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Simulado Assessoria e Consultoria em Serviço Social | CONCURSO

Simulado Assessoria e Consultoria em Serviço Social

Simulado Assessoria e Consultoria em Serviço Social

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Este Simulado Assessoria e Consultoria em Serviço Social foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Assessoria e Consultoria em Serviço Social
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Assessoria e Consultoria em Serviço Social

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#243890
Banca
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Matéria
Assessoria e Consultoria em Serviço Social
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 1 - 

A assessoria, como ação desenvolvida no cotidiano profissional do Assistente Social, deve ter como referência

  • a) uma revisão constante da forma como seu trabalho está estruturado e, por isso, composta por ações esporádicas.
  • b) um conjunto de técnicas e de metodologias rico e complexo para o processo da assessoria.
  • c) a organização política dos usuários, o potencial político ou sua ausência e o conteúdo a ser trabalhado pelo assessor.
  • d) as condições objetivas que os profissionais de serviço social têm para empreender tal ação.
  • e) a possibilidade de articulação da prática desenvolvida com vistas a aperfeiçoar e qualificar o trabalho.
#243892
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. Bancas Diversas
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Assessoria e Consultoria em Serviço Social
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(1,0) 2 - 

Os processos de assessoria em assistência social são solicitados tanto por uma equipe como por indicação externa, embora neles nos deparemos com uma realidade diferente. As assessorias são solicitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com o objetivo de possibilitar a articulação e preparação de uma equipe para a construção do seu projeto de prática por meio de um especialista que venha assisti-la teórica e tecnicamente.

S. Vasconcelos, 1998. Apud Maurílio de Castro Matos. In: Serviço social: direitos sociais e competências prof i s s i o n a i s . Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (com adaptações).

A partir do texto acima, e considerando o atual momento histórico, é correto afirmar que a assessoria.

  • a) não deve ser considerada como militância política.
  • b) pode ser considerada o mesmo que supervisão profissional.
  • c) é considerada como sinônimo de toda e qualquer ação de extensão.
  • d) pode ser considerada como abandono do trabalho assistencial.
  • e) deve ser considerada como trabalho precário e com contrato temporário.
#243893
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Assessoria e Consultoria em Serviço Social
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(1,0) 3 - 

As fronteiras entre assessoria e consultoria não são facilmente delimitáveis e, por isso, os dois termos são frequentemente tomados como sinônimos; no entanto, os termos não podem ser compreendidos rigorosamente como equivalentes, uma vez que a(o)

  • a) assessoria se distingue da consultoria, por sua menor duração temporal.
  • b) conduta do consultor é necessariamente neutra, ao contrário daquela do assessor.
  • c) trabalho do consultor é sempre precário e informal.
  • d) assessor, à diferença do consultor, é sempre um agente externo.
  • e) trabalho do consultor é mais pontual do que o do assessor.
#243894
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Matéria
Assessoria e Consultoria em Serviço Social
Concurso
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(1,0) 4 - 

Em um processo de assessoria, alerta um pesquisador que

"é necessário que os assessores tomem muito cuidado com as demandas que inicialmente são solicitadas. Não que estas estejam erradas, mas quase sempre são apenas expressões, partes fenomênicas, da demanda real da assessoria".

MATTOS, M. C., "Assessoria, consultoria, auditoria, supervisão técnica"
in CFESS/ABEPSS, Serviço Social: direitos sociais e competências
profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 523.

Para apreender a demanda real em sua essencialidade, os assessores devem

  • a) deixar de lado as opiniões e os juízos dos assessorados e concentrar-se na análise documental referida ao objeto da assessoria.
  • b) debater em profundidade os problemas do objeto da assessoria com os líderes dos assessorados.
  • c) conduzir, com o seu saber profissional, os assessorados à aceitação do seu diagnóstico sobre os problemas.
  • d) pesquisar com rigor os problemas do objeto da assessoria, conjugando seu saber com o saber dos assessorados.
  • e) excluir do seu diagnóstico imparcial todos os juízos de valor explicitados pelos assessorados.
#243895
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Assessoria e Consultoria em Serviço Social
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(1,0) 5 - 

"No processo de assessoria, o assessor contribui por ser um agente externo e ter um olhar diferenciado e especializado sobre a questão problemática, enquanto o assessorado contribui com o mapeamento das demandas e a facilitação das informações mais íntimas a ele em suas rotinas, necessárias à desconstrução do problema".

FONSECA, T. M. A., in BRAVO, M. I. S. e MATTOS, M. C., orgs., Assessoria, consultoria & Serviço Social. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p. 68

Dessa concepção de assessoria, NÃO se pode inferir que

  • a) uma relação vertical e hierárquica entre assessor e assessorado deva ser estabelecida.
  • b) assessor e assessorado devam operar conjuntamente para alcançar o objetivo comum.
  • c) assessor e assessorado devam ser considerados polos interatuantes no processo da assessoria.
  • d) o saber do assessorado sobre a questão a que se reporta a assessoria deva ser levado em conta.
  • e) o assessor deva possuir um conhecimento qualificado sobre a questão a que se reporta a assessoria.