível, com duas faixas de tráfego, esse número representa:
- a) a quantidade total de veículos pesados que passarão em uma das faixas da rodovia;
- b) o número de repetições equivalentes de um eixo padrão que passará em uma das faixas da pista;
- c) o número de repetições equivalentes de um eixo padrão que passará em todas as faixas da pista;
- d) a quantidade total de veículos previstos para passar em uma das faixas da pista;
- e) a quantidade total de veículos previstos para passar em todas as faixas da pista.
- #216238
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(1,0) 3 -
De acordo com a Publicação IPR-726 do DNIT, o Projeto de Terraplanagem deve contemplar ações de boa técnica e de proteção do meio ambiente.
É um exemplo de ação que incorpora essas premissas:
- a) as seções transversais das ocorrências de material das escavações para empréstimos e bota-foras serão projetadas de modo que o terreno escavado permaneça na sua cota após a exploração;
- b) as áreas para bota-foras deverão estar localizadas, preferencialmente, em áreas situadas a montante da rodovia, para evitar que o escoamento das águas pluviais carreie o material depositado;
- c) o material para aterros deve ser obtido, sempre que possível, por meio de alargamento dos cortes; caso não seja factível, procurar empréstimos fora da faixa de domínio;
- d) se o volume de corte for maior que o volume necessário para aterro no mesmo segmento, o aterro deve ser realizado preferencialmente com material de compensação longitudinal;
- e) quando houver excesso de material de cortes e for impossível incorporá-lo ao corpo dos aterros, mediante compensação de cortes e aterros, serão indicadas áreas para bota-foras, recomendando-se que esse material permaneça em seu estado solto para facilitar sua incorporação à situação local.
- #216239
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(1,0) 4 -
A norma DNIT 111/2009 – EM define as principais características do cimento asfáltico modificado por borracha de pneus inservíveis pelo processo via úmida, do tipo “Terminal Blending”.
De acordo com essa norma:
- a) o teor mínimo de borracha, como referência, é de 15% em peso, incorporado ao ligante asfáltico por via úmida;
- b) o tempo máximo e as condições de armazenamento e estocagem do asfalto-borracha devem ser definidos por um laboratório independente;
- c) a parcela de borracha moída de pneus inservíveis, para ser incorporada ao ligante, é composta por partículas retidas na peneira #40;
- d) nesse processo é possível substituir parte dos agregados miúdos pela borracha moída de pneus inservíveis;
- e) o asfalto-borracha deve ser homogêneo e pode possuir, no máximo, 1% de água em sua composição.
- #216240
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(1,0) 5 -
Para a execução do serviço de concreto asfáltico, tem-se como referência a norma DNIT 031/2006 – ES.
De acordo com esse documento:
- a) um projeto de mistura com teor de ligante de 4,5% admite, no máximo, usinagens de concreto asfáltico de 4,0% a 5,0%;
- b) a composição granulométrica da faixa C é a mais indicada para camadas de ligação (binder);
- c) para a execução de 4 cm de concreto asfáltico, o diâmetro máximo da faixa granulométrica a ser utilizada deve ser superior a 25 mm;
- d) o concreto asfáltico somente deve ser fabricado, transportado e aplicado quando a temperatura ambiente for superior a 10°C;
- e) para a execução de 4 cm de concreto asfáltico, admite-se uma espessura de 3,6 cm dos corpos de prova extraídos em pista.
- #216241
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(1,0) 6 -
Um dos maiores defeitos que o pavimento pode apresentar é a fadiga do seu revestimento asfáltico. A norma DNIT 183/2018 – ME descreve o modo pelo qual se determina o comportamento de misturas asfálticas quanto à fadiga sob um carregamento repetido, à tensão constante, usando o ensaio de compressão diametral de tração indireta.
Nesse método de ensaio:
- a) se o coeficiente de determinação (R²) da curva, resultante de 12 corpos de prova, for menor que 0,8, deve-se aumentar o número de corpos de prova ensaiados, para tentar melhorar o ajuste;
- b) é recomendável utilizar, durante o ensaio, níveis de tensão acima de 40% da resistência à tração da mistura, para simular as cargas reais;
- c) a frequência de aplicação das cargas deve ser de 10 Hz;
- d) o ensaio padrão deve ser executado à temperatura de 15°C, na câmara de temperatura controlada;
- e) a vida de fadiga deve ser determinada como o número total de aplicações de carga que cause uma deformação crítica do corpo de prova, sem, no entanto, rompê-lo.
