Simulado Assessoria Pública Versus Assessoria Privada | Diversos | CONCURSO
SIMULADO ASSESSORIA PÚBLICA VERSUS ASSESSORIA PRIVADA | DIVERSOS
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversos para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Assessoria Pública Versus Assessoria Privada da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Assessoria Pública Versus Assessoria Privada contém um total de 11 questões de concursos com um tempo estimado de 33 minutos para sua realização. O assunto abordado é Assessoria Pública Versus Assessoria Privada da banca Diversos do concurso Diversos.
RANKING
Realize o simulado Assessoria Pública Versus Assessoria Privada até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45138
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Assessoria Pública Versus Assessoria Privada
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
- a) 5, 2, 1, 4 e 3.
- b) 5, 3, 2, 1 e 4.
- c) 1, 4, 3, 2 e 5.
- d) 2, 4, 5, 3 e 1.
- e) 2, 5, 1, 3 e 4.
- #45139
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Assessoria Pública Versus Assessoria Privada
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
- a) verifiquem as pautas e as matérias antes de sua publicação.
- b) tenham o feeling da notícia adequada para cada veículo, antecipando-se às demandas.
- c) privilegiem os veículos nacionais em detrimento dos regionais e locais.
- d) entrem em contato com os editores quando houver qualquer conflito com os jornalistas.
- e) distribuam os releases e façam o follow up, presencialmente, nos horários de fechamento das edições.
- #45140
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Assessoria Pública Versus Assessoria Privada
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- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.
Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:
- a) ao responsável pela área jurídica da empresa;
- b) a uma celebridade midiática;
- c) ao trainee da área de Comunicação Organizacional;
- d) à área da ouvidoria;
- e) ao assessor de imprensa.
- #45141
- Banca
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(1,0) 4 -
Um órgão público contrata, por licitação, uma assessoria de imprensa para realizar diversas ações de divulgação junto a jornalistas. Quando um veículo publica uma notícia considerada falsa pela direção do órgão, e que pode trazer graves consequências para a instituição, a assessoria compra um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos.
Essa medida é considerada:
- a) correta, porque a função da assessoria de imprensa é defender os interesses do órgão;
- b) correta, porque os jornalistas não poderão escrever matérias falsas a partir da resposta oficial da assessoria;
- c) incorreta, porque legalmente a compra de mídia para um órgão público deve ser feita por agência de propaganda;
- d) incorreta, porque não se responde a matérias falsas mediante a compra de espaço em uma publicação;
- e) incorreta, porque a melhor forma de resolver problemas desse tipo é por meio do contato direto com os jornalistas.
- #45142
- Banca
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(1,0) 5 -
- a) criar a identidade nos stakeholders.
- b) fazer os colaboradores compartilharem da imagem positiva da organização.
- c) alterar rapidamente a reputação da organização, após uma crise.
- d) aumentar os índices de venda ao diminuir os gastos com marketing direto.
- e) evitar crises de identidade.
- #45143
- Banca
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(1,0) 6 -
- a) A assessoria pode produzir o clipping com monitoramento das notícias da instituição pública.
- b) O press kit contém apenas brindes para imprensa e é de responsabilidade exclusiva do departamento de marketing.
- c) O principal papel do assessor de imprensa é servir de muro entre a instituição e a imprensa, protegendo o cliente do assédio dos meios de comunicação.
- d) A assessoria de imprensa participa apenas da organização de coletivas. Clipping, produção de house organs e media training são de responsabilidade sempre de empresas terceirizadas.
- e) Diante de acontecimentos que despertem a atenção da imprensa, a assessoria produz notas oficiais que são textos distribuídos à imprensa com o posicionamento da instituição. Pode trazer informações complementares para auxiliar no reforço da imagem positiva.
- #45144
- Banca
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(1,0) 7 -
Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo.
1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.
2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.
3) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa.
Assinale a alternativa correta.
- a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
- b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
- c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
- d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
- e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- #45145
- Banca
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(1,0) 8 -
- a) por eventos corporativos para a construção da imagem corporativa da Câmara.
- b) pela auditoria e pesquisa de opinião pública, imagem e clima organizacional.
- c) pela gestão de relacionamento com os stakeholders internos e externos.
- d) pelo desenvolvimento de uma relação de confiança com os veículos de comunicação.
- e) pelo provimento da diretoria da mesa da Câmara com informações estratégicas de mercado.
- #45146
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(1,0) 9 -
- a) é o conjunto de produções jornalísticas que ficam sob a responsabilidade dos jornalistas concursados para atuarem nas empresas públicas, de economia mista ou nos diversos órgãos da Administração pública, federal, estadual ou municipal.
- b) refere-se à comunicação das empresas públicas estatais e de economia mista com o objetivo de reforçar a imagem positiva destas instituições na sociedade e conduzir o processo de gerenciamento das crises de imagem dos entes públicos.
- c) é um processo centrado no cidadão, garantindo não só acesso à informação, mas também pelo incentivo ao diálogo e à participação do público em vários estágios deste processo, tornando-o também responsável por decisões, como inclusão de temas e pautas ou aumento de investimentos, por exemplo.
- d) é a garantia de acesso à informação promovida por veículos de comunicação controlados pelo estado e que, por sua vez, possam fazer o controle das informações estratégicas que possam prejudicar a condução das diferentes esferas da Administração pública.
- e) é a garantia de acesso à informação quando há crises de imagem das instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal. É feita por profissionais de carreira e concursados para garantir a isenção da informação da influência política.
- #45147
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(1,0) 10 -
Você está em uma equipe de comunicação de instituição pública que edita um jornal semanal com notícias gerais, internacionais e também da instituição que sejam de interesse da comunidade. Em uma das reuniões de pauta, surge a sugestão de cobertura para um fato em outra comunidade.
Considere as afirmações abaixo, sobre a correta ação da equipe para esta sugestão de pauta:
I. A análise do fato deve levar em consideração os critérios de noticiabilidade relevância, proximidade e novidade.
PORQUE
II. A relevância é a capacidade de o fato ter impacto sobre a vida da comunidade; a proximidade estará na possibilidade de uma abordagem que possa fazer o público comparar a situação do fato com a da própria comunidade e a novidade é o quanto o fato é atual ou ter algum aspecto que o torne novo.
Sobre a proposição apresentada:
- a) As duas afirmações são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
- b) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma explicação correta da primeira.
- c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma explicação correta da primeira.
- d) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa e não é uma explicação correta da primeira.
- e) As duas afirmações são verdadeiras e não há relação de causalidade entre elas.
- #45148
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(1,0) 11 -
- a) estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir que o serviço público atenda às necessidades do cidadão de maneira mais precisa.
- b) apresentar e promover cada um dos serviços oferecidos pela administração pública.
- c) tornar conhecidas as instituições interna e externamente.
- d) desenvolver campanhas de informação e ações de comunicação de interesse geral.
- e) tornar o debate público desnecessário com a discussão feita pelo próprio poder.