Simulado Aspectos Psicológicos da Educação | CONCURSO
Simulado Aspectos Psicológicos da Educação
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Aspectos Psicológicos da Educação não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Aspectos Psicológicos da Educação
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Aspectos Psicológicos da Educação foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Aspectos Psicológicos da Educação
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Aspectos Psicológicos da Educação
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Aspectos Psicológicos da Educação e saiam na frente em seus estudos.
Questões Aspectos Psicológicos da Educação
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Aspectos Psicológicos da Educação, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Aspectos Psicológicos da Educação
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #243601
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Aspectos Psicológicos da Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Os processos escolares de ensino e aprendizagem necessariamente envolvem as pessoas de uma forma global. É importante considerar os diferentes fatores que definem a capacidade e os recursos cognitivos do aluno em face de um determinado processo de aprendizagem, assim como, em particular, suas capacidades:
- a) relacionais e de equilíbrio pessoal.
- b) emocionais e de equilíbrio social.
- c) atitudinais e de agregação social.
- d) emocionais e de equilíbrio pessoal.
- e) relacionais e de equilíbrio mental.
- #243602
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Aspectos Psicológicos da Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Na perspectiva de uma atuação crítica do psicólogo frente aos desafios que promovem a permanência do aluno com sucesso no ensino superior, três dimensões precisam ser pautadas em suas ações coletivas e relacionais: gestão institucional, propostas pedagógicas e curriculares, e perfil do estudante.
No que tange a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
- a) Os serviços de psicologia no ensino superior devem ser orientados e centrados somente no bem-estar das equipes gestoras de programas e políticas.
- b) As atividades relacionadas ao perfil do estudante envolvem o acolhimento, a avaliação diagnóstica e processos de seleção e treinamento de recursos humanos.
- c) As oficinas de elaboração de currículo e de orientações para o apoio às limitações e às dificuldades de aprendizagem são de atribuição exclusiva dos pedagogos.
- d) As intervenções do psicólogo possuem caráter preventivo e de apoio institucional, auxiliando na organização e sistematização de ações da equipe pedagógica.
- e) As intervenções do psicólogo na dimensão pedagógica são previamente planejadas com o objetivo de expandir o campo das ciências sociais e valorizar a própria profissão.
- #243603
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Aspectos Psicológicos da Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No que concerne ao papel do psicólogo no âmbito escolar, assinale a opção correta.
- a) O psicólogo utiliza métodos, técnicas e testes que promovem e favorecem as queixas escolares.
- b) Cabe ao psicólogo receber as demandas de forma acolhedora e o menos invasiva possível.
- c) No ensino superior, o perfil dos estudantes determina o tipo de escuta psicológica, se mais ou menos invasiva.
- d) A escuta psicológica é sensível exclusivamente ao perfil esperado ou idealizado dos discentes.
- e) É papel do psicólogo a tomada de decisão acerca do percurso acadêmico a ser realizado pelos estudantes.
- #243604
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Aspectos Psicológicos da Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As assertivas abaixo tratam de conceitos relativos às políticas educacionais e sociais. Analise-as:
I. A assistência estudantil pode ser definida como o processo pelo qual se ajuda financeiramente um estudante a permanecer e ter êxito na instituição educacional, através de bolsas de extensão, pesquisa, ensino, ou mesmo com auxílios do tipo moradia, alimentação e transporte.
II. Vulnerabilidade social é a condição que coloca um indivíduo em privação material, limitando-lhe o acesso adequado aos bens de consumo e ao bem-estar.
III. O conceito “aluno-equivalente” é um indicador educacional diferente de “matrícula”.
IV. Mesmo as taxas de evasão (abandono) escolar sendo altas na educação brasileira, na rede federal, são consideradas significativamente pequenas, dada a qualidade do ensino e a estrutura educacional oferecida, principalmente nos cursos técnicos integrados, cujo público-alvo está no âmbito da educação básica obrigatória.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) assertiva(s) CORRETA(S):
- a) I, II, III, IV
- b) III, IV
- c) I
- d) II, IV
- e) III
- #243605
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Aspectos Psicológicos da Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que
- a) a palavra-chave da sua teoria é interação, por isso ele é considerado sociointeracionista.
- b) a aprendizagem ocorre através de estímulos e significados, de modo que se torna construtivista.
- c) os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
- d) a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos saberes a partir da experiência pessoal dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
- e) o ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de dúvidas e questionamentos, já que a verdadeira aprendizagem não se baseia em aprendizagens mecanizadas.