- #216242
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(1,0) 7 -
Entre os custos a seguir, pode ser considerado como custo indireto:
- a) aquisição de óleo diesel para equipamentos de terraplanagem;
- b) aquisição de insumos para usinagem de CBUQ a ser aplicado na obra;
- c) controle tecnológico de misturas e ligantes asfálticos no laboratório local da empresa;
- d) pagamento da Previdência Social dos operadores de equipamentos;
- e) construção do escritório local da empresa no canteiro de obras.
- #216243
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(1,0) 8 -
Analise a seguir alguns registros extraídos do diário de obras da empresa XYZ Construtora S/A, considerando que a obra está estaqueada a cada 20m.
• Dia 20/04/2018: Execução de 400 m de base de brita graduada(pista de 7,2m); a partir da estaca 10, ensaios de compactação executados nas estacas 15 + 10,00 m e 25 + 15,00m; • Dia 21/04/2018: Sábado; sem expediente; • Dia 22/04/2018: Domingo; sem expediente; • Dia 23/04/2018: Execução de 1440m2(400 m de extensão X3,6 m de pista) de imprimação com CM-30; Execução de aplicação de CBUQ sobre 200m de meia pista que foi imprimada no mesmo dia; • Dia 24/04/2018: Execução de aplicação de CBUQ sobre 200m de meia pista imprimada no dia anterior; • Dia 25/04/2018: Execução de aplicação de CBUQ sobre o restante da meia pista não imprimada anteriormente.
Da análise das páginas do diário de obras acima e do caderno de encargos, é correta a seguinte conclusão:
- a) ensaios de controle de base insuficientes de acordo com a norma;
- b) período de cura do asfalto diluído obedecido adequadamente antes da aplicação do CBUQ;
- c) lançamento e aplicação de CBUQ de forma incorreta em parte da pista;
- d) lançamento e aplicação de CBUQ de forma adequada em toda a pista;
- e) período de cura do asfalto diluído obedecido adequadamente antes da execução da base.
- #216244
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(1,0) 9 -
Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho (PEMT) ou Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA) são equipamentos móveis, autopropelidos ou não, dotados de estação de trabalho, cesto ou plataforma, e sustentados por hastes metálicas, lanças ou tesouras, capazes de ascender para atingir ponto ou local de trabalho elevado, e estão entre as formas mais seguras de realização de serviços em altura.
Sobre as características e regras de utilização das PEMT no canteiro de obras ou nas frentes de serviço, analise as afirmativas a seguir.
I. A PEMT deve ser dotada de dispositivo de emergência que possibilite baixar o trabalhador e a plataforma até o solo em caso de pane elétrica, hidráulica ou mecânica. II. No emprego da PEMT é permitido o uso de pranchas, escadas e outros dispositivos que visem a atingir maior altura ou distância sobre ela. III. A PEMT, como qualquer outro equipamento de guindar, deve ser utilizada de acordo com o plano de carga, elaborado por profissional legalmente habilitado e contemplado no Programa de Gestão de Riscos do canteiro de obras.
Está correto o que se afirma em:
- a) somente I;
- b) somente II;
- c) somente I e II;
- d) somente II e III;
- e) I, II e III.
- #216245
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(1,0) 10 -
O desempenho funcional de um pavimento pode ser inferido por meio do levantamento de irregularidades e a formação de índices estatísticos. Entre os vários indicadores existentes, um dos mais adotados é o IRI (International Roughness Index).
O IRI corresponde a uma boa condição do pavimento quando:
- a) IRI ≤ 2,7 m/km;
- b) IRI ≤ 6,3 m/km;
- c) 6,3 m/km ≤ IRI ≤ 12,5 m/km;
- d) IRI ≥ 4,6 m/km;
- e) IRI ≥ 10,0 m/km.