Processando...

Simulado Assistente Técnico - Higiene Bucal | CONCURSO

Simulado Assistente Técnico - Higiene Bucal

Simulado Assistente Técnico - Higiene Bucal

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Assistente Técnico - Higiene Bucal não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Assistente Técnico - Higiene Bucal

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Assistente Técnico - Higiene Bucal foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Assistente Técnico - Higiene Bucal
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Assistente Técnico - Higiene Bucal

  1. Todos Simulados Assistente Técnico - Higiene Bucal
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Assistente Técnico - Higiene Bucal

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Assistente Técnico - Higiene Bucal, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Assistente Técnico - Higiene Bucal

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#260819
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Os cimentos odontológicos usados como materiais restauradores apresentam baixa resistência quando comparados ao amálgama e às resinas compostas, que também podem ser empregados para restaurações temporárias e intermediárias, protegendo a polpa dentária. Sobre os cimentos mais utilizados na odontologia atualmente, indique a alternativa que apresenta a CORRETA classificação de uso:

  • a) Cimento de hidróxido de cálcio: agente de cimentação para aparelhos ortodônticos.
  • b) Cimento de ionômero de vidro: restauração temporária e forramentos cavitários.
  • c) Cimento de óxido de zinco e eugenol: selamento de fóssulas e fissuras.
  • d) Cimento de fosfato de zinco: usado como curativo periodontal cirúrgico.
  • e) Cimento de silicato: obturação endodôntica dos canais radiculares.
#260820
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Os fluoretos são considerados medicamentos que podem ser adicionados a uma série de produtos, como aos cremes dentais e à água fornecida pelas companhias de saneamento público. Sua utilização ocorre há mais de 60 anos em todo o mundo e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), alcançando um grande impacto no controle da doença cárie, quando utilizado de forma coletiva ou individual. O emprego coletivo do flúor é uma das principais medidas de saúde pública, em função do seu impacto em reduzir os níveis de cárie na população. Sobre a ação dos fluoretos no controle da cárie dentária, é CORRETO afirmar:

  • a) Os fluoretos agem no controle dos microrganismos que causam cárie, através do seu efeito desinfetante sobre a placa bacteriana, tornando-a incapaz de descalcificar o esmalte dentário e livre da colonização de bactérias que causam doenças bucais.
  • b) O flúor é mais eficiente no controle da cárie em dentes decíduos, devido à sua estrutura mineral ser mais favorável ao acúmulo dessa substância, gerando um esmalte mais resistente ao ataque das bactérias causadoras dessa doença, quando comparados aos dentes permanentes.
  • c) Nas crianças com alta incidência da doença cárie, é recomendada a ingestão diária de flúor, mesmo que através do creme dental, visando ampliar o efeito protetor desse medicamento sobre os dentes, o que também é recomendado para as gestantes.
  • d) O uso de creme dental fluoretado deve ser evitado até que todos os dentes decíduos sejam substituídos pelos permanentes, prevenindo o desenvolvimento de fluorose nos dentes do adulto, que se encontram em formação até aproximadamente os 12 anos de idade.
  • e) O flúor contribui para a inibição da cárie no meio bucal, principalmente através da ação protetora contra a desmineralização, pela qual há formação de uma camada resistente aos ácidos e que, ainda, acentua a remineralização do esmalte com cárie inicial não cavitada.
#260821
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A construção de modelos em gesso é um procedimento bastante utilizado na odontologia. A partir desses modelos, o profissional cirurgião-dentista confecciona aparelhos ortodônticos, próteses fixas ou removíveis, bem como tem registros exatos dos arcos dentários dos pacientes, visando a estudos e a intervenções clínicas nas demais áreas da odontologia. Sobre a técnica de moldagem e confecção de modelos em gesso, é CORRETO afirmar:

  • a) Na manipulação manual do alginato, deve-se incorporar o máximo de bolhas de ar à mistura, permitindo, assim, uma adequada aeração do material de moldagem, o que contribui para uma cópia mais precisa e detalhada das estruturas anatômicas da boca do paciente.
  • b) No ato de moldagem com alginato, deve-se inserir o material na moldeira em consistência mais fluida possível, visando a um melhor escoamento dele pela moldeira e cavidade bucal do paciente. Também é importante que o material de moldagem não tenha aderência à moldeira, permitindo a sua fácil remoção.
  • c) Os moldes de alginato devem passar pelo processo de desinfecção, após serem removidos da boca. A técnica recomendada para essa desinfecção é a imersão do molde em álcool ou glutaraldeído por 30 minutos e, posteriormente, em água por mais 10 minutos para que o agente desinfetante seja totalmente removido.
  • d) A manipulação do alginato deve ser feita colocando, em cuba limpa, o pó sobre a água previamente mensurada. Deve-se incorporar todo o pó à água através da espatulação vigorosa, representando a figura de um oito, espremendo a mistura contra as paredes da cuba e promovendo a completa dissolução do pó.
  • e) O vazamento do gesso sobre o molde de alginato pode ser realizado em até 24 horas após a moldagem, pois esse material permite um longo tempo de trabalho sem distorções e ressecamento, garantindo a qualidade e a fidelidade do modelo em relação às estruturas anatômicas copiadas.
#260822
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O Código de Ética Odontológica (CEO) regula os direitos e os deveres do cirurgião-dentista e dos profissionais técnicos e auxiliares que exerçam atividades na área da saúde bucal, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos Regionais de Odontologia, segundo as suas atribuições específicas. Conforme o CEO, constituem direitos fundamentais das categorias técnicas e auxiliares em saúde bucal:

  • a) Revelar um segredo profissional, de que tem ciência em razão de função, desde que essa revelação possa produzir benefício a uma outra pessoa.
  • b) Promover anúncios, propagandas ou publicidade, dirigida ao público em geral, sobre o trabalho como técnicos e auxiliares em saúde bucal.
  • c) Recusar a execução de atividades que não sejam de sua competência técnica, ética e legal, ainda que sob supervisão do cirurgião-dentista.
  • d) Exercer a atividade profissional, em âmbito público ou privado, quando as condições de trabalho não forem dignas, seguras e salubres.
  • e) Diagnosticar, planejar e executar tratamentos odontológicos, com liberdade de convicção, observados o estado atual da ciência e a dignidade profissional.
#260823
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O controle de infecção na prática odontológica deve obedecer a princípios básicos, de acordo com os quais os profissionais de saúde devem tomar medidas para proteger a sua saúde e a da sua equipe, evitar o contato direto com matéria orgânica, limitar a propagação de microrganismos e tornar seguro o uso de artigos, peças anatômicas e superfícies. Analise as medidas de biossegurança a seguir e marque a alternativa CORRETA.

  • a) Os serviços de saúde pública dispõem de vacinas contra a maioria dos microrganismos passíveis de aquisição durante a prática odontológica, tais como difteria, hepatite B, rubéola, tétano, tuberculose, parotidite virótica (caxumba) e sarampo.
  • b) A lavagem das mãos, com frequência, não tem eficácia na prevenção e no controle de infecções, quando analisada isoladamente no conjunto das ações a serem adotadas pelos profissionais de saúde, pois remove apenas uma parte da microbiota transitória da pele.
  • c) A utilização de equipamentos de proteção individual não é obrigatória durante os atendimentos odontológicos que envolvam apenas procedimentos de prevenção, como profilaxias e aplicação tópica de flúor.
  • d) As máscaras devem ser escolhidas de modo a permitir a proteção necessária. Assim, devem-se usar máscaras com uma a três camadas de proteção nos atendimentos odontológicos, conforme a complexidade e o risco de contaminação de cada procedimento.
  • e) Para as superfícies que não podem ser descontaminadas facilmente, indica-se o uso de coberturas esterilizáveis e não descartáveis. Essas coberturas garantem total controle de infecções cruzadas, com menor gasto e redução do tempo para desinfecção.