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Simulado As Comunicações Oficiais | CONCURSO

Simulado As Comunicações Oficiais

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(1,0) 1 - 

A correspondência oficial exige formas de tratamento, cortesia e emprego de pronomes. O vocativo magnífico + o cargo, é utilizado quando nos dirigimos ao:

  • a) Reitor de Universidade.
  • b) Promotor.
  • c) Conselheiros do Itamarati e embaixadores.
  • d) Cardeais romanos.
  • e) Chanceler.
#223418
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(1,0) 2 - 

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, no padrão ofício, o vocativo e o fecho do documento são:

  • a) opcionais: o primeiro, na forma de tratamento “Vossa Senhoria”, independentemente de quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Atenciosamente”, colocada sempre após a forma “Sem mais”.
  • b) obrigatórios: o primeiro, na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente, observando o correlato pronome de tratamento; o segundo, limitado às formas “Respeitosamente” e “Atenciosamente”, conforme a relação hierárquica.
  • c) dispensáveis, uma vez que a redação oficial visa alinhar-se à comunicação contemporânea, que se configura por ser mais ágil, reforçando os aspectos de concisão para a elaboração de textos mais claros e precisos.
  • d) obrigatórios: o primeiro, na forma de tratamento “o/a Senhor/a”, conforme quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Reiteramos nossos votos de estima e admiração”, que reforça a relação hierárquica entre as partes.
  • e) opcionais: o primeiro, na forma de tratamento “o/a Senhor/a”, conforme quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Respeitosamente”, colocada sempre após a forma “Subscrevemo-nos”.
#223419
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(1,0) 3 - 

O elemento de uma correspondência oficial utilizado para arrematar a comunicação e, ao mesmo tempo, saudar o destinatário é denominado

  • a) assunto.
  • b) timbre.
  • c) vocativo.
  • d) fecho.
  • e) assinatura.
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(1,0) 4 - 

O Presidente do Senado Federal ao enviar correspondência ao Presidente da Câmara Municipal utiliza o ofício, qual Pronome de Tratamento deve ser utilizado nesse tipo de correspondência?

  • a) Vossa Senhoria.
  • b) Vossa Eminência.
  • c) Senhor Presidente.
  • d) Vossa Excelência.
  • e) Caríssimo Senhor.
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(1,0) 5 - 

O correio eletrônico é uma forma de comunicação oficial e

  • a) não existe padrão definido para a estrutura das mensagens enviadas.
  • b) não precisa de confirmação de recebimento ou de leitura da mensagem pelo destinatário para ter valor documental.
  • c) possui estrutura flexível, mas não linguagem, esta deve ser formal, impessoal, clara.
  • d) recomenda-se utilizar texto em caixa alta para destaques de palavras ou trechos da mensagem.
  • e) é permitido o uso de fechos menos formais, como Att., Abraços, Saudações.
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(1,0) 6 - 

Na redação de uma carta dirigida a um Reitor, o tratamento exigido é o de:

  • a) Vossa Senhoria.
  • b) Vossa Magnificência.
  • c) Vossa Reverendíssima.
  • d) Vossa Eminência.
  • e) Vossa Eminência Reverendíssima.
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(1,0) 7 - 

Analise as seguintes assertivas sobre aspectos relacionados ao conceito de Baldissera para Comunicação Organizacional e assinale a alternativa correta.

I. Organização Falada, Organização Comunicante e Organização Comunicada são denominações para as dimensões da comunicação organizacional. Essas dimensões integram um conceito de Comunicação Organizacional que não a restringe ao âmbito da fala autorizada e dos processos formais de comunicação da e/ou na organização.

II. Os instrumentos formais de comunicação, os quais concretizam a fala autorizada da organização (como campanhas publicitárias, materiais informativos; jornais institucionais; newsletters; eventos; e conteúdos para sites e mídias sociais oficiais) são exemplos da dimensão da Organização Falada da Comunicação Organizacional.

III. Um tipo de barreira na comunicação organizacional são as comunicações incompletas ou parciais. Esse tipo de barreira ocorre quando informações são sonegadas ou não transmitidas ou quando se disponibiliza informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas.

  • a) Todas estão corretas.
  • b) Apenas I está correta.
  • c) Apenas I e II estão corretas.
  • d) Apenas I e III estão corretas.
  • e) Todas estão incorretas.
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(1,0) 8 - 

O vocativo é a invocação ao destinatário. No que se refere ao vocativo na redação oficial, analise as sentenças:

I - Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.

II - Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

III - As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.

IV - Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.

V - Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

VI - Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

VII - Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.

Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:

  • a) Somente as sentenças I, III, IV, V e VI estão corretas.
  • b) Somente as sentenças II, III, IV, V e VII estão corretas.
  • c) Somente as sentenças III, IV, V e VI estão incorretas.
  • d) As sentenças I, II, III, IV, V, VI e VII estão corretas.
  • e) As sentenças I, II, III, IV, V, VI e VII estão incorretas.
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(1,0) 9 - 

O artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece o seguinte:
A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...).
Dado que a publicidade e a impessoalidade são princípios fundamentais de toda Administração Pública, por consequência devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. Nesse sentido, as normas para correspondências oficiais devem possuir algumas características fundamentais.
Analise as características a seguir, marcando aquela que NÃO corresponde ao padrão exigido nas redações oficiais:

  • a) impessoalidade.
  • b) padrão culto de linguagem.
  • c) clareza e concisão.
  • d) linguagem coloquial.
  • e) formalidade e uniformidade.
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(1,0) 10 - 

Redação Oficial é todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é____________________, seguido do cargo respectivo. Qual das opções a seguir se refere ao vocativo a ser utilizado no espaço em branco?

  • a) Excelentíssimo(a) Senhor(a).
  • b) Vossa Senhoria.
  • c) Vossa Magnificência.
  • d) Vossa Eminência.
  • e) Sr. ou Sra.