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Simulado Artes Cênicas | CONCURSO

Simulado Artes Cênicas

Simulado Artes Cênicas

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Este Simulado Artes Cênicas foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Artes Cênicas
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Artes Cênicas

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#254642
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(1,0) 1 - 

Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.

  • a) Para a autora, a abordagem diferencialista apresenta a visão de sociedade multicultural, porém uma política assimilacionista promove a integração de todos na sociedade, incorporados à cultura hegemônica. Ela usa como exemplo a política de universalização da escolarização, no que pese considerar que a instituição escolar possui um caráter monocultural e homogeneizador.
  • b) O multiculturalismo assimilacionista parte da afirmação de que, quando se enfatiza a assimilação, termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la. Logo, procura reconhecer a diferença, promovendo sua expressão em contexto específico, com a criação de verdadeiros apartheids socioculturais.
  • c) O interculturalismo favorece o diálogo entre os saberes e as identidades, rompe com a ideia essencialista das culturas e das identidades e entende que a cultura está em processo constante de construção, desestabilização e reconstrução.
  • d) O monoculturalismo plural promove a inter-relação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais.
  • e) No multiculturalismo assimilacionista, são considerados os processos de hibridização cultural que mobilizam as identidades, reformulando-as permanentemente em mecanismos segundo os quais as culturas não são puras nem estáticas.
#254643
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(1,0) 2 - 

Conforme o art. 2.º da Lei Rouanet, o Pronac foi implementado por meio dos seguintes mecanismos:

  • a) FNC; Funarte; e mecenato.
  • b) FNC; e mecenato.
  • c) FNC; Funarte; e FAC.
  • d) FNC; e Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART).
  • e) FNC; FICART; e incentivo a projetos culturais.
#254644
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(1,0) 3 - 

Com relação aos estudos pós-coloniais sobre multiculturalidade, interculturalidade e diferença/diversidade, assinale a alternativa correta.

  • a) Homi Bhabha define diferença como o objeto do conhecimento empírico e diversidade cultural como o processo de enunciação da cultura.
  • b) Para Homi Bhabha, diversidade cultural é o reconhecimento de conteúdos e costumes culturais pré-dados; mantida em um enquadramento temporal relativista, ela dá origem a noções liberais de multiculturalismo, de intercâmbio cultural ou da cultura da humanidade.
  • c) Conforme Homi Bhabha, interculturalidade é a representação de uma retórica radical da separação de culturas totalizadas que existem intocadas pela intertextualidade de seus locais históricos, protegidos na utopia de uma memória mítica de uma identidade coletiva única.
  • d) Diversidade e diferença são sinônimos.
  • e) O conceito de multiculturalidade aponta para interação e influência recíproca entre as culturas, enquanto o conceito de interculturalidade parece centrar suas preocupações no conhecimento do outro, sem que isso influencie seu eu.
#254645
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(1,0) 4 - 

Acerca do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tratado na Lei Orgânica de Cultura do DF, assinale a alternativa correta.

  • a) O FAC tem como finalidade apoiar, facilitar, promover, difundir e fomentar projetos e atividades culturais, apenas na modalidade não reembolsável.
  • b) O FAC é um fundo de natureza contábil gerido pela Secretaria de Cultura, conforme regulamento, que equivale ao mecenato (em âmbito nacional).
  • c) Os recursos do FAC também são utilizados nas despesas de manutenção administrativa da Secretaria de Estado de Cultura.
  • d) De acordo com as condições e os limites aprovados pelo Conselho de Cultura do DF dispostos em regulamentação, os proponentes não podem ser contemplados com recursos do FAC em mais de dois projetos por exercício, porém podem ser excepcionados prêmios ou concessões de apoio para participação em eventos, intercâmbios, residências e bolsas.
  • e) Podem ser utilizados até 20% dos recursos do FAC para manutenção, informatização, contratação de consultoria, contratação de pareceres, contratação de serviços auxiliares, remuneração de colegiados e profissionais responsáveis pela análise de propostas, acompanhamento, fiscalização e análise final de prestação de contas, aquisição de ferramentas de gestão, aquisição de equipamentos e outros bens e serviços dedicados ao funcionamento eficiente do FAC e do Programa de Incentivo Fiscal.
#254646
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(1,0) 5 - 

Conforme a Lei Orgânica da Cultura (Lei Complementar n.º 934/2017), o sistema de financiamento cultural no DF é constituído por um conjunto de mecanismos diversificados e articulados entre as esferas pública e privada. São eles:

  • a) FPC; FAC; ICMS; IPVA; e outros mecanismos e fundos.
  • b) FAC; ICMS; e ISS.
  • c) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; FPC; FAC; ICMS; ISS; e outros mecanismos e fundos.
  • d) FPC; FAC; IOF; INSS; e outros mecanismos e fundos.
  • e) dotações orçamentárias do DF destinadas anualmente à Secretaria de Cultura; COFINS; ICMS; e ISS.