Processando...

Simulado Assessoria de Comunicação | CONCURSO

Simulado Assessoria de Comunicação

SIMULADO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) .

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca para o concurso . Estas questões são especificamente do assunto Assessoria de Comunicação da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Assessoria de Comunicação contém um total de 9 questões de concursos com um tempo estimado de 27 minutos para sua realização. O assunto abordado é Assessoria de Comunicação da banca do concurso .

RANKING
Realize o simulado Assessoria de Comunicação até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45120
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Sobre a comunicação organizacional em tempos de redes sociais digitais, leia o fragmento a seguir.
As redes sociais digitais são um meio de comunicação _________entre os usuários, tanto para divulgar os benefícios de um produto/serviço, como para criticar uma empresa. Nesse sentido, qualquer crise mal resolvida nas redes sociais pode trazer consequências irreparáveis para uma organização, seja qual for o tempo de existência, estabilidade financeira e consolidação no mercado. Na Internet, a divulgação de uma imagem negativa é muito mais _________ do que nas mídias convencionais. Sendo assim, é necessário ___________ na resolução dos problemas e respostas às críticas, evitando gerar uma crise de proporções indesejadas e irreversíveis, seja no ambiente real ou ____________.
Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • a) inacessível, profunda, descentralização, digital.
  • b) fraco, incontrolável, centralização, empresarial.
  • c) antigo, controlável, firmeza, emocional.
  • d) novo, lenta, cautela, imaginário.
  • e) forte, rápida, agilidade, virtual.
#45121
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

A comunicação digital trouxe novos desafios para a estratégia comunicacional das instituições, na medida em que

  • a) reforça o poder da imprensa como única mediadora confiável para os stakeholders.
  • b) potencializa canais alternativos de interação com os públicos de interesse da organização.
  • c) diminui o poder dos influenciadores digitais para construção da reputação de uma organização.
  • d) uniformiza as estratégias de comunicação em virtude da globalização dos públicos-alvo.
  • e) restringe o acesso direto aos stakeholders, que, sistematicamente, evitam os contatos virtuais.
#45122
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Quando uma organização deseja usar as mídias sociais como um autêntico espaço de relacionamento, ela deve priorizar seu uso

  • a) na publicidade de seus produtos e serviços.
  • b) como canal de vendas online
  • c) para interagir com os públicos estratégicos.
  • d) na divulgação exclusiva de releases para os jornalistas. 
  • e) em ações para calar as críticas aos seus produtos e à empresa.
#45123
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Relacione as diferentes visões de comunicação pública, listadas a seguir, às suas respectivas funções.
1. Forma de orientação dos cidadãos
2. Orientadora dos discursos dos dirigentes
3. Forma de integração interna
4. Instrumento a serviço da verdade
5. Forma de expressão da identidade
( ) Imagem e credibilidade.
( ) Assessoria estratégica.
( ) Educativa.
( ) Ética.
( ) Ajuste organizacional.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • a) 5, 2, 1, 4 e 3.
  • b) 5, 3, 2, 1 e 4.
  • c) 1, 4, 3, 2 e 5.
  • d) 2, 4, 5, 3 e 1.
  • e) 2, 5, 1, 3 e 4.
#45124
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Assinale a opção que indica a ação do assessor de imprensa no processo de media training.

  • a) Informar ao assessorado como funciona um veículo de comunicação e a lógica de pensamento dos jornalistas.
  • b) Oferecer cursos para que o assessorado redija e envie os releases.
  • c) Estimular o assessorado a estreitar o relacionamento com os jornalistas e a agir como fã, especialmente dos televisivos.
  • d) Desenvolver estratégias para dificultar o acesso da imprensa aos diretores da organização assessorada.
  • e) Orientar os dirigentes a fornecer informações desconexas, para ganhar tempo em situações de crise de imagem.
#45125
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Sobre a gestão de crises de comunicação, quando vale o velho ditado “prevenir é melhor do que remediar”, assinale a afirmativa correta.

  • a) A empresa deve estimular as redes informais de comunicação interna, pois são mais ágeis na transmissão correta dos fatos.
  • b) A empresa deve cooptar os jornalistas graças ao oferecimento regular de verba publicitária para os veículos de interesse do público.
  • c) A empresa deve optar, sempre que possível, pelo “nada a declarar”, de modo a diminuir o desgaste com discussões com repórteres.
  • d) A empresa deve reunir seus executivos e oferecer diversas versões da crise para a imprensa, evitando a contratação de uma assessoria externa.
  • e) A empresa deve treinar previamente porta-vozes e manter relação estreita e confiável com editores e jornalistas especializados.
#45126
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

As situações de crise costumam impactar a empresa em aspectos tangíveis e intangíveis. Assinale a opção que apresenta apenas exemplos de aspectos intangíveis.

  • a) Patrimônio líquido e líderes da empresa.
  • b) Imagem e reputação.
  • c) Identidade e parque tecnológico.
  • d) Balanço patrimonial e marca.
  • e) Carteira de clientes e conta bancária.
#45127
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Sobre as atitudes dos assessores de imprensa em sua relação com os jornalistas dos veículos noticiosos, espera-se que

  • a) verifiquem as pautas e as matérias antes de sua publicação.
  • b) tenham o feeling da notícia adequada para cada veículo, antecipando-se às demandas.
  • c) privilegiem os veículos nacionais em detrimento dos regionais e locais.
  • d) entrem em contato com os editores quando houver qualquer conflito com os jornalistas.
  • e) distribuam os releases e façam o follow up, presencialmente, nos horários de fechamento das edições.
#45128
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Comunicação
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

No newsletter, assim como em outros tipos de publicação impressas, o estilo de diagramação pode ser

  • a) vertical, horizontal ou modular.
  • b) vertical, irregular ou circular.
  • c) horizontal ou modular, apenas.
  • d) diagonal, circular ou triangular.
  • e) diagonal ou vertical, apenas.